Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Eu já sabia! A novela sem fim do autódromo de Brasília PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 10 October 2024 00:19

Vocês lembram daqueles cartazes que apareciam em alguns jogos de futebol dizendo “Eu já sabia”? Quem for reler mina coluna no início do ano sobre o calendário da Stock Car e que eu falava que preferia esperar antes de celebrar o retorno do Autódromo Internacional de Brasília à atividade.

 

Na quarta-feira, 25 de setembro, a VICAR, promotora da Stock Car Pro Series, Stock Series, Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional, anunciou uma série de alterações no calendário dessas competições para a fase final da temporada de 2024. Entre as alterações está a realização de mais uma etapa no Autódromo Internacional de Goiânia (a terceira do ano), que receberá etapa entre 23 e 24 de novembro (originalmente programada para o então reformado Autódromo Internacional de Brasília, mas tendo como alternativa o Autódromo Internacional de Cascavel). O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, continuou mantido como local do encerramento da temporada de todas as categorias.

 

Fechado em meados de 2014, fruto de uma nebulosa (pra dizer o mínimo) negociação e promessas para o recebimento da etapa da Fórmula Indy que começou com a destruição do pouco que havia de estrutura para as corridas regionais do motociclismo e automobilismo e posteriormente com o embargo da obra pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. Com a destruição no grau que estava, nem as competições regionais tinham como ser retomadas.

 

 

Em maio de 2012 o Banco Regional de Brasília (BRB) em cerimônia de grande pompa, contando com presenças ilustres como a do Bom Velhinho (e sua esposa, que escalou cargos na estrutura da FIA e atualmente é a vice-presidente da América do Sul), Nelson Piquet, entre outros, com uma promessa de investimento de 60 milhões de reais (lembram da coluna da semana passada, onde os argentinos fizeram um autódromo “do zero” por metade deste valor?).

 

O Autódromo de Brasília vive desde então uma saga para ser reaberto. Primeiro, eram “favas contadas” que no final de 2013 os campeonatos da VICAR fariam as suas etapas de encerramento por lá e tiveram que fazer uma negociação complicada para conseguirem dividir o espaço com a etapa do regional paulista, que provocou até corridas noturnas naquele final de semana (como faz falta o autódromo de Curitiba...).

 

 

Aquilo que já deveria estar definido, sacramentado e em andamento, tornou-se uma sucessão de promessas e uma novela sem fim. O mais recente capítulo desta novela é foi um novo edital (mais um), lançado em 22 de abril deste ano, abrindo uma nova concorrência pública com o objetivo de contratar serviços para a reforma do Autódromo Internacional de Brasília. O processo licitatório, que acontece na modalidade de concorrência por menor preço, será conduzido pelo próprio banco por meio da plataforma de licitações do Portal de Compras Públicas.

 

O processo, com o propósito de contratar empresa de engenharia especializada para a execução de pavimentação da pista de competição do Autódromo Internacional de Brasília, incluindo o kartódromo, pavimentação em concreto, instalação de defensas metálicas, drenagem, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, com o fornecimento de toda mão-de-obra, matéria-prima, insumos, ferramentas e equipamentos apropriados à plena entrega do objeto. Os interessados em participar do processo licitatório tinham até a terça-feira, 18 de junho, às 9h59 para enviar as propostas.

 

No dia 24 do mesmo mês foi apresentada a análise sobre a empresa que venceu esta mais recente licitação. As informações apresentadas pelo Grupo de Trabalho Autódromo sobre a Empresa NG – Engenharia e Construções Ltda., vencedora da Concorrência Eletrônica 001/2024. A Rígido Engenharia Ltda., empresa que tem como um dos sócios-diretores o Engenheiro Luiz Ernesto Morales, ligado a CBA e maior autoridade em segurança de autódromos do país, sendo membro da Comissão de Autódromos da FIA, avaliou a documentação e os equipamentos da vencedora da NG – Engenharia e Construções Ltda.

 

 

Em visita realizada pelo GT Autódromo à Usina da NG – Engenharia e Construções Ltda., situada no endereço SIA Trecho 3 Lote 1875 - SIA Sul, Brasília - DF, 70297-400, foi atestada a disponibilidade de Usina Gravimétrica Modelo UA 2 100/120 TH fabricada pela Clemente Cifali SA. A referida usina encontra-se em plena operação, capaz de produzir e fornecer os materiais necessários para a execução das obras no Autódromo Internacional de Brasília. À localização da Usina de Asfalto, destaca-se sua proximidade em relação ao Autódromo de Brasília (local de execução das obras), cuja distância média de transporte é de 12,6 km. Essa proximidade é fundamental para a garantia da qualidade da massa asfáltica no que se refere à temperatura de aplicação da massa, além da maior facilidade em evitar desperdícios devido à interrupção dos serviços em virtude da variação do clima.

 

Foi verificado na mesma visita que a referida usina possui laboratório próprio com os equipamentos adequados para realização do controle de qualidade da produção de massa asfáltica. Também possuindo equipamentos adequados para execução dos serviços de pavimentação, destaque à Vibro-acabadoras Vögele Super 1800-2; fresadora a frio Wirtgen W100F; rolos compactadores de pneus Dynapac; e rolos compactadores vibratórios Tandem Caterpillar, além dos demais equipamentos necessários para os serviços de terraplenagem (rolo compactador pé-de-carneiro; moto-niveladora; escavadeiras, etc.), colocando-se apta para a execução de pavimentação da pista de competição do Autódromo Internacional de Brasília, incluindo o kartódromo, pavimentação em concreto, instalação de defensas metálicas, drenagem, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, com o fornecimento de toda mão-de-obra, matéria-prima, insumos, ferramentas e equipamentos apropriados.

 

 

Agora vamos ver se esta novela vai ter novos capítulos ou ser encerrada, com as obras sendo retomadas e o autódromo entregue – e apto – para que finalmente tenhamos mais um autódromo à disposição dos promotores de eventos ou se continuaremos todos fazendo papel de palhaços. 

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

  
Last Updated ( Thursday, 10 October 2024 09:14 )