
Chegamos! Quer dizer... não fomos! Mas gostaríamos muito de ter ido. Certamente os colegas da mídia internacional que tiveram a oportunidade de ir ao Chile vivenciar esta experiência virão com muitas histórias para contar. A parte da competição, a gente vai contar por aqui com o valoroso apoio dos colegas que lá estão e que sempre se disponibilizam a nos ajudar nas etapas do campeonato mundial fora da Europa, mas as sensações deste rally entre o Pacífico e os Andes não temos como traduzir em palavras. Visão Geral Com sede em Concepción, a segunda maior cidade do Chile, as estradas de cascalho seguintes do Rally Bio Bio retornam ao calendário do Campeonato Mundial de Rally da FIA pela primeira vez desde 2019. O rally contaria com etapas ocorrendo principalmente nas florestas ao redor, junto com algumas seções mais abertas com vista para o Oceano Pacífico. Prévia Thierry Neuville começa o Rally Chile Bio Bío desta semana (26 a 29 de setembro) com uma chance matemática de garantir seu primeiro título do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Mas será preciso um fim de semana perfeito – e uma ajudinha de seus rivais – para conquistar a coroa com duas rodadas de sobra.
As extensas estradas de cascalho da região de Bio Bío, no Chile, sediam a terceira rodada do WRC do país, com base na cidade de Concepción. E, com a temporada entrando em seu quarto final, cada ponto é crucial. O desempenho de Neuville no EKO Acropolis Rally Grécia, onde ele liderou a Hyundai Motorsport para um histórico 1-2-3, o colocou 34 pontos à frente de seu companheiro de equipe e o único piloto a vencer no Chile, Ott Tänak. Sébastien Ogier e Elfyn Evans, da Toyota Gazoo Racing, também continuam na disputa, mas para Neuville conquistar o título aqui no Chile, ele precisaria de um resultado quase perfeito, além de resultados ruins de seus concorrentes mais próximos. Neuville terminou em segundo no Chile no ano passado e está ansioso pelas estradas que o aguardam esta semana. “O Rally Chile”, ele acrescentou, “é semelhante a alguns dos outros eventos de cascalho que enfrentamos nesta temporada, mas as etapas podem variar muito. Conseguimos realmente aproveitar a viagem no ano passado e terminar no pódio para tornar nosso fim de semana ainda melhor.” Enquanto a batalha pelo título toma o centro das atenções na 11ª rodada, o futuro do esporte também está agitando, já que os jovens talentos Sami Pajari e Mārtiņš Sesks se preparam para reivindicar sua posição entre a elite do rally.
Pajari (22), substituindo o descansado Takamoto Katsuta na Toyota, assume sua segunda participação em um Toyota Yaris Rally1 Hybrid. Sesks (25) da Letônia retorna em um M-Sport Ford Puma Rally1 não híbrido após impressionantes performances vencedoras de etapas na Polônia e na Letônia. A dupla é formada por dois dos jovens talentos mais brilhantes do rali e ambos estão ansiosos para provar que pertencem ao nível mais alto. Sua presença no Chile reflete a ascensão de uma nova geração, assim como Kalle Rovanperä — o mais jovem campeão do WRC — que também está competindo aqui como parte de sua campanha de meio período com a Toyota. Após alternar saídas com Dani Sordo e Andreas Mikkelsen, Esapekka Lappi retorna à escalação da Hyundai pela quinta vez nesta temporada. Enquanto isso, Adrien Fourmaux e Grégoire Munster pilotarão os Puma Rally1 Hybrids para a M-Sport. O rally começa na quinta-feira (26 de setembro) e abrange 16 etapas cobrindo 306,76 km antes de terminar na tarde de domingo. Sobre o rally Um recém-chegado ao WRC, o Rally Chile Bio Bío foi realizado pela primeira vez em 2018, quando foi realizado como um evento candidato como parte de uma tentativa de ingressar no calendário do WRC. Seu sucesso significou que o Chile foi adicionado ao calendário do WRC para 2019 – na época se tornando o 32º país a sediar uma etapa do WRC desde o início do campeonato em 1973. Ott Tänak, dirigindo um Toyota Yaris World Rally Car, conquistou a vitória por 23,1 segundos sobre Sébastien Ogier.
Emoção e dificuldade são garantidas com a rota incluindo trilhas florestais técnicas, sinuosas e curvas na região de Bio Bío. Somando-se à complexidade está o clima, com uma grande chance de chuvas torrenciais durante a primavera do hemisfério sul. Etapas Tecnicamente complicadas, mas rápidas, estradas suaves e curvadas nas florestas que cercam a cidade portuária de Concepción são muito apreciadas pelos motoristas, enquanto algumas seções mais abertas oferecem vistas magníficas do Oceano Pacífico. Especificações do carro Suspensão e pneus para cascalho. Shakedown O Rally Chile Bio Bío não começou oficialmente, mas a estratégia já está em jogo. O shakedown de quinta-feira perto de Concepción destacou o gerenciamento de pneus como uma preocupação fundamental na rodada 11. “Gerenciamento de pneus” foi a frase na boca da maioria dos pilotos ao completarem o estágio de aquecimento de 6,79 km em Conuco. Cada equipe tem uma alocação de 28 pneus Pirelli de composto macio e oito duros para o evento de três dias, com seleções de shakedown incluídas nesta contagem. Como resultado, muitos favoritos optaram por uma abordagem conservadora, em vez de economizar borracha para os dias desafiadores que viriam.
A degradação dos pneus provou ser um grande ponto de discussão na edição do ano passado, com a Toyota sofrendo estouros caros em três de seus carros. Desta vez, o grande foco está na etapa de sábado - a mais longa do fim de semana - onde quase 140 quilômetros competitivos são esperados para testar a resistência dos pneus ao limite. Esapekka Lappi mostrou pouca hesitação, registrando o tempo de shakedown mais rápido em sua segunda e última corrida. O finlandês, que bateu seu Hyundai i20 N Rally1 HYBRID na etapa de abertura aqui no ano passado, superou o Ford Puma Rally1 de Mārtiņš Sesks por 2.2 segundos, enquanto o também novato Sami Pajari completou os três primeiros apenas três décimos atrás em seu Toyota Yaris Rally1 Hybrid. Kalle Rovanperä garantiu o quarto lugar à frente de Ott Tänak e Elfyn Evans, com o líder do campeonato Thierry Neuville terminando em sétimo em seu Hyundai. Grégoire Munster levou seu Puma para casa em oitavo, seguido pelo líder do WRC2 Nikolay Gryazin e o oito vezes campeão do WRC Sébastien Ogier. A corrida de abertura estável de Ogier sugeriu um problema potencial com seu Toyota, mas o francês rapidamente descartou as preocupações. “Tudo bem”, ele garantiu. “Nada especial.”
Após o início cerimonial desta noite, a ação real começa na sexta-feira, com equipes enfrentando seis etapas totalizando 112,76 km durante o primeiro dia completo de competição. Sexta-feira Quem não gosta de uma reviravolta? Bom, quem tem o doce tirado da boca certamente não. Mas porque estou dizendo isso? Ott Tänak preparou o cenário para um potencial terceiro triunfo consecutivo no Rally Chile Bio Bío, encerrando a etapa de abertura de sexta-feira com uma estreita vantagem de 0.4 segundos. Foi um dia de situações contrastantes para o estoniano, que venceu todas as etapas do WRC realizadas anteriormente no Chile. Tänak lutou pela manhã, ficando em quinto na hora do almoço após lidar com a falta de confiança e equilíbrio em seu Hyundai i20 Rally1 Hybrid durante a primeira passagem das três etapas de cascalho ao sul de Concepción.
No entanto, ajustes na configuração no serviço rejuvenesceram seu desempenho e o ajudaram a ultrapassar o rival da Toyota, Elfyn Evans, na penúltima etapa de Rere para reivindicar a liderança durante a noite. Apesar da tarde forte de Tänak, Sébastien Ogier pareceu o mais potente durante o primeiro dia. O francês venceu três etapas e teria liderado o rali por quase 30 segundos se não tivesse saído e batido em um banco no SS3, forçando-o a parar e trocar uma roda. Tänak foi encorajado pela reviravolta da tarde e continua pronto para diminuir a diferença de pontos para seu companheiro de equipe líder do campeonato, Thierry Neuville, que terminou em sexto. Evans, que tem sido lento nas últimas etapas, teve um início mais agressivo no Chile, mas lutou com confiança no circuito da tarde, admitindo estar um pouco perdido com a sensação, com toda a honestidade e não estar parecendo natural no momento.
O bicampeão mundial Kalle Rovanperä completou os três primeiros, 6.7s atrás de Evans em seu GR Yaris Rally1 Hybrid, embora ele também tenha expressado frustrações após ultrapassar e bater em um portão no SS4. De volta ao evento onde fez sua estreia na primeira divisão no ano passado, Grégoire Munster teve seu melhor desempenho da temporada, mas danos nos pneus na fase final o fizeram cair para o quinto lugar, atrás do novato da Toyota Sami Pajari. Apenas 1.4s separou a dupla no final do dia, com Pajari atrás de Rovanperä por apenas 2.2s. Para os companheiros de equipe M-Sport Ford Puma Rally1 de Munster, foi um dia mais desafiador. Mārtiņš Sesks aposentou seu carro não híbrido pela manhã após bater em um banco e danificar dois pneus enquanto carregava apenas um pneu sobressalente. Adrien Fourmaux caiu do quarto para o oitavo lugar após incorrer em uma penalidade de tempo de um minuto por chegar atrasado ao SS5. O atraso decorreu de reparos na estrada, primeiro em seu alternador e depois em um cano de água.
O líder do campeonato Neuville terminou o dia em sexto, mais de meio minuto atrás do ritmo. Abrindo a estrada, ele lutou com condições soltas, mas ainda liderou o companheiro de equipe Esapekka Lappi por 5.8s. Fourmaux levou seu Puma para casa em oitavo, logo à frente de Ogier, enquanto o líder do WRC2 Nikolay Gryazin completou o top 10. Agora vamos as reviravoltas... Eflyn Evans, da Toyota Gazoo Racing, liderará o Rally Chile Bio Bío na manhã de sábado após receber um tempo nocional atualizado para a etapa de abertura do rally, com base no tempo que ele definiu quando a etapa foi repetida à tarde. Seu rival da Hyundai, Ott Tänak, inicialmente tinha uma vantagem de 0.4s após sexta-feira, mas a decisão devolveu a liderança a Evans com uma margem de exatamente três segundos separando a dupla.
A decisão foi anunciada por meio de uma notificação do funcionário do percurso na noite de sexta-feira, após receber uma solicitação da equipe Toyota de Evans para considerar a realocação do tempo nocional que ele recebeu para a etapa interrompida da manhã. Após uma análise mais aprofundada, o companheiro de equipe Sami Pajari e Adrien Fourmaux também receberam tempos atualizados, nenhum dos quais afetou a classificação geral. O sábado será um verdadeiro teste de resistência e gerenciamento de pneus, com seis etapas totalizando quase 140 km no itinerário. Sábado Se na sexta-feira tivemos reviravoltas após as disputas terem terminado, desta vez as mudanças vieram antes do final do dia com um fator inesperado para pilotos, navegadores e equipes. Kalle Rovanperä tomou a liderança do Rally Chile Bio Bío do seu companheiro de equipe Elfyn Evans enquanto uma densa neblina engolfava as etapas da tarde de sábado, virando a batalha pela vitória de cabeça para baixo.
O finlandês de 23 anos entrará na etapa final de domingo com uma vantagem de 15.1s sobre seu colega da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, beneficiando-se em parte das condições climáticas complicadas que remodelaram a tabela de classificação. Evans estava em ótima forma no início do dia, vencendo três das quatro etapas da manhã para construir uma vantagem de 13.6s. Mas sua vantagem evaporou no penúltimo teste de Lota, onde uma densa neblina desceu nas montanhas, reduzindo a visibilidade para quase zero. Como o último dos melhores corredores na estrada, Elfyn Evans suportou o peso das condições de deterioração e diminuiu seu ritmo para um rastreamento às vezes. Kalle Rovanperä, em contraste, assumiu a liderança com um tempo mais de 20 segundos mais rápido antes de aumentar a diferença em condições igualmente traiçoeiras na etapa final do dia, María Las Cruces.
Ott Tänak ficou em terceiro, atrás de Evans por 18.5s após um dia de grande drama que também viu Sébastien Ogier sair da disputa. A tentativa do francês de um nono título recebeu um duro golpe quando ele bateu em uma pedra no SS8 que quebrou um parafuso no braço de direção de seu Toyota Yaris. Elfyn Evans, ainda em busca de sua primeira vitória no WRC desde o Japão em novembro passado, ficou compreensivelmente desapontado por perder a liderança, mas reconheceu que havia pouco que pudesse fazer, afinal ele não conseguia ver além do capô e fez o que foi possível, arriscando até mais do que devia. Atrás de Tänak, Thierry Neuville da Hyundai montou uma forte recuperação e subiu do sexto lugar na sexta-feira para terminar o dia a 43.7s da liderança em quarto. Embora o belga agora não deva conquistar seu primeiro título de pilotos esta semana, ele continua bem posicionado para fazê-lo no Rally da Europa Central do mês que vem, salvo grandes contratempos.
Adrien Fourmaux também fez um bom progresso, passando do oitavo para o quinto lugar em seu M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid. Prejudicado por uma penalidade de um minuto na sexta-feira, o francês passou pelo companheiro de equipe Grégoire Munster e pelo novato da Toyota Sami Pajari, que terminaram o dia em sexto e sétimo, respectivamente. Foi outro dia difícil para Esapekka Lappi. Já fora do ritmo, os problemas do finlandês se aprofundaram quando ele recebeu uma penalidade de dois minutos por marcar o tempo no SS11. Ele terminou no sábado em um distante oitavo lugar geral em seu Hyundai, enquanto os líderes do WRC2 Nikolay Gryazin e Gus Greensmith completaram o top 10.
O rally recomeça na manhã de domingo, onde duas etapas desafiadoras, cada uma executada duas vezes, o aguardam. O quarteto soma 54,8 km de ação competitiva. Domingo Kalle Rovanperä garantiu a vitória no Rally Chile Bio Bío no domingo, dominando a neblina densa e as condições traiçoeiras para garantir sua quarta vitória na temporada 2024 do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Ao volante de seu Toyota Yaris Rally1 Hybrid, o finlandês superou seu companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, por 23.4s, conquistando estradas cada vez mais difíceis e úmidas na região de Bio Bío, no Chile. Rovanperä começou cautelosamente a 11ª rodada da temporada, admitindo que o cascalho chileno não combinava com seu estilo de pilotagem. No entanto, conforme o rali progredia, ele encontrou seu ritmo. A virada veio na tarde de sábado, quando ele ultrapassou Evans com visibilidade quase zero, navegando pela névoa espessa no alto das etapas da montanha para conquistar uma liderança de 15.1s rumo ao último dia. O bicampeão do WRC permaneceu imperturbável em condições igualmente difíceis hoje, superando Evans em todas as quatro etapas finais, exceto uma, para garantir a 15ª vitória de sua carreira no WRC. Ott Tänak, da Hyundai Motorsport, completou o pódio, atrás de Evans por 20.5s em seu i20 N Rally1 Hybrid. Apesar do pódio do estoniano, a Hyundai perdeu terreno no campeonato de fabricantes com a Toyota reduzindo a diferença para apenas 17 pontos, cortesia das performances magistrais de Rovanperä e Evans e da crucial conquista de pontos de Sébastien Ogier no Super Sunday. O líder do campeonato, Thierry Neuville, teve uma corrida relativamente tranquila para o quarto lugar, um resultado que o deixa ainda mais perto de um título de pilotos inaugural, já que ele lidera a classificação por 29 pontos com apenas duas rodadas restantes. Neuville pode se dar ao luxo de perder alguns pontos para Evans e Ogier no Rally da Europa Central do mês que vem e ainda levantar o título lá, desde que ele supere seu companheiro de equipe Tänak. Enquanto Ogier salvou o máximo de pontos do Super Sunday, suas esperanças de um nono título do WRC agora parecem escassas. O francês, que tinha velocidade para desafiar a vitória, aposentou seu Toyota no sábado com danos na suspensão após bater em uma pedra. Adrien Fourmaux foi o melhor finalizador da M-Sport Ford em quinto, atrás de Neuville por 1min 1.6s. O resultado do francês poderia ter sido ainda mais forte se não fosse por uma penalidade de um minuto sofrida por um check-in tardio na sexta-feira. A estrela em ascensão da Toyota Sami Pajari impressionou ao terminar em sexto em apenas sua segunda saída do Rally1, enquanto o companheiro de equipe de Fourmaux na Puma, Grégoire Munster, seguiu de perto em sétimo. Esapekka Lappi estava a caminho de terminar em oitavo, mas foi forçado a abandonar na penúltima etapa depois que um giro danificou o radiador de seu Hyundai. A aposentadoria também marcou a conclusão da distinta carreira do copiloto Janne Ferm no WRC após 90 largadas, duas vitórias e 15 pódios. Com Lappi fora, os pilotos do Citroën C3 Rally2 Yohan Rossel e Nikolay Gryazin foram promovidos para oitavo e nono na classificação geral, garantindo as duas primeiras posições no WRC2. Seus resultados também garantiram o título de equipes do WRC2 para a DG Sport Competition. Gus Greensmith, outro favorito no WRC2, completou o top 10. O campeonato retorna à Europa para o Rally da Europa Central de 17 a 20 de outubro, a penúltima etapa da temporada. Com sede na cidade de Bad Grießbach, no sudeste, o evento levará as equipes por etapas de asfalto que abrangem Alemanha, Áustria e República Tcheca. Arivederci, Redação do RallyItalia.net Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |