E aê Galera... agora é comigo! Ter o seu trabalho reconhecido, mesmo que goela abaixo, é o tipo de coisa que me dá um prazer quase orgásmico (isso pode, né editora?). A coluna da semana passada sobre assessoria deu um sacode em alguns coleguinhas que saíram da inércia, como foi o caso do assessor dos irmãos Fittipaldi, que começou a atualizar as notícias dos seus clientes. O outro prazer que tive foi o retorno da coach Patricia Alves, que mencionei na coluna por seu trabalho para ajudar os profissionais da área a fazerem melhor o seu trabalho. Depois de alguma pesquisa – porque eu faço o meu trabalho – vi que ela é a assessora de imprensa do grupo Eurofarma e da equipe do Meinha na Stock Car e já tem tempo. Gente competente sempre está de boa e não passa perrengue, certo? É justamente nessa coisa da competência que a gente tem que trocar uma ideia essa semana: as coisas não correram bem em algumas transmissões este final de semana: A TV Cultura bateu de frente no muro, sem barreira de absorção, na transmissão da Fórmula Black&Decker. Se no sábado, eles só entraram com a corrida praticamente com a largada, no domingo, aqui no Tocantins e pelo que fui informado por meus seguidores, em vários estados, não teve corrida! Teve todo tipo de programação local. Programas sertanejos, comerciais, agrícolas, missas, cultos, teve de tudo! Resultado: tive que correr para o canal por assinatura. Fiquei sabendo depois que estava sendo transmitido pelo site, mas aí mandei para os quintos dos infernos (o destino não foi bem esse...). No sábado, nem o narrador da TV Cultura, nem o do Sportv "viram" quando o carro de Lucas Di Grassi perdeu rendimento. No sábado, assisti o pré-corrida na TV por assinatura, depois fui pra Cultura, e à noite, com a chuva em Martinsville, vi o VT no canal por assinatura. Foi complicado! Não adianta nada a Cultura ter um comentarista do tamanho do irmão separado na maternidade do Tonhão Nareba se o apresentador de convenção da Hinode é um peixe fora d’água. No canal por assinatura, os moleques estão pisando em ovos – depois de tanta gente demitida ou pulando fora – pra abrir a boca. O Tala Larga parecia estar amarrado numa camisa de força e o Nhonho só não falou besteira (a interjeição não era bem essa...) porque limitou-se a falar o obvio ululante. Ainda assim, nos dois canais, ninguém viu o que aconteceu com o Lucas Di Grassi e que bastava estar olhando pra tela pra ao menos dizer: “o Lucas ficou!” O narrador não vê e o comentarista, se fala, queima o filme do narrador. Minha pergunta é muito simples: porque não contratam narradores de verdade? A TV Cultura deu um tiro na direção certa, contratou o Alexi Lalas (que depois que parou de jogar futebol, mudou pra o Brasil e está narrando as corridas do Brasileiro de Endurance há algum tempo). Tem também o filho do Deus do Egito, que narra o Brasileiro de Turismo Nacional e que já ouvi narrando a Porsche Gourmet. O Tala Larga foi o que sobrou no trupicante antigo canal das categorias de automobilismo para narrar as corridas. Ele é muito melhor que o Will Robinson (apesar disso não dizer muita coisa), que fazia a dupla tétrica com o Dr. Smith, antes deste voltar pra Band e continuar atrapalhando as transmissões da F1. Temos bons narradores de automobilismo no Brasil, mas que raramente tem oportunidade de aparecer nas transmissões na TV. Hoje (eu entrego a coluna na segunda-feira) tivemos, aos 44 do segundo tempo, a divulgação oficial de que a TV Cultura vai transmitir as corridas da F. Indy. A parte boa foi a divulgação de que o Alexi Lalas vai fazer a narração e o Taquara Rachada, depois de sair do Foxbola, vai voltar pra cadeira do comentarista. Tem tudo pra dar certo, só falta agora a gente ter a garantia de que as corridas vão ser transmitidas ao invés das coisas exóticas dos contratos com as retransmissoras locais. A parte divertida foi a “corrida atrás do furo”. Durante essa semana que passou foi uma briga com a coisa de quem ia dar o furo pra Cultura que teve de um lado, o Gato Mestre, que acabou não sendo chamado pra fazer os comentários da categoria na TV, mais uma meia dúzia de jornalistas e “não-jornalistas” como eu (mas eu não falei nada), teve o site matador de pilotos por antecedência tentando jogar pra galera, como sempre... e nessas horas, todos esquecem da notícia e só querem dar o furo. Tudo isso na semana que passou, a do dia do jornalista! É só vergonha... Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Um mês atrás eu avisei: eu sou astrólogo! E no programa de adiamentos de corridas da temporada 2021, a categoria gourmet, a Porsche Carrera Cup, anunciou o adiamento da etapa do autódromo de Pinhais, que aconteceria nesse próximo final de semana. E vem pais por aí... podem se preparar. - Depois de dois anos na draga e vendo o grid encolher, a Stock Car deu uma virada no jogo e já garantiu 30 carros para o início da temporada 2021, mesmo com a pandemia. Parece que o novo ‘Capo’ da VICAR, D. Corleone, tá no gás pra dar um sacode na categoria. - E não parou aí: com um nome novo, a agora Stock Car Pro Series, vai fazer suas transmissões também pela internet. O canal AutoVideos fará as transmissões da categoria principal e também da Stock Light. Com um milhão e meio de seguidores no mundo da web, o canal vai ter a transmissão de André Duek, piloto que disputou três temporadas na categoria e nos comentários microfone aberto para campeões e nomes históricos que passaram por lá. Vou prestigiar! - Com a mudança da bandeira da pandemia em São Paulo, estão correndo pra colocar os carros na pista neste final de semana. Vamos ver se teremos corrida em Interlagos e se teremos pilotos colocando a vida em risco com o monte de mortos diários. - Esse final de semana tem F1 na Band e eu estou preocupado: a corrida vai ser “no horário normal das corridas” e quem viu a corrida passada, não viu nada antes das 10:30 em boa parte do país por conta das programações locais. Se a Band fizer bobagem (o advérbio não é bem esse...) vai queimar o filme. Depois de elevar o padrão com um pré-corrida como o do Bahrain, tem que entrar às 09:00, ainda que seja com o Carequinha e a Chapolim Colorada. Felicidades e velocidade, Paulo Alencar |