Os motores estão a ecoar em diversas praças desportivas do Brasil e do mundo. Afinal de contas, as férias e treinos das principais categorias internacionais e de base finalmente voltaram a ligar os motores pelos autódromos mundo a fora. E nosso país segue sendo representado neste variado cardápio do esporte motor mundial. Desde a estreia recordista de Felipe Nasr na F1, com a melhor posição de chegada na primeira prova disputada por brasileiros em toda a história. E isso não conta em nada a pontuação diferenciada e mais bondosa no atual circo do Tio Bernie, afinal, primeiro continua sendo primeiro, assim como o quinto colocado. Fora dos holofotes globais, na Indy temos o início de mais uma temporada com novidades no campeonato Estadunidense. Kits aerodinâmicos desenvolvidos pelas fabricantes de motores, Honda e Chevrolet, prometem dar mais apelo visual, com os carros cheios de personalidade. Os que carregam a sigla BRA seguem sendo Hélio Castroneves e Tony Kanaan, guiando pela Penske e Ganassi, respectivamente. Ambos iniciam novamente entre os postulantes ao título da categoria e da tradicional Indy 500. Ponto negativo é a ausência da Brasília 300, por motivos muito bem conhecidos e transcendentes ao âmbito esportivo. Felipe Nasr fez ótima estreia, levando a Sauber a pontuar após 2014 no zero – Foto: Srdjan Suki / EFE E fora da televisão o automobilismo nacional segue dando as caras nos 7 continentes, apesar da América Central e África não estarem nos roteiros dos que aqui dissertarei. De início, uma das novidades mais recentes. Giuliano Raucci fora confirmado para competir pela Prema Powerteam na segunda temporada da história da Formula 4 Italiana. A equipe é a atual campeã com Lance Stroll. O piloto de apenas 16 anos tem currículo interessante, sendo dos melhores kartistas nacionais nos campeonatos mundiais nos últimos anos. Vale a pena ficar de olho, mas para ele a peleja só começará na Velha Bota em 3 de Maio, em Vallelunga. Outro nesta competição é João Vieira, tocantinense partindo para sua segunda temporada, após terminar 2014 em sétimo na classificação final. João chegou na Itália apadrinhado por Albino Parolim e Giancarlo Minardi (sim, ele mesmo da equipe de F1), e continuará no time Antonelli Motorsport. Tony Kanaan inicia sua segunda temporada na Ganassi, nas ruas de St. Petersburg Subindo um pouco no mapa europeu, a Inglaterra terá duas categorias de Formula 4. A MSA Formula fará sua temporada inaugural, contando com Matheus Leist e Rafa Martins. Leist é o atual vice-campeão da Formula 3 Brasil Light, e fará seu primeiro ano completo no automobilismo do Velho Continente, na equipe Double R Racing. Já Martins competirá na SWB. Dia 5 de abril será dada a partida na MSA, no histórico autódromo de Brands Hatch. Na outra F4 britânica, a BRDC, após 2014 convincente de Gaetano di Mauro e Gustavo Lima, vagas encontram-se em aberto e algum brazuca em breve poderá preencher o espaço nestes monopostos. Anote aí, esta começará no mesmo final de semana da MAS, MAS em em Oulton Park. Só acho que competir em datas entre estas duas pode não ser bom jogo pra ninguém, mas que assim seja. Giuliano recém chegou na F3 Brasil, e já alçará voos mais altos! – Foto: rrracing.com.br E parece que este artigo é mesmo reservado para a Formula 4. E vale sim apresentar este novo conceito no automobilismo, afinal pouco se vê falar sobre tal assunto. Tendo em vista o naufrágio das F3 pelo globo, esta nova categoria chancelada pela FIA se tornou uma boa válvula de escape para a continuidade de operações das equipes e formação de pilotos, tendo em vista o menor custo. Seguindo na busca do radar, vemos um verde e amarelo entre muito mais que 7 da Alemanha. Mauro Auricchio é nosso representante na terra do chucrutes, chegando por lá após temporada na F3 Brasil e ser um dos finalistas da Seletiva Petrobrás de Kart 2014. Tomara que consiga bom resultado na Germânia, pois no futebol eles vieram a cá e fizeram barba, cabelo, bigode e fecharam a barbearia. Guiando o bólido do time do bicampeão do DTM, Timo Scheider, Mauro terá o primeiro desafio em 25 de Abril, na cidade de Oschersleben. Matheus Leist segue para Inglaterra, após bons resultados no kart e F3 Brasil – Foto: Duda Bairros/Vicar Viajando para a terra do Sol nascente, o Japão será palco de mais uma F4 a iniciar os trabalhos neste ano de 2015. E um brasileiro buscará seu lugar ao Sol por lá. Nicolas Costa, campeão da Formula Abarth Italiana e Européia em 2012 e da Formula Futuro em 2010, correrá no time de Vincenzo Sospiri. O dono da equipe foi campeão em 1995 da extinta F3000 Internacional, mas sem muito o que lembrar da F1, afinal fez apenas uma corrida e a Lola foi a derrocada. Que ele tenha aprendido como não se deve gerir um time de monopostos! Na principal categoria asiática, João Paulo Oliveira vai em busca do título na Super Formula, após chegar bem perto em 2014. Nicolas tem seu primeiro compromisso no dia 4 de abril, em Okayama; e JP Oliveira em Suzuka, 19 de abril. Nicolas Costa vai para o outro lado do mundo acelerar na Formula 4 Japonesa – Foto: Bruno Terena Terminando a jornada mundial, com foco centrado na Formula 4, voltamos as Américas. Mas sem falar agora da F4. Nos Estados Unidos, Victor Franzoni vai para seu segundo ano na USF2000, em busca do caminho da Indy, ou ao menos é esse o slogan das formadoras de base que acompanham o certame principal. Competindo pela Afterburner Autosport, Victor iniciou seus duelos nas pistas em 28 de Março, conquistando um sexto lugar nas ruas de St. Petersburg, Flórida. Um bom início, após terminar 2014 em quinto na categoria e uma vitória triunfada. Antes de iniciar a temporada oficial, Franzoni competiu com o mesmo carro no torneio de inverno da USF2000, vencendo duas de 5 provas, terminando em segundo lugar. Início promissor do jovem paulista de 19 anos. Saudações, agora em São Paulo, Fabiano Esteves |