E aê Galera... agora é comigo! O final de semana do Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 só não parou totalmente o calendário do automobilismo brasileiro porque a programação teve a Porsche Cup como preliminar, algo que acontece em diversas etapas da categoria nas provas em território europeu, bem como a Fórmula 4 Brasil, onde tentamos garimpar algum talento em monopostos para chegar perto da Fórmula 1 se frustrar por falta de patrocínio pra “comprar” um lugar pra sentar. A festa no autódromo onde o nome do mesmo é ignorado pelos consumistas consumidores de presunto, onde se paga uma fortuna para ter conforto nenhum nas arquibancadas e onde os “turistas de paddock” circulam tirando selfies e exibindo até mesmo credenciais de imprensa produzindo pouco ou nada sabe-se lá pra onde, mas que servem pra expor as suas vaidades nas redes sociais, ao menos tem uma serventia: evitar que Interlagos desapareça! E neste final de semana, pra desesperos dos vereadores da região da capital paulista, foi confirmada a extensão do contrato da corrida até 2030 – sem o nome do Brasil, graças ao miliciano, muambeiro e misógino. Sabadão em Interlagos Sem chuva e com arquibancadas cheias, a Porsche GT3 Carrera Cup foi pra pista com duas corridas no sábado e duas corridas no domingo, uma de cada classe – a Carrera Cup e a GT3 Challenge – sendo a etapa em Interlagos o final de semana da decisão do campeonato. Com a Band ocupada com a programação da Fórmula 1 e com as 8 horas do Bahrain no WEC, deixou como opção assistir a corrida pela internet, com o melhor narrador de automobilismo do país, meu câmara, o Sinestro, aturando os insossos comentários do paquidérmico Prosdócimo. A primeira fila tinha Cristian Mohr e Eduardo Taurisano para puxar o grid de 22 pilotos, ma Cristian Mohr, que teve problemas nos treinos nem conseguiu levar o carro para o grid. Após a volta de apresentação, carros alinhados (estranhamente em fila indiana) e o Massaranduba (o diretor de provas...) deu a largada. Na primeira passagem pelo S da Sadia todos passaram ilesos e o Moleque Abusado, Eduardo Taurusano, tomou a ponta, seguido por Josimar Junior e Marcelo Tomasoni, que perdeu a posição da primeira fila. A Moleca Sensação, Antonella Bassani, que não teve uma boa largada, mas veio recuperando e fechou a primeira volta na P5. Na volta 4, no Laranjinha, a Moleca Sensação deu um “sai pra lá, mane” no Tio Sebá Malucelli. Marcelo Tomasoni recuperou a posição sobre Josimar Junior e Antonella Bassani já estava colada nos dois. Na frente, Eduardo Taurisano, escapava na frente. Na volta seguinte a Moleca Sensação tomou a P3 no S da Sadia de forma espetacular. A disputa da P2 e do campeonato estava entre o Tio Marcelo Tomasoni e a Moleca Sensação, Antonella Bassani e a Moleca vinha tirando décimo a décimo, volta a volta, mas o Tio é macaco velho e não focou em tirar a vitória de Eduardo Taurisano, mas em chegar à frente de Antonella Bassani. Em seguida veio a prova da Carrera Cup, que não teve como fazer o treino de classificação e, com isso, o grid foi definido pela classificação do campeonato. Com isso, o pole position era Nicolas Costa e ao seu lado estava Miguel Paludo para puxarem o grid de 26 carros. Após a volta de apresentação, carros lado a lado e quando o Massaranduba (o diretor de provas) deu a largada, trocas de tintas leves no S da Sadia, mas todos passaram pela curva maldita com os 3 primeiros mantendo suas posições, mas Miguel Paludo vinha atacando forte na primeira volta. Os dois abriram um pouco de Marçal Muller no completar da primeira volta. Uma panca forte na saída do S da Sadia e meio da curva do sol obrigou o Massaranduba a botar pra fora o Safety Car e, com o cronograma dos eventos do final de semana, sem chances de colocarem uma bandeira vermelha. (Chico horta no Rodrigo Melo, Paulo Souza e Josimar Jr.) Depois da pista limpa (a galera foi eficiente) veio a relargada e Marçal Melo tentou tomar a P2 de Miguel Paludo, sem sucesso. Nicolas Costa continuou na frente. A briga pela P4, com Alceu Feldmann se defendendo de Werner Neugebauer era a melhor disputa no meio da corrida. A briga pela ponta esquentou nos últimos 5 minutos de corrida com Miguel Paludo encostando em Nicolas Costa. Faltando 2 minutos pro fim, Marçal Muller abandonou a corrida e a briga pela P3 ficou entre Alceu Feldmann e Werner Neugebauer. Na última volta Miguel Paludo embutiu no câmbio de Nicolas Costa que segurou a ponta e venceu mais uma. Alceu Feldmann foi o P3. Domingão em Interlagos A maratona da programação da velocidade marcou para logo cedo pela manhã as corridas finais da Porsche Gourmet, mas isso não diminuiu a intensidade da emoção de definições dos títulos da Carrera Cup e da GT3 Challenge. A primeira categoria a ir para a pista foi justamente a dos mais novos e também dos pilotos mais velhos. Como a Band tem seus compromissos com a Fórmula 1, a opção (decente) foi assistir a corrida pelo youtube com meu camarada e melhor narrador do Brasil, o Sinestro, mesmo como mala sem alça e sem rodinhas do Prosdócimo ao seu lado. Assistir nos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) não é opção. A pole position não teve inversão de grid e Cristian Mohr tinha Eduardo Taurisano na primeira fila pra puxar o grid com 22 carros. O campeonato estava pra ser decidido entre o Tio Marcelo Tomasoni, largando na P3 e a Moleca Sensação, Antonella Bassani, largando na P5. Após a volta de apresentação carros lado a lado e o Massaranduba deu a largada. A Moleca Sensação deu o bote por dentro em cima do Tio, que foi sujo na disputa (eu queria falar mais coisas, mas seria censurado pelas editoras...) e jogou a adolescente contra o muro interno, avariando seu carro e fazendo a piloto prodígio perder várias posições. Antônio Junqueira rodou no S da Sadia enquanto lá na frente, Cristian Mohr segurou o ímpeto do Moleque Abusado, Eduardo Taurisano. A P3 era de Sebá Malucelli, mas Josimar Junior logo tomou sua posição. Marcelo Tomasoni caiu pra P5 e Antonella Bassani foi para os boxes com o pneu dianteiro direito furado, justamente aquele que foi tocado por Marcelo Tomasoni. António Junqueira rodou novamente com o Lanzoni no bico de pato e o Massaranduba botou pra fora o Safety Car. Antonella Bassani voltou dos boxes com uma volta de atraso e, na relargada, Josimar Junior tomou a P2 de Eduardo Taurisano que também foi superado por Seba Malucelli. Marcelo Tomasoni (Deus é justo) teve problemas com uma quebra de semieixo e ficou lento na pista. Josimar Junior foi pra cima e tomou a ponta. Na volta seguinte, Eduardo Taurisano passou por Sebá Malucelli na reta dos boxes e por Cristian Mohr na reta oposta para ganhar a P2, trazendo Sebá Malucelli com ele pra tomar a P3 de Cristian Mohr, que foi perdendo posições. Antonella Bassani precisava chegar na P13 pra ser campeã com o abandono de Marcelo Tomasoni, mas a entrada do Safety Car atrapalhou as chances da Moleca Sensação de tentar buscar a recuperação, mas com o volante muito desalinhado, por segurança, ela foi chamada para os boxes para abandonar. Com esse resultado de pista, o título iria para Marcelo Tomasoni. As coisas só mudariam se o Tio sujo fosse desclassificado. Nunca torci tanto pelos ‘comissacos’! Na relargada, Josimar Junior largou bem e os 3 primeiros mantiveram suas posições. Só que o Moleque Abusado foi pro ataque nas voltas finais e Sebá Malucelli vinha perto dos dois. Taurisano tentou de tudo, mas Josimar Junior venceu sua primeira corrida na categoria. Eduardo Taurisano teve que se contentar com a P2 e Sebá Malucelli ficou com a P3. Em seguida veio a corrida da Carrera Cup, com o grid também definido pela classificação no campeonato, uma vez que os pilotos da Carrera Cup não conseguiram fazer seu treino. Nicolas Costa, líder com sobras do campeonato bastava largar e não se meter em encrencas para confirmar o título. A primeira fila tinha Nicolas Costa e Miguel Paludo para puxar o grid de 26 carros. Depois da volta de apresentação o Massaranduba (diretor de provas) deu a largada e depois de um 3-wide no final da reta com Nicolas Costa, Miguel Paludo e Lucas Salles, o líder do campeonato entrou na frente no S da Sadia, seguido de Miguel Paludo e Werner Neugegauer, que se aproveitou da linha errada tomada por Lucas Salles, que caiu pra P4 e no S de verdade pra P5 por Marçal Muller, que na tomada da junção recuperou a P3. Nicolas Costa aproveitou o ataque de Marçal Muller sobre Miguel Paludo pra respirar Na volta 3 Werner Neugebauer foi perdendo rendimento e acabou abandonando. Os três primeiros abriram vantagem sobre Lucas Salles e os demais pilotos. Na transmissão, meu camarada, o Sinestro, avisou que a Moleca Sensação entrou com um protesto contra o Tio sujão, Marcelo Tomasoni pela atitude antidesportiva na largada. Miguel Paludo se aproximou de Nicolas Costa e trouxe com ele Marçal Muller depois que o líder deu uma erradinha, mas foi se recuperando enquanto a briga pela P2 ficou mais pegada. E tanto forçou que na subida do café Marçal Muller botou de lado e tomou a P2 na reta dos boxes. Eduardo Menossi escapou na descida do lago, atravessou a pista e, no melhor estilo Raul Seixas, foi de cara contra o muro. Felizmente, conseguiu voltar sem entrada do Safety Car. Marçal Muller foi se aproximando de Nicolas Costa no final da prova, mas não foi o suficiente para brigar pela vitória que ficou novamente com Nicolas Costa, seguido de Marçal Muller e Miguel Paludo. É o fim do mundo: eu, aplaudindo os ‘comissacos’! Como todos sabem, se tem algo que me irrita são as decisões pós-corrida por parte dos ‘comissacos’, que não tem competência para ver uma situação que ocorre na pista e leva três, quatro, seis horas para tomarem uma decisão. Mas hoje vai ser diferente. Eu vou aplaudir os ‘comissacos’ na base do “antes tarde do que nunca” depois do final das corridas da Porsche Cup Gourmet na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos, eles analisaram as imagens da corrida da GT3 Challenge, onde o Tio sujão, Marcelo Tomasoni, espremeu o carro da Moleca Sensação, Antonella Bassani contra o muro na largada da corrida 2. Antonella foi forçada a abandonar a corrida com o volante torto e antes disso, o próprio Tio sujão havia abandonado com uma quebra de semieixo. Como forçou o abandono de outro piloto, pelo regulamento, o Tio sujão foi desclassificado da corrida e não podia descartar essa corrida nos descartes do campeonato. Com isso, a Moleca Sensação conquistou o título da categoria em seu ano de estreia aos 17 anos de idade. Tivemos ainda outras punições e uma delas alterou o pódio: o Moleque Abusado, Eduardo Taurisano, ultrapassou um competidor antes do ponto de bandeira verde e com isso foi punido em 5s, perdendo a P2, que ficou para Sebá Malucelli e a P3 ficou com Gustavo Zanon. Taurisano caiu pra P5. Parabéns, Moleca! Tio Ogro está muito orgulhoso de você. Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Meu camarada, Alexandre Gargamel, colunista aqui no site, foi para um dos eventos FIA na semana do GP São Paulo. Ele esteve no e-sports, nas competições virtuais e viu que até nessas os narradores “se superam”: Ele ouviu o narrador falando que os Fórmulas estavam “batendo portas” na disputa. Eu teria soltado um “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...) que pararia o evento. - No sábado, vi a pílula do Sheik Farid, que viu o Caprichoso inverter o sentido da pista de interlagos, com o Rei das Lamúrias saindo do bico de pato e indo para o Pinheirinho... Ele estava na contramão? - Decidi assistir a corrida da F4, com nossos postulantes a futuros pilotos de F1. Estamos ferrados (o advérbio não era bem esse...)! Por que o tenebroso futuro foi o narrador, com nome de hóspede de manicômio que a Band arranjou pra narrar a corrida. O cara nunca deve ter visto uma corrida de carros na vida. - Quando eu falo que burrice é contagiosa... a Band escalou juntos o Goleiro de Pebolim e o Dr. Smith. O Goleiro de Pebolim, que salvou a transmissão do GP do México, depois do acidente que parou o treino no Q1, afirmou que a curva do sol é estreita. - A galera não perdoa: uma chuva de mensagens falando que o Tala Larga e o Nhonho Peitolas estavam transmitindo a Porsche do estúdio. - Band, parem de insistir em gente incompetente: o Tenente Mironga e o Taquara Rachada tem dado shows de narração e comentários e vocês insistem em Martelos, Terríveis, Smiths, Caprichosos e e outros seres leguminosos (o advérbio de modo não era bem esse...). - Vitória Fantástica (o advérbio não era bem esse...) das Iron Dames no WEC, mostrando que não precisa fazer categoria exclusiva para mulheres no automobilismo. Se tiverem condições, elas vão lá e vencem! - A Band deu um show de transmissão da F1 durante todo dia, dando um banho no que faziam os globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...). - Sacanagem a falha no microfone na hora do hino... sacanagem maior os comentários racistas e elitistas xingando a intérprete. Choveu racismo e discriminação. - O Caprichoso foi reprovado em história: esqueceu da vitória de Emerson Fittipaldi em 1973. Vai transmitir série B do cariocão, incompetente! Ele também confundio a Alfa Romeo com a Ferrari. Depois, o Tico e o Teco (seus dois neurônios, resolveram sair na porrada quando ele tentou fazer um resumo da corrida. - O Matuzaleme foi o Pinguim de Madagascar: sorriu e acenou sem falar coisa com coisa. Só compôs a paisagem. - Eu quero encontrar com o Tio sujão qualquer dia e dar nele um “chega pra lá”, fazendo-o bater num muro... Felicidades e velocidade, Paulo Alencar Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |