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A força de uma ideia fez Las Vegas superar Indianápolis PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 06 April 2022 21:36

Caros Amigos, Acredito que já havia comentado em algumas colunas anteriores que o campeonato mundial de Fórmula 1 caminhava para um número de 25 corridas por temporada.

 

A corrida na China vai retornar – é uma questão de tempo – cedo ou tarde e há uma boa possibilidade do retorno em 2023 ou 2024, o que somaria mais uma corrida na temporada.

 

Mas tão forte quanto a tendência do retorno da etapa chinesa era o esforço do Grupo Liberty Media em conseguir inserir uma terceira corrida da Fórmula 1 nos Estados Unidos, numa estratégia que Bernie Ecclestone perseguiu – com mais dificuldades do que efetivo sucesso – por décadas.

 

A temporada de 2022 receberá, depois da última vez que aconteceu, em 1984, duas etapas do campeonato em território norte americano com o Grande Prêmio de Miami, no próximo dia 8 de maio. Entretanto, esta inclusão de uma corrida num estado de enorme população latina não era ainda o pilar de sustentação de mercado que os proprietários da Fórmula 1 precisariam para cativar o público norte americano que é fiel à NASCAR e à Fórmula Indy, principais categorias do automobilismo local.

 

Com a realização de mais uma etapa no Circuit Of The Americas em Austin, no Texas – a 10ª edição – o excelente autódromo projetado por Hermann Tilke, que costuma proporcionar corridas muito interessantes tem uma grande vantagem com a enorme fronteira do estado do Texas com o território mexicano e o México é um país com muito mais identificação e história que os Estados Unidos em relação à Fórmula 1.

 

Nos últimos anos muito se especulou que este terceiro Grande Prêmio nos Estados Unidos tinha enorme potencial para acontecer no circuito misto que foi construído no interior do Indianapolis Motor Speedway justamente para receber a Fórmula 1 no ano 2000 e a relação entre o Grupo Liberty Media com a categoria de monopostos norte americana vai muito além da Fórmula 1, com idas e vindas em uma potencial negociação do controle acionário da categoria vindo a passar para as mãos dos controladores da Fórmula 1.

 

Foi com uma certa surpresa que, depois de alguns anos de conversa com os proprietários do Indianapolis Motor Speedway acabou “sendo ultrapassado” por um projeto audacioso e alternativo: Las Vegas! A cidade no meio do deserto do estado de Nevada, igualmente próximo a fronteira do México e próxima da costa oeste, com uma cultura voltada para grandes espetáculos, a cidade dos cassinos precisava afastar o estigma das corridas que lá aconteceram nos anos 80 e a negociação com o governador de Nevada, Steve Sisolak, e a Las Vegas Convention & Visitors Authority, entre outras partes interessadas, levaram ao desenvolvimento de um circuito de rua de 6,12 km, 14 curvas, longos trechos de aceleração por avenidas largas e passando por alguns dos locais mais conhecidos da cidade como o Caesar’s Palace (onde foi montada no seu estacionamento o circuito dos anos 80), o Bellagio e o Venetian, com uma corrida na noite de sábado.

 

E onde o icônico Indianapolis Motor Speedway “perdeu a corrida”? A cidade de Indianapolis é mais próxima da fronteira canadense do que da fronteira mexicana. Fica praticamente no centro do país. Ainda assim, nas corridas que ocorreram lá entre 2000 e 2007 não podemos dizer que os públicos foram ruins, mas nada nunca próximo ao visto na última corrida no COTA e nem da expectativa de público de Miami.

 

Caso continue com uma boa mão, a aposta na corrida em Las Vegas deve render um retorno onde, no espírito da cidade, todos vão sair ganhando. O “jogador”, que seria a Fórmula 1 e seus promotores, e a “banca”, representada pela cidade que terá mais um grande espetáculo para atrair público e dinheiro.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva