Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Daytona 500 com emoção até os últimos metros e WRC na Suécia PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 17 February 2025 10:50

Olá leitores!

 

Como estão? Espero que todos bem e protegidos. Protegidos? Sim. Seja dos alagamentos das fortes chuvas de verão, seja da nova cepa do vírus da Covid, que tá pegando um bocado de gente que conheço aqui na região metropolitana de São Paulo, então... não deem mole. Hora, talvez, de ressuscitar as máscaras. E quem não se vacinou ainda, por favor, largue de frescura.

 

A grande atração desse final de semana foi o começo oficial da temporada da NASCAR, e as 3 categorias do final de semana tiveram boas corridas. No domingo, especificamente, tivemos o Doritos bípede fazendo algo inédito na história da categoria: pela primeira vez um presidente desperdiçou o dinheiro do contribuinte gastando milhões (a operação do Air Force One é cara, bem cara) para fazer uma social, no melhor estilo Garrastazu Medici (apropriando-se dos símbolos esportivos da nação como autopromoção), enfim... existe um motivo para as antenas da NASA que procuram vida inteligente estarem voltadas para o espaço: aqui ela está em risco de extinção. O desenvolvimento de Inteligência Artificial nada mais é do que uma tênue tentativa de lidar com a burrice natural da população, mais do que demonstrada nas urnas mundo afora. Enfim, a corrida começou, foi interrompida após 9 voltas em bandeira verde por causa de chuva, interrupção essa que durou pouco mais de 3 horas. O pessoal voltou disposto a ficar na melhor posição de pista possível caso tivesse nova interrupção e, por ventura, a corrida fosse encerrada antes das 200 voltas programadas. Aquele piloto da Penske idolatrado por muitos – mas não por mim – foi o artífice do acidente envolvendo 7 carros que eliminou Hélio Castroneves, em sua primeira corrida na categoria, no carro 91 da Trackhouse (aquele que usualmente recebe pilotos convidados). Helinho vinha fazendo uma prova bem consistente até ser eliminado por conta do jêniu do carro #22. Esse elemento pernicioso ao esporte a motor continuou na corrida, e acabou sendo o causador de mais um big one, na volta 186, ao tentar forçar passagem por Ricky Stenhouse Jr., acidente esse que envolveu não apenas o próprio elemento como seu companheiro de equipe Blaney, e mais Buschinho, Elliott, Keselowski e Gragson, que vinham num grupo com chances de disputar a liderança na última volta. Ao menos dessa vez o dano no carro do obtuso motorista foi suficiente para ele não retornar à prova. Reiniciada a prova, novo acidente assustador a 4 voltas do final, com Ryan Preece decolando após ser atingido pelo desgovernado carro de Bell, e aterrissando de ponta cabeça antes de parar com as rodas para baixo. Felizmente o piloto saiu por si mesmo do carro. Como esse acidente envolveu 10 carros, a corrida foi para a prorrogação, e na última volta da prorrogação... os dois primeiros colocados (Custer e Hamlin) se enroscaram na reta oposta, William Byron passou num espaço mínimo entre Hamlin e o muro, e seguiu para terminar a volta na liderança e vencer pela segunda vez consecutiva a prova, repetindo o feito de Hamlin em 2019 e 2020. Foi seguido por Tyler Reddick (que também aproveitou aquela brecha) em 2º, Jimmie Johnson (sim, ELE mesmo) em 3º, Chase Briscoe em 4º e John Hunter Nemechek encerrando o Top-5.

 

Na Suécia tivemos a segunda etapa do Mundial de Rally, e quem se deu melhor na neve foi Elfyn Evans, que venceu por pouco menos de 4 segundos de vantagem para Takamoto Katsuta, ambos com Toyota, fazendo a dobradinha da marca japonesa. O 3º lugar ficou com Thierry Neuville, em sua busca para defender seu título. Maiores e mais completas informações, na coluna dos italianos especialistas em rally, aqui no Nobres do Grid mesmo.

 

Espero que próxima terça-feira tenhamos o retorno da coluna do Shrek, afinal tivemos uma ótima corrida da Fórmula Truck em um escaldante Interlagos esse final de semana (e bota escaldante nisso, sensação térmica em SP me faz ter solidariedade com os alimentos dentro da Airfryer), e merecemos as especializadas análises dele. Volta, Shrek!

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 
Last Updated ( Monday, 17 February 2025 13:21 )