Fazendo a varredura deste mês, impossível não começar de cara falando sobre o título de um Piquet. Após o ano de 2014 coroar as atuações impecáveis do jovem Pedro, a família Piquet comemora outro triunfo em menos de um ano, com Nelsinho Piquet faturando o troféu da primeira temporada da FIA Formula E. Após o início dos trabalhos ainda com olhar de desconfiança dos fãs do esporte motor, afinal seriam carros sem o som característico dos fórmulas, a categoria se mostrou ‘eletrizante’, com disputas envolventes por todos os circuitos de rua no qual este presente. E sem nenhum choque, para pilotos, mecânicos ou fãs! A etapa final, disputada em rodada dupla na capital das ilhas britânicas, contou com a disputa aberta entre os brasileiros Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi, além do suíço ex-Toro Rosso Sébastien Buemi, na ordem de classificação após a penúltima etapa, na Rússia. E a ordem inversa se mostrou atuante na primeira corrida londrina, com Buemi vencendo e marcando o sexto tempo para a corrida derradeira, tendo sorte de pegar pista seca na classificação. Bruno Senna conquistou seu melhor resultado na temporada e "segurando" Sebastian Buemi, garantiu o título de Piquet. Di Grassi partiria do 11° posto e Nelsinho de um longínquo 16° lugar. Mas na hora do vamos ver, Nelsinho e Di Grassi escalaram o pelotão e contaram com a ajuda de Bruno Senna, segurando o ímpeto do suíço, deixando-o em sexto até a bandeirada, trazendo consigo Lucas e Nelsinho, na sequência. Ainda houve punição para o pole e vencedor, Stephane Sarrazin, jogando-o para o final da listagem, mas sem alterar as posições na classificação final. Destaque também para o quarto lugar obtido por Senna, seu melhor resultado na temporada. Nelsinho Piquet comemorando o título com sua equipe. Enquanto isso, nas categorias de base o Brasil segue formando talentos mundo a fora. Na Velha Bota, Giuliano Raucci (Prema Powerteam) teve complicações em duas das 3 rodadas em Imola, porém na qual conseguiu evitar confusões completou em 7°. Piloto iniciante nos formulas, Raucci busca mostrar seu potencial após passagem com importantes resultados no kartismo nacional e europeu, aliás, o melhor brasileiro na modalidade em competições no Velho Continente nos últimos anos. Classificação final do campeonato FIA Formula E. E os 3 brasileiros no Top10, além do título. Quem conseguiu um grande resultado na disputadíssima Fórmula 3 Europeia foi Sérgio Sette Câmara na penúltima rodada tripla realizada no desafiador circuito belga de Spa Francorchamps. O terceiro lugar na corrida número 2, que terminou sob bandeira amarela devido a mais acidentes entre os jovens pilotos. Um deles ocorrido envolveu um "brasileiro". Gustavo Menezes, nascido nos Estados Unidos, levantou voo na reta mais longa do circuito após um toque (por conta de uma fechada) na roda traseira do adversário. Felizmente, o piloto saiu andando do carro. Sergio Sette Câmara conquistou seu primeiro pódio na F3 europeia na corrida 2 em Spa Francorchamps. Voltando para a terra da Rainha Elizabeth, Rafael Martins e Matheus Leist iniciaram muito bem a rodada tripla em Oulton Park, marcando tempos no top5 e concluindo a primeira rodada em quarto e quinto, respectivamente. Na segunda batalha, Leist conquistou o segundo lugar, com direito a volta mais rápida, e Martins recebeu a quadriculada em 7°. Na última rodada, a sorte esteve um pouco de lado para os brasileiros. Na etapa em Croft, no final do mês de Junho, Leist marcou importantes pontos ao completar as provas em 5°, 6° e 7°, mantendo o piloto na disputa do campeonato, neste momento em 4° na tabela geral. Rafael Martins não coletou bons resultados em Croft, mas continua no top10 da categoria. Matheus Liest, quarto na MSA F4, posando ao lado de seu monoposto. Voltando para este lado do Atlântico, parada rápida nos Estados Unidos. Durante a grande festividade que é o GP de Toronto da Formula Indy, a Pro Mazda esteve presente também, e por lá Victor Franzoni conquistou o quarto lugar na primeira corrida, em um dos circuitos mais charmosos e atrativos dos campeonatos ao redor do globo. Isso após o brasileiro largar da 11° posição em um traçado perigoso e com diversos pilotos nervosos ao volante. Na segunda prova, uma colisão impediu outro bom resultado, na encharcada pista canadense. Já aqui pelo país, a Formula 3 Brasil visitou Santa Cruz do Sul e levou a pista 17 monopostos para as disputas da terceira etapa da temporada. Após ser o mais rápido nas primeiras etapas, mas contar com infortúnios na metade das provas disputadas, Pedro Piquet foi soberano. Melhor tempo nos treinos e pole para corrida 1, o jovem Piquet não abriu logo vantagem e não sofreu ataques de adversários. Vencedor na primeira rodada, largaria em sexto na segunda. Pódio da F3, com Carlos Cunha Filho, Augusto Cesário, Pedro Piquet e Artur Fortunato. Foto: Duda Bairros. Largaria, pois saiu dos boxes, atrás de todo o pelotão e foi escalando posição a posição, para conquistar mais uma vitória e consolidar a liderança do campeonato, a frente de Matheus Iorio, com 6 pontos de vantagem. Destaque para Carlos Cunha Filho, filho do showman Carlos Cunha e suas performances em duas rodas com os carros. Mas por lá, o jovem se destacou mesmo completando as duas corridas em segundo lugar e encostando na briga do campeonato. Enquanto isso na Light, Samaia perdeu a invencibilidade na corrida 1 após ser vitimado em acidente com outros pilotos, mas mesmo assim conquistou o terceiro posto e a vitória na segunda prova do final de semana, mantendo assim a liderança e boa vantagem sobre Matheus Muniz e Pedro Cardoso. Saudações, agora em São Paulo, Fabiano Esteves
|