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WRC Estônia: Solberg vence e faz história. Tänak é o novo líder do campeonato PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 20 July 2025 15:37

Chegamos!  

 

Estradas de cascalho planas, picos sem saída e milhares de fãs apaixonados aguardam o Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC) retornar ao território da alta velocidade no Delfi Rally Estônia (17 a 20 de julho).

 

Após uma série de eventos difíceis e técnicos – dos sulcos da Sardenha ao calor da Grécia – a Estônia marca o início de um verão europeu intenso. É a primeira vez nesta temporada que as equipes enfrentarão cascalho de alta velocidade de verdade, com velocidades médias superiores a 120 km/h.

 

O campeonato voltou a ficar aberto com os maus resultados de Elfyn Evans nas últimas etapas e o Rally da Estônia pode ter uma mudança na liderança na busca pelo título.

 

Prévia do WRC Delfi Rally Estônia

Poucos conhecem essas estradas melhor do que Kalle Rovanperä e Ott Tänak – e ambos chegam com algo a provar.

Para Rovanperä, este é um campo de caça comprovado. O bicampeão mundial conquistou sua primeira vitória no WRC aqui em 2021 – tornando-se o mais jovem vencedor de uma etapa do WRC – e desde então somou mais duas vitórias na Estônia à sua contagem. Mas, após cair para a quarta posição na classificação após abandonar na Grécia, a estrela da Toyota precisa se recuperar rapidamente.

 

Tänak, por sua vez, volta para casa em alta após vencer o EKO Acropolis Rally Greece no mês passado. O piloto da Hyundai liderou oito das 17 etapas, conquistando sua primeira vitória em mais de oito meses — e agora retorna a território familiar cheio de confiança e apoiado pelo apoio da torcida local.

Uma vitória aqui marcaria a primeira de Tänak em casa desde 2020 — e pode ser crucial em sua busca para superar a dupla da Toyota à sua frente na classificação. Apenas 12 pontos separam os três primeiros colocados, com Elfyn Evans à frente de Sébastien Ogier — ausente esta semana — e Tänak.

O perfil da Estônia dificilmente poderia ser mais diferente dos estágios difíceis das últimas semanas. O rally é definido por sua mistura de pistas de cascalho rápidas e fluidas, porém igualmente técnicas, onde as velocidades médias são elevadas e o comprometimento é fundamental.

Tänak conta com a companhia dos colegas da Hyundai, Thierry Neuville e Adrien Fourmaux, enquanto a equipe GR Yaris Rally1 de Rovanperä também conta com carros para Evans, Takamoto Katsuta, Sami Pajari e Oliver Solberg.

Solberg, filho do campeão mundial de 2003, Petter, faz um retorno muito aguardado ao topo esta semana. Atualmente liderando a classificação do WRC2, o sueco está pilotando um carro de Rally1 pela primeira vez desde 2022, como parte de uma corrida única com a Toyota Gazoo Racing.

Os inscritos no Puma Rally1 da M-Sport Ford incluem Grégoire Munster, Josh McErlean e Mārtiņš Sesks – o letão venceu etapas igualmente rápidas de sua etapa vizinha no ano passado.

O Delfi Rally Estonia começa com a etapa Visit Estonia Tartu Vald na noite de quinta-feira e compreende 20 estágios competitivos, totalizando mais de 300 km antes da chegada na tarde de domingo.

 

Sobre o Rally

Sediado em Tartu, o evento oferece uma mistura de estradas florestais largas e de alta velocidade e trechos técnicos mais estreitos pela paisagem ondulada do sul da Estônia. Precisão e bravura andam de mãos dadas aqui, com cristas planas e zonas de compressão de alta velocidade mantendo os pilotos tensos do início ao fim.

  

O rally se juntou ao WRC em 2020 e rapidamente ganhou a reputação de favorito dos fãs, graças à sua organização impecável, público massivo e cenários de palcos com pista cheia. Espere splits rápidos, pequenas diferenças – e sem espaço para recuar.

 

O Desafio

A Estônia pode ser rápida, mas está longe de ser fácil. As velocidades são altíssimas, mas as mudanças de superfície e os saltos constantes significam que não há tempo para relaxar. Notas precisas de ritmo são essenciais, e quanto mais rápido você vai, mais punitivo se torna até mesmo o menor erro de julgamento.

Os estágios são normalmente suaves na primeira passagem, mas podem se tornar esburacados e complicados na segunda. E embora o clima geralmente seja seco e quente, chuvas repentinas podem transformar o desafio de alta velocidade em um jogo escorregadio de sobrevivência.

 

Pilotos precisam de comprometimento, ritmo e confiança – tanto no carro quanto no navegador. Perca o ritmo aqui e você está perdido.

 

Você sabia?

O Rally da Estônia se tornou uma etapa oficial do WRC em 2020, originalmente uma adição da era da COVID.

Kalle Rovanperä conquistou sua primeira vitória no WRC aqui em 2021.

 

A Estônia registra regularmente algumas das velocidades médias mais altas em etapas do WRC, com carros ultrapassando 120 km/h com frequência.

Milhares de fãs apaixonados lotam as estradas todos os anos, tornando-o um dos eventos mais emocionantes da temporada.

 

Shakedown

Kalle Rovanperä estabeleceu um marco inicial no Rally Delfi da Estônia ao liderar o shakedown de quinta-feira, superando Takamoto Katsuta por 0.9s na primeira prova de cascalho de alta velocidade do WRC nesta temporada. O finlandês, três vezes vencedor do evento, guardou o melhor para o final no aquecimento de 4,08 km em Kastre, perto de Tartu. Após abrir o placar com um tempo de 1m59.6s, Rovanperä melhorou constantemente antes de estabelecer o recorde em sua terceira ultrapassagem, com 1min56s3s.

 

 

Thierry Neuville liderou a Hyundai em terceiro, apenas 0.1s mais lento que Katsuta, enquanto o herói local Ott Tänak ficou em quarto com seu i20 N Rally1. Tänak liderou brevemente os tempos com uma corrida de 1m57.8s, mas foi rebaixado na classificação conforme os outros melhoravam. Oliver Solberg impressionou em seu retorno à elite com o quinto melhor tempo em uma corrida única no GR Yaris Rally1, um décimo de segundo à frente do craque da M-Sport Ford, Mārtinš Sesks.

 

Os pilotos da Toyota, Sami Pajari e Elfyn Evans, ficaram em sétimo e oitavo, enquanto Adrien Fourmaux (Hyundai) e a dupla da Puma, Josh McErlean e Grégoire Munster, completaram o top 11.

 

 

O Delfi Rally Estônia começa esta noite com uma largada no centro da cidade de Tartu, seguida por uma curta super especial. O evento conta com 20 estágios competitivos em estradas rápidas da Estônia, totalizando mais de 300 km.

 

Quinta-feira

Thierry Neuville foi o primeiro a estrear no Delfi Rally Estonia na noite de quinta-feira, dando início à oitava etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA com uma vitória apertada em Tartu. O belga superou Elfyn Evans, rival do Toyota GR Yaris Rally1, por apenas meio segundo nos 1,48 km do estágio válido do Visit Estonia Tartu - uma explosão técnica no Parque Majoraadi, cercado por pedras implacáveis e lotado de fãs ao lado do Parque de Assistência.

 

 

Neuville tomou a ousada decisão de não levar pneu reserva em seu Hyundai i20 N Rally1 - uma decisão de economia de peso que o ajudou a registrar um tempo de 1min42s9s e assumir a liderança logo no início da ação de cascalho de alta velocidade de sexta-feira. Apenas um décimo atrás de Evans ficou o herói da casa Ott Tänak (Hyundai), enquanto o craque da Toyota, Kalle Rovanperä, ficou em quarto, 0.4 segundos atrás. O astro local Robert Virves levou seu Škoda Fabia RS Rally2 a um impressionante quinto lugar na classificação geral, assumindo a liderança inicial no WRC2.

 

Takamoto Katsuta (Toyota) foi o sexto, enquanto Oliver Solberg marcou seu retorno ao Rally1 com o sétimo melhor tempo em outro GR Yaris. Os pilotos do WRC2 Georg Linnamäe e Tuukka Kauppinen, ambos pilotando Toyotas com especificações do Rally2, ficaram em oitavo e nono, enquanto Sami Pajari (Toyota) completou o top 10.

 

 

O rally recomeça na sexta-feira com sete estágios em cascalho, incluindo uma corrida dupla pela etapa Peipsiääre de 24,35 km. No total, as equipes enfrentam sete etapas e 120,64 km de ação competitiva.

 

Sexta-feira

A sexta-feira, o “início real” da competição no Delfi Rally Estônia, se pudesse ser resumido em uma palavra, a palavra escolhida provavelmente seria “surpresa”. Oliver Solberg surpreendeu em seu retorno à principal categoria do Campeonato Mundial de Rally da FIA de forma impactante na sexta-feira, abrindo uma vantagem de 12.4s no Delfi Rally Estonia. Pilotando um Toyota Yaris Rally1 no que atualmente é uma corrida única para a Toyota Gazoo Racing, o jovem sueco Solberg surpreendeu o grid ao registrar três tempos mais rápidos em estradas de cascalho extremamente rápidas no sul da Estônia e liderou durante todo o primeiro dia.

 

 

O piloto de 23 anos, que tem como copiloto o britânico Elliott Edmondson, conquistou sua primeira vitória em uma etapa do WRC no primeiro estágio, passando por Peipsiääre, antes de recuperar a vantagem na ultrapassagem repetida para chegar à parada de serviço no meio da etapa, 8,5 segundos à frente do campeão do WRC de 2019, Ott Tänak. Mudanças na configuração entre as etapas ajudaram Solberg a liberar mais tração à tarde, permitindo-lhe ampliar sua vantagem sobre o herói local, Tänak, que já havia conquistado duas vitórias em etapas.

 

Tänak, vitorioso na última vez na Grécia, foi ovacionado por milhares de fãs, mas não conseguiu encontrar o ritmo necessário para atrapalhar o ritmo de Solberg. Thierry Neuville foi o terceiro, apenas 1,8s atrás do companheiro de equipe, Tänak. O belga liderou após a superespecial de quinta-feira à noite, mas admitiu que ainda estava "lutando" com o equilíbrio e a aderência de seu Hyundai i20 N Rally1 ao longo do dia.

 

 

Kalle Rovanperä, da Toyota, tricampeão na Estônia, ficou 5.9s atrás de Neuville, em quarto. “É praticamente o máximo que podemos fazer com este carro e com a sensação atual”, refletiu o finlandês. Adrien Fourmaux teve uma manhã tranquila em seu primeiro rally de cascalho de alta velocidade com as cores da Hyundai, mas se recuperou e venceu Kambja 2 após ajustes na configuração que melhoraram a estabilidade do carro. Ele terminou a etapa em quinto na classificação geral, dois décimos de segundo à frente de Takamoto Katsuta, que perdeu tempo pela manhã com uma ultrapassagem e problemas no interfone.

 

Elfyn Evans, o primeiro na estrada como líder do campeonato, teve dificuldades de tração e caiu em oitavo, à frente de seu colega da Toyota, Sami Pajari, cuja manhã foi prejudicada por perdas intermitentes de potência. Mārtiņš Sesks e Josh McErlean completaram o top 10 com seus Ford Pumas M-Sport, separados por 18.6s. Grégoire Munster terminou em 11º após um dia difícil, que incluiu problemas de freio, um pneu furado e uma ultrapassagem.

 

 

O sábado é a etapa mais longa do rally, com mais de 125 quilômetros de distância competitiva em nove etapas, incluindo duas explosões nos estágios de alta velocidade de Kanepi e Raanitsa.

 

Sábado

Ninguém lidera dois dias “por acidente” e Oliver Solberg terminou o dia mais longo  do Delfi Rally Estônia à beira de um triunfo histórico no Campeonato Mundial de Rally da FIA após ampliar sua vantagem durante a penúltima etapa, incrivelmente rápida neste sábado. O sueco de 23 anos, que fará uma aparição única com um Toyota Yaris Rally1, além de sua campanha regular no WRC2, conseguiu uma vantagem de 21.0s para a final de três etapas, do domingo. Uma vitória o colocará em um grupo exclusivo de pilotos para vencer na estreia com uma nova equipe no mais alto nível do rally.

 

 

Oliver Solberg lidera desde a manhã de sexta-feira e conquistou mais quatro vitórias em etapas no sábado, aumentando calmamente sua vantagem de 12.4s ao longo de 125 quilômetros competitivos. Mudanças na configuração do seu Toyota Yaris durante a noite lhe deram confiança renovada e ele registrou os tempos mais rápidos em três dos quatro estágios da manhã. À tarde, sua abordagem mudou para a gestão de risco nas etapas em torno de Otepää e Kanepi, recuando um pouco, mas perdendo terreno mínimo para o pelotão que o perseguia.

 

Atrás de Solberg estão nada menos que três campeões mundiais, liderados pelo campeão de 2019, Ott Tänak. O favorito local, pilotando um Hyundai i20 N Rally1, trava um duelo acirrado com seu companheiro de equipe, Thierry Neuville, pela segunda colocação. A dupla trocou de posição seis vezes ao longo do dia, com Tänak terminando apenas 4.0s à frente do belga. A vantagem de Tänak poderia ter sido maior, mas uma parada custosa após bater em uma chicane na etapa de abertura o fez perder cerca de sete segundos.

 

 

Kalle Rovanperä, tricampeão do Rally de Delfi na Estônia e campeão do WRC em 2022 e 2023, terminou o dia em quarto. Apesar de forçar o máximo que podia, o finlandês admitiu que estava com dificuldades para acompanhar o ritmo dos líderes. Rovanperä conseguiu se distanciar ainda mais de Adrien Fourmaux, da Hyundai, que subiu para quinto após ultrapassar Takamoto Katsuta na manhã de sábado.

 

Fourmaux terminou 8.6s à frente do piloto japonês, que à tarde relatou “algo estranho com o carro”. Katsuta agora ocupa o sexto lugar, apenas 13.6s à frente de seu companheiro de equipe, líder do campeonato, Elfyn Evans, que completou um dia estável (e apagado) em sétimo. Sami Pajari continuou em oitavo lugar solitário em seu Toyota, confortavelmente à frente dos M-Sport Ford Puma Rally1s de Mārtinš Sesks e Josh McErlean, que completaram o top 10.

 

 

A final de domingo conta com pouco mais de 60 quilômetros de competição, começando com Hellenurme antes das duas passagens de Kääriku. A segunda corrida sedia o Wolf Power Stage, final do rally, onde serão oferecidos pontos de bonus no campeonato.

 

Domingo 

Aquilo que se desenhou desde a manhã da sexta-feira consumou-se no início da tarde deste domingo. Oliver Solberg seguiu os passos de seu pai, o campeão mundial Petter Solberg, conquistando uma impressionante primeira vitória no Campeonato Mundial de Rally (WRC) da FIA no Delfi Rally Estônia, no domingo. O sueco de 23 anos surpreendeu a elite do WRC com uma exibição imponente nas estradas de cascalho de alta velocidade do sul da Estônia, selando sua vitória decisiva na estreia em um Toyota GR Yaris Rally1 – quase 20 anos após o último sucesso de Petter Solberg no WRC em 2005.

 

 

Oliver Solberg e o Navegador Elliott Edmondson foram convocados para a corrida única poucas semanas antes do rally e tiveram apenas dois dias de testes. Notavelmente, marcou sua primeira largada no Rally1 desde o Repco Rally da Nova Zelândia em 2022, mas eles não perderam tempo em causar uma boa impressão, assumindo a liderança com sua primeira vitória na etapa de abertura na sexta-feira e permanecendo incontestados durante todo o fim de semana.

 

Esse ímpeto continuou no Super Domingo, com Solberg ditando o ritmo em dois dos três testes do dia, em condições úmidas e escorregadias. Imperturbável pela mudança na aderência, ele calmamente ampliou sua vantagem para conquistar a vitória – a 100ª da Toyota no WRC – em 25.2 segundos sobre o herói local e campeão mundial de 2019, Ott Tänak.

 

 

Ott Tänak, o favorito antes do evento, teve dificuldades para extrair o máximo de seu Hyundai i20 N Rally1 em trechos onde a aderência era inconsistente. Uma pane na manhã de sábado lhe custou cerca de sete segundos, mas a ameaça imediata diminuiu no domingo, quando seu companheiro de equipe Thierry Neuville, que começou o dia apenas 4.0s atrás, sofreu uma penalidade de 10s por uma largada falsa na SS18 e terminou 23.1s atrás de Tänak, em terceiro.

 

Apesar de perder a vitória, o resultado de Tänak foi suficiente para ultrapassar Elfyn Evans e assumir a liderança do campeonato de pilotos por apenas um ponto. Evans, que terminou em sexto, pelo menos se beneficiará por não ter que larga em primeiro na pista no primeiro dia do próximo Secto Rally da Finlândia. Kalle Rovanperä mostrou ritmo melhor nas condições mais úmidas, mas não conseguiu disputar o pódio. O bicampeão mundial e tricampeão do Rally da Estônia teve que se contentar com o quarto lugar em outro Toyota, terminando 7.3s atrás de Neuville.

 

 

As esperanças de Adrien Fourmaux de disputar os pontos mais altos do Super Sunday e do Wolf Power Stage foram frustradas quando seu Hyundai caiu após um salto, danificando a aerodinâmica dianteira. O francês terminou o rally em quinto, à frente de Evans. Takamoto Katsuta havia ficado atrás de Evans para oitavo no início do dia e foi forçado a abandonar seu Toyota antes do Power Stage devido a um problema técnico. Após sofrer com a perda intermitente de potência na sexta-feira, Sami Pajari levou seu Toyota para casa na sétima colocação geral. O top 10 foi completado pelos jovens pilotos da M-Sport Ford Puma Rally1, Mārtinš Sesks, Josh McErlean e Grégoire Munster.

 

 

O verão europeu de velocidade do WRC continua em menos de duas semanas, com o campeonato rumo a Jyväskylä para a nona etapa: o Secto Rally da Finlândia (31 de julho a 3 de agosto).

 

Arivederci, 

 

Redação do RallyItalia.net

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 20 July 2025 17:29 )