
Olá Leitores (por essa eu não esperava), Como Alexandre Bianchini aparentemente segue em férias, cá estou eu mais uma vez para tentar fazer a nossa coluna semanal das segundas-feiras com o que aconteceu de mais importante no esporte a motor. Felizmente o calendário tem jogado a meu favor. Em um período de dois anos em que as equipes de corrida e os pilotos de Roger Penske conquistaram uma vitória no Rolex 24 At Daytona, o título IMSA WeatherTech SportsCar Championship Grand Touring Prototype (GTP) e vitórias consecutivas no Indianapolis 500 e no campeonato NASCAR Cup Series, Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor conquistaram uma segunda vitória geral consecutiva e na classe GTP para a Porsche Penske Motorsport no Rolex 24 At Daytona. Felipe Nasr cruzou a linha de chegada do famoso tri-oval de 3,56 milhas do Daytona International Speedway no Porsche #7, apenas 1,335 segundos à frente de Tom Blomqvist no #60 Meyer Shank Racing com Curb Agajanian Acura ARX-06 que ele compartilhou com Colin Braun, Scott Dixon e Felix Rosenqvist. O Porsche nº 6 com uma escalação de pilotos composta por Mathieu Jaminet, Matt Campbell e Kevin Estre terminou em terceiro, 4,423 segundos atrás após 24 horas de corrida difícil. Blomqvist passou Campbell para o segundo lugar com pouco mais de quatro minutos restantes, negando à Porsche sua primeira 1-2 colocação geral na Rolex 24 desde 1987, quando o icônico modelo 962 da marca alemã varreu os seis primeiros lugares. A Porsche conquistou a vitória geral em Daytona em 24 ocasiões. A configuração moderna da classe GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship com seus protótipos movidos a híbridos está se mostrando tão atraente quanto o lendário original, que ocorreu de 1981 a 1993. O Porsche 962 conquistou a vitória geral na Rolex 24 cinco vezes nesse período. Agora, o Porsche 963 pode estar a caminho de compilar um recorde semelhante. O carro #7 fez a viagem para a Victory Lane de Daytona pelo segundo ano consecutivo, logo após Nasr e Dane Cameron vencerem o campeonato da classe GTP em 2024. Felipe Nasr qualificou o Porsche-Penske #7 como o terceiro mais rápido e assumiu a liderança pela primeira vez no meio da terceira hora. Enquanto isso, o #6 subiu rapidamente após começar em 10º. Assim que chegaram ao ponto, os Porsche-Penske demonstraram sua superioridade no evento, liderando 517 das 781 voltas concluídas. O Porsche-Penske #7 correu na frente durante a maior parte da noite antes do #6 assumir o comando, liderando um total de 210 voltas para liderar o campo até a hora final. Nasr alinhou em terceiro lugar para o que acabou sendo o reinício final da corrida (houve 14 períodos de cautela). Ele empurrou o #7 passando por Dries Vanthoor (o irmão mais novo de Laurens) no BMW M Team RLL BMW M Hybrid V8 vencedor do prêmio Motul Pole Award #24 com 38 minutos para o fim. Uma batalha furiosa entre os dois Porsches se seguiu até a marca de 20 minutos, quando Nasr passou por Campbell no #6 na Le Mans Chicane para assumir a liderança. Campbell lutou muito antes de finalmente ceder a posição, causando algum desconforto no suporte de cronometragem para Penske. Nasr disse que escolher quatro pneus Michelin durante o pit stop final foi um fator importante na vitória do carro do brasileiro. O Porsche-Penske # 6 teve uma parada final mais rápida para manter a liderança, mas Campbell não conseguiu acompanhar evitar um ataque muito bem planejado por Nasr na reta final, que nas últimas voltas soube jogar com os retardatários das outras categorias para garanti uma vantagem segura e ainda viu o companheiro de equipe ser superado pelo Acura 06 da Meyer Shank Racing, que teve uma recuperação incrível nas horas finais da prova. O brasileiro Felipe Nasr agora detém as duas últimas vitórias gerais da Rolex 24 e um triunfo na classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) em 2022. As demais categorias: A Tower Motorsports se viu no topo do pilão no final de uma competitiva, caótica e dramática Rolex 24 At Daytona dentro da classe Le Mans Prototype 2 (LMP2) de 12 carros cheia de carros ORECA LMP2 07. O quarteto de Sebastien Bourdais, John Farano, Sebastian Alvarez e Job Van Uitert dividiram o vencedor ORECA #8, emergindo quase livre de problemas enquanto os concorrentes subiam e desciam como as temperaturas ao longo do clássico de resistência de 24 horas. Em uma batalha clássica de marcas icônicas de carros americanos, Dennis Olsen dirigiu o Ford Multimatic Motorsports No. 65 Ford Mustang GT3 para a primeira vitória global do novo modelo, superando Alexander Sims da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports no carro #3 Corvette Z06 GT3.R na classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) na corrida de abertura da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship no domingo. Considerado um dos maiores eventos de resistência do mundo, a 63ª edição da Rolex 24 fez jus à sua reputação com ambas as classes de competição Grand Touring decididas por menos de dois segundos após 24 horas extenuantes e agitadas na combinação de 3,56 milhas e 12 curvas do Daytona International Speedway de altas inclinações de pista e ventos e curvas tradicionais de pista de estrada. Felipe Fraga e Felipe Massa terminaram na P3, com Fraga fazendo um final de prova espetacular para conquistarem um lugar no pódio. Na GTD, atrás do vencedor da classe #13 AWA Corvette estavam o nº 120 Wright Motorsports Porsche 911 GT3 R (992) e o #27 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage GT3 Evo. A AWA, que também venceu a Rolex 24 em Le Mans Prototype 3 (LMP3) em 2023, acrescentou uma quinta vitória para uma equipe afiliada à Corvette Racing à Rolex 24. O piloto do Corvette Bell estava reconhecidamente emocionado com sua primeira vitória na famosa corrida. Assim como na classe GTD PRO, as voltas finais e os minutos finais foram dramáticos e desafiadores. Despeço-me esperando o ‘bom retorno’ do nosso colunista titular, Alexandre Bianchini, para a próxima semana. Essa coisa de fazer coluna não é a minha praia. Grande abraço, Flávio Pinheiro Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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