
Chegamos! Quer dizer... não fomos! Mas gostaríamos muito de ter ido. Certamente os colegas da mídia internacional que tiveram a oportunidade de ir às Ilhas Canárias vivenciar esta experiência virão com muitas histórias para contar. O Campeonato Mundial de Rally da FIA inovou para esta etapa com o Rally Islas Canarias (24 a 27 de abril), marcando a primeira visita da categoria à ilha espanhola de Gran Canaria. Também marcou o retorno do WRC às estradas espanholas pela primeira vez desde 2022, quando o resort à beira-mar de Salou, na Catalunha, foi o anfitrião. Mas esta não é uma repetição familiar – as Ilhas Canárias oferecem um tipo de desafio no asfalto muito diferente. Familiarizado com competições de alto nível, o Rally Islas Canarias construiu uma forte reputação como favorito dos fãs no Campeonato Europeu de Rally da FIA. Agora, elevando-se ao nível do WRC pela primeira vez, o evento traz não apenas pedigree profissional, mas também uma atmosfera séria. Gran Canaria é um lugar que vive e respira Rally – e a emoção já é palpável. Milhares de fãs compareceram aos meet-and-greets nas concessionárias Toyota, Hyundai e Citroën no início desta semana, e multidões ainda maiores são esperadas nos palcos quando a ação começar. Os pilotos enfrentarão estradas suaves, porém implacáveis, que serpenteiam e sobem pelo interior vulcânico da ilha. O ritmo é tudo aqui, com curvas que exigem comprometimento e precisão. Enquanto as condições costeiras prometem sol e calor, os estágios no interior podem trazer um elemento coringa, com mudanças repentinas de clima prováveis nas cotas mais elevadas. O líder do campeonato, Elfyn Evans (Toyota GAZOO Racing), chega no controle após um forte início de temporada. Após vitórias na Suécia e no Quênia, além de um pódio no Rally de Monte Carlo, a abertura da temporada, o galês mantém uma vantagem de 36 pontos – a maior margem já registrada antes da quarta etapa de uma temporada do WRC. Mas a luta ainda não acabou. A dupla da Hyundai Motorsport, Thierry Neuville e Ott Tänak – que estão em segundo e terceiro na tabela de pontos, respectivamente – vão se esforçar para reconquistar Evans. O atual campeão, Neuville, juntamente com Evans, disputou o Rally Sierra Morena do ERC no início deste mês – acumulando valiosa quilometragem no asfalto a bordo de seu i20 N Rally1. Adrien Fourmaux completa a dupla de três carros da Hyundai, enquanto Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä reforçam o ataque da Toyota na pontuação. O octacampeão mundial Ogier retorna pela primeira vez desde a vitória em Monte Carlo, enquanto Rovanperä – bicampeão – busca reacender sua campanha após um início lento que o deixou 57 pontos atrás. Takamoto Katsuta e Sami Pajari também inscrevem carros GR Yaris Rally1, mas não pontuarão para o principal esforço da Toyota. Na M-Sport Ford, os jovens talentos Grégoire Munster e Josh McErlean hasteiam a bandeira em dois carros Puma Rally1. O Rally acontece no Estádio Gran Canaria, em Las Palmas, e começa na quinta-feira. As equipes enfrentam 18 etapas e mais de 300 quilômetros competitivos antes da chegada na tarde de domingo – com vistas de classe mundial e uma multidão local animada garantida. Sobre o Rally Uma nova adição ao calendário do WRC para 2025, o Rally Islas Canarias conquistou a reputação de um emocionante desafio no asfalto graças a anos de sucesso no Campeonato Europeu de Rally (ERC). Suas estradas suaves e técnicas serpenteiam pela pitoresca Gran Canaria, exigindo precisão na pilotagem e gerenciamento estratégico dos pneus. Com o calor adicionando uma camada extra de dificuldade, este Rally promete ação espetacular e paisagens inesquecíveis. O que observar Etapas Técnicas: Estradas estreitas e sinuosas, com constantes mudanças de altitude, precisão do piloto de teste ao limite. Desafios de Calor: O clima exerce extrema pressão sobre os pneus, tornando o gerenciamento dos pneus um fator crítico. Cenários Espetaculares: De picos vulcânicos a vistas costeiras, Gran Canaria oferece um cenário deslumbrante para ações em alta velocidade. Guia de Viagem O Rally Islas Canarias está sediado em Las Palmas de Gran Canaria, capital das Ilhas Canárias, Espanha. O Rally acontece nas deslumbrantes estradas de asfalto de Gran Canaria, e todas as etapas especiais, além do parque de assistência, são de acesso gratuito para os espectadores. Shakedown Os principais pilotos e máquinas do Campeonato Mundial de Rally da FIA ganharam vida na manhã de quinta-feira, com a abertura oficial do Rally Islas Canarias. Realizado no interior do parque de assistências de Las Palmas, o teste de Santa Brígida marcou os primeiros quilómetros do WRC em estradas espanholas desde 2022. Os espectadores compareceram em grande número para acompanhar o teste técnico de asfalto – e tiveram a oportunidade de assistir a uma forte apresentação inicial de Kalle Rovanperä. Ao volante de seu Toyota Yaris Rally1, o finlandês liderou os tempos com uma vantagem de 2.5s sobre o companheiro de equipe Takamoto Katsuta – uma declaração clara do bicampeão mundial. O pelotão atrás deles estava muito compacto, sugerindo um fim de semana competitivo pela frente nas difíceis estradas de montanha da ilha. O terceiro lugar foi partilhado pelas estrelas do Hyundai i20 N Rally1, Ott Tänak e Thierry Neuville, que registaram tempos idênticos. O líder do campeonato, Elfyn Evans, foi o quinto, 4.1s mais lento que Rovanperä e apenas dois décimos à frente de seu colega da GR Yaris Rally1, Sébastien Ogier – retornando à ação pela primeira vez desde sua vitória no Rally de Monte Carlo. Adrien Fourmaux terminou em sétimo com seu Hyundai e, embora o francês tenha vencido a prova em 2020, quando ela fazia parte do calendário do Campeonato Europeu de Rally da FIA, ele permaneceu cauteloso sobre o quanto esse resultado poderia ajudá-lo desta vez. Sami Pajari seguiu em oitavo, enquanto a dupla da M-Sport Ford, Grégoire Munster e Josh McErlea, completou o top 10. Sexta-feira Kalle Rovanperä estava em uma categoria à parte ao liderar uma impressionante varredura completa da Toyota na etapa de abertura do Rally Islas Canarias, na sexta-feira. O finlandês, ao lado do navegador Jonne Halttunen, liderou a tabela de tempos em todos os seis estágios de velocidade do dia, construindo uma liderança dominante de 26.8s. Todos os cinco carros GR Yaris Rally1 da Toyota terminaram o dia à frente de seus rivais da Hyundai Motorsport e M-Sport Ford, completando uma exibição dominante da marca japonesa. O retorno de Rovanperä à boa forma não poderia ter sido em melhor momento. Um início de temporada contido deixou o bicampeão mundial 57 pontos atrás da liderança do campeonato nesta quarta etapa – mas essa diferença pode começar a diminuir se seu domínio continuar no fim de semana. Enquanto outros lutavam com a configuração do carro e o gerenciamento dos pneus, Rovanperä parecia estar em casa nas estradas técnicas de asfalto que serpenteavam pelas montanhas da Gran Canaria – estradas repletas de fãs ansiosos para testemunhar a primeira participação da ilha no WRC. Uma interrupção no ritmo causada por uma subviragem na SS3 – que ele ainda venceu – foi o único problema em um dia que, de resto, seria perfeito para o piloto de 24 anos. Ele foi seguido no pódio provisório pelo oito vezes campeão Sébastien Ogier e pelo atual líder da classificação, Elfyn Evans, com Sami Pajari e Takamoto Katsuta completando a varredura completa da Toyota em quarto e quinto, respectivamente. Ogier e Evans estavam muito próximos na disputa pelo segundo lugar, mas assim que Ogier ajustou a pressão dos pneus após a etapa inicial, ele assumiu a liderança – chegando à parada noturna em Las Palmas 9.6s à frente de seu colega galês. Pajari, fazendo apenas sua segunda participação em asfalto puro com um carro de Rally1, conquistou uma série de tempos entre os quatro primeiros, terminando a sexta-feira apenas 18.9s atrás de Evans. Katsuta, cuja confiança e comprometimento aumentaram visivelmente com o passar do dia, ficou 10.7s atrás após ultrapassar Adrien Fourmaux, da Hyundai, na penúltima etapa, garantindo o quinto lugar. Foi um dia frustrante para Fourmaux e para a equipe Hyundai – com o francês caindo para oitavo na etapa final, atrás de seus colegas Thierry Neuville e Ott Tänak. Os três tiveram dificuldades para extrair desempenho dos pneus Hankook Ventus Z215 de composto duro, com problemas de afinação que os deixaram a mais de um minuto da liderança e buscaram soluções durante a noite. Os pilotos da M-Sport Ford, Grégoire Munster e Josh McErlean, enfrentaram desafios semelhantes. A dupla trabalhou em conjunto nos trechos de estrada entre as etapas para fazer ajustes, mas o progresso foi limitado. Munster terminou o dia em nono na classificação geral, 56.3s atrás de Fourmaux, enquanto McErlean ficou ainda mais atrás, na 11ª posição. No WRC2, o francês Yohan Rossel abriu uma vantagem de 18.7s e completou o top 10 da classificação geral. O piloto do Citroën C3 Rally2 liderou Alejandro Cachón, com Nikolay Gryazin em terceiro, 20.2s atrás. O sábado traz a etapa mais longa do rally, com mais de 120 km de ação competitiva distribuída em sete etapas. O teste termina com um teste exclusivo e agradável para os fãs, que leva as equipes para dentro da Gran Canaria Arena – geralmente a casa do basquete profissional. Sábado Kalle Rovanperä reforçou sua busca pela primeira vitória no Campeonato Mundial de Rally da FIA da temporada de 2025 com mais uma corrida impecável no sábado, no Rally Islas Canarias. A estrela da Toyota GAZOO Racing continua firme no caminho para se tornar o primeiro vencedor de uma etapa do WRC realizada em solo grancanário. Ele levará uma vantagem de 45.2s para a etapa final de cinco etapas no domingo, liderando um top 4 composto apenas por GR Yaris Rally1. Chegando a esta quarta etapa 57 pontos atrás da liderança do campeonato, Rovanperä encontrou um ritmo que ninguém mais conseguiu igualar. Ele venceu seis das etapas de asfalto de sábado, quase dobrando sua vantagem noturna – que era de 26.8s na sexta-feira – antes de Elfyn Evans impedir uma vitória completa ao liderar a superespecial da noite dentro da Gran Canaria Arena. Mesmo assim, Rovanperä conquistou a vitória em 12 das 13 etapas disputadas até o momento. Evans mantém o terceiro lugar, 22.9s atrás de Ogier, com Takamoto Katsuta a mais 35.8s de distância. A Toyota parecia pronta para garantir o top 5 antes de Sami Pajari bater em uma barreira de madeira na penúltima etapa, abandonando após ter ficado em quarto lugar na classificação geral. Antecipando o Super Domingo – onde até 10 pontos de bônus estão disponíveis, além dos 25 concedidos por uma vitória absoluta. Sébastien Ogier, que praticamente desistiu de suas esperanças de vitória na sexta-feira, desde então se concentrou em consolidar o segundo lugar. O francês conseguiu se distanciar ainda mais de Evans no sábado, dobrando sua vantagem após superar seu companheiro de equipe galês em cinco etapas. Atualmente, Evans está a caminho de ampliar sua liderança no campeonato para além de 40 pontos, com os rivais mais próximos, Thierry Neuville e Ott Tänak, enfrentando fins de semana tensos. Ambos os pilotos da Hyundai estão em sexto e sétimo, respectivamente, atrás de seu companheiro de equipe, Adrien Fourmaux, após enfrentarem problemas de acerto que se acredita estarem ligados à regulagem dos diferenciais. Beneficiado pelo abandono de Pajari, Fourmaux agora ocupa o quinto lugar, apesar de ter parado na última etapa, e está 25,7 segundos atrás de Katsuta, enquanto Neuville e Tänak permanecem próximos do francês. Em outros lugares, as esperanças de Grégoire Munster foram abaladas quando ele precisou da ajuda de espectadores após sair da pista e encalhar seu M-Sport Ford Puma Rally1 na SS10. O incidente lhe custou três minutos e o fez cair para a 13ª posição na classificação geral, promovendo os líderes do WRC2, Yohan Rossel e Alejandro Cachón, bem como o companheiro de equipe de Munster, Josh McErlean, para a oitava, nona e décima posições, respectivamente. A final de domingo conta com pouco menos de 60 quilômetros de ação competitiva, culminando com o Wolf Power Stage, que vale pontos de bônus e encerra o evento às 13h15, horário local. Domingo Caso estivesse fazendo a temporada 2025 por inteiro, Kalle Rovanperä reacenderia sua campanha pelo terceiro título do Campeonato Mundial de Rally da FIA ao conquistar uma vitória dominante no Rally Islas Canarias no domingo. O finlandês, que chegou a esta quarta etapa – sede do WRC pela primeira vez – quase 60 pontos atrás da liderança do campeonato, reduziu essa diferença para 43 após uma performance dominante do início ao fim, que o levou, junto com seu copiloto Jonne Halttunen, da sexta para a segunda posição na classificação. As estradas técnicas de asfalto e os extensos desfiladeiros de Gran Canaria representaram um desafio único e desconhecido para carros, equipes e equipes. Mas Rovanperä imediatamente encontrou um ritmo que ninguém mais conseguia igualar, vencendo 15 das 18 etapas do percurso de 300 quilômetros. Ele deixa a ilha com o máximo de 35 pontos em disputa, graças ao seu ritmo no Super Sunday e no Wolf Power Stage. O triunfo de Rovanperä – apenas o seu segundo no asfalto – foi garantido por 53.5s sobre o companheiro de equipe da Toyota GAZOO Racing, Sébastien Ogier, e marcou seu retorno ao degrau mais alto pela primeira vez desde o Rally Chile Bío-Bío, sete meses atrás. Elfyn Evans completou o pódio, 23.6s atrás de Ogier, ampliando ainda mais sua liderança no campeonato, enquanto Takamoto Katsuta completou a classificação entre os quatro primeiros para a equipe Toyota GAZOO Racing, terminando 45.8s atrás de Evans. A consistência de Evans nesta temporada continuou, com o galês e o copiloto Scott Martin ainda sem subir ao pódio em 2025. Somado ao desempenho de Rovanperä e Ogier, o domínio da Toyota esta semana fez com que sua liderança no campeonato de construtores se estendesse para 49 pontos sobre a Hyundai Motorsport. Foi uma semana frustrante para a Hyundai, com os três pilotos do i20 N Rally1 lutando para disputar o pódio após enfrentarem problemas de dirigibilidade que se acredita estarem relacionados ao ajuste do diferencial. Adrien Fourmaux foi o melhor finalizador da marca coreana, terminando em quinto, embora o francês estivesse mais de 2m30s atrás de Rovanperä no final. Os companheiros de equipe Ott Tänak e Thierry Neuville seguiram em sexto e sétimo, respectivamente. Neuville e Tänak ocupavam o segundo e o terceiro lugar na classificação de pilotos antes deste rally, mas agora caíram para terceiro e quinto, respectivamente. O fim de semana de Tänak ficou ainda mais complicado quando seu carro precisou de uma troca de motor na noite de sábado, um trabalho concluído em impressionantes 46 minutos, ultrapassando o tempo livre de penalidades em apenas um minuto. Os líderes do WRC2, Yohan Rossel, Alejandro Cachón e Nikolay Gryazin, completaram o top 10, enquanto o piloto da M-Sport Ford Puma Rally1, Grégoire Munster, recuperou a 11ª posição após uma excursão off-road no sábado. O companheiro de equipe de Munster, Josh McErlean, não conseguiu terminar após bater em uma barreira da Armco na etapa de abertura de domingo. O WRC volta para a pista de cascalho no próximo mês para o Vodafone Rally de Portugal, quinta etapa da temporada, que será realizada na cidade de Matosinhos, no noroeste do país, de 14 a 19 de maio. Arivederci, Redação do RallyItalia.net Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |