
Chegamos! O maior desafio de inverno do WRC! Esta é uma ótima chance de assistir com admiração enquanto os carros “dançam” entre os bancos de neve na floresta congelada do norte da Suécia, atingindo velocidades máximas de até 200 km/h com pneus cravejados. A precisão é fundamental neste rally. Sobre o rally Os pneus cravejados permitem uma aderência incrível em estradas geladas, permitindo que os motoristas alcancem velocidades de tirar o fôlego enquanto atravessam as florestas congeladas da Suécia. Realocado para a região de Umeå em 2022, o rali combina sua ação de alta velocidade no gelo com um cenário nórdico pitoresco. Os fãs se aglomeram em etapas icônicas como Sävar e Brattby para testemunhar corridas ousadas e saltos espetaculares. O que observar Velocidades alucinantes na neve: apesar da superfície gelada, o Rally da Suécia rivaliza com os eventos mais rápidos do campeonato. Tecnologia de pneus cravejados: a engenharia de precisão permite uma tração incrível e velocidades de curva emocionantes. Bancos de neve e habilidade: os pilotos se apoiam nos bancos de neve para manter o controle, adicionando um elemento único à sua estratégia. Estágios Estradas geladas em cenários nórdicos, permitindo que os pilotos alcancem velocidades de tirar o fôlego enquanto atravessam as florestas congeladas da Suécia! Shakedown Thierry Neuville não perdeu tempo em impor sua autoridade nas florestas congeladas do Rally da Suécia, liderando as planilhas de tempos no shakedown da manhã de quinta-feira antes da segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Entrando no aquecimento de 3,44 km da cidade de Umeå, coberta de gelo, o atual campeão ganhou velocidade antes de fazer uma impressionante quarta e última corrida em seu Hyundai i20 N Rally1 para garantir o tempo mais rápido. Mārtiņš Sesks impressionou com o segundo tempo mais rápido, terminando apenas 1,4s atrás de Neuville ao começar sua campanha de 2025 em um M-Sport Ford Puma Rally1. Assim como Neuville, o letão, que está disputando um programa de meia temporada, aumentou sua velocidade a cada corrida. Os companheiros de equipe da Hyundai, Ott Tänak e Adrien Fourmaux, colocaram três i20 N Rally1s entre os quatro primeiros. Tänak, ansioso para se recuperar de um frustrante Rallye Monte-Carlo, ostenta o melhor recorde do Rally da Suécia entre os regulares do WRC e está otimista sobre as últimas atualizações de seu carro. Elfyn Evans liderou a investida pela Toyota GAZOO Racing em quinto, superando seu companheiro de equipe Kalle Rovanperä por seis décimos de segundo. O novato da Puma, Josh McErlean, impressionou com o sétimo lugar, à frente de Sami Pajari, enquanto Takamoto Katsuta e Grégoire Munster completaram o top 10. A ação começa para valer mais tarde hoje (quinta-feira) com a largada cerimonial em Umeå. As equipes enfrentam 18 etapas cobrindo mais de 300 km antes da chegada de domingo. Quinta-feira Elfyn Evans estabeleceu um marcador inicial no Rally da Suécia, avançando para a vitória na etapa de abertura da noite de quinta-feira para liderar a segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA em seu Toyota GR Yaris Rally1. O galês, copilotado por Scott Martin, liderou a etapa Umeå Sprint - uma explosão de alta velocidade sob as luzes a poucos minutos do parque de assistência do rally por apenas meio segundo. O companheiro de equipe da Toyota Kalle Rovanperä e Ott Tänak da Hyundai não conseguiram se separar, registrando tempos idênticos para dividir o segundo lugar. Evans, que conquistou a glória do Rally da Suécia em 2020, chega a Umeå em segundo lugar na classificação do campeonato. Com o vencedor de Monte Carlo Sébastien Ogier ausente, ele assumirá o desafio de correr em primeiro na estrada durante a exaustiva etapa de 124 km de sexta-feira. Adrien Fourmaux continuou sua boa forma após um pódio de estreia da Hyundai no mês passado, terminando em quarto a apenas 1.2s atrás. O francês testou os limites no início, passando por um banco de neve, mas ainda terminando 2.5s à frente de seu companheiro de equipe em quinto lugar, o atual campeão Thierry Neuville. Neuville admitiu que foi muito cauteloso e também sinalizou um problema persistente no interfone. Takamoto Katsuta, da Toyota, ficou em sexto, 1.7s atrás de Neuville e apenas 0.2s à frente do similar Toyota de Sami Pajari. O trio Puma Rally1 da M-Sport Ford completou a tabela de classificação, com o irlandês Josh McErlean em oitavo, seguido por Grégoire Munster e Mārtiņš Sesks. Sexta-feira Elfyn Evans emergiu de uma sexta-feira emocionante no Rally da Suécia com uma liderança estreita, enquanto uma batalha intensa no topo viu apenas 9.1s separando os cinco primeiros colocados. O único rally de neve pura do Campeonato Mundial de Rally da FIA proporcionou um dia de fortunas flutuantes, com várias mudanças de liderança nos sete testes de velocidade com neve e gelo. O piloto da Toyota Gazoo Racing, Evans, estabeleceu o ritmo inicial e liderou no serviço do meio-dia, mas conforme as condições evoluíram, o mesmo aconteceu com a classificação. Takamoto Katsuta chegou brevemente à frente no SS5 antes de Evans responder imediatamente para recuperar o primeiro lugar. Então, quando a escuridão caiu sobre o estágio de Bäck, Ott Tänak avançou, mas acabou perdendo sua vantagem no teste final do Umeå Sprint devido aos pneus gastos lhe custaram um tempo valioso. Evans aproveitou a oportunidade, marcando o tempo mais rápido para voltar à liderança mais uma vez. O ritmo forte de Katsuta o manteve a apenas 0.6s de seu companheiro de equipe da Toyota, enquanto Tänak caiu para terceiro, 2.5s atrás da liderança. Adrien Fourmaux foi um dos destaques da manhã, vencendo duas etapas e chegando ao segundo lugar. Seu ritmo diminuiu um pouco à tarde, mas o francês ainda terminou o dia em um forte quarto lugar, apenas 5.4s atrás do colega Tänak do Hyundai i20 N Rally1. Uma parada na SS5 – na mesma curva complicada que pegou Kalle Rovanperä e Josh McErlean – foi seu maior revés. O atual campeão, Thierry Neuville, teve um começo frustrante, lutando contra a subviragem, mas encontrou seu ritmo mais tarde no dia. Uma vitória na etapa o ajudou a recuperar algum tempo, e ele completou a etapa 9.1s atrás de Evans em quinto no geral. O bicampeão mundial Rovanperä teve um dia atipicamente moderado. Sem a ajuda de um overshoot no SS5, o finlandês não conseguiu entrar no top 3 em nenhuma etapa e ficou 16.4s atrás de Neuville no final do dia. Mārtiņš Sesks impressionou em seu retorno ao volante de um Puma Rally1 da M-Sport Ford, registrando dois tempos de etapa entre os três primeiros a caminho do sétimo lugar. O companheiro de equipe, McErlean, apenas em sua segunda largada no Rally1, continuou a ganhar confiança e terminou o dia em oitavo. Sami Pajari, da Toyota, mostrou lampejos de ritmo forte, mas foi prejudicado por um contato inicial com um banco de neve que desalojou um pneu do aro e o limitou ao nono lugar. Grégoire Munster completou o top 10 em seu Ford Puma. A penúltima etapa de sábado oferece muitas oportunidades para mais reviravoltas e inclui sete etapas de alta velocidade cobrindo 101,96 km. Sábado Equilíbrio! Esta foi a constante da disputa do sábado nas estradas cobertas de neve e gelo e as diferenças que eram pequenas entre os líderes na sexta-feira continuaram pequenas no Sábado. Elfyn Evans terminou o penúltimo dia do Rally da Suécia ainda na liderança, mas com a disputa pela vitória ainda em aberto. Sua vantegem sobre o companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Takamoto Katsuta, caiu para apenas 3.0s, com Thierry Neuville também aparecendo em terceiro, 6.3s atrás do líder.
Evans, vice-campeão no Rallye Monte-Carlo de abertura da temporada, começou a penúltima etapa de hoje com uma estreita vantagem de 0.6s sobre o idêntico GR Yaris Rally1 de Katsuta. A dupla foi quase inseparável durante as etapas de alta velocidade e gelo da manhã perto de Umeå, mas um início dominante no circuito da tarde viu o galês estender sua liderança para 8.6s – ajudado em parte por um erro de Katsuta, que ultrapassou uma junção na SS12. Quando parecia que Evans havia assumido o controle, o momento mudou novamente. Takamoto Katsuta reagiu na SS14, reduzindo a diferença para 6.0s antes de Evans parar seu carro na fase final do dia – reduzindo sua liderança ainda mais para apenas 3.0s. O piloto japonês, que já chegou a cinco vezes no pódio, ainda está perseguindo sua primeira vitória no WRC, mas permaneceu comedido em sua abordagem.
Thierry Neuville, que começou o dia em quinto, fez grandes avanços para se colocar na luta pela liderança. O atual campeão mundial ultrapassou o companheiro de equipe da Hyundai, Ott Tänak, que foi prejudicado por um vazamento de refrigerante, e terminou o dia 6.5s à frente do estoniano, enquanto estava apenas 6.3s atrás de Evans. O desafio do pódio de Adrien Fourmaux foi desfeito após uma série de infortúnios. O francês, que estava firmemente na briga na sexta-feira, perdeu tempo após parar imediatamente após o início da SS10 para prender a tira do capacete. Ele se recuperou do descuido com uma vitória de etapa no SS11, apenas para deslizar no SS12 e enterrar seu Hyundai em um banco de neve - terminando seu dia prematuramente. Kalle Rovanperä capitalizou o caos, subindo para o quinto lugar em seu Toyota e desfrutando de uma perna muito mais forte após uma sexta-feira moderada.
O bicampeão mundial fechou a 10.1s de Tänak indo para o confronto de três etapas de domingo, com Mārtiņš Sesks em sexto em seu M-Sport Ford Puma Rally1. Sesks sobreviveu a um susto tardio quando girou na luz fraca do SS13, mas conseguiu manter o jovem atirador da Toyota, Sami Pajari, 12.2s atrás. Mais atrás, os pilotos da Ford Josh McErlean e Grégoire Munster ficaram em oitavo e nono, enquanto o líder do WRC2 Oliver Solberg completou o top 10. Restam apenas três etapas e quase 70 km de ação competitiva no domingo antes do Rally da Suécia coroar seu vencedor. Domingo Com os últimos estágios deixando a disputa pela vitória completamente aberta pela pequena diferença entre os três primeiros colocados. Elfyn Evans se defendeu como pode das investidas determinadas do companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Takamoto Katsuta, no domingo para garantir a vitória no Rally da Suécia e assumir a liderança do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Após quatro dias de ação intensa nas etapas congeladas de Umeå, Evans entregou quando mais importava, andando rápido e frustrando os ataques de Katsuta em um dramático tiroteio no último dia para reivindicar sua 10ª vitória na carreira no WRC por 3.8s. Começando o domingo com uma vantagem mínima de 3.0s, o galês perdeu brevemente a liderança quando Katsuta saiu disparado, produzindo uma vitória de etapa de 7.5s no estágio de abertura de Västervik. Mas Evans e o navegador Scott Martin foram rápidos em responder. Eles lutaram com estilo na corrida repetida que se seguiu, definindo o tempo de referência para retomar o controle em 3.7s antes de martelar sua vantagem com uma corrida imponente no Wolf Power Stage, que encerrou o rally – selando a vitória enquanto Katsuta segurava Thierry Neuville, da Hyundai, que terminou 11.9s atrás do primeiro lugar em terceiro. O resultado levou Evans ao topo da classificação do Campeonato Mundial de Rali da FIA com uma vantagem de 28 pontos após duas das 14 rodadas, aumentando seu segundo lugar no Rallye Monte-Carlo de abertura da temporada no mês passado. Neuville, o atual campeão, teve que trabalhar duro para garantir o último lugar no pódio, afastando o companheiro de equipe ressurgente Ott Tänak por apenas 4.9s. Tänak, prejudicado por um problema de mapeamento do motor em seu i20 N Rally1 no sábado, estava de volta à forma para o Super Sunday e em terceiro lugar, atrás apenas de Evans e Katsuta em ritmo absoluto no último dia. O bicampeão do WRC Kalle Rovanperä teve um fim de semana frustrante, lutando para encontrar seu ritmo habitual. A estrela da Toyota conquistou apenas uma vitória de etapa nos 18 testes do rally e, no final, ficou 16.0s atrás de Tänak, ficando em quinto lugar. Mārtiņš Sesks teve um desempenho sólido em seu retorno ao WRC, garantindo o sexto lugar como o melhor finalizador da M-Sport Ford. O letão terminou o rally 17.6s à frente de Sami Pajari, da Toyota. Josh McErlean – que estava em oitavo – caiu na ordem de classificção depois de prender seu Ford Puma Rally1 em um banco de neve na primeira etapa do dia. Grégoire Munster herdou o oitavo lugar do companheiro de equipe, McErlean, enquanto os líderes do WRC2 Oliver Solberg e Roope Korhonen completaram o top 10. Elfyn Evans tem 61 pontos no campeonato contra 29 de Thierry Neuville, o seguinte entre os que disputarão todas as etapas da temporada. O Campeonato Mundial de Rally da FIA segue para a África para o lendário Safari Rally Kenya, terceira rodada da temporada, de 20 a 23 de março. Arivederci, Redação do RallyItalia.net Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |