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Uma Endurance maluca, São Pedro atrapalhando a Sprint e BR Raiz em circuito Raiz PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 October 2020 23:37

E aê Galera... agora é comigo!

 

Sem holofotes, mas com transmissão muito rica pelo youtube (e até em canais de TV por assinatura) tivemos neste final de semana corridas em Curitiba, Cascavel e Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

 

Agradeço muito o fato de ter transmissão no youtube. A GT Sprint Race resolveu começar o final da semana na quinta-feira... e aí eu ia me complicar porque eu tenho que trabalhar pra pagar as contas. Mas como tem o youtube, tá tudo bem e no final de semana dá pra tirar o atraso, que só não foi maior porque o tempo virou com força na capital paranaense e cancelou uma corrida, passando para o final de semana.

 

A categoria do Thiago Marques & família programou a 3ª e a 4ª etapas para o quintal de casa. O autódromo fica pertinho das instalações da antiga Action Power e onde ficam os carros da categoria. Assim, era pra ser uma etapa na quinta-feira e a outra no final de semana. Mas como São Pedro não deixou, ficou uma corrida da 3ª etapa para o final de semana.

 

Quem não ficou na mão foi o público que assistiu as corridas. A corrida da quinta-feira, com céu cinzento e pesado não tirou brilho da disputa nem diminuiu a emoção.  Depois de largar em terceiro, Rodrigo usou de toda sua experiência e contou com erros dos adversários para assumir a ponta faltando pouco menos de nove minutos. A partir daí, foi tentar manter o carro na pista para garantir a vitória, a primeira na categoria e temporada.

 

A etapa adiada aconteceu no final de semana, sem chuva e com temperatura amena. Assim foi a segunda corrida da terceira etapa abriu a programação no circuito paranaense neste domingo, que ainda terá a quarta etapa com duas corridas. O equilíbrio da categoria, apesar das condições climáticas positivas, fizeram com que a disputa foi bastante agitada, com várias trocas de posições, toques e escapadas, obrigando a entrada do carro de segunda algumas vezes. Diego Ramos, que largou em décimo, soube tirar vantagem da situação de entrada do Safety Car para cruzar a linha de chegada em primeiro e, ainda, garantir seu primeiro topo de pódio da categoria.

 

 A GT Sprint Race começou a correr na quinta-feira em Curitiba e teve emoção até domingo. Foto: Sig Comunicação.

 

No domingão, na companhia de um porco no rolete pururucado tivemos as corrida da quarta etapa. Na primeira, o pole da corrida, Rodrigo Sperafico manteve a frente depois da largada. Aos poucos, entretanto, Weldes Campos foi chegando e, faltando 13 minutos para o final da corrida, assumiu a liderança. Mas, logo em seguida, uma escapada acabou fazendo que voltasse para o segundo lugar.  Seguindo com um ritmo forte, Weldes conseguiu superar Sperafico novamente na volta seguinte e garantiu a vitória apesar da pressão do adversário.

 

A segunda corrida também teve emoção de sobra. Logo na largada, Thiago Camilo e Rodrigo Sperafico dividiam a primeira fila, mas um choque logo atrás acabou mudando tudo. Adalberto assumiu a ponta, seguido por Rodrigo, enquanto Camilo, que rodou, foi para o último lugar. Na quarta, Diego Ramos ficou em primeiro, sempre com Adalberto na sua cola. A entrada do Safety Car na sétima volta, mudou a situação outra vez. O piloto do carro #793 reassumiu a liderança na relargada se alternaram na liderança e, seguiu assim, até o final para conquistar sua primeira vitória no geral da GT Sprint Race.

 

No sábado, apresentei ao meu compadre a categoria de endurance e rimos muito com a transmissão da TV, que além de Will Robinson e Dr. Smith, teve a participação da Penny Robinson, fazendo as matérias de boxes (quando os carros começaram a ter problemas e entar um após o outro na hora final da corrida ela ficou perdidinha, coitada), mas a corrida de endurance numa pista com menos de 2.300 metros e mais de 30 carros foi uma coisa de maluco. Tarumã tá fazendo falta. Tomara que as obras e a homologação saiam logo.

 

Mas isso acabou dando um tempero tão bom quanto o do preparo do churrasco na casa do compadre. Entre acidentes e bandeiras amarelas, a última hora de corrida foi sensacional, onde parecia que o time de Vicente Orige / Gustavo Kirylla iriam vencer sem maiores problemas passaram a sofrer com uma pane que já havia ocorrido no início da prova começou a se repetir com frequência.

 

 Depois de umitas trocas de posição e um susto na última curva, tivemos um vencedor no Endurance Brasil. Foto: MS2

 

O catarinense começou a perder tempo ao ter de religar o carro. Sem ter nada a ver com isso, a Ginetta G57 dos irmãos  Wagner / Fábio Ebrahim tomaram a ponta e vinham sendo perseguidos pelo protótipo de Henrique Assunção / Anderson Toso e Fernando Fortes, que estavam na P3, mas com uma volta atrás. A vitória estava nas mãos dos paranaenses quando eles foram obrigados a fazer um pit stop extra, a 20 minutos do fim, por um problema na bomba de combustível.

 

Com o problema de Orige e depois de Ebrahim, Fernando Fortes se viu na liderança, mas quase “deu ruim” como diz o carioca “Falcon”. Na curva final o líder tomou uma fechada do Aston Martin GT3 da dupla Sergio / Guilherme Ribas e chegou a bater. Por muita felicidade não perderam a corrida ali, que cairia no colo do Porsche GT3 de Ricardo Mauricio / Marcel Visconde, que terminou 3,4 segundos atrás dos vencedores.

 

No ping-pong, tentei ver também as corridas (foram 6) do Turismo nacional e suas corridas relâmpago de 15 ou 20 minutos em Cascavel. Com mais de 60 carros inscritos nas categorias A B e Super, em um circuito raiz como Cascavel, era garantia de emoção e foi mesmo. Além disso, temos as divindades na transmissão, com Osires Junior na narração e DeCristo nos comentários e entradas nos boxes entre as corridas.

 

 A categoria mais Raiz das categorias nacionais do automobilismo brasileiro correu em um autodromo raiz. Foto: Turismo Nacional.

 

O maior vencedor do final de semana foi Rafael Lopes (que não é o Nhonho), piloto também na Copa Truck. Foram 3 vitórias e um segundo lugar em seis corridas nesta que é a categoria mais democrática do automobilismo nacional, com mais de 10 modelos de carros diferentes disputando roda a roda, porta a porta. É um campeonato que vale a pena assistir as corridas.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Os hermanos viram um show do Barrichello em Buenos Aires na Top Race V6, correndo com uma banheira Toyota Camry. Foi muito pastel de feira pra pouca parilla. Enquanto isso, o hermano que corre na Stock Car no Brasil continua sem acertar o ponto do churrasco.

- Eu tinha um amigo argentino em rede social que, no melhor estilo argentino, achando que tudo lá é melhor, e dizia que o hermano que veio correr na Stock Car ia ganhar corridas com grande vantagem para os brasileiros... o cara sumiu! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA.

- Chegou no meu ouvido que um personagem um tanto folclórico do cenário da velocidade no Brasil está com o coronavírus. Foi um dos que sacanearam o Miltão Carranca numa campanha canalha (o advérbio era mais pesado...) contra nosso grande jornalista. Como não sou revanchista, que ele se recupere para ver o sucesso das minhas colunas.

- Tem alguém aqui acreditando que vai ter GP Brasil de Fórmula 1 no ano que vem?

- Já está definida a disputa pela vaga pra síndico naquele prédio lá no bairro da Glória no Rio de Janeiro. O reluzente síndico não é candidato à reeleição e o candidato derrotado na eleição passada é candidato novamente.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

    
Last Updated ( Tuesday, 13 October 2020 11:55 )