Olhos sobre a VICAR Print
Written by Administrator   
Thursday, 30 March 2017 00:29

Caros Amigos, neste próximo final de semana vai começar, efetivamente, a nova realidade da VICAR, agora sob a direção executiva de Rodrigo Mathias, o homem de negócios contratado pelo Sr. Fernando Altério para comandar a os eventos de automobilismo da Time For Fun, sua empresa de entretenimento.

 

Com o país ainda em crise, temos a confirmação de um grid com 28 carros, semelhante aos que vimos no ano passado. Contudo, o volume de patrocínios diminuiu. A saída de grandes patrocinadores acabou gerando uma grande troca de pilotos entre as equipes e também a ampliação do leque de ação das poucas equipes que tem algum poder financeiro e ver a oportunidade de negócios para estabelecimento de parcerias.

 

Certamente haverão contestações e serei chamado de “fatalista” por parte de algumas pessoas do meio, mas o fato de um dos donos de equipe ter sob sua tutela três equipes e seis carros é algo inédito na categoria. Vários dos proprietários das equipes menores tiveram que cerrar portas ou fazer parcerias com equipes que contam com um maior orçamento.

 

Um outro ponto que chamou minha atenção e que não pode ser desconsiderada como uma consequência da redução do orçamento das equipes é a não realização da “Corrida dos Convidados”. No ano passado os convidados já não foram os mesmos de anos anteriores, com diversas atrações internacionais. Certamente trazer estes convidados tinha um impacto no orçamento dos times e precisava ser coberto por patrocinadores. Na falta destes, a interrupção deste processo seria algo natural.

 

Se a categoria principal do evento, apesar das necessárias adequações, ainda consegue ter um grid com 28 carros, as interrogações passam a ser das categorias de apoio. Não pelo Mercedes Benz Challenge, uma categoria de Gentleman Drivers que compram seus próprios carros na maioria dos casos e entregam estes à preparação das equipes. O que temos é uma falta de notícias sobre a Copa Petrobrás de Marcas e o Campeonato Brasileiro de Turismo.

 

Hoje, quarta-feira, no início da noite, o site das duas categorias, ligados ao site da Stock Car não traziam o nome dos pilotos, o número de competidores e nem as equipes que disputarão o campeonato. Se o site oficial da categoria não divulga, como esperar que os veículos de mídia recebam notícias, releases ou enviem equipes para fazer coberturas, artigos, divulgarem o campeonato, equipes e expor as fotos dos carros e pilotos com seus patrocinadores?

 

Graças a contatos próximos que temos, conseguimos a informação de que nove equipes estariam confirmadas no campeonato: C2 Team, Greco Competições, Friato Racing Team, RF Motorsport, JLM Racing, JLM Sports, Onze Motorsports, Paraguay Racing e RZ Motorsport. Contudo, o campeonato terá uma importante baixa em 2017: A Honda, que conquistou dois campeonatos de dois vices desde 2011, quando este formato foi adotado, está fora da temporada de 2017, restarão no Grid a Toyota, Renault, Chevrolet e Ford.

 

O campeonato, previsto para ter oito rodadas duplas, teve sua abertura adiada. O início seria em Goiânia, junto com a Stock Car e com o Brasileiro de Turismo. A organização informou que o novo tanque de combustível que as equipes irão utilizar ainda não estão prontos, o que fez com que a competição precisasse ter datas alteradas.

 

São muitas mudanças e estarei acompanhando tudo de perto. Depois de ver o problema que levou a Fórmula Truck à sua presente situação, ter os eventos da VICAR “fora do traçado” é a última coisa que o automobilismo brasileiro precisa.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva