A Fórmula Ugly! Print
Written by Administrator   
Friday, 07 February 2014 21:41

Todo mundo aqui já ouviu pelo menos uma vez que “tudo na vida tem limite”, ou que “se cair, do chão não passa”, até mesmo “pior do que isso não fica”... pois é. A Fórmula 1, sempre superando seus limites, conseguiu aquilo que parecia impossível: graças ao seu novo regulamento, produziu os carros de corrida mais feios da história! Bem vindos à “Fórmula Ugly” (Ugly=Feio em inglês... que eu não falo nada).

 

Ainda no ano passado, os projetistas das principais equipes já “alertaram” os torcedores, os jornalistas e os dirigentes da categoria (incluindo o bom velhinho) de que as possíveis soluções para atender o novo regulamento poderia produzir carros – na sua parte frontal em particular – com soluções estéticas “um tanto estranhas”.

 

No final de 2013 apareceu na internet algumas das prováveis “soluções” a serem usadas pelos projetistas... com uma “coisa” cilíndrica e pontuda pendurada no bico do carro. Ah, a Fórmula 1 vai ser imprópria para menores de 18 anos com esse negócio de “expor a genitália” assim. explicitamente. Sinceramente, eu preferi não acreditar que as coisas fossem descambar neste sentido.

 

No decorrer da segunda semana de janeiro começaram a sair as imagens dos novos carros desta temporada. Um mais horroroso do que o outro. De início, compararam os carros com um boneco do Muppet Show – o gonzo – que tem um nariz grande, pontudo e envergado para baixo.

 

Entre as excentricidades da Fórmula 1 de 2014, Ferrari e Mercedes criaram os "carros-bagre". Será que vão "engolir" a concorrência?

 

Esse foi o “truque” que algumas equipes usaram para “baixar o bico” até a altura exigida no regulamento... mas o restante da parte frontal ficou praticamente na mesma altura. Ou seja, fizeram um regulamento e as equipes que partiram para uma “solução” do tipo “me engana que eu gosto” tiveram a “vista grossa” da FIA e de quem escreveu o regulamento técnico da categoria para “aceitar” aquilo que foi apresentado.

 

Antes que fossem todos pelo caminho de Mercedes e Ferrari com seus “carros-bagre”. Sim, porque visto de frente ficou igualzinho ao peixe que é bem famoso. Só falta o carro feder como urina, igual a carne desse peixe.

 

O bico "ariete" da Red Bull tem uma particularidade, uma possível passagem de ar. Mais um truque de Adrian Newey?

 

Mas entre os bicudos existem algumas “variações”. Tem o “carro aríete” da Red Bull, que além da ponta não ser tão baixa quanto as outras – ao menos não aparenta ser – tem uma ponta mais rombuda, com um detalhe que parece ser uma espécie de entrada de ar. Aposto a comissão do próximo apartamento que eu vender que o Adran Newey inventou um jeito de fazer o ar passar por dentro do carro para aumentar o down frorce com abertura e fechamento daquela coisa lá no bico.

 

A Force Índia vai deixar muita mulher que assiste a Fórmula 1 excitada... aquela “jeba” preta não tá nem um pouco para o tal boneco daquele show sem graça. Parece mais com aqueles filmes pornôs com o “Kid Bengala”. Mas se hoje em dia, nas novelas, estão passando até beijo gay, sem falar na “globeleza” dançando a qualquer hora do dia, não vão colocar nenhuma tarja preta na transmissão.

 

Já que a coisa descambou para as “coisas pretas”, que porcaria é aquela da ‘Nega Genii’ com aquele “bico duplo”? Parece aquelas tomadas em plaquinha que hoje não podem mais ser usadas. Depois da debandada dos engenheiros da equipe, os estagiários que sobraram devem ter “apostado tudo contra a banca”. Se der certo, eles se consagram. Se der errado, a equipe fecha de uma vez!

 

Será que a Force Índia inspirou-se nos filmes pornôs brasileiros? Seu carro ganhou o apelido de "Kid Bengala" na redação.

 

A Fórmula 1 já teve diversos carros simplesmente horrorosos no aspecto estético... mas nunca tantos – ou todos – na mesma temporada! Pior que isso é a desconfiança da FIA de que apesar dos carros terem passado nos ‘crash tests’, estes “badalos” instalados na frente dos carros pode ser um perigo para os competidores. E eles só pensaram nisso depois dos carros lançados!

 

Mas pior do que a estética, só mesmo a performance. O que foi aquilo que chamaram de “testes” em Jerez de la Frontera? Testaram a paciência do Bernie Ecclestone? O velhinho quase teve um ataque histérico... e isso à distância. Se ele estivesse lá, sairia chutando carro por carro.

 

A 'Nega Genii' fez algo diferente de todas as outras. Se funcionar, ótimo. Se não funcionar, o time vai para o 'Saxo'...

 

O melhor tempo de volta ao longo da semana não baixou da casa de 1 minuto e 23 segundos. Só pra comparar: em 2013, Jenson Button com aquela carroça que a McLaren fez no ano passado marcou no dia 5 de fevereiro do ano passado 1 minuto, 18 segundos e 861 milésimos. Este ano, com o novo carro, no dia 29 de janeiro, ele marcou 1 minuto, 24 segundos e 164 milésimos. Ou seja, 5 segundos e 3 décimos mais lento!

 

Mas é preciso fazer algumas contas nesta perda: se um carro perde 3 décimos por cada 10 Kg de peso de combustível e os carros ficaram 40 Kg mais pesados, a perda foi de 1,2 segundos, certo? Se a Pirelli fez pneus mais resistentes, mais duros e menos aderentes vai haver uma perda de performance, claro. Agora, este somatório chegar há mais de 5 segundos...

 

O carro "frente fast food" da McLaren foi nosso parâmetro. 5,3 segundos mais lento que a carroça do ano passado.

 

Bom, a vida segue e, digamos, que fã de Fórmula 1 seja cego (putz, como é que ele vai ler esse artigo... tem tela em braile?). Aí o cara acompanha a Fórmula 1 ouvindo as narrações pelo rádio... e como estas pessoas tem uma sensibilidade aumentada, o choque deve ter sido grande.

 

Eu achava que o bem velhinho estava exagerando em seus temores e críticas aos novos motores turbo. Afinal, a fórmula 1 já usou motores turbo nos anos 80, ele, como dono da Brabham, foi o primeiro chefe de equipe campeão do mundo com um carro equipado com motor turbo. “Ah, é mais um dos ‘pitis’ do velho”.

 

Em 1976, o JSS 05 da Ligier, em 1979, o N179 da Ensign e em 1997, o Tyrrell 025. Carros feios não são novidade.

 

Ao contrário do que pensa meu primo, que comparou o som dos novos motores a um violino... ele está é louco! Tem uma comparação na internet onde mostra os carros do ano passado e os deste ano. Aquilo está mais para uma rabeca desafinada... nem uma daquelas ‘vuvunzelas’ da copa da África do Sul é tão pavoroso.

 

Nos dias 19 a 22 deste mês teremos a segunda rodada de testes dos carros da nova temporada da Fórmula 1, no Bahrein. No ano passado, a quarta etapa co campeonato teve Nico Rosberg como  pole position, com o tempo de 1 minuto, 32 segundos e 330 milésimos. Na corrida, a volta mais rápida foi de Sebastian Vettel, com 1 minuto, 36 segundos e 961 milésimos.

 

E para quem acha que só os brasileiros é que sacaneamos os carros da F1, olha o que os italianos fizeram com a Toro Rosso.

 

Vamos ver como os carros vão virar após as análises dos treinos de Jerez de la Frontera e com os progressos que devem ser conseguidos nos simuladores das equipes. Mas que vai ser muito esquisito ver os carros da GP2 andando mais rápido que alguns carros da Fórmula 1, como estão achando que pode acontecer... eu vou rir muito!

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva 

 

 

 

Last Updated ( Saturday, 08 February 2014 17:00 )