Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Finlândia: Rovanperä finalmente vence em varrida quíntupla da Toyota PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 03 August 2025 15:39

Chegamos!  

 

A batalha mais acirrada do WRC em anos se encaminha para a etapa de velocidade que reúne as maiores expectativas da temporada, como costuma ser ano após ano. O Secto Rally da Finlândia (31 de julho a 3 de agosto) sediando a nona etapa da temporada de 2025 esta semana. Será, mais do que nunca, uma etapa chave para a definição dos candidatos ao título neste ano.

 

Prévia do Secto Rally Finland

Ott Tänak chega a Jyväskylä com a menor vantagem possível – apenas um ponto à frente de Elfyn Evans – após seu segundo lugar no Delfi Rally Estonia no início deste mês. As lendárias estradas florestais da Finlândia servirão de pano de fundo para o próximo capítulo da luta pelo título, com carros voando sobre saltos e cristas a velocidades médias superiores a 120 km/h.

A estrela do Hyundai i20 N Rally1 enfrenta um estágio crucial nas estradas onde conquistou vitórias em 2018, 2019 e 2022. Como líder do campeonato, Tänak abrirá a pista na sexta-feira – uma desvantagem menor no cascalho liso da Finlândia do que em rallys recentes e acidentados, mas ainda uma desvantagem em condições secas.

O bicampeão finlandês Evans se beneficia da melhora na posição na estrada com seu Toyota GR Yaris Rally1. Depois de liderar a classificação após vitórias no início da temporada na Suécia e no Quênia, o galês agora corre em segundo na estrada – uma vantagem em qualquer rally de cascalho.

 

Vinte e um pontos atrás, Sébastien Ogier retorna após deixar a Estônia com ambições renovadas de campeonato em seu GR Yaris Rally1. O oito vezes campeão mundial tem sido dominante em algumas corridas nesta temporada, com vitórias em Monte Carlo, Portugal e Sardenha, tornando-o um wild card na disputa pelo título.

Para Kalle Rovanperä, em quarto lugar, a Finlândia representa oportunidade e pressão. O bicampeão mundial busca a vitória que lhe escapou em casa, pilotando seu Toyota a poucos quilômetros de onde aprendeu sua arte.

A Toyota Gazoo Racing lidera o campeonato de construtores e desfruta de uma vantagem única em casa – sua sede fica do outro lado do lago Jyväsjärvi, em relação ao parque de assistência. A fabricante japonesa inscreve um lineup completo de cinco carros, com Takamoto Katsuta e Sami Pajari também inscritos em GR Yaris Rally1s.

A Hyundai Motorsport buscará capitalizar a recente performance de Tänak com um ataque de três carros i20 N Rally1, ao lado do atual campeão Thierry Neuville e Adrien Fourmaux. A M-Sport Ford inscreve Grégoire Munster, Josh McErlean e Mārtiņš Sesks em carros Puma Rally1.

O Secto Rally Finland percorre 307 quilômetros em 20 etapas especiais de cascalho liso, pontuadas por saltos dramáticos que fazem os carros voarem. Duas voltas na lendária etapa de Ouninpohja compõem o final espetacular de domingo.

 

Poucos rallys exigem mais coragem. As velocidades médias costumam ultrapassar os 120 km/h, com os carros a voar por cristas e curvas arrebatadoras que não deixam espaço para hesitação.

Precisão, ritmo e confiança absoluta entre piloto e navegador são essenciais. Com uma decisão errada, o jogo acaba – rápido.

A Finlândia é um dos eventos mais históricos do WRC e ainda um dos mais reverenciados. É onde lendas são criadas e onde os finlandeses, em particular, tradicionalmente prosperam – embora a carga internacional tenha se intensificado nos últimos anos.

 

Sobre o rally

Poucos rallys exigem mais bravura do que este.

As velocidades médias costumam ultrapassar os 120 km/h, com os carros voando por cristas e curvas fechadas que não deixam espaço para hesitação. Precisão, ritmo e confiança absoluta entre piloto e navegador são essenciais. Com uma decisão errada, o jogo acaba – rápido.

 

A Finlândia é um dos eventos mais históricos do WRC e ainda um dos mais reverenciados. É onde lendas são criadas e onde os finlandeses, em particular, tradicionalmente prosperam – embora a carga internacional tenha se intensificado nos últimos anos.

 

Você sabia?

Realizado pela primeira vez em 1951, o Rally da Finlândia é um dos rallys mais antigos e icônicos da história.

Originalmente conhecido como "Rally dos 1000 Lagos", o evento ganhou o status de WRC com o lançamento do campeonato em 1973.

 

O rally tem sede em Jyväskylä, com etapas favoritas dos fãs, como Ouninpohja, Päijälä e Ruuhimäki, atraindo grandes multidões regularmente.

De 2004 a 2017, apenas dois não finlandeses (Sébastien Loeb e Kris Meeke) venceram o evento – mas essa tendência vem mudando.

 

Shakedown

O piloto japonês da Toyota, Takamoto Katsuta, melhorou consistentemente ao longo da sessão, reduzindo mais de quatro segundos de sua tentativa inicial para conquistar a primeira posição no estágio de 4,12 km repleto de obstáculos, que serve como abertura para a nona etapa do WRC. O octacampeão mundial Sébastien Ogier ficou em segundo lugar com o melhor tempo de 2m14.7s, apenas 0.9 s atrás de seu companheiro de equipe

 

 

Josh McErlean, da M-Sport Ford, conquistou o último lugar no pódio, três décimos de segundo atrás, em sua quinta corrida. O líder do campeonato, Ott Tänak, foi o terceiro em seu Hyundai, 1.3s atrás do ritmo. Tänak mantém uma vantagem precária de um ponto sobre Elfyn Evans, que terminou em sétimo, 2.3s atrás do tempo de referência de Katsuta.

 

O bicampeão mundial Kalle Rovanperä terminou em quinto em seu Toyota. O finlandês, que também ocupa o quarto lugar na classificação deste ano e ainda busca sua primeira vitória em casa, prometeu um “grande esforço”. Adrien Fourmaux completou os seis primeiros com a Hyundai, um décimo de segundo à frente da Toyota de Evans. Sami Pajari foi o oitavo com outra Toyota, enquanto o atual campeão mundial Thierry Neuville, Grégoire Munster e Mārtinš Sesks completaram o top 11.

 

 

A ação começaria para valer ainda na quinta-feira com a super especial de Harju – sediada em Jyväskylä – às 19h05.

 

Quinta-feira

O estoniano liderou a dobradinha da Hyundai Motorsport na super especial de abertura, terminando 1.3s à frente do companheiro de equipe Thierry Neuville após a abertura de 2,58 quilômetros com piso misto. A etapa misturou asfalto e cascalho por estradas arborizadas ao redor do estádio de Harjumaa, próximo ao parque de assistência, dando o tom para o que promete ser três dias de ação intensa no rally mais rápido do calendário.

 

 

Tänak, que lidera o campeonato por apenas um ponto antes desta nona etapa da temporada, tem a missão de banir seus fantasmas finlandeses. Apesar de vencer o evento em 2018, 2019 e 2022, ele teve uma sequência de vitórias fracas nas últimas duas edições, não conseguindo passar da terceira etapa devido a uma falha no motor em 2023 e a um capotamento no ano passado.

 

Sébastien Ogier liderou o ataque inicial pela Toyota Gazoo Racing, lançando seu GR Yaris Rally1 ao último lugar do pódio, apenas dois décimos atrás de Neuville. O francês, que venceu aqui no ano passado, superou seu companheiro de equipe Kalle Rovanperä por 0.2s, com Adrien Fourmaux igualando a diferença em seu Hyundai.

 

 

Elfyn Evans, atualmente em segundo na classificação do campeonato, ficou 2,0s atrás de Tänak, em sexto. O galês estabeleceu o mesmo ritmo de seu colega da Toyota, Takamoto Katsuta, enquanto o piloto da M-Sport Ford, Grégoire Munster, seguiu 0.7s atrás em seu Puma Rally1. Sami Pajari e Josh McErlean completaram o top 10, com Mārtinš Sesks terminando em 11º, também da M-Sport Ford.

 

Sexta-feira seria o dia em que as coisas ficam difíceis, com um dia cheio de ação, com nove etapas, totalizando quase 115 quilômetros contra o relógio.

 

Sexta-feira

Kalle Rovanperä fez uma grande diferença no Secto Rally da Finlândia na sexta-feira, liderando uma etapa de cascalho do Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC) pela primeira vez nesta temporada. O finlandês completou o primeiro dia de sua prova em casa com uma vantagem de 4.9s sobre Thierry Neuville, com apenas 15.7s separando as cinco primeiras equipes após quase 115 quilômetros de ação em estradas florestais planas no centro da Finlândia.

 

 

Rovanperä, que conquistou títulos mundiais consecutivos em 2022 e 2023, mas nunca conquistou a vitória em seu rally em casa, teve dificuldades para acompanhar o ritmo da liderança na pista de cascalho este ano. Mas o piloto de 24 anos parece ter encontrado sua brecha nesta nona etapa, assumindo a liderança após o segundo estágio e estabelecendo os tempos mais rápidos em quatro dos nove testes de velocidade do dia.

 

Apesar do seu ritmo, Rovanperä reconheceu que o desafio nem sempre foi confortável em seu Toyota GR Yaris Rally1, especialmente durante a segunda passagem da tarde por etapas mais acidentadas, complicadas por chuva intermitente e irregular. Thierry Neuville garantiu o segundo lugar, apesar de admitir que as etapas não foram do seu agrado. “Tudo a todo vapor e apenas correndo riscos – não é nada do que eu gosto”, disse o belga, que correu em terceiro durante grande parte da manhã antes de cair para quinto, atrás de Adrien Fourmaux, Takamoto Katsuta e Sami Pajari, antes da assistência técnica do meio da etapa.

 

 

Uma série de tempos entre os três primeiros – conquistados apesar de um para-brisa trincado – levou o piloto da Hyundai de volta ao segundo lugar durante a noite. Seu companheiro de equipe, Fourmaux, está apenas 2.8s atrás, em terceiro, após uma performance consistente que incluiu uma vitória conjunta com Rovanperä na SS8. Katsuta estava apenas quatro décimos de segundo atrás e comemorou sua 50ª vitória em uma etapa do WRC durante a ação de sexta-feira. Ele ultrapassou seu colega da Toyota, Pajari, que também garantiu seus dois melhores tempos, por 7.6s, enquanto Sébastien Ogier completou os seis primeiros, apenas 1.9 segundo atrás.

 

O vencedor do evento do ano passado, Ogier, sentiu-se ligeiramente prejudicado pelas condições da estrada, partindo de sua terceira posição inicial. Uma breve parada na Saarikas 2 custou segundos valiosos ao oito vezes campeão, embora ele tenha notado que os níveis de aderência melhoraram na segunda passagem. Condições semelhantes afetaram o companheiro de equipe de Ogier na Toyota, Elfyn Evans, que terminou 8.4s atrás do francês, em sétimo.

 

 

Evans perdeu a liderança do campeonato para Ott Tänak na rodada anterior, mas se saiu melhor que seu rival pelo título hoje. Tänak caiu para a 10ª posição na classificação geral após um impacto com uma árvore na SS7, que o deixou com lesões nos três estágios restantes. Os pilotos da M-Sport Ford ocuparam a oitava, nona e 11ª posições, com Mārtinš Sesks liderando a disputa interna à frente de Josh McErlean e Grégoire Munster.

 

O sábado representava o dia mais longo do rally, com duas voltas pelas etapas de Parkkala, Västila, Päijäla e Leustu, totalizando mais de 140 quilômetros.

 

Sábado

Foi uma varrida! Kalle Rovanperä terminou o dia à beira de uma vitória histórica em casa após liderar a Toyota Gazoo Racing com um placar de 1-2-3-4-5 no Secto Rally da Finlândia no sábado. O finlandês completou a penúltima etapa do rally com uma vantagem de 36.1s, após uma tarde dramática em que os candidatos ao campeonato da Hyundai sofreram o mesmo desgosto. Thierry Neuville e Adrien Fourmaux caíram do pódio após furinhos no pneu dianteiro direito na mesma especial, dando à Toyota o controle total da tabela de classificação.

 

 

Rovanperä já havia superado seu próprio drama de furinhos na especial de Päijälä da manhã para chegar ao serviço ao meio-dia com uma vantagem de 14.7s sobre Neuville, com Fourmaux apenas três décimos atrás. Mas o raio caiu duas vezes para a Hyundai, quando ambos os pilotos sofreram falhas idênticas na corrida repetida da tarde por Västilä, caindo para sexto e sétimo, respectivamente. A vitória no domingo garantiria o primeiro triunfo de Rovanperä em casa, embora o piloto de 24 anos saiba que a tarefa ainda não terminou. Ele e o navegador Jonne Halttunen largaram da liderança na penúltima etapa da temporada passada e precisam passar com segurança por duas passagens pelo desafiador teste de Ouninpohja antes de conquistar o título.

 

 

Takamoto Katsuta herdou o segundo lugar do infortúnio da Hyundai, onde Thierry Neuville despencou da 2ª para a 6ª posição com os problemas que teve durante o dia, e comemorou seu melhor resultado desde o Rally da Suécia, em fevereiro. No entanto, o piloto japonês enfrenta a pressão do oito vezes campeão mundial Sébastien Ogier, que está apenas 6.8s atrás, em terceiro. O próprio Ogier tem apenas 1,5s de vantagem sobre seu companheiro de equipe Elfyn Evans, com Sami Pajari completando o notável domínio da Toyota entre os cinco primeiros.

 

 

Evans está pronto para retomar a liderança do campeonato, com o atual líder de pontos, Ott Tänak, definhando fora do top 10. Uma penalidade de cinco minutos após um incidente envolvendo um comissário na sexta-feira deixou o estoniano que pilota a Hyundai mirando apenas pontos no Super Sunday e no Wolf Power Stage.

 

Domingo

Com uma grande vantagem e uma chance de ouro para vencer o rally de seu país, Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen apresentaram uma performance de mestre para encerrar a espera de oito anos da Finlândia por um vencedor no Secto Rally da Finlândia, conquistando a vitória de forma recorde hoje. A dupla dominou o rally mais rápido da história do Campeonato Mundial de Rally da FIA, mantendo uma velocidade média de 129,95 km/h ao longo de quatro dias de ação a todo vapor, vencendo com uma vantagem de 39.2s.

 

 

Seu triunfo coroou um fim de semana extraordinário em que a Toyota Gazoo Racing conquistou apenas a segunda vitória consecutiva na história do WRC, igualando o feito da Lancia no Rally de Portugal em 1990. Juha Kankkunen desempenhou um papel importante em ambos os casos – como piloto em 1990 e hoje como vice-diretor da equipe de Jyväskylä. Rovanperä assumiu a liderança na etapa de abertura da manhã de sexta-feira e não perdeu o controle, construindo metodicamente sua vantagem ao longo do fim de semana.

 

O drama no sábado viu os rivais da Hyundai, Thierry Neuville e Adrien Fourmaux, serem eliminados da disputa por deflações de pneus idênticas, dando ao piloto finlandês de 24 anos um fôlego crucial para a final de domingo. Passagens limpas em ambas as passagens da lendária etapa de Ouninpohja garantiram que a primeira vitória de Rovanperä em casa nunca estivesse em dúvida, ao mesmo tempo em que o catapultaram de volta à disputa pelo campeonato. Ele agora ocupa o segundo lugar na classificação, apenas três pontos atrás do líder Elfyn Evans após a nona rodada de 14.

 

 

Atrás do vencedor, uma batalha intensa se travou pelas posições restantes do pódio, com Takamoto Katsuta, Sébastien Ogier e Elfyn Evans a apenas 8.9s de distância, terminando na frente de Takamoto Katsuta, Sébastien Ogier e Evans. Katsuta manteve a calma e garantiu o segundo lugar com 5,9 segundos de vantagem sobre Ogier, comemorando seu melhor resultado desde o Rally da Suécia em fevereiro. Ogier, por sua vez, manteve a última posição do pódio com apenas 3.0s de vantagem após um intenso confronto no último dia com Evans.

 

 

Sami Pajari completou o histórico domínio da Toyota em quinto, à frente de Neuville, da Hyundai, enquanto Fourmaux abandonou seu i20 N Rally1 a menos de um quilômetro da chegada. Seu companheiro de equipe, Ott Tänak, caiu da primeira para a quarta posição no campeonato, terminando em 10º na classificação geral após danos causados por acidente e uma penalidade de cinco minutos que acabaram com suas chances de lutar por um pódio na sexta-feira. Elfyn Evans voltou a liderar a pontuação, mas tem Rovanperä apenas 3 pontos atrás. Ogier e Tänak tem 13 de desvantagem.

 

As equipes da M-Sport Ford preencheram as 10 primeiras posições restantes, com Josh McErlean à frente dos companheiros de equipe Mārtinš Sesks e Grégoire Munster, em sétimo, oitavo e nono, respectivamente.

 

 

O WRC agora segue para a América do Sul para o Rally do Paraguai inaugural, com o evento de cascalho sediado em Encarnación, de 28 a 31 de agosto.

 

Arivederci, 

 

Redação do RallyItalia.net

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 03 August 2025 19:47 )