Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge! Maio foi um mês com boas e não tão boas notícias para nossos jovens pilotos correndo pelo mundo. O caminho é difícil, a gente sabe. As vezes acontece um acidente, as vezes falta dinheiro... o que não pode é desistir. Brasileiro tem que ser guerreiro e enfrentar todos os desafios de cabeça erguida, sangue nos olhos e faca nos dentes, seja em qual categoria for. Na Eurofórmula Felipe Drugovich continua com tudo na temporada 2018 da Euroformula Open. O brasileiro venceu a primeira prova da segunda etapa da categoria, no circuito francês de Paul Ricard. Largando da pole position, ele não deu chances aos principais competidores e chegou com mais de 10 segundos de vantagem sobre o holandês Bent Viscaal. Na terceira posição, Matheus Iório fez o pódio ter duas presenças brasileiras. Ele chegou a estar a menos de um segundo do holandês, mas depois de problemas nos freios, ele não pôde avançar. Guilherme Samaia, companheiro de equipe de Drugovich, foi o quarto colocado. O outro piloto do Brasil na prova, Christian Hahn, foi o décimo colocado. Felipe Drugovich (RP Motorsport) deixa o circuito de Paul Ricard, na França, com 100% de aproveitamento na rodada dupla disputada neste fim de semana, pela segunda etapa da temporada 2018 da Euroformula Open. No sábado, o brasileiro venceu a corrida 1 de ponta a ponta, após ter sido o pole position. Neste domingo, na corrida 2, repetiu a dose. O pódio da segunda bateria teve mais um brasileiro: Matheus Iorio (Carlin), que cruzou a linha de chegada em segundo. O terceiro lugar ficou com o norte-americano Cameron Das, que conseguiu ultrapassar Guilherme Samaia na metade da prova. Caso contrário, o pódio da corrida 2 teria sido 100% brasileiro. Além de ganhar a prova, Drugovich cravou a volta mais rápida do domingo, com 1min58s978, completando as 15 voltas em 29min57s590. O resultado irretocável na rodada dupla de Paul Ricard fez o piloto sair do circuito francês com 98 pontos. O segundo colocado é Matheus Iorio, com 57. Guilherme Samaia aparece em 6º na classificação, com 34 pontos. A Euroformula Open volta a competir em Spa-Francorchamps, na Bélgica, nos dias 9 e 10 de junho. Quando a F4 Alemanha correu em Hockenheim, Lirim Zendeli conquistou a quarta vitória em cinco corridas enquanto continua a dominar uma temporada ADAC de Fórmula 4 que ainda está em estágio inicial. O jovem de Bochum já havia sido o mais rápido no início da classificação e venceu confortavelmente as duas corridas no sábado em Hockenheim, ampliando sua liderança na classificação de pilotos de cinco para 39 pontos. Com o sol brilhando na manhã de sábado, Zendeli, de 18 anos, que dirige a equipe norte-americana Racing - CHRS, com sede em Kerpen, marcou sua terceira vitória na temporada. Ele cruzou a linha de chegada à frente de Liam Lawson (16, Nova Zelândia, Van Amersfoort Racing) e Oliver Caldwell (15, Reino Unido, Prema Theodore Racing). Enzo Fittipaldi marcou o 6° tempo, largando na terceira fila. Gianluca Petecof foi apenas o 14º. Na corrida, o neto de Emerson Fittipaldi subiu uma posição. Já o calouto na categoria, Petecof, não terminou a prova. Na corrida dois da rodada tripla, Petecof foi quem obteve a melhor posição de largada entre os pilotos brasileiros, com o 7º posto. Enzo Fittipaldi largou em 10°. Na corrida as coisas não foram bem. Gianluca foi o último entre os classificados, com uma volta de atraso para o vencedor e Enzo Fittipaldi abandonou a prova. A terceira corrida, que tem os 8 primeiros em grid invertido da corrida anterior teve os dois brasileiros largando no fundo do pelotão, P18 e P19, mas nossos meninos foram dois leões na pista, com Enzo terminando em 7° e Gianluca em 9°. Para o campeonato. Lirim Zendeli disparou, com 115 pontos, 50 à frente do segundo colocado, Frederik Vesti, com 65. Enzo é o terceiro com 61. Gianluca Petecof é o 12º com 14 pontos. Duas semanas depois, a categoria voltou a competir, em Lausitz, para mais uma rodada tripla no misto do trioval alemão, Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof partiram para mais uma desafio. Na primeira corrida, ocorrida na manhã do sábado, Enzo largou da oitava posição e conseguiu para subir diversas colocações e terminar na segunda posição. Esse foi seu terceiro pódio temporada da F-4 Alemã. Gianluca largou em 14° lugar e por problemas acabou não completando a corrida. Na corrida, também realizada no sábado, Enzo largou da sétima posição e terminou com o sexto lugar em prova vencida pro Zendeli. A terceira corrida tendo o grid invertido nas 8 primeiras posições deu ao brasileiro a terceira posição, na segunda fila. Gianluca largou em décimo primeiro, mas mais uma vez se viu envolvido em problemas e abandonou. Gianluca Petecof fez neste domingo uma excelente prova de recuperação e escalou 11 posições no pelotão para terminar em nono na terceira bateria da rodada de Lausitzring pelo Alemão de Fórmula 4. Com o resultado, ele voltou a pontuar na competição, depois de ser prejudicado por adversários e abandonar as duas corridas de sábado e tendo que largar na 20ª posição. Enzo Fittipaldi não conseguiu manter a boa posição de largada, mas ainda conseguiu terminar em um bom sexto lugar. O campeonato tem Lirim Zendeli como líder, com 152 pontos, seguido de Liam Lawson com 127, Mick Wishofer com 97 e Enzo Fittipaldi com 95. Gian Luca Petecof é o 13º com 16 pontos e o próximo desafio na Fórmula 4 alemã será entre os dias 8 e 10 de junho, no Red Bull ring, na Áustria. Entre as duas etapas do campeonato alemão tivemos a segunda etapa do campeonato italiano, disputado no circuito francês de Paul Ricard com mais uma rodada tripla, que foi amplamente dominada pelo dinamarquês Frederik Vesti, vitorioso nas corridas #2 e #3, além do 2° lugar na primeira corrida. Enzo Fittipaldi acabou abandonando a primeira corrida, mas obteve um bom 2º lugar na corrida #2, disputada debaixo de chuva. A corrida de encerramento no domingo também não foi fácil e o brasileiro terminou em 5º lugar. Gianluca Petecof foi o 13º na corrida #1, mas realizou duas excelentes corridas a seguir, com um 4º e um 6º lugar na classificação geral. No campeonato contando apenas os novatos da temporada, o brasileiro tem 5 vitórias em seis corridas disputadas. A classificação geral tem Enzo Fittipaldi na liderança com 93 pontos, Leonardo Lorandi com 81, Olli Caldwell com 69, Frederik Vesti com 68 e Gianluca Petecof com 54. A próxima etapa do campeonato italiano será em Spa-Francorchamps, dias 02 e 03 de junho. No mesmo final de semana, a Fórmula 4 francesa corria nas ruas de Pau e o brasileiro Caio Collet arrasou a concorrência. Em sua primeira experiência em circuitos de rua, conquistou a pole position e venceu duas das três corridas realizadas no tradicional circuito de Pau. Na segunda prova, que teve o grid invertido e foi realizada com pista molhada, o piloto largou em décimo e cruzou a linha de chegada em oitavo para somar pontos importantes no campeonato. Ainda na sexta-feira (11), Collet mostrou rápida adaptação ao traçado urbano de 2,76 km e assegurou a pole position para a corrida 1 (melhor volta na tomada de tempos) e para a corrida 3 (segunda melhor volta). A corrida 2 tem o seu grid definido pela posição de chegada na primeira prova, com os 10 primeiros invertidos. Largando na frente com o F4 #23, Collet fez uma prova sólida, concentrado para vencer pela primeira vez já na corrida inicial no sábado. Depois da primeira disputa no seco, os pilotos enfrentaram pista molhada na segunda prova. Apesar da chuva já ter parado, ainda havia muita água e spray na pista, o que aumentou o desafio dos pilotos. Collet saiu da décima posição e cruzou a linha de chegada em oitavo na bateria, que foi vencida pelo francês Adam Eteki. E, neste domingo, largando novamente da pole, o brasileiro já conseguiu abrir uma boa vantagem logo no início. No entanto, próximo da metade da disputa, a prova precisou ser interrompida com bandeira vermelha em virtude da chuva. Os pilotos estavam com pneus slicks e, por segurança, a organização encerrou a corrida e Collet assegurou novamente a vitória. Em virtude do fim prematuro, a prova contou metade dos pontos na classificação do campeonato. A próxima etapa do campeonato será no primeiro final de semana de junho em Spa-Francorchamps. No momento Caio Collet lidera a pontuação com 83,5 pontos, à frente de Ugo de Wilde com 81, Adam Eteki com 70 e Arthur Leclerc com 55. A segunda etapa Blancpain Series – Sprint – foi disputada no primeiro domingo do mês de maio foram disputadas as duas corridas da 2ª etapa do campeonato, no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, onde Lukas Moraes, em com o inglês Andrew Watson, subiram ao pódio por duas vezes, comemorando inclusive uma vitória na categoria Silver Cup, além de um top-10 na classificação geral. Com apenas dois dias de atividades de pista, a programação em Brands Hatch foi um pouco mais compacta que o habitual. Após dois treinos livres de uma hora cada, Watson e Lukas participaram das sessões classificatórias para definição do grid de largada das corridas 1 e 2, respectivamente. O inglês garantiu o 12º lugar e o brasileiro ficou em 19º. Na primeira, Andrew foi o responsável por largar o carro, e Lukas assumiu após o pit-stop para levar o carro à vitória na categoria Silver Cup. A dupla subiu no lugar mais alto do pódio, porém, foi penalizado na sequência numa decisão contestável dos comissários, que disseram que o capô do carro estava solto. A equipe entrou com recurso, mas o argumento não foi reconsiderado. na segunda corrida da rodada dupla. Lukas começou a prova e conseguiu avançar no pelotão intermediário, enquanto Watson terminou a prova em 2º lugar na Silver Cup. A dupla subiu ao pódio nesta posição, mas depois herdou a vitória com a desclassificação dos vencedores, alcançando também o primeiro top-10 na classificação geral. O outro brasileiro, Luiz Otávio Floss, que faz sua primeira temporada na categoria GT4, alcançou o melhor desempenho em quatro corridas. Depois de abandonar na primeira corrida do programa, na segunda corrida, junto com o belga Jamie Vandenbalck, ele levou a BMW M4 GT4 da 3Y Motorsport ao décimo-sétimo lugar geral e ao pódio da subclasse Pro-Am, terminando com o terceiro posto e somando bons pontos para o campeonato. No continente americano, tivemos mais uma etapa da Fórmula 4 mexicana, a penúltima rodada tripla realizada no autódromo de Monterrey, dias 5 e 6 de maio, o mexicano Moises de La Vara conquistou o título por antecipação. O Brasileiro Igor Fraga, da equipe Prop Car de Dárcio dos Santos não conseguiu repetir as performances das etapas anteriores e não venceu nenhuma corrida do final de semana, tendo sua melhor classificação um 3º lugar na terceira prova do programa. Contudo, o brasileiro garantiu o vice-campeonato e com uma grande coleção de vitórias. E tivemos a estreia do piloto pernambucano Francisco (Kiko) Porto, que em seu primeiro contato com o carro num autódromo que não conhecia, conseguiu estabelecer a melhor volta da corrida na segunda prova, na qual conquistou um excelente 5º lugar e ainda um 8º lugar na terceira corrida, mostrando que é um piloto que deve ser observado para o futuro. Nos Estados Unidos, todas as categorias de monopostos com brasileiros correram. A Fórmula 4 correu em Road Atlanta em mais uma rodada tripla e um novo desafio para os brasileiros Eduardo Barrichello e Arthur Leist. Na primeira corrida do final de semana, Eduardo classificou com o 9º tempo e Arthur com o 12º. Apesar do circuito possuir muitos pontos de ultrapassagem, os brasileiros não progrediram na classificação, com Barrichello terminando em 9º e Leist em 13º. A segunda corrida teve Eduardo Barrichello largando na melhor posição até o momento, com a 5ª posição. Arthur Leist foi o 15º. Na corrida, Eduardo não conseguiu manter a boa posição e terminou em 8º, enquanto Arthur subiu uma posição e terminou em 14º. A corrida de encerramento teve Eduardo Barrichello largando em 13º e Arthur Leist em 17º. Foi a pior corrida dos brasileiros, com ambos abandonando ainda na primeira volta. A liderança do campeonato é de Christian Rasmunssen, com 68 pontos, Dakota Dickerson com 48 e Benjamin Pedersen com 47. Arthur Leist é o 13º com 2 pontos. Eduardo Barrichello ainda não tem pontos. A próxima etapa será somente no final de junho, em Mid-Ohio. Nas categorias do programa “Road to Indy”, estarão todas em Indianápolis neste mês de maio. O primeiro desafio foi no misto, dentro do mítico oval e a USF 2000 teve uma rodada dupla dominada pela dupla Alex Baron e Kile Kirkwood, onde cada um venceu uma prova e foi segundo na outra, apenas trocando de lugar no pódio. Na primeira corrida o melhor brasileiro foi Igor Fraga, com um 8º lugar. Bruna Tomaselli foi a 17ª e Lucas Kohl abandonou na segunda volta. Entre os brasileiros, na corrida 2 o gaúcho Lucas Kohl recuperou-se e foi o 7º colocado, com Igor Fraga em 17º e Bruna Tomaselli em 22º. O campeonato tem como líder Kile Kirkwood com 106 pontos e Alex Baron com 93. Os brasileiros tem Igor Fraga em 4º 55 pontos, Lucas Kohl em 8º com 45 e Bruna Tomaselli em 17º com 24 pontos. A corrida do dia 25 será a Freedom 70. Na Mazda Pro Series, onde correm Carlos Cunha Filho e Rafael Martins (que não participou desta rodada dupla), na corrida 1 Carlos Cunha chegou a estar em segundo no início da prova, mas relargou mal, saiu da pista e caiu para 6º. Com 20 minutos de corrida ele ainda conseguiu recuperar duas posições para terminar em 4º. Na segunda corrida depois de fazer uma prova impecável com várias ultrapassagens. Por pouco não comemorou sua primeira vitória na categoria que corre pela segunda temporada nos Estados Unidos. Pulou de sétimo no grid para segundo colocado logo na largada e se manteve atrás do norte-americano Oliver Askew (Cape Motorsports) até a oitava volta quando da entrada do safety car por causa da batida entre seus dois companheiros de equipe na Juncos Racing, Robert Megennis e Rinus Veekay. Ele chegou a tomar a ponta na relargada, mas em um outra bandeira amarela ele perdeu a liderança e terminou em segundo. No campeonato o brasileiro é o 3º, com 120 pontos contra o líder, Parker Thompson com 150 e Rinus Weekay com 128. A próxima corrida será a Freedom 90. A Indy Light também foi para a pista com o terceiro fim de semana do campeonato deprimentemente marcado pelo grid pequeno – apenas 7 carros – e começou com uma sessão de treinos no percurso misto para a corrida 5 e Victor Franzoni conquistou a terceira posição inicial. A classificação para a 6ª prova não foi como planejado para o brasileiro, já que ele se classificaria em sexto. O início da 5ª etapa foi cheio de ação com vários carros lutando pela liderança. Franzoni se deu bem no início, passando para o segundo lugar. Mas quando partiu para tentar conquistar a liderança acabou saindo da pista e caiu de volta para o sexto lugar, posição onde terminou a corrida. De forma semelhante, a Rodada 6 viu tanta a ação quanto a corrida anterior, com os carros indo num “four wide” na reta do oval – na “contramão” – depois que foi dada a bandeira verde para a corrida de 30 voltas. Victor Franzoni ganhou uma posição e, com a ajuda de dois adversários que tentaram ocupar o mesmo espaço no mesmo instante de tempo, passou o terceiro lugar, onde se manteve até a quadriculada. A classificação traz o mexicano ‘Pato’ O’ward na frente, com 145 pontos, seguido de Colton Herta com 144 e Santiago Urrutia com 139. Victor Franzoni é o quarto com 119. A próxima etapa é a Freedom 100, no oval de Indianápolis. Na categoria principal, onde estamos acompanhando os primeiros passos de Matheus Leist, a sua equipe, a valorosa AJ Foyt deixou o brasileiro na mão. Nem ele nem Tony Kanaan estão conseguindo sair do meio do pelotão, mas quando estava em décimo quarto lugar no final da etapa no misto de Indianápolis o novato brasileiro precisou fazer um “splash and go” pra não ficar sem combustível antes da bandeira quadriculada. Nas 500 Milhas, depois de largar em décimo primeiro, Matheus fez uma corrida consistente e terminou em décimo terceiro. O final de semana de Indianápolis teve dois palcos. Sim, nem tudo aconteceu no mítico e emblemático Indianápolis Motor Speedway. As duas categorias menores do “Road to Indy” – a USF 2000 e a Pro Mazda – disputaram a Freedom 70 e a Freedom 90, respectivamente no Lucas Oil Raceway, um outro autódromo onde acontecem competições menores na cidade de Brownsburg, distante cerca de 10 quilômetros do palco das 500 Milhas de Indianápolis. A pista tem um misto e um oval de 1.097 metros onde as corridas foram disputadas. Na USF 2000, Kyle Kirkwood, que saiu da pole e controlou a corrida, aumentando a vantagem na classificação do campeonato. Não bastasse ter vencido a corrida, Kirkwood ainda viu o principal rival Alex Baron ter uma jornada horrorosa. O francês se envolveu em um acidente e foi o primeiro a abandonar a prova. Entre os brasileiros o melhor colocado foi Lucas Kohl, que chegou em quarto lugar e pela primeira vez este ano andou bem na frente do seu maior adversário local, Igor Fraga, que chegou em sétimo. Bruna Tomaselli foi a 14º colocada, tendo conseguido escapar dos acidentes da corrida. O campeonato traz Kile Kirkwood na liderança com 154 pontos, Alex Baron com 95, Jose Sierra com 90, Igor Fraga com 76 e empatados em 5º Rasmus Lindh e Luccas Kohl com 74. Bruna Tomaselli está em 17º com 35 pontos. A próxima rodada será em Road América, no último final de semana de junho. Já na Pro Mazda, o Brasileiro Carlos Cunha conseguiu um segundo lugar, em uma chegada emocionante onde o brasileiro saiu da diferença de pouco mais de dois segundos para 0,2213 de segundos para o vencedor, o canadense Parker Thompson. Na corrida disputada na sexta-feira, 25, Carlos Cunha Filho foi cauteloso pela dificuldade de ultrapassar em circuito oval tão pequeno, mas trabalhou bem nos momentos de tráfego da competição. Contudo, não conseguiu a linha ideal para atacar o líder. O campeonato tem Parker Thompson em primeiro com 198 pontos, seguido de Carlos Cunha Filho com 158, Rinus Veekay com 157, Harrison Scott com 130 e Oliver Askew com 125 fechando o Top 5. A próxima corrida será em Road América, no último final de semana de junho. Indo para o Indianápolis Motor Speedway, tivemos lá a Freedom 100, corrida da Indy Lights, com um pequenino grid de 8 carros, o brasileiro Victor Franzoni fez tudo o que foi possível, mas acabou traído por um pneu que começou a perder pressão quando brigava pela liderança e depois de ter liderado a prova por algumas voltas e se mostrava em condições de vencer a corrida. Acabou terminando em 8º, duas voltas atrás do líder. O campeonato tem um novo líder, Colton Herta, com a vitória na Freedom 100 alcançou 189 pontos. Pato O’Ward tem 183, Santiago Urrutia está com 168 e Victor Franzoni com 139. A próxima etapa será em Road América, no último final de semana de junho. As notícias tristes vem do oriente. Pietro Fittipaldi, com o acidente sofrido nos treinos para as 6 Horas de Spa Francorchamps no Mundial de Endurance acabou por deixar de participara das provas do campeonato japonês de Super Fórmula até se recuperar. Mas a noticia mais dolorida foi a não participação de Bruno Carneiro, por falta de patrocínio, na etapa de Autópolis da Fórmula 3 japonesa. É isso aí, galera. A luta é difícil, mas não podemos nos entregar. Um abraço a todos, Genilson Santos
|