Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
FIA Girls on Track e F-E – Formação e Inclusão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 18 December 2024 00:50

 

Durante a realização da etapa da Fórmula E em São Paulo, mais uma vez tivemos a intensa participação no programa de colaboração e acesso das mulheres ao meio do automobilismo. O FIA Girls on Track é um programa voltado para o incentivo à entrada de mulheres neste seguimento e o compromisso da Fórmula E, categoria inovadora com tecnologia e sustentabilidade tem sido ampliado ano após ano.

 

O programa para meninas de 12 a 18 anos se estenderá a todos os finais de semana de corrida no Campeonato Mundial de Fórmula E da nesta temporada 2024/2025, que teve sua abertura no E-Prix de São Paulo. A projeção da FIA é que mais de de 1.650 meninas participarão das corridas de Fórmula E em todo o mundo. Se neste ano você não conseguiu participar, fique ligada para acelerar neste mundo de conhecimento interativo para a próxima etapa da Fórmula E.

 

 

O que a experiência do FIA Girls on Track oferece?

Uma colocação de experiência de trabalho imersiva oferecida pelo ecossistema do ABB FIA Formula E World Championship na pista durante a semana da corrida.

Fazer parte com um grupo de meninas da sua idade envolvidas em workshops na pista, nas oficinas, em palestras de carreira em universidades locais em cada mercado de corrida.

Acesso a recursos no site da Fórmula E que destacam as habilidades necessárias e oportunidades de desenvolvimento de carreira no automobilismo, incluindo futuras ativações do FIA Girls on Track.

 

 

Um grande engajamento com aquelas que já participaram de ativações para desenvolver ainda mais sua educação e compreensão das oportunidades de carreira, tendo a oportunidade de estar com pilota Bia Figueiredo (que dispensa apresentações), a Engenheira de pista da Stock Car, Copa Truck e outras categorias Rachel Loh e com a publicitária Bruna Frazão, profissional com mais de uma década de trabalho em eventos nacionais e internacionais de automobilismo... e não só!

 

Acelerando nas atividades.

Este ano as participantes tiveram atividades por dois dias, dentro e fora do complexo do Anhembi/Sambódromo onde a corrida foi disputada. Na quinta-feira, dia 5 a atividade foi Universidade Federal do ABC (UFABC) onde Bruna Frazão participou de mesa redonda ao lado de Tamara Ramos, portuguesa que cuida de parceria com ONGs e projetos na Fórmula E; da professora Juliana Berbert, ligada aos projetos de extensão universitária UFABC para MirTic@, focado em aprimorar conhecimentos de crianças e adolescentes de abrigos, e UFABC para MiN@s, que busca ampliar o interesse de meninas pelas áreas da computação, matemática, física e engenharia. Também participou do evento o Físico especializado em educação e coordenador do projeto eKar, programa de extensão voltado ao ensino médio, envolvendo a construção de um carro elétrico, e da metodologia de aprendizado baseada no desenvolvimento de projetos. 

 

 

Na sexta-feira, com bastante sol e calor as 120 estudantes de 12 a 18 anos que foram selecionadas pela organização da categoria foram divididas em grupos. Após a apresentação de Bruna Frazão, que fez questão de agradecer a Libby Forbes e Immy Harper, responsáveis pelo FIA Girls on Track na Fórmula E e a Susanna Coletta, coordenadora de projetos Women in Motorsport da FIA, as estudantes foram divididas em 6 grupos que se revezavam pelas tendas nas variadas atividades de aprendizado e interação, atividades de coordenação motora; para pilotar simuladores de carros da categoria de monopostos elétricos e participando de palestras com mulheres que trabalham em vários setores da categoria como Karina Simões, Larissa Lambert, e estudantes da equipe do projeto Eco Mauá, do Instituto Mauá de Tecnologia, focada em desenvolver veículos com alta eficiência energética, além do Físico Manoel Belem, onde conheceram os conceitos da metodologia STEM-PBL (Science, Technology, Engineering, Mathematics - Project Based Learning), Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática - Aprendizagem Baseada em Projetos. 

 

Também participaram de jogo de perguntas sobre automobilismo e pneus da Hankook Tire Global e de uma sessão de montagem de células de baterias de lítio, utilizadas nos carros da categoria, com a WAE Technologies. Na área de comunicação, estiveram com Karina Simões, especializada no setor automotivo, sócia da Forte Agência, falou sobre sua carreira e sobre criação de conteúdo e neste mundo cada vez mais interativo com o universo virtual, interagiram com Larissa Lambert, que abandonou sua carreira de advogada para se tornar pilota profissional de automobilismo virtual no Brasil, falando sobre configurações de equipamentos para competição e sobre como se tornar piloto virtual. Uma experiência inesquecível e capaz de despertar novas perspectivas profissionais.

 

 

Depois, as estudantes foram para a arquibancada ver o shakedown dos carros, visitaram os boxes da Jaguar TCS Racing, Penske, Envision Racing, Andretti, Porsche e Maserati MSG, onde puderam conversar com mulheres que trabalham nas equipes. E no pitwalk, caminhada pelo pitlane, puderam também conversar com pilotos. As estudantes também estiveram com as pilotas Marcella Assumpção, vencedora da FIA GOT BR Seletiva de Kart 2023 na categoria cadete e vice-campeã do troféu KGV em 2024, e Isabelly Melniski, terceira colocada na cadete da seletiva de 2024, dando dicas para pilotagem de simuladores.

 

 

No fim da tarde (e não tinha nenhuma delas cansada, tenham certeza), participaram com as voluntárias Mariana Di Sessa, gerente de marketing da Ford Brasil; Stella Santos, coordenadora de comércio exterior e logística da ABB;  a mecânica Karen Silva; as produtoras de conteúdo Jamile Salomão e Pamela Furquim Daud, da Forte Agência; Isabella Katopodis, das mídias sociais da CFA e do FIA GOT BR; e com Rosi Santos, da Liqui Moly Brasil, que foi ao evento para conhecer o trabalho do FIA Girls on Track Brasil de um workshop (que ficou quase um bate papo) sobre desenvolvimento de carreira profissional e criação de conteúdo para redes sociais.

 

 

As participantes ainda “tiveram uma surpresa” no dia da corrida, quando a estudante Nina Bezerra foi escolhida aleatoriamente pela organização da Fórmula E para ir ao pódio entregar o troféu ao terceiro colocado da corrida, Taylor Barnard, da McLaren. Em dezembro a Fórmula E deve voltar ao Brasil (se não for esta data, uma outra no calendário da competição). Você vai perder a chance de tentar estar no próximo FIA Girls on Track?  

 

Last Updated ( Wednesday, 18 December 2024 07:26 )