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Gabriel Casagrande é campeão na Stock Car e Felipe Baptista na Stock Light PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 13 December 2021 21:17

E aê Galera... agora é comigo!

 

Chica da Silva, Rainha da Bahia e minha editora rodou a baiana de novo quando recebeu a coluna da semana passada com o tamanho que chegou. O que segura minha parada é que, com textão ou sem textão, entre os colunistas do site eu sou o vice-campeão: só fico atrás da coluna compartilhada do nosso tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Helio ‘Vasco Neves’, que dá um jabazinho para o co-colunista, o Amarelo Rosado.

 

A gente tem que relatar o que acontece nas corridas, se a gente não fizer isso, fica igual aos textos desse pessoal da “imprensa especializada”. É por isso que a galera lê o que a gente escreve. Eu falo a linguagem das arquibancadas do autódromo, do pessoal que fica colado na grade com o trailer ou com o truckão fazendo churrasco por 3 dias, da zoação nas redes sociais. Esse pessoal me representa e eu represento a todos eles!

 

Agora que já cabe a foto do Ogro do Cerrado aqui no canto esquerdo da coluna, vamos começar com a primeira corrida da Stock Light, disputada no sábado e que eu decidi prestigiar novamente o Portal HighSpeed do meu camarada Pedro Malazartes, penteado de boi lambeu! Na chamada pelo youtube estava a apresentação do Urso do Cabelo Duro na narração e dele, Pedro Malazartes nos comentários. Mas na abertura da transmissão, veio o anúncio de dois comentaristas na transmissão: Ricardo Arcuri e Luiz Felipe Ramos, que não é parente do Ico, muito conhecido no meio da Fórmula 1.

 

 O novo carro da Stock Light para 2022 tem uma cara nova e a categoria um nome novo: Stock Series (Reprodução: youtube).

 

E pelo portal HighSpeed conhecemos o carro da categoria para 2022. A estrutura tubular é praticamente a mesma. A Bolha é nova, com o design do Cruze. Os pneus serão os mesmos, importados da Turquia e o valor a ser investido para a correr a temporada que vem... segura as tripas (O ponto da anatomia não era bem esse...). Por essas e outras temos só 11 carros nessa etapa e o milhão e duzentos mil reais que o campeão leva para investir numa subida para a categoria principal não cobre nem metade do orçamento pra correr numa equipe de “meião do grid pra trás”. Esse é um nó que o D. Corleone, novo Capo da categoria precisa desatar.

 

Pra corrida do sábado, Rafa Reis fez a pole e meu piloto, o Zezinho, largou ao seu lado. Com trajetórias distintas, os 11 pilotos contornaram sem problemas o ‘S’ da Sadia. Rafa Reis segurou a ponta e mostrou que os resultados nos treinos era só questão de confirmação na corrida. Enquanto Rafa ia fugindo na frente, o Zezinho vinha segurando uma galera até o 5° colocado, mas na reta oposta Pietro Rimbano e Gabriel Robe passaram pelo Zezinho, que também tomou do Iorio, caindo pra 5° e segurando quem vinha atrás. Na frente, Rafa Reis estava tranquilo enquanto a briga pela P2 era das boas, com Rimbano, Robe e Iorio tentando marcar o maior numero de pontos possível para se manter na briga pelo campeonato, aproveitando a má posição do líder do campeonato, Felipe Baptista, que largou na P5, mas recolheu tudo pra evitar uma batida no ‘S’ da Sadia e caiu para 8° na primeira volta.

 

 Rafael Reis mandou nos treinos e na corrida do sábado largou bem e tomou a ponta (Reprodução: youtube).

 

Quem achava que o líder do campeonato ia ficar ensaboando lá no fundão do grid estava totalmente errado. Depois do pessoal se estabelecer em ritmo de corrida, um por um Felipe Baptista foi superando até fazer a ultrapassagem da corrida quando na reta dos boxes e na freada do ‘S’ da Sadia passou da P4 para a P2, superando Gabriel Robe e Pietro Rimbano numa passadaça de gente grande. Rafa Reis estava quase 4 segundos na frente e mesmo com uma colocação que já lhe dava o título ali mesmo no sábado, Felipe Baptista foi acelerando e tirando a diferença para o líder da corrida. Não deu tempo. Rafa Reis, dominador dos treinos venceu a prova, mas o campeonato acabava com a P2 de Felipe Baptista e até a P3 de Gabriel Robe definiu o vice campeão. Meu piloto, o Zezinho, fez uma corrida estranha e terminou em 7°, mas tomou 20s de punição sabe-se lá porque desses ‘comissacos’ que não sabem coisa (o aposto não era bem esse...) nenhuma e, com isso, caiu para 9°.

 

Para o domingo, com uma ridícula inversão de grid (a organização do campeonato tem que mudar isso para 2022, fazendo uma inversão proporcional, tipo: 10 posições ou 50% do gird, o que for menor, por exemplo). Com isso a pole ficou para Felipe Papazissis. A corrida foi disputada depois da decisão da Stock Car e vamos ser diretos ao ponto para aliviar o meu lado com as reclamações da mina editora.

 

Quem ficou para a corrida viu a largada onde o pole segurou a ponta e todos passando inteiros no ‘S’ da Sadia. Zezinho foi para o ataque e tomou a ponta antes da curva do pinheirinho. Deram um chega pra lá no campeão que viu o mundo ao contrário no bico de pato e na passagem na primeira volta, o Zezinho foi escapando na ponta. Na briga pela P2, Gabriel Lusquiños vinha na pressão sobre Felipe Papasizzis, mas não conseguia passar. Com isso Matheus Iorio usou o ‘push’ na volta 4 para passar os dois e assumir a P2. no meião do pelotão, Rafa Teixeira e Pietro Rimbano bateram portas e acabaram saindo da pista, com Rafa Teixeira levando a pior e tendo um pneu furado. Ironicamente, campeão e vice do campeonato vinham no fundo do pelotão.

 

 Com o grid invertido no domingo, tivemos mas trocas de posição e de liderança (Reprodução: youtube).

 

Na volta 7 Matheus Iorio veio com tudo pra cima do meu piloto, mas o Zezinho foi gigante na reta oposta, curva do lago e curva do laranjinha para segurar a ponta, só que Iorio estava mais rápido e tomou a ponta na reta oposta. Zezinho não desistiu e com isso Gabriel Lusquiños encostou na briga, trazendo Papazissis. No meio da disputa, o retardatário Gabriel Teixeira ia na balada dos líderes, mesmo com voltas de defasagem. Rafa Reis passou por Felipe Papazissis e vinha rápido pra cima dos líderes. Quem ia se complicando era o Zezinho. Gabriel Lusquiños colou no meu piloto e ainda vinha Rafa Reis virando rápido. Na frente, Matheus Iorio foi embora, abrindo quase 1s por volta. A briga acabou para o Zezinho com o pneu dianteiro direito furado. Rafa Reis passou o Lusquiños e tomou a P2. No finazinho da prova Felipe Baptista, Gabriel Robe e Arthur Leist pareciam estar brigando pela ponta e foram se empurrando para fora da pista desde a reta oposta até a curva do laranjinha pra levantar os que ficaram para ver a corrida. Com tranquilidade depois que tomou a ponta, Matheus Iorio fechou a temporada com vitória. Rafa Reis foi o 2° e Gabriel Lusquiños foi o 3°. Zezinho, meu piloto, teve um final de semana difícil e terminou na P10. Parabéns para Felipe Baptista, campeão da categoria.

 

Depois de uma decisão de campeonato na Fórmula 1 simplesmente fantástica (o adjetivo não era bem esse...) viemos para São Paulo depois de aguentar a encheção de linguiça dos pseudo humoristas Arrelia Jr. e Chapolim Colorada (antes eles que o Nhonho, por incrível que pareça) ia começar a decisão da Stock Car e o favorito para ganhar o campeonato, Gabriel Casagrande, largando na pole position. Mas em Interlagos temos o ‘S’ da Sadia no final da reta e o grid ta cheio de surtados!

 

 Thiago Camilo fez uma grande largada e tomou a ponta na corrida 1 da Stock Car (Reprodução: youtube).

 

A largada foi tranquila e os três com chances para o título saíram do ‘S’ da Sadia nas 3 primeiras posições. Thiago Camilo tomou a ponta na reta oposta e Gabriel Casagrande foi administrando a vantagem em segundo. Um pelotão com os 5 primeiros (Felipe Lapenna e Julio Campos em 4° e 5°) formaram o pelotão da frente, com Ricardo Mauricio na P6. Lá trás, Marcelo Hahn, convidado, e Beto Monteiro se encontraram na entrada do ‘S’ da Sadia e o carro de Beto Monteiro ficou parado na reta oposta na saída dos boxes. O diretor de prova, ele, o PIROCA (esse é o nome dele), teve que botar pra fora o Safety Car no complemento da 6ª volta. O serviço foi rápido e na relargada o P4, Felipe Lapenna ficou na saída do ‘S’ da Sadia. Thiago Camilo mandou bem na largada e escapou da pressão, mas o pelotão da frente espalhou quando começaram as paradas obrigatórias. Serra e Casagrande pararam, Julio Campos também. Thiago Camilo parou na volta seguinte e voltou na frente dos dois.

 

Os três faziam uma disputa à parte. O P4, Ricardo Mauricio, não conseguia se aproximar, mas o maior vencedor do ano reabasteceu, pensando em uma parada mais curta na corrida 2 e caiu pra 8°. Quem também estava pensando era Gabriel Casagrande. Enquanto Thiago Camilo brigavam pela ponta, o paranaense ia segurando a P3. De forma surreal, as equipes de Gaetano Di Mauro e Guilherme Salas não trouxeram o carros para a parada obrigatória. Os ‘comissacos’ não tiveram piedade e desclassificaram os dois da corrida. O líder do campeonato estava tranquilo e dependendo de 2 pontos para ser campeão (na verdade 1, pelo número de vitórias). No final da corrida Serrinha partiu pra cima de Thiago Camilo. Ele descasou o ‘push’ pra tentar atacar na última subida do café, mas não deu certo. Thiago Camilo venceu, com Daniel Serra em 2° e Gabriel Casagrande em 3°.

 

 Depois da inversão do grid, as estratégias da primeira corrida beneficiaram quem abasteceu na corrida 1 (Reprodução: youtube)

 

Aí vem aquela manobra do balé do bebum perneta para fazerem a inversão do grid com os carros em movimento e com isso Galid Osman e Cacá Bueno foram para a primeira fila. Na relargada, a pista ficou estreita com Daniel Serra empurrado para fazer a saída do ‘S’ da Sadia pela área de escape interna e alguns pela área externa da curva do sol. Na curva do lago, sobraram pancadas e uma cena surreal: Rafael Suzuki parou seu carro em chamas na agulha do laranjinha. o carro começou a descer, de ré, sem controle (o piloto já tinha pulado fora) e um cidadão com camisa da CBA, anunciado como delegado da FIA e conhecido como “Paulo Loco”, cue corre na Golden Classic, saiu correndo atrás do carro que atravessou a pista, percorreu boa parte do gramado (com o “Loco” correndo atrás). Maluco ou não, ele acabou conseguindo segurar o carro no braço antes da chegada do resgate para apagar o fogo. O diretor de prova, o PIROCA, teve que botar pra fora o Safety Car e botarem ordem na casa. Demorou e na relargada Galid Osman e Cacá Bueno se enroscaram na subida do laranjinha. Melhor para Ricardo Maurício que escapou de bater nos dois... ele e todos que vieram a seguir. Gabriel Casagrande subiu para 3°, Daniel Serra, que se enrolou na largada subiu para 6° e Thiago Camilo parou com o carro em modo de segurança.

 

 O carro de Rafael Suzuki foi parado por um "Loco" chamado Paulo, que saiu correndo atrás do carro em chamas (Reprodução: youtube).

 

Em sua despedida da categoria, o nuestro hermano, o assador que a equipe do MauMau Ferreira e a Toyota trouxeram pra correr na Stock Car veio fazendo seu melhor final de semana na categoria, depois de uma P6 na primeira corrida e que vinha na P5 na segunda quando começaram as paradas obrigatórias. Após as paradas, Ricardo Mauricio conseguiu manter a ponta e Ricardo Zonta pulou para a P2. Garantindo o título e pra fazer a festa no pódio, Gabriel Casagrande vinha na P3 e Daniel Serra era o 5°. Nuestro hermano caiu para 9°, mas nas duas corridas andou na frente de seu companheiro de equipe, o “quase dono”, Rubens Barrichello. Ricardo Mauricio ganhou a 7ª corrida do ano, Ricardo Zonta foi o segundo e Gabriel Casagrande chegou em 3°, conquistando aos 26 anos de idade seu primeiro campeonato na Stock Car pela equipe Vogel-Mattheis. Parabéns, campeão!

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Foi o cúmulo da sacanagem (editoria, por favor, não tem com traduzir isso... deixa essa passar...) a escalação do Dr. Smith para atrapalhar a transmissão da F1 neste final de semana. O Goleiro de Pebolim pelo menos traduz os rádios enquanto o Dr. Smith sempre “perde” ou “não entende direito”. Será que ninguém na Band, depois de um ano, percebeu isso?

- Não bastassem as bobagens (o advérbio não era bem esse...) nos treinos da F1, na F2 o Prosdócimo despejou o caminhão de fertilizante orgânico na transmissão da corrida do sábado, a ponto do Mr. Burns corrigi-lo ao vivo. A gente sabe quem é o sogro do Prosdócimo... esse é muito bem apadrinhado!

- No domingo a Chapolim Colorada, assim como no início da temporada, veio vestida à caráter! Ela e o Arrelia continuam tentando ser engraçados e irritando os telespectadores.

- A cada distorção de rádio que o Dr. Smith fazia eu mandava um “meu Jesus Cristo” (A expressão com 3 palavras não era bem essa...). Pobre vizinhança...

- A gargalhada que eu dei quando o Matuzaleme tentou explicar a diferença de tempo de reação entre o Neguin e o Fugitivo da FEBEM foi ouvida por toda cidade de Palmas. Ele ser de humanas não é desculpa depois de tantas décadas de F1...

- Derrapadas à parte na transmissão, não há palavras para descrever essa corrida e este campeonato. O melhor em décadas! Os diretores do canal globêstico (a segunda vogal não era bem essa...) devem estar se matando de raiva.

- Por falar na dita emissora, meu moleque falou que comentaram a corrida e o final do campeonato no canal por assinatura e o “comentarista de automobilismo” que entrou em cena HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Não era o Nhonho!

- Já na Stock, o meu camarada, melhor narrador de automobilismo do Brasil, o Sinestro, mandou bem de novo na transmissão. Tanto da corrida dos carros como a de um tal de Paulo Loco (pesquisei no Google) que saiu correndo atrás de um carro pegando fogo. Esse me representa!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

    
Last Updated ( Tuesday, 14 December 2021 13:11 )