
Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid, Estou esses dias na minha maravilhosa Bahia com a família, matando a saudade de mainha, dos meus irmãos e sobrinhos, mas não vou deixar meus leitores sem presente de natal. Nós fizemos uma cobertura muito porreta sobre a etapa da Fórmula E e eu pedi pra Flávio, nosso enviado ao evento, uma pauta bem focada em sustentabilidade. Ele fez um ótimo trabalho, mas tinha muita coisa para fazer e mesmo com toda boa vontade, tinham outras pautas para realizar. Agora, na minha coluna, eu vou aprofundar este assunto. De acordo com o barômetro AVERE (a associação nacional para o desenvolvimento da mobilidade elétrica), haviam nada menos que 1.215.531 veículos elétricos nas cidades e estradas da França em outubro de 2024. Entre 2022 e 2023, o número de carros 100% elétricos (carros de passeio e veículos comerciais) registrados aumentou em 52,4%. Essa adoção massiva de veículos elétricos (VEs) representa um verdadeiro desafio em termos de mobilidade sustentável! Portanto, a reciclagem e reutilização criteriosas de baterias de VEs desempenham um papel vital na redução significativa das emissões de gases de efeito estufa. Então, como a reciclagem de baterias de carros elétricos é tratada quando elas se tornam obsoletas? Vamos dar uma olhada no que você precisa saber sobre a reciclagem de baterias elétricas! Um lembrete do desafio ambiental As baterias de lítio para VEs representam um paradoxo ambiental. Embora forneçam uma solução limpa para reduzir as emissões poluentes, sua produção e fim de vida útil representam desafios ecológicos. Os materiais necessários para fabricá-los geralmente exigem processos de extração que têm impacto no planeta. Isso representa riscos ambientais (contaminação do ar, da água e do solo) e riscos à saúde, bem como desafios sociais em algumas regiões. Além disso, sem reciclagem, as baterias de carros elétricos correm o risco de contribuir para a poluição. De fato, a produção de baterias de VE também envolve processos potencialmente poluentes. Para lidar com essas questões, o setor está se movendo em direção a métodos de extração e produção mais éticos e sustentáveis. Em particular, a reciclagem é priorizada para reduzir a dependência da extração. Vida útil de uma bateria de Veículo Elétrico A durabilidade das baterias de carros elétricos melhorou muito graças aos últimos avanços tecnológicos, que estenderam sua vida útil. Baterias de íons de lítio, comuns em VEs, são principalmente recicláveis e requerem pouca manutenção. A vida útil de uma bateria de VE varia de acordo com a intensidade e o tipo de uso. Em geral, uma bateria deve ser substituída quando tiver apenas 70% de sua capacidade de conservação de energia restante. Para uma bateria de VE "típica", essa vida operacional é entre 8 e 10 anos em média. Sua vida útil também é medida em ciclos de carga/descarga, com uma média de cerca de 1.250 ciclos, de acordo com os fabricantes. A bateria pode não ser mais eficiente o suficiente para alimentar um veículo, mas não é completamente inutilizável. Portanto, é muito raro que uma bateria de EV chegue ao fim de sua vida útil e, ao contrário do que alguns seguimentos tem difundido por aí, motores elétricos e outros componentes mecânicos se desgastam menos rapidamente do que motores de combustão interna. A saúde da bateria é, portanto, vital para o alcance e a eficiência geral do veículo! Os materiais usados para fabricar baterias As baterias de íons de lítio dominam o mercado de EV. Além do lítio, elas são feitas de metais raros, como cobalto, níquel e manganês. Esses materiais são caros e exigem muita energia para serem extraídos. Isso pode levar a consequências ambientais significativas, portanto, é particularmente importante reciclá-los. Reutilize antes de reciclar Baterias que atingiram 70% de sua capacidade podem ser reutilizadas antes de serem recicladas! Elas retêm seu valor e são recuperadas para uma segunda vida. Por exemplo: para ser usado para armazenar energia para uma casa, empresa, fábrica e até mesmo a rede pública! Para ajudar a integrar energias renováveis intermitentes, ou seja, para participar do “armazenamento estacionário”. Isso permite que a eletricidade seja armazenada em grande escala e este sistema compensa as fraquezas da produção de energia renovável. Fontes como energia eólica e solar são descritas como “intermitentes”, porque sua produção flutua de acordo com as condições externas. Portanto, não pode ser garantida de forma contínua. O uso de armazenamento de energia estacionário desempenha, portanto, um papel fundamental no fornecimento de eletricidade durante períodos de produção insuficiente. Isso contribui para um uso mais eficiente dos recursos! É de vital importância para o futuro, principalmente com a meta definida para 2030, quando 40% da nossa eletricidade deve vir de fontes renováveis. A reciclagem é possível? O que a lei estipula? Sim, a reciclagem de baterias de VE é possível e incentivada pela legislação, principalmente na Europa! Esse processo ajuda a minimizar o impacto ambiental da produção de baterias e a União Europeia introduziu especificamente diretivas que exigem que os fabricantes recuperem e reciclem baterias usadas. Essas regulamentações visam promover uma economia circular e minimizar o impacto ambiental. Não há mais dúvidas de que os veículos elétricos são bons para o meio ambiente quando estão em uso. No entanto, eles também devem ter um fim de vida igualmente responsável. A legislação exige uma série de elementos, começando por um “passaporte digital” com rotulagem de pegada de carbono para melhorar a rastreabilidade e o impacto ambiental das baterias de VE, incluindo aquelas em carros, bicicletas e patinetes, elas serão equipadas com um passaporte de código QR, que fornecerá informações detalhadas sobre a capacidade, desempenho e composição da bateria de VE. Além disso, será introduzido um rótulo indicando a pegada de carbono de cada bateria, calculada da mineração à reciclagem. A partir de 2027, as baterias terão que cumprir com um limite específico de pegada de carbono para poderem ser vendidas na Europa. Baterias mais verdes a partir de 2027 A Europa definiu níveis mínimos de materiais recuperados de resíduos de baterias para serem reutilizados: 50% para lítio até 2027 e 80% até 2031; 90% até 2027 e 95% até 2031 para cobalto, cobre, chumbo e níquel. As novas baterias terão então que conter uma proporção mínima de materiais reciclados. 8 anos após a legislação entrar em vigor, será de 6% para o lítio, por exemplo, e então 12%, 13 anos após entrar em vigor. Reciclagem otimizada A Europa também quer aumentar a coleta de baterias usadas. Embora isso já seja o caso para carros, a taxa de coleta será aumentada para bicicletas e scooters (51% até 2028 e 61% até 2031). Os fabricantes de EV são obrigados a reciclar as baterias em seus veículos. Essa obrigação foi introduzida por uma diretiva europeia em 2011 e é regida pelo artigo r543-130 do Código Ambiental. Organizações que foram mandatadas por governos locais ou criadas voluntariamente por profissionais lidam com o fim da vida útil das baterias. Alguns fabricantes de baterias até tomaram a iniciativa e desenvolveram suas próprias redes. Em todos os casos, eles devem: Recolher as baterias às suas próprias custas; Reciclá-las; Trabalhar com uma recicladora cujo processo garanta 50% de reciclagem; Registrar-se como produtor (este status é aplicado quando a empresa é a primeira a colocar a bateria no mercado); A propósito, você sabia que essas mesmas empresas aprovadas reciclam mais baterias de smartphones do que de lítio? O futuro das baterias em fim de vida A gestão das baterias em fim de vida é vital. Se não puderem ser reutilizadas, entram no circuito de reciclagem em um centro especializado. Aqui estão as principais etapas do processo de reciclagem: A bateria é desmontada (remoção dos componentes plásticos destinados a setores especializados). As células da bateria são abertas usando 2 técnicas: Esmagamento simples (hidrometalurgia), Ou carbonização em fornos (pirometalurgia). As chaminés são equipadas com filtros e sensores para quantificar as emissões (que permanecem bem abaixo dos limites definidos pelo governo). Após vários tratamentos, o pó resultante contém muitos metais: lítio, cobre, estanho, cobalto, alumínio, etc. Eles são então transformados em lingotes puros para fazer todos os tipos de novos objetos. Assim, o ciclo de reciclagem recupera entre 70 e 90% do peso total da bateria, dependendo do seu tipo. Os resíduos restantes, compostos principalmente de plásticos resistentes ao fogo, são colocados em tambores e armazenados em aterros sanitários especializados. Com o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e avanços no ecodesign, espera-se que quase 100% dos materiais sejam recuperados em breve. Espero que agora vocês tenham uma imagem mais clara de como as baterias de lítio para veículos elétricos são recicladas. Muito axé pra todo mundo, Maria da Graça |