Caros Amigos, O nosso site, o Nobres do Grid, teve durante muitos anos a presença entre seus colunistas uma verdadeira enciclopédia e um pessoa que eu muito admirava: Willy Möller. Seus arquivos pessoais, textos e relatos sobre os principais autódromos da Europa, alguns já destruídos ou abandonados, são de uma riqueza ímpar, que fizeram a mim e a milhares de leitores se transportar, como se estivessem passando por aqueles cenários. Willy Möller faleceu há alguns anos (falha minha memória de ser humano), mas deixou uma rica herança para seus sobrinhos-netos e um deles, Ian, assumiu a coluna ‘in memorian’ do tio-avô e entre os textos que Willy Möller não conseguiu publicar (ou esperava um momento especial para fazê-lo), algo que Ian publicou no ano passado e nos revelou uma surpresa: seu tio-avô conhecia profundamente Interlagos! Inclusive tendo estado presente e circulado por ele nas versões original e atual do nosso principal autódromo. Neste final de semana teremos mais um Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos. Devido as disputas políticas, chamado neste e nos próximos quatro anos do contrato em vigor como Grande Prêmio Cidade de São Paulo de Fórmula 1, na cabeça dos fãs de automobilismo isso pouco ou nada importa. O importante é a volta da Fórmula 1 ao Brasil depois do confuso calendário e das drásticas mudanças impostas pela pandemia do Covid 19. Certamente meus estimados leitores vão lembrar que ao longo do ano fui extremamente cético em relação à realização da etapa brasileira no campeonato mundial de Fórmula 1 em função do quadro de caos, especialmente no primeiro semestre do ano, com índices de óbitos assustadores. Tudo apontava na direção contrária, mas as vacinas chegaram, a população ignorou o negacionismo político e social indo se vacinar em massa, com o país ultrapassando o percentual de vacinados dos Estados Unidos, maior produtor de vacinas do mundo. Foi com muita felicidade que todos nós vimos a corrida ser confirmada. Esta semana, os containers das equipes chegarem a Interlagos e graças aos índices de vacinação, o autódromo recebendo lotação completa para o final de semana. Apesar de não termos mais um piloto brasileiro na disputa – ou ao menos participando – do campeonato mundial de Fórmula 1 como piloto titular, o público compareceu em peso ao autódromo todos os anos. É importante lembrarmos que o autódromo de Interlagos foi salvo por um casuísmo: condenado a ser desfigurado e até mesmo destruído para dar lugar à especulação imobiliária como será o AIC no Paraná (este era o intuito do PL 705 do então prefeito, João Dória, atual governador do estado e postulante à presidência da república). Graças a “corrida do autódromo” contra o fantasioso autódromo do Rio de Janeiro (do qual não tivemos mais nenhuma notícia), Interlagos foi salvo e digo isso sem desmerecer o grande trabalho da comissão Pró-Autódromo, encabeçada por nosso colunista, o Diretor de Corridas Sergio Berti Izé, Sabemos bem como funcionam os interesses políticos neste país. Interlagos é o mais importante autódromo do Brasil. O primeiro autódromo permanente construído no Brasil e, apesar de mutilado, ainda é o grande palco do automobilismo no nosso continente. Além da Fórmula 1, no próximo mês teremos um evento em um modelo nunca antes feito aqui no Brasil (apesar de usual na Europa): teremos mais de 330 carros com a junção das etapas de encerramento das temporadas da Stock Car e do Campeonato Paulista de Automobilismo de 2021. Devido a este número recorde de automóveis em um fim de semana, a programação terá competições noturnas e diurnas durante os dias 10, 11 e 12 de dezembro. A Stock Car tinha planejado sua etapa de encerramento para o autódromo internacional de Brasília após o acordo feito com o governo do Distrito Federal. Entretanto, tratando-se de obras públicas a entrega das obras – que estão em andamento – não cumpriu o cronograma e, com isso, a principal categoria nacional precisou encontrar uma alternativa. Esta alternativa já vinha sendo estudada e até mesmo (isso foi notícia em um site de aviação) uma corrida em um setor do aeroporto do Galeão chegou a ser estudada, mas acabou descartada. A importância do Autódromo Internacional José Carlos Pace para o automobilismo brasileiro ficou extremamente evidente para os interesses do automobilismo nacional e é uma referência também no cenário internacional. Entretanto, é preciso os dirigentes do automobilismo necessitam estar atentos ao futuro de Interlagos e a busca de novas praças para as competições nacionais. Um abraço e até a próxima, Fernando Paiva |