Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
59° Campeonato Brasileiro de Kart (Grupo2) em Londrina-PR PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 17 November 2024 12:25

Salve Nobres Leitores,

 

O Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina/PR, para a disputa do Grupo 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart. Cento e oitenta e seis inscrições estão confirmadas na briga pelos títulos das categorias 2 Tempos da maior competição da modalidade no país. São 12 categorias: Mini 2T, Júnior Menor, Júnior, Novato, Graduado, OK Júnior, OK FIA, Sênior AM, Sênior Pro, Super Sênior, Super Sênior Master e Sênior 60+. Entre as 186 inscrições, tivemos apenas duas competidoras: a catarinense Bárbara Mukai Estevo competirá na Novato e a paulista Isabelly Melniski estará na Mini 2T.

 

O kartódromo é um dos mais importantes do país, com 31 boxes e amplo espaço para montagem de toda a estrutura necessária para os eventos. tendo recebido o Campeonato Brasileiro em 1999 (quatro anos após sua inauguração) e há dois anos foi a sede da 22ª edição da Copa Brasil de Kart. Tendo recebido reformas, um novo asfalto em toda a sua extensão de 1.154 metros, novas zebras e tendo a pista alargada em alguns pontos que agora varia entre oito e nove metros. É uma pista travada, de média para baixa velocidade.

 

 

As atividades de pista começaram na terça-feira dia 12 de novembro, com os pilotos passando por treinos livres neste dia e na quarta-feira, dia 13. As tomadas de tempo classificatórios acontecendo na quinta-feira, dia 14, dando 50 pontos. No feriado do dia 15, na sexta-feira, era o momento das super classificatórias (tipo a pré-final nos mundiais), com 75 pontos em jogo. Somados os pontos conquistados nas duas classificatórias e super classificatória, o somatório dos pontos nas três corridas definiu o grid para as finais do sábado, dia 16. Vamos às finais e conhecer os campeões.

 

 

A categoria Mini 2T foi a primeira a ir pra pista com 15 kartistas no grid. O pole, Davi Honório, acabou superado nas primeiras voltas pelo mineiro Rafael Guimarães, vencedor da Regional Cup em julho, que acabou levando seu primeiro título Brasileiro, apenas 657 milésimos à frente de Vinícius Gabriel. Davi Honório foi o 3°. Na categoria Novatos, o grid de 23 competidores mais pareceu ter Victor Tieri + 22. O campeão venceu todas as classificatórias, Super Classificatória e liderou a Final de ponta a ponta colocando quase 9s sobre Máximo Toviggino. Felipe Freire foi o 3°.

 

 

A categoria Junior Menor teve 18 kartistas na final e Nicolas Guth, depois de ultrapassar o pole, Antônio Claro, nas primeiras curvas, liderou até o final e venceu com uma vantagem confortável, seguido de João Paulo Bonadiman e Rafael Gebara. Na categoria Junior, que também teve 18 competidores no grid, Marcelo Tortato, que este ano já havia sido campeão Sul-americano na OK Júnior, venceu seu primeiro Brasileiro, mas não teve vida fácil, com Rafael Busato chegando 1s atrás e Bernardo Gentil 1,5s.

 

 

Na categoria Graduados, o grid pequeno com apenas 10 kartistas não diminuiu a intensidade das disputas, mas na final, o megacampeão Olin Galli venceu a prova de ponta a ponta, deixando Leonardo Nienkotter em 2°, apertado por Gabriel Koenigkan em 3°. A categoria Senior PRO, com 12 competidores na disputa, novo show de Olin Galli, vencendo mais uma vez de ponta a ponta e conquistando seu 13° título brasileiro de kart. Erick Lutum ficou 2s atrás na 2ª posição e o 3° colocado foi Lucca Croce. A categoria Super Sênior teve 19 kartistas no grid e a vitória do tetracampeão da Copa Brasil, Ernandes Onassis, finalmente conquistou seu primeiro campeonato brasileiro. Emocionado, dedicou o título ao preparador Telmo, falecido recentemente. Assim foram concluídas as finais disputadas pela manhã.

 

 

Na parte da tarde as finais foram retomadas com a categoria Sênior AM, que reuniu 17 kartistas no grid. José Roberto Pontalti Jr. celebrou seu primeiro brasileiro. Paulo Holanda Filho – campeão da categoria na Copa Brasil em julho – venceu na pista, mas, punido com 5 segundos por ultrapassagem em bandeira amarela, acabou em segundo. Diego Faria foi o 3°. As categorias Super Sênior Master e Sênior 60+ Alinharam juntas formando um grid de 18 competidores, sendo 6 da Super Sênior Master e 12 da Sênior 60+. Na categoria Super Sênior Master, Manoel Queiroz conquistou seu 3° título brasileiro, ficando o vice para Fernando Pastro e o 3° lugar para Welson Jacometti. Na categoria Sênior 60+, outro tricampeonato, agora para Jedson Vicente. Marcelo Carani foi o 2° e Amilcar Mugnaini o 3°

 

 

Ficaram para o final as disputas das categorias FIA. Na categoria OK FIA Junior tivemos um grid com 19 kartistas. Rafael Busato, que já havia sido campeão em 2023 na Mini 2T, conquistou seu bicampeonato com grande vantagem sobre Theo Salomão, o P2 e Bernardo Gentil, o P3. A categoria OK FIA teve o piloto Fausto Filho vencendo de ponta a ponta para conquistar seu primeiro título, também sobrando sobre Gabriel Koenigkan, 2° colocado e Enzo Prando, o 3°.

 

E ainda tem mais Campeonato Brasileiro vindo por aí: as competições nacionais de kart serão finalizadas com o Grupo 3 (Shifter) e os Brasileiros de Rotax e Endurance, em Paulínia/SP, entre os dias 3 e 7 de dezembro.

 

Abraços a todos, 

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 18 November 2024 12:54 )