Nobres do Grid - Hyperlink (Fevereiro/2010) Print
Written by Administrator   
Thursday, 28 January 2010 20:50

 

 

Olá amigos, 

 

Ainda não naufraguei nas tempestuosas águas da paulicéia desvairada... e ainda ganhei umas aulinhas de navegação do Capitão. Realmente, navegar é fácil, difícil é ter que fazer isso entre postes, lixo e carros enguiçados! 

 

Falemos do nosso mundo da velocidade. 

 

Quem não enguiçou foi o trio da Volkswagen no Rally “de cá”. E que Rally!!! A diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi de pouco mais de dois minutos! No final, pesou a tarimba do campeoníssimo espanhol Carlos Sainz, um dos maiores pilotos de rally de todos os tempos. 

 

 

Nasser Al-Attiayah parabeniza seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, pela vitória e celebra a dobradinha com o espanhol. 

 

Assim como no ano passado, a prova foi duríssima, causando diversas desistências, quebras e – infelizmente – mais uma morte. Contudo, ninguém protesta, afinal, eles estão lá por vontade própria e conheciam os riscos. 

 

De etapa em etapa pudemos ver pela TV pequenos momentos de grandes espetáculos, da natureza selvagem nos nossos vizinhos do cone sul e na impetuosidade quase insana dos participantes. 

 

O americano Robby Gordon decolou em várias dunas com seu imenso Hummer... mas foi pouco para derrotar os VW alemães. 

 

Dos brasileiros, ficaram as lamentações pelos abandonos e pelo acidente do Mauricio Neves que vinha fazendo uma excelente prova, mas fica também a festa pelo excelente 10º lugar obtido por Guilherme Spinelli. 

 

Ano que vem, tem mais... mas ainda não se sabe aonde. Pode ser que a prova deixe de ser “de cá” e volte para Dakar! 

 

Os calendários das etapas dos principais campeonatos do mundo começam a ser divulgados e logo teremos assuntos diversos, especialmente com a participação dos brasileiros. 

 

No meu campeonato favorito, o mundial de carros de combate (WTCC) a BMW que havia anunciado uma possível ida para o DTM acabou ficando... vai ver que foi por conta da saída – oficial – da SEAT, que agora terá apenas equipes privadas. Foram os espanhóis os responsáveis pelos maiores gastos com funilaria (Augusto Farfus que o diga) da equipe. Quem sabe este ano as coisas tenham mais corrida e menos porrada! 

 

Quando eu era criança, havia uma brincadeira na qual andávamos em volta de cadeiras ao som de uma música. Quando a música parava, tínhamos que sentar nas cadeiras, que estavam sempre em número menor do que os das crianças que participavam. 

 

Dança das cadeiras... a brincadeira de crianças tem conotações bem sérias quando o assunto é a Fórmula 1... fora a grana! 

 

No automobilismo acontece a mesma coisa, com uma diferença: enquanto na brincadeira, era uma questão de agilidade, no automobilismo é uma questão de grana! Quem tem mais grana, senta. Quem não tem, sobra! 

 

Assim, as vagas nas principais categorias vão se definindo, mas certamente, nada se compara ao que acontece na Fórmula 1, onde uma cadeira, mesmo não sendo lá grande coisa, custa uma fortuna! Os exemplos estão aí para quem quiser ver. O argentino José Maria “Pechito” Lopez pagou 8 milhões de dólares (dois dos quais doados pelo governo argentino, que goza de uma “saúde financeira” invejável) e do Russo Vitaly Petrov, que mesmo com uma “saca” com 15 milhões de euros ainda não garantiu seu lugar na Renault, ou melhor, Genii. 

 

Até o fechamento da coluna, ainda havia 3 vagas disponíveis (uma na Genii, uma na USF1 e uma na Campos). Além destas interrogações, uma maior ainda começou a rondar o futuro de uma equipe onde está um brasileiro: a Campos vem dando sinais de que os problemas de orçamento são mais sérios do que se pensava. A solução do problema pode passar pelas mãos (na verdade, pelo bolso) de Toni Teixeira, dono da categoria A1GP, que pode estar com as horas contadas, já que diversas etapas foram canceladas, outras estão por ser e até o site saiu do ar... são os efeitos da crise.  

 

Olha quem ta aonde... por enquanto: 

 

McLaren
Jenson Button (GBR)/Lewis Hamilton (GBR) 

 

Mercedes

Michael Schumacher (GER)/Nico Rosberg (GER)



Red Bull
Sebastian Vettel (GER)/Mark Webber (AUS) 

 

Ferrari

Felipe Massa (BRA)/Fernando Alonso (ESP) 

 

 

A Ferrari F10 terá diversos detalhes em branco, por conta do patrocinador. Em relação ao carro de 2009, muita coisa mudou. 

 

Sauber
Kamui Kobaiashi (JAP)/Pedro de la Rosa (ESP) 

 

Williams

Rubens Barrichello (BRA)Nico Hülkenberg (GER) 

 

Renault

Robert Kubica (POL)/A definir 

 

Force India

Adrian Sutil (GER)/Vitantonio Liuzzi (ITA) 

 

Toro Rosso

Sébastien Buemi (SUI)/Jaime Alguersuari (ESP) 

 

Lotus

Jarno Trulli (ITA)/Reiki Kovaleinen (FIN) 

 

Campos-Meta

A definir/Bruno Senna (BRA) 

 

USF1
José Maria Lopez/A definir

 

Virgin

Timo Glock (GER)/Lucas DiGrassi (BRA) 

 

De olho nesta vaga da Campos – ou em qualquer uma que apareça – está esta equipe Servia (?!?) Ste que comprou o o que pode da Toyota e que – parece – vai ter um suporte técnico dos  

 

A Sauber vai estar na pista... a pergunta é: com que motor? Se a BMW saiu (oficialmente) e ninguém se manifestou ainda, a pergunta vai ficando maior ao passo que vai chegando a hora de ir para os testes coletivos. Aqui entre nós, será que vão retificar os motores do ano passado na oficina do Helmut, que fica no subúrbio de Lausanne?  

 

Ainda tem 1 mês e meio até a largada, tem tempo(?!?) para resolver isso. 

 

O que acontece é que as equipes começam a mostrar seus carros, ou pelo menos as cores como foi o caso da Mercedes. A Ferrari mostrou um carro de linhas mais afiladas que as do ano passado, com alguns detalhes que lembram o carro da Red Bull, mas com o mesmo estilo de retrovisores aerodinâmicos, uma marca de alguns anos. 

 

Usando o carro da Brawn, campeão de 2009, a Mercedes apresentou as cores que utilizará na temporada de 2010. 

 

A McLaren foi quem inovou... mandou ver numa estrutura que integra a asa traseira e a carenagem do motor fazendo algo inovador aos olhos do público. O último arrojo que me lembro foi aquela Williams com uma “frente de batmóvel” que no final das contas saiu mais para “nariz do Bozo” e foi abandonada antes do final da temporada. 

 

A Williams também andou dando umas voltas com o Niko Hulkenberg, juraram de pés juntos de que é o carro deste ano... pelas fotos que vi, não sei não... talvez até um híbrido, mas jogar o carro assim na pista, e sem o primeiro piloto estar presente? Tio Frank ainda não está gagá a este ponto. 

 

A McLaren apostou num projeto com ares revolucionários para a sua traseira... se funcionar, todos copiarão, se não... pagará o mico!

 

Já andaram mexendo no que havia sido mexido. A pontuação pode vir a ser mesmo 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, com uma vantagem e um incentivo maior para se brigar mais pela vitória, mas acabaram mexendo também num detalhe que pode ter um gosto de frustração. Os carros vão ter que largar com os mesmos pneus que usaram no Q3!!! Ou seja, nada de pneu macio, aqueles que devem usar no final da corrida, porque – na largada – com o carro pesado e lotado de combustível, os pneus vão ter que ser resistentes... e isso vai ser sinônimo de menos velocidade. Tomara que eu morda a língua, mas – sinceramente – não gostei.

 

É claro que deixei para o final a corrida da Indy em São Paulo. Só falta saber se vai ser de carros ou de lanchas.  

 

O traçado já está definido... eu gostei, principalmente da “retona” de 1,5 Km com aquele grampo no final. Vai ter que gente freando “pra lá do ‘Deus me livre’” com um muro apontando para os olhos.  

 

O traçado da São Paulo Indy 300 já está definido. com uma reta de 1500 metros, podemos esperar ultrapassagens.

 

Dentre as possíveis opções, talvez tenha sido a com menor interferência no caótico transito da cidade. Contudo, não pensem que o fato de concentrarem as atividades em apenas dois dias isso não vá trazer atropelos para a cidade. Tem que montar os muros, as arquibancadas, as telas... isso vai atrapalhar a já atrapalhada cidade. O maior risco – por incrível que pareça – ainda será o “Imponderável de Almeida”, ou seja: a chuva! 

 

Quanto as estrelas, certamente ocorrerão diversos eventos promocionais ao longo da semana. Os ingressos começarão a ser vendidos dia 1º de fevereiro e os preços, comparados aos da Fórmula 1, estão bastante acessíveis... enquanto não forem para as mãos dos cambistas. 

 

Entre as equipes, ainda há muita coisa a se definir, mas uma baixa já foi anunciada. A Equipe Vision, do empresário Tony George, que contava com o piloto Ed Carpenter não deve correr o campeonato. O motivo: falta de patrocínio! Para as 500 milhas de Indianápolis, até pode ser que participem, mas apenas pelo caráter individual da prova. 

 

Vejam quem está confirmado (até hoje, pelo menos) no grid da Indy: 

 

Ganassi

Dario Franchitti/Scott Dixon  

 

Penske

Helio Castroneves/Ryan Briscoe/Will Power

 

Andretti

Tony Kanaan/Danica Patrick/Marco Andretti/Ryan Hunter-Reay (O acordo com RHR, por ora, é só para as 500 Milhas, mas o norte-americano deve ser confirmado para a temporada inteira)

 

Dale Coyne

Justin Wilson/JR Hildebrand (Caso se confirme o rumor de que o time terá dois carros)

 

Panther

Dan Wheldon/Giorgio Pântano (Caso se confirme o rumor de que o time terá dois carros)

 

Luczo Dragon

Raphael Matos. 

 

KV

Mario Moraes  

 

Foyt

Vitor Meira 

 

HVM

Robert DoornbosErnesto Viso (Caso se confirme o rumor de que o time terá dois carros)

 

Conquest

A definir 

 

Newman/Haas/Lanigan

Graham Rahal/A definir (a equipe fala na possibilidade de ter três carros no grid) 

 

Sarah Fisher

Sarah Fisher (Ovais, incluindo as 500 Milhas, em São Petersburgo e Alabama)/Jay Howard

 

 

Fazzt Alex Tagliani 

 

Enroladas: 

 

Rahal Letterman

O Curt Cavin (Caso se confirme a volta do time) 

 

De Ferran

Gil De Ferran está enfrentando problemas. Desde o ano passado, negociações com Takuma Sato são citadas. Recentemente perdeu o apoio oficial da Honda. 

 

Dreyer & Reinbold

Dizem que terá dois carros. Mas, como é naquele esquema de quem leva patrocínio, pode ser mais... ou pode não ter nenhum! 

 

3G

Essa é um mistério quase do tamanho da USF1... na verdade, um pouco maior.

 

Quem ainda está batalhando para integrar este grid é a nossa menina prodígio Bia Figueiredo. André Ribeiro, manager e ex piloto da Indy tem se empenhado para conseguir colocar a nossa piloto para disputar curvas e freadas com Danica Patrick e com as outras feras da categoria. Fazer uma estréia na categoria correndo em casa seria algo interessantíssimo. 

 

No final de fevereiro teremos mais definições e esperamos todos que menos chuva! 

 

Até mais, 

 

CBM

 

 

Last Updated ( Friday, 29 January 2010 16:43 )