Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Estamos na reta final da temporada 2023 das categorias de acesso à Fórmula 1 e as peças para o que veremos nos ano de 2024 já estão se mexendo. Neste final semana tivemos a etapa de encerramento da FIA Fórmula 4 espanhola no circuito de Montmeló, próximo à Barcelona e tivemos mais um brasileiro no Grid. O kartista Gabriel Gómez fez sua estreia em monopostos pela equipe Cram Motorsport, a mesma onde estreou em Valência Filippo Fiorentino. FIA Fórmula 4 Espanha Na corrida 1, disputada na tarde do sábado, tínhamos Ricardo Gracia largando na P4, sua melhor posição na temporada até então. Pedro Clerot, que estava lutando para se manter entre os 5 primeiros no campeonato, depois de ter um início de temporada avassalador, não conseguiu manter o nível de resultados e nessa primeira corrida largava da P11. Fernando Barrichello, em seu primeiro ano de Europa, largava nessa corrida na P23 e os estreantes de reta final do campeonato, Gabriel Gómez e Felippo Fiorentino eram, respectivamente o P... e o P32 em um grid de 34 competidores. Após a volta de apresentação os pilotos realinharam no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Ricardo Gracia largou bem e manteve sua P4, mas logo foi atacado por Nael e caiu pra P5. Pedro Clerot largou bem e ganhou duas posições, subindo para a P9, mas enquanto Ricardo Gracia ia sendo superado ao longo da Primeira volta, caindo para a P7, Pedro Clerot também foi perdendo posições e fechou a volta na P12. Fernando Barrichello manteve a P23, seguido de Gabriel Gómez. Fillipo Fiorentino era o P31. Pedro Clerot recuperou uma posição na volta 2, indo pra P11 e logo tivemos o safety car na pista pela parada de Flavio Olivieri em posição perigosa. Fernando Barrichello subiu para a P22. Gabriel Gómez era o P23. e Filippo Fiorentino era o P30. Como sempre o serviço foi demorado e a relargada veio na abertura volta 6 e o carro de Pedro Clerot parecia estar com algum problema. O brasileiro foi perdendo posições e caiu para a P15 em uma volta de bandeira verde. Fernando Barrichello estava rápido e ganhou duas posições, subindo para a P20 Ricardo Gracia conseguia ee manter na P7, mesmo com os ataques de Hiyu Yamakoshi. Pedro Clerot retomou seu ritmo de corrida e começou a recuperar posições. Na volta 8 já estava de volta à P12, mas continua fora dos pontos. Do 14º ao 25º tínhamos um pelotão compacto, com Gabriel Gómez – tomou a posição de Fernando Barrichello – e este último estavam nele e conseguiu ir para a P19 enquanto Pedro Clerot caía para a P13. Assim como nas corridas das outras categorias de Fórmula, as ultrapassagens eram raras e na base se davam mais por erros e por desgaste excessivo de pneus. Filippo Fiorentino tocou rodas com outro carro e foi parar em uma das caixas de brita, mas apesar da posição perigosa, o safety car não foi pra pista. Ao invés disso, o diretor de provas deu a bandeira vermelha quando faltavam menos de 3 minutos de corrida, encerrando a prova. Ricardo Gracia foi o P7, Pedro Clerot o P13, Gabriel Gomez e Fernando Barrichello o P19. A corrida 2 aconteceu na manhã do domingo, voltando ao formato convencional da categoria. Ricardo Gracia era novamente o melhor brasileiro no grid, largando na P6. Pedro Clerot mais uma vez largava na P11. Fernando Barrichello tinha uma posição de largada um pouco melhor para essa corrida, saindo da P17. Gabriel Gomez, que fazia sua primeira aparição neste final de semana largava na P22 e Filippo Fiorentino era o P26, ambos sem poder contar pontos para o campeonato. Após a volta de apresentação, os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para 25 minutos +1 volta, Ricardo Gracia se envolveu em um acidente logo nas primeiras curvas e foi forçado a abandonar. Pedro Clerot fez uma grande largada, mas também se aproveitou da confusão para subir para a P6. O safety car foi logo acionado Fernando Barrichello também teve problemas e não aparecia entre os 28 primeiros. Filippo Fiorentino era o P28 e Gabriel Gómez o P31. 10 minutos do tempo de prova foram perdidos até termos novamente a bandeira verde. Pedro Clerot foi empurrado para fora da pista, mas consegui voltar e se defender, mantendo a P6 com muita dificuldade. Duas curvas depois, superou Mateo de Palo para ganhar a P5, mas o italiano continuava em sua cola. Filipo Fiorentino manteve a P28, Gabriel Gómez a P31 e Fernando Barrichello abandonou. Filippo Fiorentino subiu para a P27 e Gabriel Gómez vinha se recuperando da má largada e era o P28 após 7 voltas. Pedro Clerot precisou fazer uma pilotagem muito defensiva para segurar a P5 e com isso perdeu contato com o pelotão da frente. De Palo chegou a ultrapassar o brasileiro, mas tomou o X na saída da curva do hairpin. Noah Lisle errou feio, quase acertou outro carro e acabou abandonando, dando mais uma posição aos novatos brasileiros. Depois, na briga no pelotão do fundo, eles foram avançando até chegarem P24 e P25 quando o safetycar voltou pra pista pelo carro de Lisle parado em posição perigosa. Faltavam apenas 3 minutos de corrida. Ainda tivemos tempo para uma relargada para uma ou duas voltas de insanidade. Pedro Clerot largou muito bem colado em Noah Stromsted e ganhou a P4 do norueguês, numa passadaça irada, por fora, na curva 1, no final da reta. Gabriel Gómez ganhou a P24 enquanto Filippo Fiorentino caiu pra P26., mas na volta seguinte, a última da corrida, Gómez errou e caiu pra P27. Pedro Clerot conseguiu uma grande P4 na corrida. Na pista, Filippo Fiorentino foi o P23 e Gabriel Gómez o P26. Ambos ganharam uma posição com as punições pós-corrida dos comissários desportivos. A corrida de encerramento do campeonato aconteceu no início da tarde de domingo com uma cerimônia muito especial, com a presença de Emerson Fittipaldi. Na corrida, Pedro Clerot largava na P6, os demais brasileiros estavam em posições difíceis Gabriel Gómez era o P24, Fernando Barrichello o P27, Ricardo Gracia o P19 e Filippo Fiorentino o P31. em uma corrida de 30 minutos +1 volta. Após a volta de apresentação eles se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas, Pedro Clerot ganhou a P5 depor de Valério Rinicella foi empurrado pra fora da pista. Fernando Barrichello percorreu poucas centenas de metros até parar em uma das caixas de brita, forçando a entrada do safety car. Gabriel Gómez era o P21, Ricardo Gracia o P26 e Filipo Fiorentino o P28. Na relargada, Pedro Clerot manteve a P5 e foi pra cima de Noah Lisle, mas duas curvas depois, eles se tocaram e o brasileiro levou a pior, foi superado por Rinicella, que vinha na P6 e teve o carro avariado. Andréas Cadenas foi parar na brita, mas o safety car não foi novamente acionado. Com o carro avariado, Pedro Clerot não conseguiu manter o bom ritmo das primeiras voltas e com isso caiu para a P7. Tentando se recuperar, forçou sobre Noah Lisle e os dois rodaram, sendo ultrapassado por quase todo o pelotão. Caíram pra P24 e P25! Com isso, Ricardo Gracia era o P19, Filippo Fiorentino o P22 e Gabriel Gómez o P27. Ricardo Gracia foi o melhor brasileiro ao final da corrida, com a P14. Pedro Clerot terminou na P17, logo à frente de Filippo Fiorentino. Gabriel Gómez abandonou antes do final da prova. No campeonato, Pedro Clerot terminou na 6ª posição, com 151 pontos. Ricardo Gracia ficou na P13, com 25 pontos e Fernando Barrichello na P17 com 6 pontos. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |