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É a hora da melhor etapa do WRC na temporada: o Rally de casa, na Itália. O Rally Itália Sardegna. Com sede na cidade portuária de Olbia, esta sexta etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2025 oferece um verdadeiro teste de estresse de meio de temporada. As equipes enfrentam estradas de cascalho desafiadoras que serpenteiam pelas colinas e florestas da Sardenha, com pedras, sulcos e margens estreitas a cada curva. O desgaste dos pneus é normalmente selvagem na Sardegna, os componentes mecânicos são levados ao limite e uma falha de concentração pode significar o fim do seu fim de semana. A Sardenha não oferece vitórias fáceis – e raramente saem como planejado. Prévia Se você está em busca de uma escapada tranquila no Mediterrâneo, a Sardenha não será o lugar para encontrá-la esta semana. O Campeonato Mundial de Rally da FIA retorna no Rally Itália Sardenha – e traz consigo todo o calor da ilha. Sediada na cidade costeira de Olbia, a sexta etapa da temporada de 2025 é um verdadeiro teste de estresse de meio de ano. As estreitas pistas de cascalho da Sardenha serpenteiam por colinas e acompanham o litoral, repletas de pedras e sulcos que castigam até o menor erro. O desgaste dos pneus é alto, as temperaturas sobem e a confiabilidade mecânica é levada ao limite. Nada é fácil aqui – e raramente sai como planejado. Um homem esperando reescrever o roteiro é Ott Tänak. O piloto da Hyundai Motorsport chega a solo italiano com o objetivo de recapturar a magia da vitória de 2024 e finalmente subir ao degrau mais alto pela primeira vez nesta temporada. Ele chegou muito perto na etapa anterior, em Portugal, mas um problema tardio na direção hidráulica deu a vitória a Sébastien Ogier, estrela da Toyota GAZOO Racing. A dupla tem negócios inacabados na Sardenha. O confronto do ano passado foi decidido até o final, com Tänak conquistando a vitória por dois décimos de segundo em uma emocionante chegada na Wolf Power Stage – a mais apertada da história do WRC. Tänak ocupa o quarto lugar na classificação de pilotos antes do Rally, com os companheiros de equipe da Hyundai, Thierry Neuville e Adrien Fourmaux, em quinto e sétimo. Os três se beneficiam de boas posições na sexta-feira – uma vantagem crucial na superfície empoeirada da Sardenha. O líder do campeonato, Elfyn Evans, não teve tanta sorte. O galês pagou o preço por sua consistência no início da temporada em Portugal, onde dominar a superfície solta lhe custou um tempo valioso. Com o mesmo destino o aguardando esta semana, Evans provavelmente buscará limitar os danos, mantendo uma vantagem de 30 pontos sobre seu companheiro de equipe e bicampeão mundial, Kalle Rovanperä. Ogier, recém-saído da vitória em Portugal, está apenas dois pontos atrás de Rovanperä e será outra séria ameaça, enquanto Takamoto Katsuta e o jovem talento Sami Pajari também se juntam à equipe da Toyota GAZOO Racing em funções sem pontuação no campeonato de construtores. A M-Sport Ford, por sua vez, traz força em números. Josh McErlean e Grégoire Munster se juntam a Mārtiņš Sesks e Jourdan Serderidis em um ataque de quatro fortes Puma Rally1. A equipe ainda busca seu primeiro pódio em 2025, mas a Sardenha tem o hábito de recompensar aqueles que apostam no longo prazo. O Rally Itália Sardenha começa com o shakedown na manhã de quinta-feira (5 de junho) e conta com 16 etapas competitivas, cobrindo mais de 320 quilômetros antes da chegada de domingo. O desafio As etapas da Sardenha são escassas em termos de tolerância. Estradas estreitas serpenteiam por terrenos acidentados com constantes mudanças de ritmo, cristas cegas e praticamente nenhuma área de escape. Quando o calor aumenta, o desgaste também aumenta. Este evento tem um histórico de surpresas. As estradas irregulares e o desgaste regularmente embaralham as coisas – e não é incomum que estrelas do WRC2 disputem as cinco primeiras posições quando outras vacilam. A Sardenha recompensa aqueles que conseguem equilibrar velocidade e inteligência. A sexta-feira conta com duas etapas nos testes técnicos de Gallura, mas é o sábado que geralmente separa os corajosos dos fracos. A notória etapa Lerno–Su Filigosu está de volta, completa com o icônico momento de arrebentação sobre o Salto de Micky. O domingo traz o retorno de San Giacomo–Plebi depois de mais de uma década, antes de encerrar com uma novíssima Wolf Power Stage ao longo da costa em Porto San Paolo. Você sabia? O Rally Italia Sardegna entrou para o calendário do WRC em 2004, substituindo o Rallye Sanremo, baseado em asfalto. O Salto de Micky – parte da etapa Lerno–Su Filigosu – é um dos saltos mais famosos do Rally. A edição de 2024 testemunhou a chegada mais apertada da história do WRC, quando Ott Tänak venceu Sébastien Ogier por dois décimos de segundo! O cascalho abrasivo da Sardenha confere ao local uma das maiores taxas de desgaste de pneus da temporada. Shakedown Sébastien Ogier foi o mais rápido no shakedown do Rally Itália Sardenha por apenas 0.6s – e o francês espera que a edição deste ano marque uma reviravolta em sua trajetória nas exigentes estradas do Mediterrâneo. O aquecimento de 2,19 km entre Olbia e Cabu Abbas, localizado a poucos passos do parque de assistência à beira-mar, deu às equipes uma última oportunidade de ajustar suas configurações antes da sexta etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2025. Embora não seja totalmente representativo do que está por vir, ofereceu uma visão antecipada do desempenho. Ogier, vencedor do Vodafone Rally de Portugal no mês passado, ditou o ritmo em sua primeira volta e foi ainda mais rápido em sua segunda passagem para liderar um Toyota GR Yaris Rally1 com dobradinhas e 3 vitórias. Pajari, continuando sua impressionante trajetória na categoria principal, ficou logo atrás, enquanto Takamoto Katsuta registrou um tempo idêntico ao do jovem finlandês. Uma vitória nesta semana faria de Ogier o piloto mais vitorioso da história do evento, com cinco vitórias, mas o oito vezes campeão mundial insiste que o que está em sua mente é a redenção – e não os recordes. No ano passado, um furo de pneu no final da Wolf Power Stage entregou a vitória a Ott Tänak, enquanto em 2023, ele saiu da pista enquanto liderava. Thierry Neuville foi o melhor entre os demais pela Hyundai, em quarto, a apenas nove décimos da marca de Ogier, com Josh McErlean (M-Sport Ford) registrando o mesmo tempo. O atual campeão mundial continua sem vencer em 2025, mas demonstrou grande consistência na Sardenha, com oito pódios anteriores. Kalle Rovanperä igualou o ritmo de Neuville e McErlean em seu GR Yaris e terminou 1.1s à frente de Adrien Fourmaux (Hyundai), enquanto Grégoire Munster (M-Sport Ford) completou os oito primeiros. O vencedor do ano passado, Ott Tänak, que estava a caminho da vitória em Portugal antes de uma falha na direção hidráulica, ficou em nono lugar com a Hyundai, 2.1s atrás do líder. O líder do campeonato, Elfyn Evans (Toyota), completou o top 10. Sexta-feira Sébastien Ogier manteve uma pequena liderança durante a noite no Rally Itália-Sardenha, após uma dura etapa de sexta-feira que abriu caminho entre os pilotos do Campeonato Mundial de Rally (WRC) da FIA. O octacampeão mundial saltou do terceiro para o primeiro lugar na classificação geral na última etapa do dia, ultrapassando a dupla da Hyundai, Ott Tänak e Adrien Fourmaux, para terminar a etapa com 2.9s de vantagem em seu Toyota GR Yaris Rally1. Ogier abriu o rally com uma vitória na etapa, mas caiu para a quarta posição no meio da tarde, lutando contra a baixa aderência de sua terceira posição na ordem de chegada. Crucialmente, porém, ele se manteve longe de problemas nas pistas de cascalho escaldantes da Sardenha, capitalizando no final, enquanto os outros vacilavam. Fourmaux liderava na metade do percurso com 2.9s de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Thierry Neuville, mas a situação mudou após o almoço. Neuville assumiu a liderança na SS4, mas abandonou na especial seguinte após bater em um barranco na Telti - Calangianus - Berchidda e danificar o canto traseiro esquerdo de seu i20 N Rally1. Fourmaux retomou a primeira posição, mas não conseguiu se defender do ataque tardio de Ogier. Ele perdeu 6.7s no último estágio, alegando problemas com a capacidade do carro de absorver solavancos, e caiu para segundo durante a noite. Tänak ficou em terceiro, 5.2s atrás, tendo completado a especial com um amortecedor danificado. A recém-introduzida especial Telti-Calangianus - Berchidda provou ser decisiva – e destrutiva. Neuville não foi a única vítima: o trio da M-Sport Ford, Mārtiņš Sesks, Josh McErlean e Grégoire Munster, abandonou na primeira passagem. Sesks rodou em alta velocidade, enquanto McErlean e Munster foram prejudicados por danos na suspensão. A segunda volta foi ainda mais dramática. Takamoto Katsuta, da Toyota, e o piloto privado da Puma, Jourdan Serderidis, passaram pela mesma curva, mas conseguiram continuar, embora com perda de tempo. Sami Pajari continuou a impressionar com sua maturidade e consistência. O jovem piloto da Toyota terminou o dia em quarto, 9.5s atrás de Tänak, apesar de ter batido em uma pedra e danificado um pneu dianteiro direito na SS3. O bicampeão mundial Kalle Rovanperä terminou em quinto após enfrentar condições irregulares na estrada, enquanto o líder do campeonato, Elfyn Evans – encarregado de abrir caminho – teve ainda mais dificuldades e caiu em sexto. Katsuta levou seu desgastado GR Yaris para casa em sétimo, mais de dois minutos atrás da liderança, enquanto os pilotos do Rally2 completaram o restante do top 10. Oliver Solberg superou uma ultrapassagem inicial para manter a oitava posição, com os líderes do WRC2, Yohan Rossel e Roberto Daprá, completando a tabela de classificação. O itinerário de sábado apresenta mais de 120 km de ação competitiva, incluindo o retorno da lendária etapa Lerno–Su Filigosu, lar do icônico Micky’s Jump. Sábado Sébastien Ogier manteve o controle do Rally Itália Sardenha com um olho na redenção, enquanto o escaldante evento mediterrâneo continuava a impor punições no sábado. Doze meses atrás, Ogier viu uma vitória quase certa ser arrancada por um furo de pneu na etapa final, que deu a Ott Tänak a vitória por apenas 0.2s – a chegada mais apertada na história do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Desta vez, ele levará uma vantagem de 11.1s sobre o piloto da Hyundai para a final de quatro etapas no domingo, que totaliza 77,78 quilômetros competitivos. O que começou como uma vantagem de 2.1s para Ogier sobre Adrien Fourmaux se transformou em uma vantagem de 11.1s sobre Tänak no final do dia, após mais uma volta extenuante em estradas rochosas na ilha testar a resiliência das equipes do Rally1 – e viu o segundo colocado de sexta-feira, Fourmaux, sair na penúltima etapa. Ogier manteve o ritmo constante ao longo das seis etapas escaldantes de sábado, vencendo três em seu Toyota GR Yaris Rally1 e mantendo um ritmo forte apesar de um momento de frustração na SS8, quando a poeira de Fourmaux, que se recuperava e que havia acabado de parar para trocar uma roda, lhe custou tempo. O oito vezes campeão recebeu um tempo corrigido para aquele estágio e terminou o dia satisfeito. Atrás de Sébastien Ogier, Ott Tänak também reagiu. O estoniano perdeu tempo com um furo de pneu na SS9, mas respondeu com vitórias em ambas as etapas de Lerno–Su Filigosu em seu Hyundai i20 N Rally1. Atrás dos dois primeiros colocados, Kalle Rovanperä avançou discretamente para o terceiro lugar na classificação geral. O bicampeão mundial havia começado o dia em quinto, mas subiu de forma constante enquanto os outros vacilavam, capitalizando os problemas de Fourmaux e de seu companheiro de equipe na Toyota, Sami Pajari. Ele estava 55.5s atrás do líder. Pajari teve mais uma exibição segura antes de sair da pista na SS9 e bater na traseira do seu Yaris. O dano foi cosmético, mas o finlandês também perdeu tempo com uma troca de pneus no final do dia, caindo para quinto, atrás do líder do campeonato, Elfyn Evans – que recuperou terreno após uma sexta-feira sem ritmo, mas também perdeu um bom tempo na SS11, quando também parou para trocar um pneu. O desgaste à frente fez com que Nikolay Gryazin, ao volante de um Škoda Fabia RS Rally2, terminasse em sexto na classificação geral, à frente de Takamoto Katsuta, que foi outro a realizar uma troca de pneus – adicionando ainda mais frustração a uma semana já difícil. Oliver Solberg foi o oitavo, mas Emil Lindholm foi o piloto mais bem colocado registrado a marcar pontos no WRC2, em nono. O finlandês terminou o dia à frente de Lauri Joona, que completou o top 10. A final de domingo conta com quatro etapas e inclui uma novíssima Wolf Power Stage ao longo da costa de Olbia. Domingo Sébastien Ogier sobreviveu a um susto de tirar o fôlego na etapa final para garantir sua quinta vitória recorde no Rally Itália-Sardenha, superando Ott Tänak e vencendo por apenas 7.9s na tarde de domingo. Doze meses após um traumático furo de pneu na etapa final que lhe custou-lhe a vitória para Tänak por apenas 0.2 segundos – a chegada mais apertada da história do WRC – Ogier voltou a ser o centro do drama na ilha mediterrânea. O piloto do Toyota GR Yaris Rally1 parecia pronto para uma corrida relativamente tranquila até a chegada, após construir uma vantagem de 17.1s à frente do Wolf Power Stage, mas uma ultrapassagem nos quilômetros finais reduziu essa diferença para mais da metade. Ogier foi forçado a parar e dar marcha ré depois que seu carro não conseguiu entrar em uma curva fechada com sulcos profundos. Foi uma vitória construída com persistência e equilíbrio, em vez de domínio absoluto. O oito vezes campeão mundial assumiu a liderança durante a brutal etapa de abertura de sexta-feira – que viu várias equipes do Rally1 caírem – antes de administrar cuidadosamente a diferença para Tänak ao longo do fim de semana. Isso marcou vitórias consecutivas para o francês após seu triunfo no Rally de Portugal no mês passado, e sua terceira vitória da temporada em apenas quatro largadas – impulsionando-o firmemente para a luta pelo título. Elfyn Evans, que terminou o rali em quarto lugar, viu sua liderança no campeonato reduzida para apenas 17 pontos sobre seu companheiro de equipe Ogier, enquanto Kalle Rovanperä – 42.6s atrás de Tänak, em terceiro na classificação geral – caiu para terceiro na classificação. Tänak e Thierry Neuville permanecem em quarto e quinto, respectivamente, após a sexta rodada de 14. O ás da Toyota, o bicampeão Rovanperä, teve uma performance equilibrada para completar o pódio após subir da quinta posição durante as etapas emocionantes de sábado. O finlandês também conquistou o máximo de pontos do Super Sunday, incluindo a vitória na Wolf Power Stage. O quarto lugar de Evans veio após se recuperar de um atraso na troca de rodas no sábado, enquanto Takamoto Katsuta e Oliver Solberg completaram os seis primeiros. Sami Pajari sofreu danos no eixo cardã traseiro após um giro na abertura da prova de domingo e caiu da quinta para a sétima posição no final. Nikolay Gryazin foi o oitavo, enquanto Roberto Daprà e Kajetan Kajetanowicz aproveitaram um acidente no último dia para Emil Lindholm completarem o restante do top 10 e as duas primeiras posições do WRC2. O WRC continua no final deste mês no lendário EKO Acropolis Rally Greece, sediado em Lamia, de 26 a 29 de junho. Arivederci, Redação do RallyItalia.net Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |