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WRC Finlândia: Ogier vê o abandono de Rovanperä e vence para a Toyota PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 04 August 2024 17:07

Chegamos!  

 

Qualquer apaixonado pelo Rally conta as semanas do ano para o momento em que virá para a Finlândia para o Secto Rally Finland.

 

Esta etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA é a Meca para pilotos de rally e entusiastas. É direto do começo ao fim, com carros voando alto no ar, uma mistura de estradas de cascalho largas e duras. As velocidades são tão altas que as diferenças de tempo são pequenas e há pouca oportunidade de recuperar segundos vitais após um erro.

 

Prévia: Secto Rally Finland

A luta pelo título do Campeonato Mundial de Rally da FIA na memória recente recomeça nas icônicas estradas que parecem uma montanha-russa da Finlândia esta semana, com pouco mais do que um punhado de pontos cobrindo o trio líder de pilotos.

 

Thierry Neuville, o campeão de 2019 Ott Tänak e Elfyn Evans são os três grandes no que diz respeito à corrida pelo título de 2024. Neuville, vice-campeão da série em cinco ocasiões, lidera o colega da Hyundai Tänak por oito pontos após oito rodadas. Evans, que perdeu o título por pouco duas vezes, está cinco pontos atrás.

 

 

Com sede na cidade central de Jyväskylä, a Finlândia tem o evento mais rápido do calendário e uma joia na coroa do WRC. Estradas de cascalho suave com saltos de tirar o fôlego e curvas cegas serpenteando por florestas e ao redor de lagos exigem bravura e precisão na entrega de notas de ritmo.

 

Thierry Neuville está ansioso para deixar as frustrações do Tet Rally Latvia para trás, quando as tarefas de abertura de estradas nas estradas de cascalho macio o privaram da chance de lutar com os favoritos. Ao lado do estoniano Ott Tänak e Esapekka Lappi, pilotos da equipe Hyundai com seus i20 N Rally1 são três fortes competidores e o time é um dos favoritos para levar a vitória com três vitórias anteriores da Finlândia em seu crédito.

 

Mas Elfyn Evans também provou sua coragem nas estradas de ritmo acelerado, conquistando a glória aqui em 2021 e 2023. O galês faz parte de uma escalação de estrelas da Toyota GAZOO Racing que inclui o herói local e atual campeão mundial, Kalle Rovanperä, além do oito vezes campeão Sébastien Ogier, ambos disputando etapas selecionadas este ano. Ogier, aos 40 anos, não compete na Finlândia desde 2021.

 

A Toyota, marca japonesa, que baseia suas atividades de rally em Jyväskylä, também colocará seus Yaris Rally1 para Takamoto Katsuta e Sami Pajari, este último fazendo sua estreia no nível mais alto do rally com o navegador Enni Mälkönen ao lado. Na M-Sport Ford, Adrien Fourmaux tentará adicionar um quarto pódio à sua contagem de 2024, enquanto Grégoire Munster pilota o segundo carro Puma Rally1 da equipe britânica.

 

 

O rally começa com uma espetacular etapa de rua em Jyväskylä na quinta-feira à noite e os pilotos enfrentam 20 estágios, incluindo o lendário Ouninpohja, cobrindo 305,69 km antes do final da tarde de domingo.

 

Histórico do evento

Remonta a 1951, quando foi lançado como um meio de decidir as inscrições finlandesas para o Rallye Monte-Carlo.

Ele assumiu o nome de 1000 Lakes Rally e foi incluído no calendário do WRC em seu primeiro ano em 1973.

A edição de 2016 foi o rally mais rápido da história do WRC. Kris Meeke venceu a uma velocidade média de 126,62 km/h.

 

Etapas

Estradas de cascalho suaves e incrivelmente rápidas, enterradas entre florestas e lagos, são caracterizadas por enormes saltos de revirar o estômago. O rally mais rápido do campeonato e aquele que todo piloto quer vencer. Bravura e comprometimento são essenciais aqui mais do que em qualquer outro lugar.

 

 

Desafio

Uma mistura de estradas duras e largas com seções mais estreitas e técnicas.

A toda velocidade do início ao fim. É carinhosamente conhecido como o Grande Prêmio da Finlândia e oito dos 10 rallys mais rápidos do WRC foram aqui.

As notas de ritmo devem ser perfeitas. As cristas cegas geralmente escondem curvas e é vital posicionar o carro corretamente antes da decolagem para garantir a velocidade máxima na curva.

As velocidades são tão altas que as diferenças de tempo são pequenas e há pouca oportunidade de recuperar segundos vitais após um erro.

Uma das etapas mais difíceis para os navegadores, pois as altas velocidades exigem uma entrega constante e precisa das notas de ritmo.

Dominando os saltos. Se a velocidade for muito alta, a aerodinâmica do carro forçará a traseira para baixo e a dianteira para cima. A tática é frear antes da decolagem e acelerar a todo vapor no salto.

 

Especificações do carro

Suspensão de cascalho.

Os pneus Scorpion de composto macio da Pirelli serão a escolha do modelo, mas a borracha de composto duro também está disponível.

 

Parque de serviço

Com sede no centro de exposições Paviljonki, em Jyväskylä. As equipes do WRC se alinharão na “rua principal” perto do porto, com as equipes da categoria de apoio em ambientes fechados. O Paviljonki fica a poucos minutos de caminhada das lojas, bares e restaurantes da cidade.

 

Chicanes virtuais

As chicanes não são novidade no rally. Elas fazem parte do esporte há décadas, principalmente para aumentar a segurança reduzindo a velocidade média ou desacelerando os carros antes de seções particularmente desafiadoras.

 

 

Tradicionalmente, fardos de feno são usados ​​para criar chicanes. Os carros diminuem a velocidade, ziguezagueiam pelos fardos e então aceleram de volta à velocidade máxima. Esse método tem desvantagens, como o potencial de danos ao carro e a necessidade de mão de obra adicional para reposicionar os fardos que saíram do lugar.

As chicanes virtuais visam resolver esses problemas e serão implementadas durante o shakedown e em Ouninpohja (SS13/SS16) na próxima semana.

 

Como elas funcionam?

Na aproximação: as placas farão a contagem regressiva de 300 a 200 a 100 metros antes do início da zona de chicane virtual. A unidade de exibição de rastreamento instalada dentro de cada carro também fará a contagem regressiva para essa distância, enquanto os arcos acima da estrada marcarão o início e o fim da zona.

Desaceleração: Dentro deste trecho de 200 metros, o carro de rally deve desacelerar até um máximo de 60 km/h. O visor da unidade de rastreamento dentro do cockpit mostrará a velocidade do carro e ficará verde instantaneamente quando a velocidade alvo for atingida.

 

 

Aceleração: Uma vez que a velocidade alvo for atingida, seja perto do início ou do fim da zona de 200 metros, o carro pode acelerar novamente.

Penalidades: Se um carro não atingir a meta de 60 km/h, a equipe incorrerá em uma penalidade de dois segundos por km/h acima do limite. Esta penalidade de tempo será adicionada ao tempo no final da etapa. Por exemplo, se um carro desacelerou apenas para 63 km/h dentro da zona, uma penalidade de tempo de seis segundos seria aplicada.

A introdução de chicanes virtuais adiciona uma nova camada de estratégia ao WRC. Como os carros podem desacelerar em qualquer ponto dentro da zona especificada de 200 metros, as equipes precisarão planejar sua abordagem cuidadosamente. A escolha do ponto ideal para desacelerar e acelerar influenciará os tempos da etapa e, claro, a classificação final.

 

Shakedown

A estrela da Hyundai Motorsport, Esapekka Lappi, liderou um shakedown bastante disputado no Secto Rally Finland na manhã de quinta-feira. O finlandês, que conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Rally da FIA aqui em casa em 2017, superou o rival da Toyota GAZOO Racing, Kalle Rovanperä, por um décimo de segundo no shakedown de alta velocidade em Ruuhimäki, com apenas 0.8s cobrindo os cinco primeiros. Takamoto Katsuta foi o terceiro em seu GR Yaris Rally1, 0.1s atrás do companheiro de equipe Rovanperä.

 

 

Kalle Rovanperä foi o mais rápido na primeira passagem antes de Esapekka Lappi, pilotando um i20 N Rally1, liderar a planilha de tempos em sua segunda corrida. As chicanes virtuais, o novo desenvolvimento tecnológico para o WRC, foram implementadas pela primeira vez na etapa de 4,12 km e também estarão presentes em ambas as corridas de Ouninpohja no sábado.

 

Os pilotos da Toyota Sébastien Ogier e Elfyn Evans foram penalizados por procedimentos incorretos de chicane virtual em suas corridas de abertura, mas se recuperaram para o quarto e sexto lugar, respectivamente. Ogier está disputando o Rally da Finlândia pela primeira vez desde 2021, enquanto Evans, que estava atrás de Adrien Fourmaux da M-Sport por 0,2 segundos no shakedown, é um vencedor duas vezes.

 

 

Ott Tänak foi o sétimo em seu Hyundai, quatro décimos de segundo atrás de Evans e 0,3 segundos à frente de seu companheiro de equipe líder do campeonato na Hyundai, Thierry Neuville. O nono lugar foi para o estreante do GR Yaris Rally1 Sami Pajari, enquanto Grégoire Munster completou o top 10 em seu Puma Rally1.

 

O rally começa oficialmente mais tarde hoje com uma etapa amigável aos fãs no centro de Jyväskylä. O primeiro carro deve começar às 19h05 (local).

 

Quinta-feira

Neuville assumiu a liderança inicial na Finlândia vencendo a especial de abertura na noite de quinta-feira para abrir uma pequena liderança no Secto Rally Finland. O belga liderou os tempos nos 3,48 km de Harju por 1,1seg em seu Hyundai i20 N. Takamoto Katsuta ficou em segundo no GR Yaris Rally1 da Toyota com Ott Tänak completando os três primeiros, 1,3seg atrás da liderança em outro Hyundai.

 

 

O líder do campeonato Neuville começou por último entre os corredores do Rally1 e ficou satisfeito em ditar o ritmo na mistura complicada de estradas de asfalto e pistas de cascalho perto do centro de Jyväskylä, tendo sofrido um shakedown frustrante no início do dia. Sébastien Ogier ficou em quarto em seu Toyota, seguido pelo herói local e atual campeão mundial Kalle Rovanperä em seu carro semelhante.

 

O sexto lugar foi para o craque da M-Sport Ford Puma Rally1, Adrien Fourmaux, com Esapekka Lappi apenas um décimo atrás, apesar de ter cortado alguns móveis do palco com o canto traseiro de seu i20 N. Os carros GR Yaris de Elfyn Evans e Sami Pajari ficaram em oitavo e nono, enquanto Grégoire Munster, dirigindo um Puma, completou o top 10 inicial.

 

 

A ação se moveria para as florestas finlandesas na sexta-feira, onde nove testes de velocidade extremamente rápida totalizando quase 120 quilômetros competitivos aguardam.

 

Sexta-feira

Não foi um dia fácil, com lances de drama quando os pilotos e navegadores abriram os trabalhos nas especiais de cascalho. Ao final da dura etapa, Kalle Rovanperä conseguiu estabelecer uma liderança de 8.0s no Secto Rally Finland na sexta-feira à noite, após uma etapa de abertura cheia de ação, terminando com as equipes da Toyota GAZOO Racing garantindo o pódio.

 

 

O bicampeão mundial finlandês, que ainda não venceu sua rodada em casa do Campeonato Mundial de Rally da FIA, liderou o companheiro de equipe do GR Yaris Rally1, Elfyn Evans, após vencer quatro dos nove estágios de velocidade de hoje. Sébastien Ogier completou os três primeiros, seis décimos de segundo mais atrás. Foi um domínio completo, com tudo dando certo para a equipe japonesa.

 

Em forte contraste, a equipe rival Hyundai enfrentou um dia desastroso, perdendo dois de seus carros i20 N Rally1 em acidentes. O candidato ao título Ott Tänak foi forçado a sair por um capotamento no SS3, resultando na internação do navegador Martin Järveoja para exames médicos, onde permanecerá durante a noite para monitoramento. Enquanto isso, Esapekka Lappi abandonou em quarto após bater em uma árvore que arrancou a suspensão traseira de seu carro. Espera-se que Lappi reinicie no sábado.

 

 

Rovanperä superou o excesso de sobreviragem nos estágios iniciais para manter uma pequena vantagem de 0.2s sobre Evans no meio do dia, mas ele elevou a fasquia no loop repetido da tarde para aumentar essa diferença, pois as pistas atingidas pela chuva ficaram esburacadas e ainda mais desafiadoras. Os presságios parecem bons para o jovem de 23 anos, pois, nos últimos dois anos, o líder da noite de sexta-feira venceu.

 

O líder do campeonato Thierry Neuville foi o último homem da Hyundai em pé. Subindo na classificação após as desistências de seus companheiros de equipe, além do acidente de Takamoto Katsuta no SS5, ele ficou em quarto lugar durante a noite, mas foi prejudicado pela configuração de seu carro e um overshoot pela manhã. O belga estava atrás de Ogier por 16.9s no final do dia e, do jeito que está, deve ver sua margem de pontos sobre o rival Evans diminuir.

 

 

A falta de um estágio pré-evento significou que Adrien Fourmaux teve que ajustar a configuração de seu M-Sport Ford Puma Rally1 em seções de estrada entre as etapas. Mantendo o quinto lugar com uma vantagem de 42.5s sobre Sami Pajari, o francês sentiu que havia feito um bom progresso com o carro no final da etapa. O dia de Pajari foi um de duas metades. Duas rodadas fizeram o estreante do GR Yaris Rally1 terminar a primeira etapa com uma asa traseira danificada, forçando-o a completar os testes restantes da manhã com aerodinâmica significativamente reduzida.

 

No entanto, reforçando o fato de que o futuro do WRC parece brilhante, ele e o copiloto Enni Mälkönen venceram a etapa de Ruuhimäki à tarde – seu primeiro tempo mais rápido no nível mais alto do esporte – chegando apenas quinze dias depois que o novato do Rally1 Mārtiņš Sesks alcançou um feito semelhante na Letônia. Grégoire Munster ficou em sétimo lugar em seu Puma, à frente do líder do WRC2 Oliver Solberg, com os corredores do Rally2 Jari-Matti Latvala e Robert Virves completando a tabela de classificação.

 

 

O sábado seria o dia mais longo do rally e apresenta 144,22 quilômetros contra o relógio, incluindo o retorno da lendária etapa Ouninpohja.

 

Sábado

Kalle Rovanperä terminou o dia a caminho de quebrar sua sequência de vitórias no Secto Rally Finland após uma sequência impressionante de cinco vitórias de etapa no sábado, o que o deixou confortavelmente à frente do grupo. O bicampeão mundial completou a penúltima etapa do evento de quatro dias com uma impressionante vantagem de 44.2s sobre seu companheiro de equipe no Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier. O líder do campeonato Thierry Neuville, ao volante de seu Hyundai i20 N Rally1, terminou 39.2s atrás em terceiro.

 

 

A rápida e furiosa sexta-feira da Finlândia se transformou em um sábado de supervelocidade com Rovanperä, Elfyn Evans e Ogier liderando um Toyota 1-2-3 esta manhã. Mas tudo deu errado para Evans quando o eixo de transmissão dianteiro direito de seu carro quebrou no estágio incrivelmente rápido de Päijälä, forçando-o a negociar cerca de 40 quilômetros de etapas especiais no modo de estrada – perdendo quase seis minutos – antes que os reparos pudessem ser feitos em serviço.

 

A vantagem de Rovanperä sobre o agora segundo colocado Ogier aumentou para mais de 20 segundos no meio do dia e ele continuou sua corrida impecável apesar do clima instável esta tarde, vencendo todas as etapas, exceto uma, incluindo as duas passagens do lendário Ouninpohja. Ogier não estava com vontade de correr riscos desnecessários e admitiu que, não competindo aqui desde 2021, não tinha o comprometimento necessário para desafiar Rovanperä.

 

 

Depois de lutar pelo ritmo na sexta-feira, hoje trouxe positividade para Neuville e suas aspirações ao título. Enquanto Evans, atualmente em terceiro na classificação de pilotos, não conseguiu registrar uma pontuação até agora, a classificação noturna de Neuville lhe rendeu provisoriamente 13 pontos no campeonato. Ott Tänak, que estava em segundo lugar nesta rodada, não reiniciou após seu acidente na manhã de sexta-feira.

 

Adrien Fourmaux estabeleceu um ritmo semelhante ao de Neuville nas etapas, mas ficou 25.9s atrás do belga depois de lutar para recuperar o tempo perdido para ele ontem. O dia de seu companheiro de equipe na M-Sport Ford Puma Rally1, Grégoire Munster, acabou em um piscar de olhos depois que o luxemburguês percorreu quatro quilômetros na etapa de abertura.

 

 

Sami Pajari e o copiloto Enni Mälkönen estão a caminho de registrar um resultado entre os cinco primeiros em sua estreia no GR Yaris Rally1, com 29,5 segundos separando a jovem dupla finlandesa de Fourmaux. Oliver Solberg liderou a categoria WRC2 também, mantendo o sexto lugar geral à frente de Jari-Matti Latvala.

 

Domingo

Com uma vantagem gigantesca, Kalle Rovanperä podia apenas controlar seus adversários e assegurar a vitória no Secto Rally Finland, mas este nunca foi o estilo do jovem bicampeão do WRC. Pode ser que depois deste rally em seu país natal ele reveja seus conceitos para as competições em que ele participar no futuro. Começando o dia com 44.2s de vantagem sobre seu companheiro de equipe Toyota, o 8 vezes campeão do mundo Sébastien Ogier, teve que assistir o veterano ficar com a vitória.

 

 

Sébastien Ogier conquistou uma vitória surpreendente no Secto Rally Finland no domingo, depois que seu companheiro de equipe da Toyota GAZOO Racing, Kalle Rovanperä, capotou na penúltima etapa do evento enquanto liderava. Rovanperä liderou por quase todos os quilômetros desta disputa de cascalho de quatro dias e parecia pronto para encerrar a espera de sete anos da Finlândia por um vencedor nativo com uma vantagem de 45.8s indo para a penúltima etapa do rali. No entanto, tudo deu errado para o jovem de 23 anos quando ele cortou uma pedra solta, empurrando seu GR Yaris Rally1 para fora da linha e em uma capotagem que encerrou seu rally.

 

A mesma etapa já havia servido para mais drama quando o colega de Rovanperä, Elfyn Evans, também saiu da estrada enquanto perseguia pontos do Super Sunday para compensar um eixo de transmissão quebrado no sábado. Em sua primeira apresentação finlandesa desde 2021, Ogier estava presente para juntar os cacos e conquistou sua 61ª vitória no WRC por 40,1 segundos do piloto do Hyundai i20 N Rally1 Thierry Neuville. Adrien Fourmaux, em seu Puma Rally1 para a M-Sport Ford, ocupou o último lugar do pódio 34.0s atrás.

 

 

Os eventos desse domingo abalaram a classificação do campeonato de pilotos com Ogier, apesar de perder três ralis no início deste ano, agora em segundo. Depois que Ott Tänak, que retirou-se da competição na sexta-feira, e Elfyn Evans, forçado a abandonar no sábado, não marcaram pontos na etapa e com isso a dupla caiu para terceiro e quarto, respectivamente.

 

Mas foi Neuville o maior vencedor em termos de corrida pelo título. Tendo chegado à Finlândia com uma vantagem de oito pontos, a vantagem do belga agora é de 27 pontos, enquanto sua equipe Hyundai Motorsport ampliou sua liderança sobre a Toyota no campeonato de fabricantes para 20. O terceiro lugar de Fourmaux marcou seu quarto pódio da temporada. O francês ficou 34.0s atrás de Neuville no controle final com o Toyota de Sami Pajari 40.0s atrás.

 

 

Pajari, junto com o copiloto Enni Mälkönen, fez uma pilotagem impressionante em sua estreia na primeira divisão. Após um início difícil no rali, que incluiu dois giros resultando em danos à asa traseira na sexta-feira, a dupla finlandesa conquistou sua primeira vitória de etapa do WRC em Ruuhimäki no sábado. A máquina do Rally2 preencheu o restante do top 10. Oliver Solberg venceu a categoria WRC2 e ficou em quinto lugar geral, à frente de Jari-Matti Latvala, Lauri Joona, Mikko Heikkilä, Nikolay Gryazin e Georg Linnamäe.

 

 

A ação continua no cascalho no mês que vem com o lendário EKO Acropolis Rally Greece, sediado em Lamia de 5 a 8 de setembro.

Arivederci,

Redação do Rally.it

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 04 August 2024 17:45 )