E aê Galera... agora é comigo! Quando vejo uma corrida em um autódromo daqueles que o piloto tem que ter que ter bolas (bola pode, né, editora...) de aço para fazer curvas com as de Tarumã no Rio Grande do Sul. Foram cinco corridas – três da GT Sprint Race e duas da Copa Truck – que fizeram a festa da gauchada... mas infelizmente sem as famosas cenas das famílias reunidas em torno do circuito e fazendo seus churrascos (esses aí estariam liberados do “excesso de fumaça” que cria problemas nas corridas dos Brutos. Quem ficou de fora do evento foi a Copa HB20 e, numa falta de respeito total com os que acompanham a categoria, não foram dadas maiores explicações para a não ida da categoria para o tradicional autódromo gaúcho. Duvido que nos tempos da Super Fera Camila Maluf à frente da categoria as coisas não ficassem as claras! Mas vamos falar de corrida que a foto do Ogro já está aí no canto da página. Tudo indica que o título da Copa Truck este ano não ficará na equipe do véio Renato Martins, que se recuperou dos sustos que deu na gente este ano e, mesmo sem correr, está lá no autódromo pra liderar a sua equipe. Só que a equipe dominante da temporada é a AM Motorsport, do também piloto, André Marques, que venceu a corrida 1 da rodada dupla em Tarumã. André Marques aproveitou a pole position, tomou a ponta e liderou até a bandeirada (reprodução: youtube). Largando na pole position, André Marques contou com a valorosa ajuda de Felipe Giaffone ‘Smith’ – que no caminhão manda bem pra caramba (o adjetivo não era bem esse...) – segurando por mais da metade da prova uma fila de caminhões atrás de si, começando com Wellington Cirino, que conseguiu uma sensacional ultrapassagem por fora na velocíssima curva 1 e assumir a P2. Com caminho livre, chegou fácil no líder da corrida, mas segurou a posição (e o emprego) sem atacar o patrão. Dr. Smith segurou o quanto pode a P3, mas na penúltima volta o Beato Salu fez um daqueles “milagres” e repetiu a manobra de Cirino, passando por fora para ganhar a posição, fechando o Top3. Com a inversão de grid, Marques largou para a segunda corrida da oitava colocação e o pole foi o gaúcho Regis Boéssio, que fez uma grande largada e, aproveitando-se do traçado com poucas chances de ultrapassagem, liderou de ponta a ponta a corrida para voltar a vencer na categoria. A dificuldade de ultrapassar foi tanta que o improvável segundo colocado foi Jaidson Zini. Quem fez milagre – novamente – foi o Beato Salu, que avançou de 6° para repetir a terceira posição da corrida 1. Ao final da etapa, o campeonato segue sendo liderado por Wellington Cirino, com 159 pontos, que é seguido de perto por André Marques (157 pontos). Depois temos Felipe Giaffone (128), Paulo Salustiano (122) e Jaidson Zini (107) fecham o Top5. O incidente negativo na etapa foi o infeliz acidente ocorrido nos boxes antes da largada. Claudionor Santos, que trabalha como chefe de equipe do caminhão de Roberval Andrade, saiu do campo de visão do piloto quando foi tirar uma placa colhida na pista e fazer um pequeno ajuste na asa dianteira do caminhão. Claudionor foi socorrido e encaminhado para um hospital da Grande Porto Alegre, onde foram diagnosticadas fraturas na bacia e no fêmur. Apesar disso, ele permaneceu consciente e sem risco de morte. Informado pelo raio, Roberval abandonou a competição e seguiu para o hospital. Aproveitando-se do Grid invertido, Regis Boéssio fez as pazes com a vitória e "em casa" (Reprodução: Youtube). Tarumã também recebeu a “Special Edition” da GT Sprint Race, com três corridas, uma no sábado e duas no domingo que é um “campeonato dentro do campeonato” e repetindo o que fez em Cascavel, Pedro Aizza, um dos mais novos pilotos no grid da GT Sprint Race, com apenas 16 anos, voltou a brilhar no campeonato. Na tarde do sábado, vencendo a primeira corrida que abriu a programação da segunda etapa da “Special Edition”. Após disputa emocionante, primeiro com Pedro Ferro e depois com Lourenço Beirão, ele completou as 16 voltas com o tempo de 21m37s.126. Foi a segunda vitória de Aizza na sua temporada de estreia na competição. Ele largou em quarto, mas não aliviou o pé, indo pra cima dos primeiros colocados. Na volta 10, depois de um erro do então líder Lourenço Beirão, Pedro Ferro assumiu a ponta, com Aizza logo atrás. Eles passaram a brigar pela ponta, mas acabou acontecendo um toque entre os dois que provocou a saída de Ferro da prova. Beirão se aproveitou, foi para cima e retomou a liderança na 15ª volta, mas não conseguiu segurar o ímpeto de Aizza, que tomou a ponta na última volta. Apesar do P2 no geral, o português Lourenço Beirão foi o ganhador na categoria PRO. Na categoria AM, o estreante no circuito, Giovani Girotto foi o vencedor. A GT Sprint Race acelerou em Tarumã no sábado e Pedro Aizza venceu novamente (Reprodução: youtube). Thiago Camilo (PRO) foi o destaque da Corrida 2 da Special Edition da GT Sprint Race. Sem demonstrar nenhum desgaste, depois de participar da corrida de endurance da Porsche Carrera GT3 Cup, o piloto paulista venceu a prova na manhã fria deste domingo. Numa corrida sensacional, largando em sétimo e atacando de forma bastante agressiva, já na segunda volta asumia a liderança para não mais perder e receber a bandeira quadriculada ao final das 16 voltas da prova. A segunda colocação no geral foi de César Ramos (PRO), vindo em terceiro Pedro Aizza (PROAM). Pedro Aizza, que havia vencido no geral no sábado, voltou a andar bem e garantiu o P3 na classificação geral final e mais uma vitória em sua categoria. O mesmo valeu para Giovani Girotto, que emplacou mais uma vitória na categoria AM. Com frio e neblina, os pilotos voltaram à pista e Thiago Camilo foi o vencedor (Reprodução: youtube). A definição do vencedor da categoria PRO da segunda etapa da Special Edition da GT Sprint Race pode ser resumido naquela máxima de que “corrida só termina quando acaba!” Foi assim, com as circunstâncias – e a acreditando na máxima já citada – onde um pouco de sorte sempre cai bem, Cesar Ramos (piloto gaúcho) e seu companheiro Weldes Campos garantiram, na tarde do domingo, o título da categoria no Autódromo Internacional de Tarumã. Depois de largar em segundo, assumir a ponta e perder a liderança para Thiago Camilo, que largou em oitavo, repetiu o bom desempenho da prova anterior e, na nona volta, deixando Ramos, Ramalho e Aizza disputando a segunda colocação, a sorte sorriu para o gaúcho quando a quebra do carro de seu companheiro de equipe na Stock Car na última volta, entregou-lhe a vitória de bandeja. Com a entrada do Safety Car, a corrida terminou em bandeira amarela. Com outro 3° lugar, Pedro Aizza foi o melhor entre os pilotos da PROAM, enquanto Giovani Girotto foi novamente o vencedor na AM. Meu piloto, o Zezinho, também participou da competição do final de semana em Tarumã, ficando no top 10. Encerrando a "Special Edition", festa gaúcha com vitória e título de Cesar Ramos (Reprodução: Youtube) Assim como aconteceu na semana passada, ainda teríamos a etapa de endurance da Porsche para falarmos nessa semana. Mas como seu que o leitor não tem paciência (o aposto não era bem esse...) para textão e o que ele gosta são as pílulas, vamos combinar uma coisa: Como não teremos corrida nacional semana que vem, falamos da nossa categoria gourmet. Fechou? Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Foi só no estado do Tocantins que não a Band não transmitiu a corrida da Porsche no sábado ou foi no país inteiro? Assisti a corrida no final da tarde no youtube, com a narração de Ivan, o terrível e os comentários do Prosdócimo, que se sente em casa na categoria. - O Sinestro fez maratona de transmissão no autódromo de Tarumã, com GT Sprint Race e a Copa Truck. 5 corridas no final de semana sem desafinar a viola, com Marcelo Cerrato de comentarista na Sprint Race e Maurício Ferrerira na Copa Truck. - Bola dentro da Band pela chegada do Bom Bom Ferreira como comentarista pra Copa Truck. Decidiram não inventar, improvisar ou escalar alguém que seria um peixe fora d’água. Podiam fazer isso na Fórmula 1 e aposentar o Dr. Smith! - Quando o cara tem neurônios entre as orelhas, é capaz de aprender a fazer qualquer coisa. Um bom exemplo é o mestre de cerimônia de convenções da Hinode, que em um ano aprendeu a narrar corridas na TV Cultura, fazendo as transmissões da F-E. - A dupla Alexi Lalas e o Taquara Rachada estão cada vez melhores na cobertura da Fórmula Indy na TV Cultura. Narração segura, comentários com conhecimento é tudo que o espectador de automobilismo quer. - No contraponto, enquanto arrumava as coisas para meter o pé na estrada, meu moleque ligou a TV em um dos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) e acabei acordando os vizinhos com uma gargalhada: o Nhonho não sabe o nome das curvas do Autódromo de Tarumã! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA. Porque será que eu não estou surpreso... Felicidades e velocidade, Paulo Alencar Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |