A Berta Motorsport e a TC 2000 (A Stock Argentina) Print
Written by Administrator   
Friday, 12 June 2009 11:37

 

O Campeonato da TC 2000 é a categoria com maior desenvolvimento técnico dentre os carros de turismo na Argentina (só que, assim com certas coisas, somente a paixão explica a verdadeira veneração dos Argentinos pela categoria Turismo Carretera – a mais tradicional das categorias do país vizinho – faz desta última o maior sucesso de público nas pistas). As iniciais, TC que também vem de Turismo Carretera. A diferença entre elas é que as Carreteras são montadas e adaptadas em modelos mais antigos ao passo que na TC 2000 o torcedor consegue identificar os carros que estão nas pistas com aqueles que estão nas revendas espalhadas pelo país. 

 

Largada da Primeira Etapa da TC2000 em 2009 no autódromo de Córdoba. 

 

Extremamente disputado e com o forte envolvimento da indústria automobilística instalada no país (das oito montadoras presentes no certame, seis correm com equipes oficiais), a categoria é uma verdadeira vitrine para um público extremamente apaixonado. 

 

A forma de disputa, no entanto, mais parece os campeonatos de futebol que haviam no Brasil nos anos 70 (com repescagens, rebolos e novas possibilidades). Durante todo o final de semana os pilotos fazem os treinos classificatórios para que tenham a definição do grid da primeira prova do final de semana, uma corrida de 45 Km e no máximo 25 minutos e uma prova principal, com 110 Km e no máximo 50 minutos. 

 

 

TREINOS E CLASSIFICAÇÃO. 

 

Existe uma tabela de perda de posições para os carros mais rápidos e o sistema procura compensar as perdas de quem andou atrás mas, sinceramente, se o intuito é este, usar lastros talvez deixasse o processo mais simples e ainda obtivesse um resultado melhor. 

a)     Para a primeira corrida de 2009, a classificação sofrerá as perdas segundo a ordem do Campeonato Oficial de 2008.

b)     Para a  2º e  3º corridas do ano, serão somados os pontos obtidos nas provas de 2009 aos do Campeonato 2008 e assim estabelecer o Ranking para a formação do grid.

c)      A partir da 4º corrida, o ordenamento se estabelecerá conforme as posições do Campeonato 2009, considerando todas as corridas realizadas até aquele momento.

d)     Em todos os casos, os pilotos sem pontos serão sorteados entre si e colocados após o último piloto ranqueado... 

 

Simples, não? 

 

O Ranking é assim: Para a primeira corrida da temporada só corresponderá penalizar as colocações finais en relação ao Campeonato de TC 2000 de 2008. A escala de penalização com as respectivas perdas de posição no grid é a seguinte: 

TC 2000(2008)   Perda                                      

                      12 posições no grid

                      11 posições no grid                                                        

                      10 posições no grid                                                       

                     09 posições no grid                                                       

                     08 posições no grid                                                       

                     07 posições no grid

                     06 posições no grid

                     05 posições no grid

                     04 posições no grid

10º                   03 posições no grid

11º                   02 posições no grid

12º                   01 posição no grid

 

 

Foto da disputa na Terceira Etapa em Oberá, na Província das Missiones.

 

Esta perda é para o grid da prova classificatória. Assim, os carros mais rápidos tem 25 minutos ou 45 Km para “correr atrás do prejuízo” e tentar largar na melhor posição possível para a prova principal. 

 

Assim como nas provas da Fórmula Truck no Brasil, há uma pontuação para as primeiras voltas, existe uma pontuação para a prova classificatória (do 1º ao 4º lugar) além da bonificação de 1 ponto para o pole position. 

 

A diferença entre as pontuações é a seguinte: 

 

 

CORRIDA CLASIFICATÓRIA:                                                                       

 Posição                                        

Pontos           6         3          2          1 

 

PROVA FINAL: 

Posição                                                    10º

Pontos           20   15     12     10      8       6       4        3       2       1      

 

 

A TC2000 faz eventos promocionais antes das etapas, colocando o carros ao alcance do público (Aqui em Mendoza).

 

Além disto, existem campeonatos dentro do campeonato. Aqui no Brasil, na Stock V8 temos os “playoffs”. Na Argentina, além das provas finais existem ainda as provas de “Endurance”, com mais quilometragem que as provas comuns e onde os pilotos correm em duplas (Detalhe: Dois pilotos titulares de uma equipe não podem formar um dupla. Além do titular, no seu carro deve participar um piloto de outra equipe, ou um reserva, ou de uma outra categoria – até mesmo do exterior, como foi o caso do Felipe Maluhy, que correu nos 200 Km de Buenos Aires como parceiro de Mariano Altuna na equipe FIAT, de Cacá Bueno na equipe HONDA ao lado de Juan M. Silva, de Thiago Camilo ao lado de Matias Rossi na Renault, de Ricardo Mauricio na TOYOTA com Norberto Fontana e de Daniel Serra na Equipe FORD ao lado de Gabriel Ponce de Leon). 

 

As provas finais e as especiais tem uma pontuação diferente: 

 

PROVAS FINAIS - EVENTOS  ESPECIAS: 

Posição                                                    10º

Pontos           26   20     15    12      10      8      5        4       3       2 

 

 

COPA ENDURANCE: 

Os pontos para o Campeonato Argentino, conforme a tabela abaixo, darão pontos a cada um dos pilotos da dupla. O campeão (obviamente para todos exceto o Sr. Bernie Ecclestone) será a dupla que conquistar a maior quantidade de pontos. 

 

 

TRÊS PROVAS FINAIS - EVENTOS  ESPECIAS – COPA ENDURANCE: 

Posição                                                    10º

Pontos           32   21     16      12      8       6       4       3       2       1  

 

Ainda temos, para premiar os pilotos que correm por equipes privadas, sem o apoio oficial de alguma montadora, existe a Copa de Pilotos Particulares, com a pontuação que se segue abaixo: 

Posição                                 

Pontos           6     5       4        3       2        1    

 

 

 

REGULAMENTO TÉCNICO. 

 

 

O regulamento técnico é extremamente detalhado, não dando margens a “interpretações” e com o claro objetivo de equilibrar o desempenho entre os diversos representantes da indústria automobilística instalada na Argentina, fazendo com que as carrocerias sejam muito parecidas com os carros que transitam nas ruas. 

 

A diferença entre o carro que ele vai comprar e o que ele vê na pista não é muito visível, mas é bem acessível nas 40 páginas do regulamento técnico. 

 

 

O motor 2.3L desenvolvido pelas Indústrias Berta: Uma "usina" com mais de 300CV e ao custo de 25 mil Dolares.

 

O que não é acessível (ao publico que certamente adoraria ter um) é a potência do motor dos carros desta categoria: Uma verdadeira usina! O motor Berta de 2.3L com 4 cilindros em linha, é padronizado e sorteado, sendo capaz de gerar mais de 300 cavalos!!!   

 

Acreditamos que os nossos leitores estão prontos para entender como acompanhar o Campeonato Argentino da TC 2000! 

 

Como falar é fácil e fazer é o que é realmente difícil, os Nobres do Grid, na viagem a Argentina no último mês de abril tiveram a honra de serem convidados a conhecer as instalações da equipe oficial da Ford, instalada há poucos quilômetros da planta industrial de Oreste Berta e comandada por seu Filho, que também se chama Oreste Berta. 

 

O Assessor de Imprensa do Grupo Berta, mais uma vez foi o nosso cicerone e nos mostrou tudo (tudo o que poderia ser mostrado, claro).   

 

 

FORD – YPF (BERTA MOTORSPORT). 

Instalações da Berta Motorsport em Alta Gracia, próximo a Córdoba.

 

Instalada na Ruta (rodovia) 5, em Alta Gracia, cerca de 25 Km de Córdoba e a cerca de 1,5 Km das Indústrias Berta, apesar de ser uma parte do Império do Mago Oreste Berta, é gerenciada de forma quase independente pelo seu filho, Oreste Berta Filho.  

 

Oreste Berta Filho: A semelhança com o pai não é apenas física... na herança genética veio a competência!

 

Com uma infraestrutura instalada de primeira qualidade, honrando a trajetória familiar de carros de alta performance e êxitos notáveis no esporte a motor. A equipe oficial da Ford compete com dois Ford Focus inteiramente montados e desenvolvidos nas instalações da Berta Motorsport. Além destes, as instalações atendem também a equipe “semioficial”, que também usa três Ford Focus e está inscrita como “Equipe DP1”. 

Após a Etapa de Córdoba, os carros da Berta Motorsport e da DP1. Desmontados e revisados. 

 

Fundada em 1997, a Berta Motorsport é a equipe com os resultados mais expressivos da categoria. Até o final da temporada passada foram 5 títulos, 60 vitórias, 77 poles e 56 voltas mais rápidas. 

Equipe Berta Motorsport em ação na Quarta Etapa do Campeonato, em Mendoza. 

 

Com laboratórios dotados de equipamentos modernos, capazes de realizar testes em todos os componentes estruturais do carro e de seus acessórios (alguns deles nos foi pedido para que não fossem feiras fotos, por razões obvias) a equipe está na vanguarda da categoria e em condições de rivalizar-se com qualquer equipe de ponta das melhores categorias de turismo do mundo. Desde 1999 a equipe mantém um intercâmbio tecnológico com o Centro de Engenharia Avançada da montadora em Detroit que vem possibilitando expressivos resultados alcançados (Depois das primeiras visitas a equipe ganhou dois campeonatos em sequência... o que provocou uma mudança no regulamento) ao longo dos anos. 

 

Acima, os Mecânicos já de saída para o almoço e uma vista da oficina de motores.

Abaixo, a parte de laboratório que nos foi permitido fotografar... a maior parte é segredo industrial. 

 

 

 

Além dos laboratórios e uma área de trabalho de mais de 1000 metros quadrados, com equipamento completo para se poder trabalhar em até quatro carros ao mesmo tempo, a estrutura de logística da Berta Motorsport parece coisa de equipe de Fórmula 1. Caminhões geradores, oficinas sobre rodas, dois motorhomes e uma frota de carros de apoio que nem nas melhores expectativas podíamos imaginar encontrar. Para se dar uma idéia, o orçamento deste ano está na casa de R$ 4.000.000,00 (Quatro Milhões de Reais) apenas para a equipe oficial. 

  

 A estrutura logística da equipe é algo simplesmente impressionante. E isso é só para a equipe oficial!

 

Oreste Berta Filho herdou, além da impressionante semelhança física com o pai (vendo as fotos de Berta nos anos 60 e as do filho hoje é algo de deixar qualquer um pasmo), a capacidade técnica de gerir a equipe com um espírito contagiante de união e comprometimento que não tem como levar a outro resultado que não o sucesso. 

 

 

O Brasileiro Daniel Serra correu na Primeira Etapa do Endurance, em Rio Hondo, com Gabriel Ponce de Leon.

 

No final de semana 13/14 de junho de 2009, na primeira etapa do Torneio de Endurance dentro do Campeonato da TC 2000, a equipe convidou o piloto brasileiro Daniel Serra para formar dupla com Gabriel Ponce de Leon. Alguns dias antes em conversa telefônica com Marcelo Cammisa, Daniel estava ao seu lado, indo para a pista e pudemos deixar nossos votos de boa sorte e – claro – tentar encontrar algum tempo para saber dele como foi esta experiência no país vizinho (a dupla acabou abandonando a prova, vencida por Omar Martinez e Mariano Altuna, da FIAT). 

 

Não podemos esquecer que boa parte das raízes do automobilismo brasileiro estão na Argentina. Era aqui que os pilotos do sul do país vinham buscar equipamentos para fazer carros mais competitivos. 

 

 

ACOMPANHE A TC 2000. 

 

 

Recomendamos a todos os apaixonados por automobilismo, acompanhar de perto esta categoria. Visitem regularmente os sites oficiais e conheça um pouco como é o automobilismo dos nossos vizinhos. Quem sabe até venhamos a entender perfeitamente o regulamento de treinos, corrida e pontuação! 

 

 

Site da TC 2000: http://www.tc2000.com.ar/  

 

 

Site da Berta Motorsport: http://www.bertamotorsport.com.ar/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated ( Friday, 19 June 2009 01:45 )