Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Felipe Baptista foi “o cara” na Stock Car no Velopark. Arthur Gama domina Stock Series PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 09 September 2024 00:10

E aê Galera... agora é comigo!

 

E aê Galera... agora é comigo!

O final de semana foi de caos total no automobilismo da república sebastianista de banânia (agradecimentos ao meu camarada, Alexandre Gargamel, colunista aqui no site).

 

A bagunça que impera no automobilismo deste país colocou 5 categorias na pista. No Rio Grande do Sul, as categorias da VICAR, com a Stock Car correndo a 8ª etapa e a Stock ex-Light na 5ª etapa, estavam naquele arremedo de autódromo do Velopark. A menos de 200 km de lá, no Autódromo Raiz de Guaporé, a Fórmula Truck disputava sua 6ª etapa. Pra completar, no circuito dos Pequizais, em Minas Gerais, o Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4, junto com o Marcas Brasil Racing.

 

Não preciso dizer que seria impossível assistir 15 corridas no final de semana, além do que, se eu escrevo sobre 15 corridas a coluna ia virar um livro a minha editora, Chica da Silva, a Rainha da Bahia teria um colapso e deixaria 3 orfãos no Canadá. Assim, vamos tentar organizar essa bagaça: Na semana que vem tem apenas a Turismo Nacional, onde vou resgatar o Brasileiro de Turismo 1.4. Como não tem corridas programadas para 28 e 29 de setembro, resgato o Marcas Brasil Racing e a Fórmula Truck. Desculpa, Galera, mas é o que dá pra fazer com essa bagunça (o advérbio não era bem esse...) que é o planejamento do automobilismo nacional.

 

Stock Car

Tivemos também logo a tarde, com uns gatos pingados nas arquibancadas, a corrida curta da Stock Car, como vimos na corrida da Stock ex-Light que aconteceu ou pouco antes, a narração com todo o poder divino do Filho do Deus do Egito e sem o Zé Goteira nos comentários, nos obrigando a aturar os palpites e suposições do Chucky, o Brinquedo Assassino. Mas antes ele que o Nhonho Peitolas!

 

 

A corrida tem a inversão dos 12 primeiros do grid definido para a corrida do domingo e com isso a primeira fila tinha Gianluca Petecof e Julio Campos para puxarem o grid com 27 carros. Com a pista muito curta o diretor de provas, o CASETTA (sim, esse é o sobrenome dele...) determinou 2 voltas de apresentação atrás do Safety Car e só depois teríamos a largada. Carros lado a lado, tudo certinho no grid e Julio Campos escapou da pista e ficou pra trás e foi para os boxes. Melhor para Gianluca Petecof que largou tranquilo. Enquanto isso, no meio do pelotão, tivemos um enrosco dos bons, começando com Allam Khodair rodando e um monte de gente amassada. O CASETTA não teve dúvidas e botou pra fora o Safety Car. Pelo menos 8 ficaram com os carros avariados e forçados a abandonar. A limpeza da pista até foi rápida e a gente teve bandeira verde na volta 6 e na P2 estava o meu piloto, o Zezinho! A P3 era de Bruno Baptista. Na volta seguinte os boxe foram abertos para as paradas obrigatórias e teve gente entrando logo de cara. Gianluca Petecof entrou na volta seguinte e meu piloto era o líder, que parou na volta seguinte e logo atrás, o Decano Barrichello. Na volta seguinte foi a vez de Bruno Baptista parar. As paradas foram acontecendo e a cronometragem estava louca. Felipe Baptista se deu bem e voltou na frente do mau piloto que era apertado pelo Decano Barrichello, mas segurou a posição. Na volta 15 faltavam Atila Abreu, Macarroni, Cesar Ramos e Ricardo Zonta parar. Na volta 16 pararam Átila Abreu e o Macarroni. Na volta seguinte parou Cesar Ramos. Gabriel Casagrande tomou a P5 do Decano Barrichello que também tomou de Thiago Camilo. Ricardo Zonta era o único que não tinha parado e não voltaria na frente do trio de pilotos-moleques Gianluca Petecof, Felipe Baptista e meu piloto, o Zezinho. Ricardo Zonta parou na volta 21 e voltamos à ordem das coisas. Ricardo Zonta voltou na P17. Gianluca Petecof tinha uma grande vantagem na ponta e meu piloto tomava sufoco de Gabriel Casagrande para se segurar no pódio e com isso Thiago Camilo, o P5, chegou na briga. Felipe Baptista estava poupando push, mas isso trouxe meu piloto e todo mundo que vinha atrás pra brigar pela P2. Gianluca Petecof estava tranquilo na ponta e foi assim até vencer pela primeira vez na categoria. Felipe Baptista controlou a situação e ficou com a P2. Zezinho Mugiatti, meu piloto, segurou a P3 e garantiu seu primeiro pódio.

 

No domingo tivemos a corrida principal e para minha contrariedade, a narração da Band não foi com o melhor locutor de automobilismo do Brasil, meu camarada, o Sinestro, mas com o Caprichoso. Os comentários ficaram com o Goleiro de Pebolim, o que deu uma aliviada (no peso excessivo do mala sem alça e sem rodinha do Prosdócimo) e uma subida na qualidade. Ainda assim, antes da 3ª volta, mudei para a transmissão do youtube.

 

 

O grid tinha na pole position Rafael Suzuki e ao seu lado Enzo Elias para puxarem o grid com 27 carros. Com a pista curta, deram duas voltas de apresentação e quando entraram arrumadinhos na reta dos boxes o diretor de provas, o CASETTA (esse é o sobrenome dele...) deu a largada! Rafael Suzuki largou bem e segurou a ponta. Enzo Elias vacilou e Felipe Fraga tomou a P2. Felipe Baptista, o líder do campeonato era o P4. Daniel Serra tomou na traseira, rodou e caiu pra último. Rafael Suzuki abriu vantagem e Felipe Baptista passou Enzo Elias tomando a P3, que na volta seguinte perdeu a porta do carona! Meu piloto, o Zezinho, que largou na P9 foi perdendo posições e na volta 7 foram abertos os boxes para a parada obrigatória. Rafael Suzuki e Felipe Baptista ficaram na pista. Felipe Fraga e Enzo Elias pararam... e o carro do Enzo Elias não saiu do box após a troca de pneus e abastecimento. Recolheram e foram colocar outra porta. Bobby Filho assumiu a P3 provisoriamente enquanto as paradas continuavam acontecendo. A porta de Enzo Elias, que estava no meio da reta foi retirada sem ter que entrar o Safety Car. Rafael Suzuki continuavam na pista enquanto não pegavam tráfego, sendo seguido por Felipe Baptista e Bobby Filho. Tinha alguma coisa errada na transmissão, que não tinha créditos na tela. A porta traseira esquerda de Daniel Serra abriu e Ricardo Mauricio deu uma batidinha pra ver se fechava! Ricardo Zonta saiu dos boxes e a roda dianteira direita “saiu do carro”. Bobby Filho tomou 5s de punição na parada dos boxes por.... O Macarroni assumiu a P3 quando finalmente apareceram os créditos depois de 20 minutos de corrida. Felipe Fraga, que era o P2 antes das paradas, estava na frente dos dois Barrichellos, mas o Decano tomou sua posição. Felipe Baptista parou na volta 25 e voltou na P4, sendo o primeiro dos não tinham parado (Rafael Suzuki, Macarroni e Lucas Kohl) O Macarroni parou na volta 27 e despencou na classificação. Na volta seguinte Rafael Suzuki parou e voltou na liderança (desconsiderando Lucas Kohl) com uma boa vantagem sobre Felipe Baptista... mas na volta seguinte o carro de Rafael Suzuki, depois de sair da pista ficou lento e foi sendo engolido pelo pelotão. Felipe Baptista assumiu a liderança, com o Macarroni em 2° e Vitor Baptista em 3°. A porta do carona de Gabriel Casagrande abriu Rafael Suzuki foi para os boxes com problema de câmbio e acabou abandonando. Os créditos da classificação sumiu novamente, mas o que não sumia era a vantagem de Felipe Baptista sobre o Macarroni na liderança. Vitor Baptista seguia na P3 e numa briga de dinossauros, Cacá Bueno e Thiago Camilo vinham batendo portas num pelotão com Daniel Serra e Ricardo Mauricio. A melhor briga do campeonato era entre a 9 e a P16, onde ninguém era de ninguém. No minuto final o carro do Decano Barrichello saiu dessa briga ficando lento e parou na reta dos boxes, sem querer saber de nada, Felipe Baptista venceu e ampliou a liderança no campeonato. O Macarroni foi o P2 e o irmão de Felipe, Vitor Baptista foi o 3°. Horas depois da corrida, na inspeção dos ‘comissacos’ técnicos, constataram que o “lastro de sucesso” que o carro do Macarroni tem que carregar estava colocado de forma irregular e ele foi desclassificado. Ele protestou e o protesto foi julgado improcedente. Ele disse que ia entrar com recurso no STJD! A propósito, alguém tem notícias sobre aquele processo pra ser “campeão do mundo moral” lá na corte inglesa?

 

Stock Series

A categoria do porquinho gordo para renovar (e engordar) o grid da Stock Car foi pra pistinha do Velopark estava com alguns pontos molhados e outros úmidos. Contando com a paralisação do futebol pela data FIFA e jogos na Europa e América do Sul tivemos a transmissão ao vivo no Bandsports. Melhor para nós que preferimos as corridas e tanto na TV como no youtube, contando com a celestial e poderosa narração do Filho do Deus do Egito e (terá sido corte de custo?) sem o Zé Goteira nos comentários, que se era complicado, ficava mais com os palpites e suposições do Chucky, o Brinquedo Assassino.

 

 

Enzo Bedani era o pole position e ao seu lado estava o Raio Gama, com os dois protagonizando a disputa do campeonato e puxando os 12 pilotos e a água de salsicha. Com a reta bem úmida o diretor de provas, o CASETTA (sim, esse é o sobrenome dele...) determinou uma largada com 2 voltas atrás do Safety Car e só depois vinha a bandeira verde com os carros lado a lado. Enzo Bedani largou bem e o Raio Gama perdeu a P2 para Vinicius Papareli. Felipe Bartz e Mathias de Valle se estranharam e trocaram tintas na segunda perna da chicane. Akiu Myasava foi para os boxes com problema no carro, que bateu no treino de classificação. Com um push nutella o Raio Gama recuperou a P2 na volta 4 e colou em Enzo Bedani... e na saída da curva 2, depois de um push nutella, Enzo Bedani rodou sozinho na segunda perna da chicane da reta dos boxes e entregou de bandeja a ponta pro Raio Gama, caindo para a P11, ficando à frente apenas da água de salsicha, que sá tinha levado de Bartz e de Valle, que bateram logo na 1ª volta. Alfredinho Ibiapina tomou um “drive-thru” sem direito a milk shake por queima de largada e Mathias de Valle tomou um também pela batida em Felipe Bartz. Enzo Bedani vinha babando no capacete pra tentar recuperar o prejuízo. Na volta 9 ele já estava na P6. A disputa pela P3 entre Gustavo Frigotto e Guto Rotta estava sendo a melhor na pista, mas o gaúcho foi dar um passeio fora da pista esó não perdeu posição porque a vantagem para Erick Schotten era muito grande. Vinicius Papareli deu uma apertada no ritmo e foi pra cima do Raio Gama, que logo respondeu. Guto Rotta e Erick Schotten se enrolaram na briga pela P4 e Enzo Bedani aproveitou para ganhar a P5. Enzo Bedani foi pta cima de Guto Rotta, furou a chicane e segurou a posição pra não ser superado por Erick Schotten (isso vai dar problema...). Nova tentativa, novo erro de Enzo Bedani e dessa vez ele tocou em Erick Schoten, que foi pra fora da pista. O Raio Gama abriu na frente e foi pra vitória. Enzo Bedani tomou 5s de punição pelo toque em Erick Schotten e caia para 6° (e ainda ia dar mais pelos dois furos da chicane). Vinicius Papareli ficou com a P2 e Gustavo Frigotto ficou na P3.

 

No domingo tivemos aquela coisa de “duas corridas em uma” ou “uma corrida com uma água e um café no meio do caminho” e com a corrida da Stock Car marcada para o meio dia e meia, as corridas da Stock ex-Light obrigou os pilotos a chegarem ainda de pijama (baby-doll no caso das pilotas?) de tão cedo. Na arquibancada meia dúzia de testemunhas e na cabine de transmissão o hoje piloto da Stock Car e líder do campeonato, Felipe Baptista para falar coisas pertinentes, diferente do Chucky, o Brinquedo Assassino.

 

 

A pole position era do Raio Gama e ao lado dele estava Enzo Bedani para puxarem o grid com os 12 competidores e a água de salsicha. Novamente deram 2 voltas de apresentação para aquecer bem os pneus e só então, quando entraram na reta dos boxes o CASETTA (esse é o sobrenome do diretor de provas...) deu a largada. O Raio Gama fulminou o grid e se manteve na frente. Felipe Bartz tentou armar pra cima de Enzo Bedani, mas errou na tomada da chicane, e quase perdeu a P3 para Mathias de Valle. Na reta oposta Guto Rotta ganhou a P4 de Mathias de Valle. Os dois primeiros e que disputam o título foram abrindo de Felipe Bartz. Vinicius Papareli assumiu a P5 e não demorou a ganhar a P4 de Guto Rotta. Já que não tinha briga entre os 4 primeiros, a briga estava boa da P5 pra trás, com Mathias de Valle passando Guto Rotta. Depois foi Alfredinho Ibiapina que deu uma “portada” em Guto Rotta pra ganhar a P6. Lá na frente Enzo Bedani ia a 1,5s do Raio Gama. No final da corrida Vinicius Papareli atacou e ganhou a P3 de Felipe Bartz pra completar o pódio. E o sobrinho do decano tomou uma advertência pela panca que deu em Vinicius Papareli quando foi ultrapassado. Vitória do Raio Gama, com Enzo Bedani na P2 e Vinicius Papareli na P3.

 

Pausa para uma água, um café, reabastecer os carros e seguir para a corrida 3 com a inversão nutella dos 8 primeiros no grid, o que colocava Erick Schotten na pole position e com Guto Rotta ao seu lado para puxarem o restante do grid. O diretor de provas, o CASETTA, seguiu o mesmo procedimento para a largada, com duas voltas de aquecimento de pneus até os carros virem lado a lado na reta dos boxes para ser dada a largada.

 

 

Erick Schotten largou bem e manteve a ponta, Guto Rotta se garantiu na P2 e depois foi tudo festa. Felipe Bartz deu uma decolada na chicane e pegou a traseira do carro de vinicius Papareli. Alfredinho Ibiapina era o P3 Enzo Bedani era o P5 e o Raio Gama o P6, mas na volta 3 o Raio Gama tomou a P5 de Enzo Bedani na reta oposta. Enquanto o Raio Gama ia pra cima de Alfredinho Ibiapina, Enzo Bedani tomava de Gustavo Frigotto e caia pra P7. Ibiapina foi despencando e o Raio Gama ia buscando Mathias de Valle, que estava colado em Guto Rotta e com isso Erick Schotten abria na ponta. Com Guto Rotta segurando Mathias de Valle e o Raio Gama, Gustavo Frigotto e Enzo Bedani vinham chegando na briga. Raio Gama arriscou tudo pra passar Mathias de Valle que depois de perder a P3 rodou na entrada da reta oposta e quase pegou Enzo Bedani. Gustavo Frigotto, que vinha na P4 depois do abandono de Mathias de Valle tomou 5s de punição por furar a chicane no final da reta dos boxes. Enzo Bedani usou um push nutela e foi da P6 pra P4, mesmo com a porta do seu lado meio aberta. O Raio Gama chegou em Guto Rotta e na volta 21 tomou a P2 no final da reta oposta pra colocar 1 carro entre ele e Enzo Bedani, que vinha chegando. 3 voltas depois Enzo Bedani foi pro ataque em cima de Guto Rotta, que não conseguiu segurar a posição depois de errar na chicane da reta oposta. Sem ser ameaçado, Erick Schotten garantiu a vitória, com o Raio Gama em 2° e Enzo Bedani em 3°.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- O final de semana foi focado na Stock Car e na Stock ex-Light sem ter F1 pra produzir pílulas. Ainda no sábado, assistindo as corridas pelo Bandsports e depois de estarmos há duas semanas com “notícias apocalípticas” sobre a Band, pode até ter sido coincidência, mas o Zé Goteira não estava na transmissão. Será que já entraram no modo “corte de custos”?

- Quem ficou para comentarista foi Chucky, o Brinquedo Assassino, coçador de bolas ao vivo e como a gente já podia esperar, protagonista de bobagens (o advérbio não era bem esse...) ao microfone, depois de Enzo Bedani furar a chicane no final da reta dos boxes o “comentarista” fala que “isso não dá nada”. Menos de 3 minutos sai a punição de 5s no tempo de prova por... adivinhem: furar a chicane! E não adianta ficar de cara feia... sua cara É feia o tempo todo!

- Pra não ficar só nessa, na na corrida curta da Stock Car, além de misturar os Baptista (dois são irmãos: Felipe e Vitor. O outro, Bruno, nem parente é.), ele colocou Gianluca Petecof “na liderança” (e não foi na “liderança virtual”). Bruno Baptista estava na pista e liderando a corrida.

- Enquanto a Band “sorteava carros” em programa pago pra ganhar um dinheirinho, fui dar uma olhada nos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) pra garantir algumas pílulas e o “narrador” (aquele ator que faz o comercial da maquininha verde de cartões) disse que a corrida do sábado teve o grid “envertido”! Minha gargalhada ecoou por toda Palmas.

- Sem ter o que transmitir pra preencher seus 3 canais, os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) pra encher a grade fez um “pré-45minutos” antes da corrida... mas o conteúdo... Meu Jesus Cristo (a expressão com 3 palavras não era bem essa...)

- O “ápice” do “pré-45minutos” foi uma entrada do Nhonho Peitolas sentado num sofá falando bobagens (o advérbio não era bem esse...) sobre a Stock Car, mostrando que ele está pronto para ser o próximo Rei Momo do carnaval carioca.

- Para minha indignação (o advérbio não era bem esse...) a Band escalou o Caprichoso para fazer a narração da Stock Car. Os comentários (pra salvar alguma coisa) ficou com o Goleiro de Pebolim e na pista, o Fanhoso. Detalhe: não mostraram a imagem do Caprichoso com o Goleiro de Pebolim na cabine. Suspeito que a transmissão foi feita do estúdio.

- Mesmo sem F1, o Caprichoso deu um jeito de estragar a transmissão e fez isso antes mesmo da corrida começar. Primeiro colocou o Macarroni na liderança do campeonato (perdida no sábado), mas a “melhor” foi não ter ideia de “que carro era aquele” andando na pista, sendo socorrido pelo Goleiro de Pebolim, que explicou ser o carro da temporada 2025 e o Caprichoso, mesmo vendo a mesma imagem que nós (que mostrava “Tracker” pintado no parachoque), falou que era a bolha da Mitsubishi! O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) foi ouvido até em Brasília.

- Troquei umas mensagens no Zap com meu camarada e melhor narrador de automobilismo do Brasil (que, profissionalmente, disse que não foi escalado e estava assistindo a transmissão da Band) quando o Caprichoso chamou o Safety Car de “Camarão Preto”. Mandei um Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) que foi ouvido até em Manaus.

- Eu juro que tentei, mas depois que o Caprichoso falou que teve um “tri-uai”, “mutei” a TV e fui ver a transmissão no youtube com o Filho do Deus do Egito, apesar do Chucky, o Brinquedo Assassino, nos pseudo-comentários.

- Como a galera que me segue não perdoa, mandaram pra mim que o puxa saco do Caprichoso fez a “ultrapassagem” do Macarroni para assumir a ponta (que obviamente não aconteceu em nenhum momento da corrida). Agradecimentos ao Bob Esponja.

- Mais uma mandada pela galera: o Fanhoso foi entrevistar Rafael Suzuki depois que ele, com problemas de câmbio, teve que abandonar quando liderava a corrida, se com a sequência de quebras o psicológico atrapalhava na briga pelo campeonato. No melhor estilo “tolerância zero” o Japa espetou a Katana no Fanhoso e disse que o que atrapalhava era a matemática. Agradecimentos ao Zé Carioca.

- Como a galera não perdoa, tem gente que acompanha os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) só pra coletar as pílulas e o Nhonho Peitolas, fazendo as contas da vantagem de Felipe Baptista sobre o Macarroni, disse que com os 6 pontos a mais da diferença da P1 pra P2 na corrida do domingo, a diferença ia de 14 para 18 pontos! Agradecimentos ao Darth Vader.

- E não por aí: segundo a Glória Pires (valeu pela obsevação), "o Tapuru" não sabia a diferença entre bandeira de advertência e bandeira preta com círculo laranja.

- Para os que estão comemorando a possível volta da F1 para os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...), é esse nível de coisas e mais os “sabe de quem” foi a melhor volta, o melhor setor, da overdose de “ridicularidades” e o que mais vier pela frente.

 

 

- Pra fechar: a Stock Car voltou a mostrar que, não atrai mais público para autódromo (Interlagos foi uma exceção). Mesmo com as chamadas para a corrida e a doação de metade da bilheteria para o socorro aos gaúchos, não colocaram nem 40% da capacidade das arquibancadas. Já a Fórmula Truck, o público tomou o autódromo de Guaporé.

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Wednesday, 11 September 2024 10:32 )