
Chegamos! Quer dizer... não fomos. Mas gostaríamos muito de ter ido. Certamente os colegas da mídia internacional que tiveram a oportunidade de ir ao Chile vivenciar esta experiência virão com muitas histórias para contar. A parte da competição, a gente vai contar por aqui com o valoroso apoio dos colegas que lá estão e que sempre se disponibilizam a nos ajudar nas etapas do campeonato mundial fora da Europa, mas as sensações deste rally não temos como traduzir em palavras. Prévia A aventura sul-americana do Campeonato Mundial de Rally da FIA continua esta semana no Rally Chile Bio Bío (11 a 14 de setembro), onde a disputa pelo título mais acirrada em mais de duas décadas entra em uma fase decisiva. Apenas nove pontos separam o líder do campeonato, Elfyn Evans, do terceiro colocado, Sébastien Ogier, com seu companheiro de equipe na Toyota Gazoo Racing, Kalle Rovanperä, sete pontos atrás de Evans. Desde 2003 – quando Petter Solberg conquistou seu único título mundial – o campeonato não chegava à 11ª etapa com uma diferença tão estreita entre os líderes. De volta para sua quarta edição do WRC em 2025, o Chile rapidamente construiu uma reputação como um rally de pilotos – recompensando aqueles que conseguem desenvolver confiança e manter a velocidade em curvas cegas e declives suaves. As estradas de cascalho são lisas e bem construídas, embora as condições de reconhecimento tenham sido desafiadoras – com chuva forte e neblina persistente limitando a visibilidade e levantando dúvidas sobre a precisão das notas de ritmo. Evans comparou as características do estágio às de seu país natal, o País de Gales, e espera condições de chuva na sexta-feira, o que diminuiria a desvantagem que enfrentará ao abrir a pista. As previsões atuais sugerem que pancadas de chuva são esperadas no final do dia de abertura. Ogier está comemorando um marco pessoal, seguindo os passos do chefe de equipe Jari-Matti Latvala, tornando-se apenas o segundo piloto na história do WRC a disputar 200 etapas do campeonato. Sua vitória no Paraguai há menos de duas semanas – recuperando-se de um furo de pneu no início da prova para conquistar o título – ajudou a colocar o francês firmemente na disputa pelo nono título mundial, igualando o recorde. Rovanperä, por sua vez, chega como o atual campeão chileno, mas precisa se recuperar da decepção do Paraguai, onde uma deflação o tirou da liderança. A Toyota Gazoo Racing detém uma liderança de 100 pontos entre os fabricantes, após nove vitórias em dez largadas. A marca japonesa inscreve cinco carros GR Yaris Rally1 no total, com Evans, Rovanperä e Ogier apoiados por Takamoto Katsuta e Sami Pajari. Visando preencher essa lacuna estão as estrelas da Hyundai Motorsport, Ott Tänak, Thierry Neuville e Adrien Fourmaux. Tänak está apenas 20 pontos atrás de Evans e ostenta um forte histórico no Chile, vencendo em duas de suas três visitas anteriores às florestas sul-americanas. A M-Sport Ford completa a representação de fabricantes com uma inscrição de três carros. Grégoire Munster e Josh McErlean se juntam ao herói local Alberto Heller, que retorna ao volante de um Puma Rally1 para seu evento em casa após mostrar um ritmo promissor em 2023. A batalha pelo campeonato WRC2 também se intensifica com os protagonistas Oliver Solberg e Yohan Rossel integrando os 19 inscritos do Rally2. Ambos os pilotos têm chances matemáticas de conquistar o título esta semana, embora os bons resultados dos rivais Nikolay Gryazin e Gus Greensmith possam garantir que a luta continue além desta 11ª rodada. Sediado em Concepción, a segunda maior cidade do país, o Rally Chile Bio Bío começa na quinta-feira e inclui 306,76 quilômetros de ação competitiva em 16 etapas especiais. Sobre o Rally As estradas são lisas e bem construídas, mas exigem precisão total. A visibilidade é frequentemente limitada pela neblina e pela cobertura de árvores, e as notas de ritmo precisam ser perfeitamente ajustadas – uma chamada perdida pode mandar um carro para o mato em um piscar de olhos. De volta para sua quarta edição do WRC em 2025, o Chile rapidamente construiu uma reputação como um rally de pilotos – recompensando aqueles que conseguem desenvolver confiança e manter a velocidade em curvas cegas e inclinações suaves. O Rally Chile Bio Bío traz ritmo, fluidez e comprometimento sério ao calendário do WRC. Sediado na cidade de Concepción, na costa do Pacífico chileno, o evento oferece etapas rápidas e técnicas de cascalho que serpenteiam por densas plantações florestais e encostas acidentadas na região de Bío Bío. As estradas são lisas e bem construídas, mas exigem precisão total. A visibilidade é frequentemente limitada pela neblina e pela cobertura de árvores, e as notas de ritmo precisam ser perfeitamente ajustadas – uma chamada perdida pode fazer um carro ir para o mato em um piscar de olhos. De volta para sua quarta edição do WRC em 2025, o Chile rapidamente construiu uma reputação como um rally de pilotos – recompensando aqueles que conseguem desenvolver confiança e manter a velocidade em curvas cegas e inclinações suaves. O Desafio As etapas de cascalho do Chile têm um caráter único: rápidas, fluidas e, às vezes, incrivelmente estreitas. A superfície é compacta, mas pode ficar solta fora da pista, e o clima desempenha um papel importante. A chuva é sempre uma ameaça, e a neblina ou neblina costeira costuma persistir pela manhã. Estradas arborizadas podem ser desorientadoras, especialmente para quem tem menos experiência na região. É um rally onde o ritmo é tudo – e, uma vez encontrado, é mágico. Perca-o e você estará lutando contra o carro pelo resto do dia. Você sabia? O Chile entrou para o calendário do WRC em 2019 e retornou em 2023 e 2024 após uma ausência imposta pela COVID. Ott Tänak venceu a edição inaugural com a Hyundai em 2019, antes de repetir o sucesso em 2023 com a M-Sport Ford. A base do rally, Concepción, é a segunda maior cidade do Chile e fica no interior da costa do Pacífico. A região de Bío Bío é conhecida por sua indústria florestal – e muitas das estradas do rally passam por áreas de exploração madeireira privadas. As etapas foram comparadas ao Rally da Finlândia e ao Rally do País de Gales, com linhas rápidas e ritmo natural entre as árvores. Shakedown Ott Tänak foi o mais rápido no shakedown do Rally Chile Bio Bío na manhã de quinta-feira, superando o vencedor chileno de 2024, Kalle Rovanperä, por um décimo de segundo. Depois que etapas com neblina e chuva se tornaram o tema dos reconhecimentos no início da semana, os pilotos foram recebidos por um tempo fresco e ensolarado na manhã de quinta-feira. No entanto, o estágio de shakedown de 6,79 km não secou, com muitos pilotos se referindo às condições da estrada molhada no final da etapa. O líder do campeonato, Elfyn Evans, iniciou a corrida, claramente sendo o mais rápido na primeira volta, aproveitando as condições que poderiam jogar a favor do galês caso permanecesse na pista durante o fim de semana. Mas até ele admitiu ter sentido “muito mais umidade e chuva do que prevíamos”. Evans não conseguiu chegar perto de desafiar seu tempo recorde de 3m21s em sua segunda volta, acabando por se contentar com o terceiro melhor tempo geral, atrás do Hyundai i20 N Rally1 de Tänak (3m21s) e do Yaris GR Rally1 de seu companheiro de equipe na Toyota GAZOO Racing, Rovanperä (3min21seg). Rovanperä já havia reclamado de problemas de áudio entre ele e o copiloto Jonne Haltunen. Atualmente em quarto lugar na classificação do campeonato, o piloto líder da Hyundai, Tänak, está desesperado por um bom resultado neste fim de semana para desafiar o trio da Toyota, Evans, Rovanperä e Sébastien Ogier. O estoniano tem sucesso no país sul-americano, mas minimizou seu histórico anterior e sua posição favorável na pista. Ele comentou: “Depende das condições, se for assim, [a posição na estrada] não faz diferença”, antes de acrescentar: “provavelmente vai secar em dois dias... vamos ver o tempo”. O quarto mais rápido no shakedown foi Ogier, que neste fim de semana iniciará sua 200ª prova do WRC, juntando-se ao chefe de equipe, Jari Matti Latvala, na conquista do marco. Adrien Fourmaux foi o segundo mais rápido entre os Hyundais, em quinto. A dupla da Toyota, Sami Pajari e Takamoto Katsuta, chegou logo atrás, em sexto e sétimo, respectivamente, superando a dupla da M-Sport Ford, Joshua McErlean e Grégoire Munster. As dificuldades do atual campeão mundial Thierry Neuville em 2025 continuaram, com o belga conseguindo apenas o décimo tempo mais rápido em suas duas voltas, com sua primeira volta incluindo um giro. Ele ficou uma posição à frente do herói local Alberto Heller, que pilotará um terceiro Ford Puma da M-Sport em sua prova em casa. Após o shakedown da manhã de quinta-feira, o foco se volta para a Largada Cerimonial no centro de Concepción na noite de quinta-feira, antes da etapa de abertura às 8h15, horário local, na manhã de sexta-feira. Sexta-feira Adrien Fourmaux assumiu a liderança do Rally Chile Bio Bío após problemas no motor de Ott Tänak na etapa final de sexta-feira, dando ao piloto da Hyundai uma vantagem de apenas 1.0s sobre seu companheiro de equipe, Thierry Neuville. O francês herdou a liderança quando Tänak completou 5,6 quilômetros no teste mais longo do dia, encerrando o que havia sido uma performance dominante do estoniano – que havia construído uma vantagem de quase 10s após ultrapassar a vantagem matinal do líder do campeonato, Elfyn Evans. Thierry Neuville ficou em segundo lugar em seu i20 N Rally1, similar ao seu antecessor, após uma tarde transformada, com grandes mudanças de configuração entre as etapas. O belga teve dificuldades pela manhã, mas recuperou o ritmo à medida que as condições secavam, descrevendo seu carro como “muito melhor”, apesar de admitir que “ainda estava longe de estar bem”. Sébastien Ogier teve o desempenho individual de destaque do dia com uma vitória impressionante na etapa SS6, superando Neuville por 3.1s e subindo do quinto para o terceiro lugar na classificação geral. Iniciando sua 200ª corrida no WRC esta semana, o oito vezes campeão mundial foi outro a fazer ajustes na configuração ao meio-dia, após uma manhã sem muita movimentação. Evans, que abriu o rally, teve uma tarde tórrida, com as condições de limpeza sendo as mais difíceis para ele, com o galês caindo da liderança do rally para a quinta posição no final do dia. Assim como Ogier, ele foi ultrapassado por seu companheiro de equipe na Toyota, Sami Pajari, no último teste e ficou 1.9s atrás do finlandês durante a noite. Takamoto Katsuta manteve a sexta posição, apesar de ter dificuldades com o equilíbrio de seu Toyota, enquanto Grégoire Munster terminou em sétimo pela M-Sport Ford, após se recuperar de uma quebra na articulação da marcha pela manhã. As esperanças de Kalle Rovanperä no campeonato sofreram outro revés, com o atual campeão chileno terminando em oitavo, mais de um minuto atrás do líder. O dia do bicampeão foi arruinado por um pneu furado após ele sair da pista e bater em um barranco pela manhã, embora tenha mostrado um ritmo encorajador quando as condições melhoraram. Oliver Solberg liderou a classificação do WRC2 e está atualmente pronto para conquistar o título do campeonato, com os rivais Yohan Rossel e Gus Greensmith abandonando devido a problemas mecânicos. O sueco também terminou o dia em nono na classificação geral, à frente do piloto da M-Sport Ford, Josh McErlean, que perdeu mais de um minuto após um giro em alta velocidade na SS1. Fortes chuvas durante a noite são esperadas nas proximidades das etapas de sábado, das quais são seis, totalizando quase 140 km de competição. Sábado Sébastien Ogier encerrou a penúltima etapa do Rally Chile Bio Bío com uma vantagem de 6.3s sobre seu companheiro de equipe na Toyota, Elfyn Evans, após um sábado notável, com mudanças drásticas na sorte dos líderes. O oito vezes campeão completou uma recuperação impressionante após as dificuldades de sexta-feira para assumir o controle em sua 200ª largada no Campeonato Mundial de Rally da FIA, vencendo todas as três etapas da tarde para ultrapassar o líder do campeonato, Evans, e se posicionar para uma vitória crucial. Depois de chegar ao Chile nove pontos atrás de Evans em sua busca pelo nono título mundial, admitiu ter sido “cauteloso demais” na etapa de abertura do dia, mas capitalizou perfeitamente as mudanças de condições e o gerenciamento dos pneus para emergir como a força dominante do dia. Elfyn Evans liderava na parada de serviço ao meio-dia, após uma volta forte pela manhã em condições de chuva, mas se viu sob pressão crescente enquanto seu parceiro na Toyota GR Yaris Rally1, Ogier, encontrava seu ritmo nas etapas da tarde, que secavam. O galês perdeu 5.3s apenas no último teste do dia, mas continua firme na disputa rumo à final de quatro etapas no domingo. Adrien Fourmaux começou o dia na liderança da classificação, mas terminou em terceiro na classificação geral, 26.8s atrás de Ogier. O francês relatou que estava com dificuldades de tração e reconheceu que seu Hyundai i20 N Rally1 estava “faltando alguma coisa” nas condições. Thierry Neuville ficou em quarto lugar em seu carro similar, 14.9s atrás. Sami Pajari ficou em quinto em seu Toyota, enquanto o candidato ao campeonato Kalle Rovanperä ficou em sexto, mais de 1m20s atrás do líder. O atual campeão chileno teve uma tarde tórrida, já que as tarefas de primeiro na estrada se mostraram custosas nas etapas de limpeza. Takamoto Katsuta recuperou a sétima posição após rodar ao tentar alcançar Grégoire Munster, que caiu para oitavo após um furo que o obrigou a completar a etapa final com pneus desgastados. Oliver Solberg deu mais um passo em direção ao título do WRC2 ao ampliar sua vantagem para 30.2s sobre Nikolay Gryazin, que completou o top 10. Domingo Sébastien Ogier conquistou sua quinta vitória na temporada e assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Rally da FIA com uma performance impressionante no Rally Chile Bio Bío. O octacampeão mundial completou um fim de semana notável ao superar o rival pelo título e companheiro de equipe na Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, por 11.0s, tendo como navegador Vincent Landais ao seu lado. Evans havia começado a final de quatro etapas no domingo a apenas 6.3s de distância, em um carro Toyota Yaris Rally1 idêntico. A décima vitória da Toyota na temporada também colocou a marca japonesa ainda mais à frente da Hyundai Motorsport, aproximando-a do quinto título consecutivo de construtores. Adrien Fourmaux liderou no final do primeiro dia, mas terminou em terceiro – o melhor desempenho da Hyundai – encerrando o rally atrás de Evans e garantindo seu terceiro pódio do ano. O triunfo de Ogier – o seu segundo em outras tantas etapas – também consolidou o status da Toyota como a construtora de maior sucesso na história do WRC, com 103 vitórias. Isso o coloca dois pontos à frente de Evans na classificação de pilotos, com apenas três etapas restantes, e, crucialmente, significa que Ogier abrirá a pista no Rally da Europa Central do próximo mês, uma vantagem estratégica em etapas com piso selado. Assim como sua vitória no Paraguai, o fim de semana de Ogier no Chile começou com uma sexta-feira difícil. Ele chegou a cair para o quinto lugar antes de se recuperar no sábado, auxiliado por mudanças de configuração e condições úmidas que alteraram a dinâmica. Uma etapa final magistral deixou Evans sem resposta, com Ogier conquistando o máximo de pontos no Super Sunday e no Wolf Power Stage. O francês também mencionou o significado histórico de sua vitória, a 103ª da Toyota: “Agora somos o número 1 – um recorde para a Toyota mais do que merecido.” A 10ª vitória da Toyota na temporada também colocou a marca japonesa 125 pontos à frente da Hyundai Motorsport, aproximando-a do quinto título consecutivo de fabricantes. Adrien Fourmaux liderou no final do primeiro dia e terminou em terceiro – o melhor desempenho da Hyundai – encerrando o rally 35.5s atrás de Evans, garantindo seu terceiro pódio no ano. O atual campeão, Thierry Neuville, seguiu 12.5s atrás em seu similar i20 N Rally1, mas expressou frustração por seus esforços de pilotagem não estarem sendo refletidos nos tempos da etapa. Seu companheiro de equipe, Ott Tänak, que abandonou a liderança devido a uma falha no motor na sexta-feira, reiniciou a prova, mas só conseguiu salvar um ponto, pois continuava com problemas com sua unidade de potência substituta. Kalle Rovanperä chegou ao Chile em segundo na classificação, mas caiu para terceiro após terminar em sexto na classificação geral, com seu fim de semana prejudicado por um desgaste de pneu após bater em um barranco no primeiro dia. O finlandês agora está 21 pontos atrás de Ogier. Takamoto Katsuta e Grégoire Munster completaram os oito primeiros, enquanto Oliver Solberg, nono colocado, tornou-se o primeiro campeão da temporada. Ele superou Nikolay Gryazin e garantiu o título do WRC2 ao lado do navegador Elliott Edmondson. O WRC retorna à Europa no próximo mês para o Rally da Europa Central (16 a 19 de outubro), a 12ª etapa da temporada. Sediado em Passau, o evento levará as equipes por etapas de asfalto que abrangem Alemanha, Áustria e República Tcheca. Arivederci, Redação do RallyItalia.net Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |