Nobres do Grid - Hyperlink (Junho/09) Print
Written by Administrator   
Friday, 29 May 2009 13:58

 

Sampa, 29 de maio de 2009.

 

 

É… a moçada anda meio nervosa como diz o Ronaldão... Andar forte é uma coisa, “dividir” na curva também vale… mas sair batendo até no Safety Car já é demais! Vai uma maracujina aí?

 

Segurei esta coluna até ter o máximo de informações sobre o grande embróglio do mês que termina: Vai ter Fórmula 1 “de verdade” no ano que vem ou não? A torcida quer… e o Max Mosley pode ouvir o clamor das arquibancadas no GP de Monaco… que vaia! 

 

As discussões durante o final de semana naquele lugarzinho feio e pobre foi mais emocionante do que a corrida mesmo… que, tirando um ou dois momentos, foi aquele marasmo de sempre. As equipes falaram em posição conjunta: Todos unidos pelo bem maior… mas, na segunda-feira depois da corrida, Frank Williams e Patrick Head trataram de mandar a unidade para a… e assinaram a inscrição no campeonato do ano que vem. 

 

A Fórmula 1, mais uma vez, mesmo com todas as tentativas e mudanças realizadas, segue o script de muitos dos anos anteriores: Ultrapassagens de menos, domínio demais. Quem estava achando que haveríamos de ter um campeonato disputado, cheio de alternativas… hahaha!

Jeson Button já tem 16 pontos para cima do Barrichello e 28 para o terceiro na pontuação, o Alemão da Red Bull, Sebastian Vettel. Se a xaropada que querem nos empurrar para o ano que vem, do campeão vir por vitórias, tivesse entrado em vigor já neste ano, o campeonato estaria correndo serio risco acabar em meados de julho, dia 12, na Alemanha! Tomara que o Button vença as 3 próximas provas para mostrar que o Bernie tá errado! Dai, quem sabe, num ato divino, ele retoma o caminho correto. 

 

 

Quem reencontrou o caminho foi Helio Castro Neves. Depois de quase ir parar atrás das grades, ele venceu as 500 milhas de Indianápolis e foi para as grades… para cima delas! “The the Spider Man is back!” 

 

Mas a corrida não foi para brincadeira… não faltaram acidentes, com dramaticidade, calor humano e “calor no humano”! Se o Helinho é o Homem Aranha, quase transformaram o Vitor Meira no Tocha Humana… se bem que, depois do acidente com o Rafael Mattos ele preferia ser o Homem Elástico! A fratura de duas vertebras afastaram o piloto da AJ Foyt do restante da temporada. Está certo que Paul Tracy o substituirá para a corrida do dia 31/05... já o restante da temporada... O dono da equipe é carne de pescoço quando o assunto é contrato. 

 

Este mês ainda tem uma corrida: Em Milwalkee, dia 31, e em junho, 3 corridas em ovais bem diferentes (tem isso também: Nem todo “ovo” é igual!) antecederão o mês fora dos anelares circuitos. Entre os aspirantes, mais brasileiros batendo… e a vítima foi a Bia Figueiredo, que fazia uma grande prova e tinha chances de vencer. O acidente foi sério, com corte e 5 pontos no queixo. Uma pequena lembrança dos muros do oval mais famoso do mundo. Parabéns mesmo temos que dar para o Mario Romancini: duas provas seguidas no pódio e na corrida de indianápolis, saindo do 18º posto! Esta é a fábrica de talentos made in Brazil! Ao contrário da categoria maior, após Milwalkee a Light corre apenas em Iowa, dia 20.  

 

Ainda nos EUA, seguindo o apertadíssimo calendário que se impõe, a NASCAR corre todos os finais de semana em junho, como foi em maio. Neste mês, com o diferencial de fazer a primeira de suas duas provas em circuito misto: Sonoma, dia 21/6. Com problemas de chuva (teve corrida que durou – pickups – 3  dias… hehehe) O campeonato segue com seu peculiar equilibrio entre as 4 marcas. 

 

                  

Antes de sair do continente, vamos a Argentina, onde Pechito Lopez vem dominando o campeonato da TC 2000 com o carro Nº 1 da Equipe Petrobras (na Argentina!) e liderando tranquilamente o certame com 48 pontos e seguido de seu companheiro de equipe, Juan Manuel Silva, com 41. 

 

Para continuarmos nos carros de turismo, A Stock Brasileira, que – no sentido oposto – teve seríssimos problemas para fechar patrocínios está sendo o mais equilibrado dos últimos tempos… Depois de uma sequência de vitórias da Peugeot, Max Wilson levou a Chevrolet a vitória. Agora entram em “recesso” para se preparer para as 4 etapas antes do playoff. Chato mesmo estão sendo as transmissões… Não mostram e ninguém pode mostrar! Nem o canal por assinaturas da própria. O torcedor "agradece"!

 

 

Os campeonatos de turismo de “base européia é que andam cheios de reviravoltas...  O WTCC, que era dominado pelos SEAT agora está sob risco de ter a equipe saindo do campeonato por causa da “mudança das regras no meio do campeonato”. O problema todo é que, a regra para motores turbo, que dava uma “certa tolerância” aos 2,5 Bar de pressão foi enrigecida: Acabou a tolerância! Os SEAT perderam o redimento a ponto de me deixar curioso para saber de quanto era a tal margem... Bom para o campeonato. Bom para o Algusto Farfus Jr, segundo na classificação geral. Só tem uma coisa: Vamos dar uma amansada... na corrida de Pau, na França, bateram até no Safety Car! 

 

 

Fiasco passou a Mercedes no DTM... tomou “4 argolas” da concorrente Audi, que fez os 4 primeiros lugares na corrida em Hockenheim. E só não tomou 5 – o “estepe” no caso – porque o lider do esquadrão Mattias Ekstrom, teve uma das “argolas” – digo, pneus – furada faltando apenas 2 voltas para o final. A estrela das 3 pontas vai ter muito trabalho para reequilibrar a disputa para as provas do misto do Eurospeedway e no final de junho em Norisring.  

 

A Fórmula 3 por aqui ia começar… mas não começou! A abertura do campeonato, marcada para os dias 23 e 24 de maio, em Brasília foi adiada para o final de semana de 6 e 7 de junho. O motivo informado foi “Falta de peças de reposição”. Buscamos nossas fontes na Argentina e descobrimos que não tinha a ver com os motores mas sim com peças do carro Dallara. Sendo assim, Corridas dias  6 e 7 em Brasília; dias 13 e 14 em Curitiba na que é a F3 mais rápida do planeta! 

 

Vai ter festa de cumpadres na Alemanha! A categoria inglesa deixa a ilha e vai corer em Hockenheim, cunto com a irmã germânica no dia 7 de junho. No campeonato Ingles o nosso Adriano Busaid está em 7º na colocação geral, no Alemão, Rafael Suzuki não está conseguindo repetir o domínio dos terinos e está em 5º. 

 

Saindo dos leves para os pesados (definição de Bruno Senna), a Le Mans Series, tanto na América como na Europa se preparam para a corrida do ano: As 24 Horas de Le Mans, que terá largada dia 13 de junho. Para os brasileiros, o grande suspense é sobre a participação de Bruno Senna, pela categoria principal. Na última corrida que disputou, ele sofreu o acidente que tirou o carro da prova nos 1000 Km de Spa-Francorchamps.

 

Nos Estados Unidos vai acontecer o mesmo. Depois da prova de Utah, vencida por ......., todas as atenções se voltam para o mítico circuito Francês. Este ano, sem a participação direta de algumas marcas com carros oficiais de fábrica, a competição pode ficar mais aberta. Na categoria GT2, Jaime Melo vai "tirando leite de pedra" com a Ferrari 430.

 

A Formula Truck, depois de seu tour pelo nordeste, segue para Goiania para a 4º etapa do campeonato cercada pelos protestos pelo regulamento que Segundo vários pilotos, favorecem os caminhões da Volkswagen. Certos ou errados, o fato é que dos 4 primeiros colocados, 3 são da marca alemã. Alheio aos protestos, Felipe Giaffone lidera o campeonato. 

 

A triplice da Maserati/GT3/Clio corre em Curitiba dia 31 e em Sampa no final do mês… casa cheia com certeza no Paraná! A corrida de São Paulo será apenas no último final de semana do mês de junho. Para os saudosistas, ótimas oportunidades de ver alguns dos “pilotos das antigas” que fizeram fama nas categorias nacionais acelerando forte. 

 

Antes de colocarmos as rodas na terra, vamos a terra do sol nascente para ver um pouco deste campeonato que tem corridas as segundas-feiras... O Super GT. Apesar dos percalços nas últimas etapas, João Paulo Oliveira ainda lidera o certame. A próxima prova será em Sepang, dia 21.

 

 

Olhem só quem confirmou presença no Rally dos Sertões... ele, o multicampeão e um dos maiores vencedores da história do WRC, Carlos Sainz. Com o evento brasileiro fazendo parte do circuito mundial de rallys de longa duração será cada vez mais comum recebermos grandes nomes do Dakar e isso certamente vai ajudar na evolução dos nossos pilotos. 

 

O Brasileiro de Rally começa em junho, no estado do Rio e o advento do Dakar realizado na América do Sul despertou mais interesses do publico de asfalto para a velocidade na terra livre.  

 

 

       

O WRC não morreu! Apesar do Loeb ter chegado com todo o favoritismo do mundo na Sardenha, foi uma dobradinha da Ford quem riu por último no final dos 3 dias. A vitória de ......... foi inconteste. Em junho, dois rallys bem distintos: O piso duro de pedra e cascalho da Grécia e o desafiador percurso na Polônia. 

              

 

Voltando os holofotes para a GP2 e a Fórmula 1, saindo do clima de badalação de Monte Carlo, os dirigentes das equipes de Fórmula 1 voltaram a vestir seus “macacões” e as intensas negociações para o futuro da categoria resultaram em: 

- Entramos, sim... mas ainda vamos ter que conversar mais!

- As regras para 2010 devem ser as mesmas de 2009 (sem o micos do título por vitórias?).

- Todas as equipes da FOTA ficam na Fórmula 1 até 2012, pelo menos...

 

As perguntas que ficam no ar, depois de todo este jogo de poder são: 

 

- A Williams, que agiu como a “traidora do pacto das equipes”, vai ficar impune por parte das equipes dominantes (Ferrari e McLaren)... A “customização” dos chassi – que nada mais é do que a venda destes – pode ser o amargo troco. 

 

- O orçamento controlado vai ser de quanto? Vai ser cumprido? Como? Se eles driblam regulamentos, espionam o vizinho, roem a corda dos acordos, quem garante que não “encontrarão alternativas” para o controle de contas... 

 

- E a maluquice do campeão por vitórias, vai cair?

 

Se dentro das pistas as corridas de maio foram “mornas”, fora das pistas a coisa está fervendo! 

 

Até Julho, 

Fotos: EFE/AP/Autosport.com

Last Updated ( Friday, 29 May 2009 20:07 )