Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Ferrari vence no México na F1. MotoGP ponto a ponto e NASCAR emocionante PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 28 October 2024 10:41

Olá leitores!

 

Como estão? Espero que todos bem. Talvez a mais interessante notícia dos últimos dias seja a possibilidade do retorno de Iannone para o Mundial de Motovelocidade, substituindo Diggia na VR46 em Sepang, pois este fará uma cirurgia para corrigir uma fratura mal consolidada. Essa próxima semana deve ser difícil, com os pachecos e as hordas da TVS (Torcida Viúvas do Senna) dominando os noticiários a respeito do GP da Fórmula Um na capital mundial da falta de uso dos neurônios, São Paulo. Será difícil continuar meu projeto de evolução espiritual com esse povinho todo atacado e empolgado... mas enfim, vamos em frente.

 

Vamos começar com o Mundial de Motovelocidade, que teve um grande final de semana em um dos mais interessantes traçados da temporada. Sim, eu genuinamente gosto de pistas com retas que permitem pegar o vácuo do adversário para fazer a ultrapassagem na curva lá na frente, coisa que o tapuia padrão detesta. Não tenho medo de afirmar que o traçado de Chang é melhor que 9 de cada 10 pistas brasileiras. Na Moto3, o colombiano David Alonso não cansa de mandar recordes para o espaço e... ganhou mais uma. Agora são 12 vitórias nessa temporada. Foi acompanhado no pódio por Luca Lunetta, que mostrou ótimo desempenho numa pista desafiadora, chegando 35 centésimos atrás de Alonso na 2ª posição, e por Collin Veijer, quase 2 décimos atrpas de Lunetta. Na Moto2, a chuva que ameaçava cair veio e fez aparecer a bandeira vermelha, interrompendo a prova antes do final, mas já com duração suficiente para a pontuação ser considerada por completo. E a vitória ficou com Aron Canet, porém quem teve motivos de verdade para comemorar no pódio foi Ai Ogura, que com a 2ª posição assegurou por antecipação o título da temporada 2024 da Moto2, primeiro nipônico a conquistar um título na Motovelocidade desde 2009, e também foi o primeiro fruto do Asia Talent Cup a se sagrar campeão mundial. A 3ª posição ficou com Marcos Ramirez, o outro piloto da equipe OnlyFans. Foi um grande final de semana para Diogo Moreira, que foi magnífico na classificação, largando na primeira fila, se envolvendo em enrosco, fazendo uma grande corrida de recuperação e terminando em 5º após um encarniçado combate contra Somkiat Chandra, mais experiente e com moto do poderoso Honda Team Asia, que chegou em 4º. Vamos ficar na torcida para a boa fase continuar semana que vem na Malásia... E na MotoGP a disputa pelo título continua aberta: Martin pode ter aberto uma vantagem na corrida Sprint do sábado (que teve a vitória do Bastianini), mas Bagnaia descontou vencendo a corrida do domingo, com Martin chegando em 2º após mais um daqueles erros que quem quer ser campeão não pode fazer. Talento Jorge Martin tem de sobra, falta colocar a cabeça em ordem e manter o foco durante a corrida toda... recebeu uma ajuda de Marc Márquez, que passou Jorge quando ele escapou do traçado, e no momento em que pressionava Bagnaia pela liderança abusou do equipamento e foi conferir a textura do piso de perto. Dessa forma, Bagnaia venceu com 2,9 segundos de vantagem para Martin, que por sua vez enfiou quase um segundo sobre o 3º colocado Pedro Acosta, mais uma vez arrancando da moto um desempenho acima daquele dos da equipe oficial KTM. Merece destaque a corrida de Johann Zarco, que com a bela, porém ordinária, moto da equipe LCR, arrancou um 8º lugar.

 

A Fórmula Um foi até o ainda interessante Autódromo Hermanos Rodrigues (já foi bem melhor no passado, mas ainda tem seus atrativos) para uma corrida com lances surpreendentes. Talvez a maior de todas as surpresas tenha sido Max Verstappen receber não apenas uma, mas DUAS punições devido ao seu comportamento mais adequado à NASCAR que a categorias de monopostos. Confesso que fiquei genuinamente surpreso. O desempenho dos carros Ferrari também foi uma surpresa, tanto na classificação como, principalmente, em ritmo de corrida. E se não fossem as alegadas dificuldades de Leclerc com o gerenciamento dos pneus no segundo trecho da prova, seria mais uma dobradinha 1-2 da equipe de Maranello. Mesmo assim, 1º para Sainz Jr. e 3º para Leclerc está de ótimo tamanho, com decisivos pontos para o campeonato de construtores, que a equipe não ganha a 16 anos. Separando os dois carros da Ferrari chegou Lando Norris, ainda em seu objetivo de buscar Verstappen na pontuação, após desperdiçar um bocado desses pontos na primeira metade do campeonato. Para desgosto da equipe McLaren e seu projeto “título dos construtores”, Piastri chegou apenas em 8º. Grande corrida da Mercedes, aprimorando seu carro e terminando com Hamilton em 4º e Russell em 5º. Red Bull teve um final de semana para esquecer (como diria Felipe Massa), com Max não conseguindo nada melhor que o 6º lugar e Pérez cruzando a bandeirada em 17º e último dentre os que cruzaram a linha de chegada. Em frente à própria torcida, vamos lembrar... cada vez mais difícil justificar a permanência dele na categoria. Mais um grande final de semana para a Haas, que depois que anunciou a parceria com a Toyota já chegou pela 2ª vez seguida com os 2 carros na zona de pontos (Magnussen 7º, Hülkemberg 9º). A zona de pontos foi encerrada com o Alpine de Pierre Gasly.

 

E a NASCAR foi para mais uma etapa dos Playoffs, e a pista de Homestead viu um final de corrida emocionante, com Tyler Reddick passando seu patrão Denny Hamlin na última curva para conquistar a vitória e o passaporte para a decisão do título na última etapa em Phoenix. Seu outro patrão, a lenda do basquete Michael Jordan, comemorou muito a ultrapassagem. Quem também aproveitou o movimento foi Ryan Blaney, que cruzou a bandeirada na 2º posição, deixando Hamlin em 3º. Christopher Bell ficou com a 4ª posição, e o Top-5 foi encerrado com Chase Elliott. O azarado do dia foi Kyle Larson, que teve um pneu furado no começo da prova e, no final, já disputando as posições da frente após uma boa prova de recuperação, rodou ao tentar passar onde não tinha exatamente muito espaço... terminou em 13º, e não pode reclamar muito a respeito.

 

Até a próxima! 

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Monday, 28 October 2024 16:20 )