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Balanço de Silverstone: dois pontos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 09 August 2020 16:56

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Essa coisa sinistra do coronavírus continua tocando terror no mundo do automobilismo e a etapa de Mid-Ohio (a segunda, na semana passada teve outra), que seria a terceira etapa do campeonato foi adiada/cancelada por conta do aumento do número de casos no estado norte americano.

 

Toda a programação foi cancelada, inclusive a categoria principal, que também anunciou que as 500 Milhas de Indianápolis vão ser sem público na arquibancada. As coisas nos Estados Unidos estão complicadas, o que é ruim para Eduardo Barrichello e Kiko Porto.

 

Todas as categorias que tem pilotos brasileiros estão “tomando um fôlego” neste final de semana e a Eurofórmula, que há anos tinha um piloto nacional vai ficar sem nessa temporada de 2020. Assim, teremos um final de semana concentrado na Fórmula 3 e Fórmula 2.

 

Na F3, nos treinos livres da manhã da sexta-feira os brasileiros mostraram progressos, com Enzo Fittipaldi conseguindo o 10° tempo e Igor Fraga o 15°. Na parte da tarde tivemos o treino para a definição da corrida do sábado e na primeira parte dos 30 minutos Enzo Fittipaldi estava andando entre os 10 primeiros. Igor Fraga estava como o mais lento dos carros da Charouz na primeira metade do treino. Na parte final, uma bandeira vermelha faltando 4 minutos para o final atrapalhou as estratégias dos brasileiros. Enzo Fittipaldi terminou em 13° e Igor Fraga o 26°.

 

 Nos minutos finais do treino, uma bandeira amarela impediu os brasileiros Igor Fraga (acima) e Enzo fittipaldi de melhorar seus tempos.

 

Depois do treino livre da Fórmula 1 os competidores da Fórmula 2 voltaram pra pista para fazer o treino que definiria as posições de largada para a corrida do sábado. As coisas teriam que mudar muito para este treino, pois no treino livre os brasileiros não foram nada bem, com Pedro Piquet em 15°, Felipe Drugovich em 17° e Guilherme Samaia em 22°.

 

O treino teve um atraso de 15 minutos para a limpeza da pista pelo óleo derramado do motor de Sebastian Vettel no final do treino da F1. Quando começou o treino vimos uma mudança pra melhor no caso dos nossos pilotos, com a primeira metade trazendo Drugovich em 7° e Piquet em 8°. Samaia melhorou seus tempos de volta, mas continuava em 22°. Depois daquela “parada geral”, para troca de pneus e ajustes nos carros todos voltaram para a pista faltando. No minuto final uma bandeira amarela frustrou as voltas de Drugovich e Piquet, que terminaram em 12° e 13°. Samaia foi o 22°.

 

 No meio do treino, Felipe Drugovich conversa com seu engenheiro para tentar encontrar formas de melhorar seu tempo de volta.

 

Na manhã do sábado os carros vieram para o grid com Enzo Fittipaldi largando na 7ª fila, na 13ª posição e Igor Fraga em 26°, na 13ª fila, precisando fazer uma super corrida de recuperação. Apagadas as luzes vermelhas, a largada não teve maiores problemas e Enzo Fittipaldi manteve sua posição. Igor Fraga ganhou um posto e foi pra 25°. Com a briga ainda muito acirrada, na volta seguinte Fraga já era o 22° enquanto Fittipaldi caia para 14°.

 

Logo se formou um pelotão do 13° para trás e Fraga continuava a avançar, passando em 19° na volta 4, mas a recuperação parecia ter parado ali. Enquanto Matteo Nanini segurava Fittipaldi, Fraga era superado por David Schumacher e perdia contato com o alemão e, algumas voltas depois, caia pra 21°, enquanto Fittipaldi começava a perder performance e caia para 19°. Na 12ª volta os brasileiros estavam juntos, disputando a 19ª posição. Graças a dois abandonos, os brasileiros terminaram em 17° (Fittipaldi) e 18° (Fraga), em um sábado nada bom.

 

 Na corrida 1, Enzo Fittipaldi e Igor Fraga lutaram muito e conseguiram ganhar posições para o grid da corrida do domingo.

 

Após o treino classificatório da F1, os pilotos da Fórmula 2 vieram para a pista, alinhar para a primeira das duas corridas do Final de semana com muito sol e diferenças nos pneus e com isso, estratégias, que dariam muitas variantes para a corrida. Apagadas as luzes vermelhas, Felipe Drugovich fez uma boa largada e pulou para 10°. Pedro Piquet ficou parado no grid e acabou sendo levado para os boxes, onde teve o motor partido e retornou a prova com uma volta de atraso, enquanto Guilherme Samaia deu um “passeio” na caixa de brita e ficou longe do pelotão.


A vantagem ganha na largada foi perdida nas voltas seguintes e Drugovich voltou para a 12ª posição, mas estava em um pelotão compacto, do 7° ao 13°. Os carros que largaram com pneus macios começaram a ir para os boxes na 7ª volta e quem estava com pneus duros começou a subir na classificação, com Drugovich se estabilizando em 5° no meio da prova, mas ainda tendo que fazer sua troca de pneus.

 

 Na corrida, Felipe Drugovich não conseguiu acompanhar o ritmo dos carros mais velozes e  tentou uma estratégia diferente.

 

Os que optaram por pneus duros para largar começaram a ir para os boxes na 19ª volta. Felipe Drugovich foi na volta 21 e voltou pra pista em 12°, tendo que pilotar muito nas 8 voltas finais, estando 4s atrás do 11°. A briga no pelotão do 6° ao 10°, posição de Drugovich em sua recuperação ficou dura nas últimas 4 voltas, mas o brasileiro não conseguiu acompanhar o ritmo dos que estavam à sua frente e teve que se contentar com apenas 1 ponto na corrida do sábado. Guilherme Samaia foi o 20°, à frente de Pedro Piquet.

 

O domingo amanheceu mais frio e cinzento em Silverstone para a corrida da F3 de hoje. Os brasileiros largaram na 9ª fila e quando as luzes vermelhas se apagaram os dois partiram muito bem, com ambos ganhando posições. Completada a primeira volta, Igor Fraga era o 13° e Enzo Fittipaldi o 14° antes da entrada do Safety Car pela batida entre Dunner e Williams no final do pelotão.

 

 Enzo Fittipaldi fez uma grande largada e foi muito combativo durante toda a corrida do domingo, chegando ao TOP-10.

 

Quando tivemos bandeira verde na 5ª volta, os brasileiros relargaram bem, mantendo as suas posições, com Fittipaldi atacando Fraga duramente e este não conseguia acompanhar o ritmo dos carros à sua frente, até que no final da 7ª volta superava o piloto da Charouz. Duas voltas depois, ambos herdaram uma posição com o toque dos carros de Christian Das e Logan Sargeant, mas Das, numa pilotagem defensiva na 11ª posição já estava a 4.3s do carro à sua frente.

 

A direção de prova acionou o “Safety Car Virtual para a retirada de um carro em posição perigosa. Uma entrada real seria melhor para os Brasileiros. Duas voltas depois, com bandeira verde, Das era o 10°, mas tinha 7s de desvantagem para o carro à sua frente, segurando todo o pelotão, e nisso comprometia as corridas de Fittipaldi e Fraga, que vinha logo a seguir. No final da 17ª volta, finalmente, Fittipaldi tomava a 10ª posição, mas já estava 10s distante do carro à sua frente.

 

 Igor Fraga também fez uma boa corrida, chegou a andar na frente de Fittipaldi e, no final, foi beneficiado por uma punição.

 

Na volta seguinte, Fraga também ultrapassava a “rolha” Das, indo para 11°. Mas com menos de duas voltas para o fim, não havia muito mais o que fazer e eles terminaram em 10° (Fittipaldi) e 11° (Fraga), respectivamente, mas Fittipaldi tomou uma punição de 5s, por ganhar vantagem saindo dos limites da pista, caindo para 17°. Com isso, Igor Fraga marcou seu primeiro ponto na temporada.

 

Meia hora depois os pilotos da F2 estavam alinhados no grid para as 21 voltas da corrida do domingo, com Felipe Drugovich largando em 10°, Guilherme Samaia em 20° e Pedro Piquet, com o prejuízo do sábado, em 21°. Apagadas as luzes vermelhas, Drugovich largou mal, com os carros da 6ª fila, caindo para 12°. Piquet ganhou posições e era o 19° ao final da 1ª volta, tendo que fazer uma corrida de recuperação, mas na volta 4, quando disputava a 17ª posição foi tocado, rodou e caiu para último.

 

 Depis de uma corrida difícil no sábado, Pedro Piquet vinha numa boa recuperação no domingo quando foi tocado e rodou.

 

Na 10ª volta Drugovich não parecia ter rendimento para buscar melhores posições, caindo para 13° e depois para 14°, enquanto Piquet conseguia apenas superar Samaia, estando mais uma vez com a corrida comprometida. No final, Drugovich terminou em 12°, com problemas de carros à sua frente, Piquet em 16° e Samaia em 19°. Um final de semana bem difícil para os pilotos brasileiros na categoria.

 

Gente, foi o que tivemos neste final de semana para nossos pilotos que buscam chegar na Fórmula 1. Um final de semana “magro”, com 2 pontos conquistados, um em cada categoria. Mas vamos lá, acelerem brasileiros. Mais um desafio vencido e espero que todos tenham gostado. Vou continuar tentando fazer isso nos próximos finais de semana.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 


Last Updated ( Sunday, 09 August 2020 17:36 )