E aê Galera... agora é comigo! Fazer uma coluna de automobilismo em meio aos festejos carnavalescos não é uma tarefadas mais fáceis, especialmente tendo visitas para um “festival etílico-gastronômico” por assim dizer. Mas como o automobilismo Tapuia (agradecimentos ao meu camarada Alexandre Gargamel, colunista do site) sempre colabora – normalmente com sua falta de profissionalismo – as coisas ficam menos complicadas. Daqui há duas semanas teremos a primeira corrida nacional no calendário que me comprometi a cobrir com minha editora, Chica da Silva, a Rainha da Bahia, que no momento está desfilando sua majestade Nagô pela soteropolitana Salvador. Vai ser a abertura da Porsche Cup Gourmet, com suas corridas em Interlagos, mas a categoria mais chique do Brasil não é o assunto da nossa coluna carnavalesca. Já que o clima é de carnaval, vamos ter esta semana a coluna do “anticlima” porque o Campeonato Brasileiro de Endurance está sendo protagonista de uma atravessada no samba que nem a letra do samba do crioulo doido, um sucesso do passado que precisei pesquisar na internet por não conhecer. Vamos aproveitar o clima da folia de Momo para descrever a situação. Comecemos pelo enredo do que seria o “desfile” (no caso a temporada) deste ano. Já passamos da metade do mês de fevereiro e até agora a assessoria de imprensa, da qual faz parte aquele lambedor que usa o nome do patrocinador para se apresentar (não adianta, eu sei o nome dele e tem até vídeo na internet com ele aparecendo e os caracteres mostrando o sobrenome verdadeiro) não apresentou o calendário da temporada. Afinal, teremos temporada? Em seguida vamos falar das alegorias e adereços, que seriam as apresentações dos carros, com seus modelos – especialmente os da categoria Protótipo 1 e GT3 – com, quem sabe, a apresentação de novos projetos (o campeonato terminou com uma vitória incontestável da Geração 5 do Protótipo Sigma), com outros fabricantes, mais algum LMP3 no grid depois do sucesso do carro de Guilherme Bottura e Gaetano Di Mauro entretanto, basta ir nas redes sociais ou no site da categoria e não há uma linha seques sobre o assunto. Nem esse nem nenhum outro! O mesmo se aplica a se vamos ter e – caso tenhamos – que novos carros, equipes e pilotos vão estar no grid para 2023 na categoria GT3. Assim, vamos todos ficar esperando para ver se teremos a categoria este ano, onde serão as corridas, se teremos o Alexi Lalas como narrador (e espero que o arremedo de dublê de comentarista não esteja na transmissão). Qualquer novidade, darei notícias nas colunas seguintes. O que se pode dizer é que, para o público, a falta de notícias é péssimo. Para os patrocinadores, não ter um calendário, equipes e pilotos anunciados, é péssimo. E para quem tem compromisso de noticiar e escrever sobre automobilismo é ainda pior. Cuidado pra não serem rebaixados no final da apuração. Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Demorei para encontrar, mas consegui novamente o link para assistir a NASCAR sem ter que irritar meus vizinhos com os palavrões a serem dirigidos à dupla da transmissão, o Kojak e o arremedo de dublê de comentarista que nada sabe sobre coisa alguma. - Parece que – ao menos por enquanto – o grid da Porsche Cup Gourmet vai estar completo, sem nenhum desfalque por questões políticas fora das pistas. - A Stock Ex-Light fez uma mudança de planejamento da categoria, fazendo 3 corridas no mesmo final de semana com um esquema parecido com o da Fórmula 4. Isso vai ajudar na economia para o promotor, equipes e pilotos. - Falando em economia, a VICAR adiou em uma semana a abertura do campeonato da Turismo Nacional em Goiânia para esta ser parte da programação com a Stock Car. Felicidades e velocidade, Paulo Alencar Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |