
Chegamos... quer dizer, não fomos! Mas gostaríamos muito de ter ido. Certamente os colegas da mídia internacional que tiveram a oportunidade de ir ao Japão e vivenciar a experiência de ir a este país de cultura milenar são uns privilegiados e colaboraram conosco para que pudéssemos produzir nosso material. Thierry Neuville chegou ao Japão com a mão no título dada a sua vantagem na tabela de pontos ante seu companheiro de equipe, Ott Tänak. Com 25 pontos sobre o adversário estoniano, o belga teria que errar muito, fazer, tudo errado, não pontuar na etapa e ver seu adversário fazer exatamente o oposto para assim supera-lo. Prévia O Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024 atinge seu clímax esta semana, com os companheiros de equipe da Hyundai Motorsport Thierry Neuville e Ott Tänak batalhando cabeça a cabeça pela cobiçada coroa no FORUM8 Rally Japan (21 a 24 de novembro). Após uma temporada emocionante que rendeu cinco vencedores diferentes em 12 ralis até agora, Neuville chega à Toyota City com uma vantagem de 25 pontos sobre seu colega estoniano. Para Neuville, um título WRC inaugural para ele e a Bélgica está tentadoramente próximo após cinco segundos lugares em campanhas anteriores. Tänak, o campeão de 2019, enfrenta um desafio mais difícil - exigindo um fim de semana impecável e que Neuville vacile se quiser garantir uma segunda coroa. Neuville lidera a série desde seu triunfo na primeira rodada no Rallye Monte-Carlo em janeiro e pode garantir o título marcando seis pontos no Japão, independentemente do resultado de Tänak. Enquanto ele mantém a vantagem na batalha da série de pilotos, o campeonato de fabricantes continua ferozmente disputado. A Hyundai lidera por apenas 15 pontos da atual campeã Toyota Gazoo Racing, mas um forte desempenho em casa pode fazer a equipe japonesa reverter esse déficit. A Hyundai coloca três carros i20 N Rally1 Hybrid para Neuville, Tänak e Andreas Mikkelsen, enquanto a linha GR Yaris Rally1 Hybrid da Toyota inclui o oito vezes campeão do WRC Sébastien Ogier, a estrela local Takamoto Katsuta e a vencedora japonesa do ano passado Elfyn Evans. A equipe britânica M-Sport Ford também estará em ação com dois Puma Rally1 Hybrid pilotados por Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, enquanto as especulações giram em torno do futuro de Fourmaux em meio a rumores de uma possível troca de equipe para 2025. Os títulos FIA WRC2 e FIA WRC2 Challenger também estão em disputa no Japão, aumentando ainda mais as perspectivas de um evento final extremamente emocionante da temporada. Sami Pajari, pilotando um Toyota GR Yaris Rally2, é atualmente o favorito para reivindicar ambos. O rally começa no Toyota Stadium na quinta-feira antes de enfrentar 21 etapas especiais cobrindo mais de 300 km. A ação termina na tarde de domingo, com as batalhas do campeonato definidas para entregar alto drama até a etapa final. Visão geral O FORUM8 Rally Japan – a casa do fabricante Toyota, vencedor do campeonato de 2022 e 2023 – está sediando a rodada final do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2023 e 2024. As exigentes estradas de asfalto nas regiões montanhosas de Aichi e Gifu estrearam em 2022. Os estágios são mais estreitos e mais espinhosos do que os da Europa e a aderência pode ser inconsistente em seções cobertas por árvores. Desafio O FORUM8 Rally Japan 2024, a rodada final da série 2024 do Campeonato Mundial de Rally da FIA, será realizado no Japão novamente este ano de 21 (quinta-feira) a 24 (domingo) de novembro nas prefeituras de Aichi e Gifu. Este será o terceiro ano consecutivo que o evento será realizado em Aichi e Gifu e, seguindo o evento do ano passado, será realizado sob o conceito de evento "ENJOY! RALLY JAPAN". As principais equipes e pilotos do mundo competirão a toda velocidade em estradas públicas fechadas que testarão os limites do que é possível com o controle do veículo. Na pista montada no Estádio Toyota, que é uma característica especial do evento, o estágio será realizado em formato de duelo. A região anfitriã tem muitas áreas montanhosas ricas em natureza, uma variedade de estradas adequadas para ralis e uma próspera indústria automobilística. Além dessas características regionais, o evento também fará uso da experiência de sediar eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo de Rugby e competições nacionais de rally, para garantir que o evento seja realizado de forma ecologicamente correta. Parque de Serviços O Estádio Toyota, a base do rally, também será o local para shows de entretenimento como motocross estilo livre (FMX) e artistas ao vivo, caminhadas na pista e passeios de carros de rally, bem como voos acrobáticos pela equipe de demonstração acrobática Blue Impulse e outros eventos além de assistir ao rally. Os quatro dias do rali não serão apenas uma grande oportunidade para os fãs de rali, mas também para os espectadores de rally pela primeira vez e suas famílias se divertirem. Histórico do evento O Rally do Japão apareceu pela primeira vez no WRC em 2004 e foi realizado, até 2007, na área de Tokachi-Obihiro, em Hokkaido. Em 2008 e 2010 (não houve rally em 2009), o evento foi sediado em Hokkaido Central, com Sapporo como cidade-sede. Peter Solberg, da Subaru, venceu o rally inaugural em 2004. Em 2005, o vencedor foi Marcus Grönholm, da Peugeot, e o vencedor de 2006 foi Sébastien Loeb, com a Citroën. Mikko Hirvonen obteve vitórias consecutivas em 2007 e 2008 antes de Sébastien Ogier vencer a última edição em 2010. O Rally do Japão voltou ao calendário em 2022, quando Thierry Neuville venceu e fez um 1-2 para a Hyundai estragar a festa da Toyota, campeã de construtores e em 2023, assistiu a Toyota humilhar os adversários, terminando a temporada com um 1-2-3 dominador. Etapas Estradas de asfalto exigentes nas regiões montanhosas de Aichi e Gifu estrearam pela primeira vez em 2022. As etapas são mais estreitas e sinuosas do que as da Europa e a aderência pode ser inconsistente em seções cobertas por árvores. Shakedown Ott Tänak ditou o ritmo no shakedown na quinta-feira pela manhã no FORUM8 Rally Japan, sinalizando sua intenção de um “grande ataque” enquanto persegue a glória do Campeonato Mundial de Rally da FIA ao lado do companheiro de equipe da Hyundai Motorsport, Thierry Neuville. O estoniano, que garantiu seu único título do WRC em 2019, entra nesta 13ª e última rodada da temporada de 2024 com uma chance externa no campeonato de pilotos, atrás de Neuville por 25 pontos. Ambos os pilotos da Hyundai também carregam o peso das esperanças de título de fabricantes de sua equipe, já que a Hyundai mantém uma pequena vantagem de 15 pontos sobre o time da casa, a Toyota Gazoo Racing. Apesar do grande desafio pela frente, Tänak está determinado a ir até o limite nas estradas de asfalto notoriamente complicadas do Japão e estabeleceu um marcador inicial no teste de aquecimento do Kuragaike Park, registrando o tempo mais rápido. Adrien Fourmaux, da M-Sport Ford, ficou apenas quatro décimos de segundo atrás em seu Puma Rally1 Hybrid, enquanto Sébastien Ogier, da Toyota, completou os três primeiros em seu GR Yaris Rally1 Hybrid. Thierry Neuville, o sexto mais rápido no shakedown e 1.7s atrás do ritmo de Tänak, está focado em garantir sua primeira coroa no WRC após terminar em segundo lugar cinco vezes. Takamoto Katsuta e Grégoire Munster ficaram à frente de Neuville, enquanto o campeão britânico de Rally Chris Ingram igualou o tempo do belga para liderar as planilhas de tempos do WRC2. Elfyn Evans, da Toyota, ficou apenas 0.1s atrás, em oitavo, com o norueguês Andreas Mikkelsen, pilotando o terceiro carro da Hyundai, completando o top 10 atrás do piloto do WRC2 Hiroki Arai. O rally começava oficialmente no final da quinta-feira com um super estágio especial em frente ao público lotado do Estádio Toyota. Quinta-feira Primeira vitória em uma especial e a liderança do Rally do Japão. Adrien Fourmaux finalmente teve direito a saborear este marco na carreira após vencer a etapa de abertura do FORUM8 Rally do Japão, emocionando uma multidão lotada no Toyota Stadium na noite de quinta-feira. Pilotando um M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid, Fourmaux superou o piloto do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid Ott Tänak por 0.5s. O favorito da casa da Toyota Gazoo Racing, Takamoto Katsuta, encantou os fãs locais ao reivindicar o terceiro lugar, mais 0.3s atrás. A rodada final do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024 começou em grande estilo, com os fãs presenteados com um super especial de dois de cada vez que preparou o cenário para três dias de competição intensa em mais de 20 etapas de asfalto. Para Fourmaux, que começou 58 eventos do WRC e conquistou quatro pódios, esta marca a primeira vez que ele lidera um rally do WRC. O entusiasmo do francês era contagiante enquanto ele absorvia o momento. Elfyn Evans colocou seu GR Yaris Rally1 Hybrid em quarto lugar, apenas 0.9s atrás do benchmark de Fourmaux e 1.3s à frente do líder do campeonato Thierry Neuville. Neuville, que precisa de apenas seis pontos para garantir o primeiro título de pilotos para ele e para a Hyundai, continua focado. O oito vezes campeão do WRC Sébastien Ogier igualou o tempo de Neuville para dividir o quinto lugar. Grégoire Munster e Andreas Mikkelsen completaram os oito primeiros, embora Mikkelsen tenha enfrentado drama com um problema de aumento de combustível. O nono lugar foi para Nikolay Gryazin, que também ditou o ritmo no WRC2. O candidato ao campeonato Sami Pajari ficou em segundo na classe, precisando de uma classificação entre os dois primeiros nesta semana para garantir o título do WRC2. A ação recomeçava na sexta-feira com oito etapas cobrindo mais de 125 quilômetros de distância competitiva. Sexta-feira A batalha pelo título do Campeonato Mundial de Rally da FIA deste ano estava se definindo para um clímax de roer as unhas, já que Ott Tänak, da Hyundai Motorsport, terminou a sexta-feira na liderança do FORUM8 Rally Japan durante a noite e vendo seu companheiro de equipe, Thierry Neuville, enfrentando uma sexta-feira desastrosa que deixava suas esperanças de campeonato no fio da navalha. O dia começou com a Hyundai no topo, com Tänak e o líder do campeonato Neuville conquistando uma liderança de 1-2 nas duas primeiras etapas. No entanto, enquanto a velocidade de Tänak manteve o ânimo da Hyundai alto, a sorte de Neuville deu uma guinada dramática na terceira etapa, quando seu i20 N Rally1 Hybrid sofreu um problema de pressão do turbo, reduzindo severamente sua potência. Sem serviço ao meio-dia e com peças de reposição limitadas disponíveis, Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe enfrentaram a tarefa exaustiva de cuidar de seu carro por mais cinco etapas de asfalto, sangrando mais de sete minutos e caindo para 15º no geral. Agora, com uma montanha para escalar para retornar a uma posição de pontuação, suas esperanças de garantir os seis pontos necessários para garantir a si mesmos o primeiro título mundial repousam firmemente no Super Domingo. Tänak, enquanto isso, deu uma aula magistral de velocidade e precisão. Sem nada a perder, o estoniano adotou uma abordagem direta que não apenas manteve suas chances de campeonato vivas, mas também reforçou a tentativa da Hyundai de se defender da Toyota Gazoo Racing na luta pela coroa dos fabricantes. Seu desempenho se tornou ainda mais crítico depois que Andreas Mikkelsen bateu seu i20 N em uma árvore no SS5. O campeão de 2019 inicialmente enfrentou pressão do piloto galês Elfyn Evans, que conquistou uma liderança de 0.7s na metade do caminho. Mas depois de uma tarde dominante de Tänak, incluindo um tempo 14.4s mais rápido que Evans no Túnel 2 de Isegami, o estoniano recuperou a liderança e ampliou sua margem durante a noite para 20.9s. A saída de Mikkelsen causou um atraso e forçou o estágio de Shinshiro (SS7) a ser executado sob luz fraca. Isso jogou nas mãos de Adrien Fourmaux, cuja previsão de instalar luzes auxiliares em seu M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid rendeu dividendos. Fourmaux capitalizou as dificuldades de visibilidade de Takamoto Katsuta para arrebatar o terceiro lugar geral, terminando o dia um décimo à frente do piloto japonês, mas atrás de Evans por mais de 1m30s. Sébastien Ogier, da Toyota, terminou um dia desafiador em quinto depois de perder quase dois minutos para uma troca de roda no SS2. Grégoire Munster seguiu em sexto com seu M-Sport Puma, enquanto o líder do WRC2 Nikolay Gryazin ficou em sétimo. A classificação de Sami Pajari em oitavo no geral e segundo no WRC2 coloca o jovem finlandês no caminho para selar o título do WRC2, enquanto Josh McErlean e Hiroki Arai completaram o top 10 após quase 130 km de competição intensa. A penúltima etapa de sábado apresentava três etapas, cada uma executada duas vezes, antes de concluir com outra corrida pela super especial do Toyota Stadium. Sábado A etapa a ser disputada no sábado seria crucial para Thierry Neuville buscar uma recuperação e continuar podendo sonhar com a glória do título mundial no Japão. Ott Tänak ampliou sua liderança no FORUM8 Rally Japan no sábado, mas todos os olhos estavam voltados para seu companheiro de equipe Thierry Neuville enquanto ele subia na tabela de classificação para se colocar a uma distância mínima da coroa do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024. Neuville, frequentemente chamado de “quase campeão” do WRC, está finalmente perto de se livrar desse rótulo e reivindicar seu primeiro título de pilotos do WRC - um triunfo que também seria o primeiro de um piloto belga no WRC. Após uma recuperação notável do 15º para o sétimo lugar geral em apenas sete etapas neste penúltimo dia, Neuville e o copiloto Martijn Wydaeghe conquistaram provisoriamente quatro pontos cruciais. Após um problema no turbocompressor que atrapalhou muito sua sexta-feira, a recuperação impressionante de Neuville o deixou precisando de apenas mais dois pontos do Super Domingo para fechar o negócio. Com até 12 pontos disponíveis, o piloto de 36 anos conseguiu uma recuperação espetacular e se colocou a uma curta distância de quebrar sua sequência de cinco vice-campeonatos e consolidar seu lugar como campeão mundial. Enquanto as aspirações de Tänak por um segundo título de pilotos agora parecem escassas, ele carrega as esperanças da Hyundai pelo campeonato de fabricantes. O estoniano começou o sábado com uma vantagem de 20.9s sobre Elfyn Evans, da Toyota, mas essa margem caiu para 15.3s após o circuito da manhã. No entanto, um forte desempenho à tarde nas estradas de asfalto de Aichi permitiu que Tänak ampliasse sua liderança para 38.0s com cinco etapas restantes. Do jeito que as coisas terminaram no sábado, a Hyundai ainda tem uma vantagem sobre a Toyota de 11 pontos na classificação dos fabricantes, com tudo ainda em jogo à medida que a temporada se aproxima de sua conclusão. Assim como Neuville, o oito vezes campeão Sébastien Ogier também estava fazendo movimentos. Uma troca de roda de dois minutos na sexta-feira colocou o piloto do Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid em desvantagem, mas ele se recuperou com duas vitórias de etapa e três segundos tempos mais rápidos hoje, subindo do quinto para o terceiro. Ogier passou o companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Takamoto Katsuta, que rodou no SS12, assim como Adrien Fourmaux, para ficar atrás do companheiro de equipe Evans por 1m32.9s durante a noite. Depois de ultrapassar Katsuta após o erro do piloto japonês, Fourmaux estava sob pressão constante do herói local e parou seu M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid durante a noite apenas 6.1s à frente. Também mostrando um ritmo impressionante estava o jovem da M-Sport Ford, Grégoire Munster, que descreveu o dia como seu “melhor de todos os tempos” no Tarmac após registrar um terceiro tempo mais rápido no SS10. Neuville, enquanto isso, estava mais de quatro minutos atrás. Nikolay Gryazin ficou em oitavo na classificação geral e ampliou sua liderança no WRC2 para 1m25.3s sobre Sami Pajari. Pajari, pilotando um Toyota GR Yaris Rally2, está pronto para conquistar os títulos WRC2 e WRC2 Challenger no domingo, enquanto Hiroki Arai completou o top 10. Domingo Ott Tänak acordou com tudo pronto para conquistar a chamada “vitória de Pirro” ao final do último dia do FORUM8 Rally Japan. Com 18 pontos garantidos no final do sábado e 38s de vantagem sobre Elfyn Evans, era administrar a vantagem, vencer a etapa final do WRC e torcer por uma infelicidade de Thierry Neuville e, isso não vindo, garantir o título da Hyundai no campeonato de construtores ao final dos 5 estágios deste último dia da temporada 2024. Tanak começou o domingo com uma vantagem de 38 segundos sobre Elfyn Evans, da Toyota e ele precisava vencer para manter vivas suas esperanças de título. No entanto, a etapa de abertura da manhã de domingo (Nukata, 20,23 km) provou ser decisiva no resultado do campeonato de pilotos do FORUM8 Rally Japan. O estoniano foi pego pela sujeira na estrada e saiu de frente em alta velocidade numa das curvas e isso resultou em um forte impacto em seu i20 N Hybrid, que sofreu danos terminais. Ott Tanak e o navegador Martin Jarveoja escaparam ilesos do incidente, mas o abandono mudou totalmente o panorama do campeonato. O campeonato de Neuville e do navegador Martijn Wydaghe estava garantido desta forma dramática. Com uma vantagem de 25 pontos indo para o final da temporada, o título de Neuville foi garantido com a impossibilidade de qualquer outro adversário conseguir alcança-lo na pontuação do campeonato. O drama da manhã de domingo para Ott Tänak encerrou uma semana de montanha-russa para o belga, que lutou para voltar do 15º lugar após uma falha no turbocompressor na sexta-feira para terminar em sexto na classificação geral. A conquista de Thierry Neuville tornou-se histórica é a primeira não apenas para ele e Wydaeghe, mas também para seu país natal, a Bélgica, e para a equipe Hyundai Motorsport após uma década no WRC. Depois de anos de quase acidentes e inúmeras decepções, Thierry Neuville pode finalmente aproveitar a glória de conquistar seu primeiro título do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Enquanto Neuville saboreava seu tão esperado triunfo, o acidente de Tänak deu uma reviravolta cruel nas aspirações de título dos fabricantes da Hyundai. A marca coreana estava em vantagem no último dia, mas o pêndulo voltou para a Toyota após um confronto tenso no Wolf Power Stage. Sébastien Ogier, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta apresentaram performances decisivas quando mais importava, ajudando a marca Toyota a arrebatar seu oitavo título de fabricantes do WRC por uma margem estreita de três pontos — a mais próxima desde que a Lancia conquistou a coroa por dois pontos em 1983. Evans teve uma comemoração dupla, herdando a vitória do rally após o abandono de Tänak e se tornando o sexto vencedor diferente em uma temporada altamente competitiva. O triunfo do galês também lhe garantiu o segundo lugar no campeonato de pilotos — um marco agridoce que ele agora alcançou pela quarta vez. Ogier completou uma 1-2 da Toyota, terminando 1m27.3s atrás de seu companheiro de equipe. O rally do oito vezes campeão foi prejudicado por uma dispendiosa troca de rodas na sexta-feira que o tirou da disputa pela vitória, mas sua recuperação garantiu pontos vitais para a Toyota na luta pelo título. Adrien Fourmaux coroou uma temporada inovadora completando o pódio em seu M-Sport Ford Puma Rally Hybrid. A forma consistente do francês lhe rendeu cinco pódios em 2024 e o quinto lugar no campeonato de pilotos — sua melhor temporada até agora. Fourmaux chegou ao final apenas 7.1s à frente de Katsuta, da Toyota, que encantou a torcida local ao terminar em quarto, enquanto Grégoire Munster completou os cinco primeiros em outra inscrição da M-Sport. No WRC2, Nikolay Gryazin conquistou uma vitória dominante na categoria e um impressionante sétimo lugar no geral, mas não foi o suficiente para negar o campeonato a Sami Pajari. O segundo lugar do finlandês no Japão garantiu os títulos WRC2 e WRC2 Challenger, coroando um ano notável para a estrela em ascensão e copiloto Enni Mälkönen. O Campeonato Mundial de Rally da FIA está pronto para proporcionar mais emoção em 2025 com um calendário expandido que inclui eventos totalmente novos na Arábia Saudita, Paraguai e Espanha. A ação recomeça no Rallye Monte-Carlo, que acontece de 23 a 26 de janeiro. Arivederci, Redação do RallyItalia.net Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |