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Dale Coyne fecha o grid com Rinus VeeKay e os testes em Sebring PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 18 February 2025 23:42

Olá amigos leitores,

 

O grid da IndyCar Series de 2025 está completo. A Dale Coyne Racing, que detinha a última das 27 vagas para preencher, fez como esperado e contratou o rápido piloto holandês Rinus VeeKay para pilotar o carro #18 e ser o principal piloto da equipe (ele já tem 5 temporadas na categoria) e o novo companheiro de equipe do novato Jacob Abel, que pilotará o carro #51 em sua temporada de estreia, confirmando a ausência de pilotos brasileiros na temporada regular.

 

VeeKay começa o próximo capítulo de sua carreira na IndyCar após uma saída inesperada da Ed Carpenter Racing em setembro. O holandês chega a uma equipe Coyne que precisa de um ás rápido e experiente para ajudar a equipe sediada em Illinois a se recuperar de um 2024 cheio de desafios. Ele terá o veterano da CART IndyCar Series e da NASCAR Ed Nathman como seu engenheiro de corrida.

 

 

O veterano da CART John Dick foi contratado para ser o engenheiro de Abel, criando uma dinâmica divertida onde Coyne tem dois dos pilotos mais jovens da IndyCar emparelhados com dois de seus engenheiros mais experientes. VeeKay fará sua estreia oficial como piloto da Dale Coyne Racing na segunda-feira em Sebring, onde todo o grid passará dois dias se preparando para o treino de abertura em St. Petersburg no final do mês.

 

Os testes em Sebring

O grid completo da NTT IndyCar Series se reuniu na segunda e terça-feira no Sebring International Raceway para conduzir o teste final de pré-temporada do ano antes de retornar à Flórida na semana seguinte para correr nas ruas de St. Petersburg.

 

Todas as 11 equipes e 27 pilotos estão prontos para participar da jornada de dois dias no circuito curto de Sebring – o local de décadas para testes da CART, Champ Car e IndyCar – em um formato dividido. Com o grid dividido em dois grupos, 14 pilotos correrão das 09:00hs às 13:00hs na segunda-feira e entregarão a pista para o segundo grupo de 13 que correrá das 13:30hs às 17:30hs. O Grupo 2 ficará com a manhã da terça-feira das 09:00hs às 12:30hs, e o Grupo 1 fechará a programação das 13:30hs às 17:00hs, dando a cada grupo tempo de pista em condições mais frias e mais quentes que se combinam para fornecer um dia inteiro de testes para as 27 equipes de engenheiros, mecânicos e pilotos.

 

 

A Chevrolet e a Honda foram convidadas a trabalhar com a categoria no teste de uma nova estratégia de implantação com os sistemas de recuperação de energia (ERS) específicos feitos em parceria entre as duas montadoras. Os híbridos baseados em supercapacitores carregam e liberam energia de volta para as rodas traseiras em alguns segundos e, com as pequenas explosões de aceleração extra em mente, a IndyCar pretende tentar estender a duração da implantação em Sebring.

 

Em 2024, a IndyCar e seus parceiros ERS preservaram aproximadamente 30 por cento da capacidade da bateria para economizar para a partida automática dos carros em caso de parada na pista. Isso significava que os pilotos tinham, na verdade, 70 por cento de cada carga para usar como um aumento de desempenho, e foi feito para garantir que uma quantidade ampla de energia fosse mantida em reserva para dar partida nos carros.

 

No momento, não há planos para aumentar a potência das unidades que contribuem com um pico de 60 cv, mas o teste de Sebring permitirá que a série determine se pode extrair mais tempo de implantação dos supercapacitores antes que eles se esgotem. Em Sebring, uma abordagem menos cautelosa será tomada com mais da carga geral disponibilizada para estender as rajadas de implantação. Se a série e os parceiros do ERS estiverem satisfeitos com os resultados, isso pode ser usado em St. Petersburg.

 

 

Pato O'Ward foi o mais rápido no geral enquanto a contagem regressiva para a temporada 2025 da NTT IndyCar Series em 17 de fevereiro durante o primeiro dos dois dias de um teste de grupo no Sebring International Raceway. O'Ward liderou as tabelas de tempo geral com uma volta máxima de 52.3470 segundos durante a sessão da manhã no carro #5 da McLaren no “percurso curto” de 1,67 milhas no circuito histórico na Flórida Central. Os 27 pilotos participantes foram separados em grupos da manhã e da tarde, com cada um recebendo quatro horas de tempo de pista.

 

Marcus Armstrong foi o segundo no geral com o tempo mais rápido na sessão da tarde, 52.3675, no #60 de seu companheiro de equipe da Meyer Shank Racing, Felix Rosenqvist. O sueco estava doente com febre e não participou dos testes. As planilhas de tempo mostraram que não houve vantagem clara nas condições de pista e clima durante nenhuma das duas sessões. Três dos cinco tempos mais rápidos ocorreram pela manhã, dois à tarde. Os 10 melhores tempos gerais foram divididos igualmente entre os dois grupos.

 

O bicampeão e tricampeão da categoria Alex Palou ficou em terceiro lugar geral com 52.4948 na sessão da manhã com o carro #10 da Chip Ganassi. Conor Daly produziu uma impressão positiva na sessão da tarde com carro #78 Juncos Hollinger Racing, terminando em quarto lugar geral com 52.5931. Christian Lundgaard completou os cinco primeiros com 52.6626 no carro #7 da McLaren, ajudando a equipe a colocar dois carros entre os cinco primeiros. Lundgaard se juntou à Arrow McLaren depois de pilotar nas últimas três temporadas pela Rahal Letterman Lanigan Racing.

 

A Arrow McLaren não foi a única equipe a mostrar sua força sob o sol da Flórida. A Juncos Hollinger Racing, uma das equipes menores da série, colocou dois carros entre os seis primeiros quando Sting Ray Robb terminou em sexto na classificação geral com 52.7761 enquanto corria na sessão da manhã no carro #77 da equipe. Robb se juntou à Juncos Hollinger depois de pilotar na temporada passada pela AJ Foyt Racing. Houve um incidente com contato. Nolan Siegel saiu ileso na sessão da tarde após bater em uma barreira na saída da curva 7 com o carro #6 da McLaren, que sofreu danos moderados no lado direito e na traseira do carro. Os pilotos se combinaram para dar 1.311 voltas entre as duas sessões. Mas um piloto cujo tempo de pista foi limitado foi o seis vezes campeão da série Scott Dixon, que deu apenas duas voltas à tarde devido a um problema mecânico no carro #9 da Chip Ganassi.

 

Após um dia de abertura atipicamente tranquilo, a Team Penske rugiu para o topo das tabelas tempo na terça-feira durante segundo dia de testes. Os campeões da série e vencedores da Indianápolis 500 Will Power e Josef Newgarden terminaram em um 1-2 não apenas para a terça-feira, mas para os dois dias de testes, que serviram como preparação final para todos os 27 pilotos em tempo integral antes do Grand Prix de St. Petersburg, abertura da temporada, no domingo, 2 de março.

 

 

Power foi o mais rápido hoje e no geral com uma volta de 52,2549 segundos no carro #12 do Team Penske, seguido por Newgarden com 52,3191 no carro #2. Ambas as voltas foram concluídas na sessão matinal mais fria, quando sete das 10 voltas mais rápidas da sessão de dois dias foram viradas. Os pilotos foram novamente divididos em grupos da manhã e da tarde. Os resultados da equipe Penske hoje foram um contraste em relação a segunda-feira, quando Power foi o mais rápido da equipe em sétimo com 52.8032, mais de quatro décimos de segundo atrás do líder do dia, Pato O'Ward da McLaren com 52.3470.

 

O tempo de liderança de O'Ward na segunda-feira ainda o colocou em terceiro lugar geral na tabela de velocidade combinada. Sua melhor volta ma terça-feira foi 52.7060. Colton Herta terminou em quinto no geral com sua volta esta manhã de 52.3818 carro #26 da Andretti Global. Nolan Siegel ajudou a McLaren a se juntar ao Team Penske com dois pilotos entre os seis primeiros, marcando o sexto no geral com 52.4405 com sua melhor volta esta manhã no carro #6.

 

O tricampeão e bicampeão da série Alex Palou ficou em sétimo no geral com 52.4948 com sua melhor volta na segunda-feira no carro #10 da Chip Ganassi. A novata da série PREMA Racing, que chega na categoria com seu handcap vencedor nas categorias júnior na Europa, terminou seu primeiro teste de grupo com uma resultado encorajador, com Callum Ilott terminando em oitavo no geral com 52.4998 no carro #90 da equipe.

 

Um teste desafiador para Scott Dixon terminou com o hexacampeão da série em 13º lugar geral no grid de 27 pilotos em 52.6120 com sua melhor volta esta manhã no carro #9 da Chip Ganassi. Dixon só fez duas voltas na segunda-feira devido a um problema mecânico e ele bateu nas barreiras na Curva 6 aproximadamente após 15 minutos na sessão da manhã de hoje. Seu carro sofreu pequenos danos na traseira, e Dixon saiu ileso e retornou aos testes.

 

Menos de oito décimos de segundo separaram os 27 carros ao longo de dois dias de testes.

 

Vamos acelerar! 

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Tuesday, 18 February 2025 23:52 )