Nobres do Grid - Hyperlink (Outubro/09) Print
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Wednesday, 30 September 2009 14:45

 

 

“Mea Culpa”. 

 

Assim começo a coluna deste mês para me retratar do meu esquecimento para com o piloto Felipe Nasr, que estava prestes a conquistar o campeonato da Fórmula BMW, título brilhantemente conquistado em Monza, duas semanas atrás. Foi uma campanha fulminante: Em 16 provas foram 5 vitórias e 9 segundos lugares.  

 

Em Monza, com mais uma vitória, Luiz Felipe Nasr comemorou o título da Fórmula BMW Européia em frente aos chefes da F1. 

 

Felipe já está com seu futuro acertado, na Fórmula 3 inglesa, na equipe Manor, que também participará da Fórmula 1 em 2010. Desde já fica o compromisso de acompanhar de perto cada passo deste nosso mais novo candidato à Fórmula 1. 

 

Será que maracujina resolve? 

 

Vou abrir um negócio: Venda de Maracujina em Autódromos! Tudo aponta para um retorno garantido, especialmente em eventos em que os pilotos parecem estar ou sentem-se protegidos pelas gaiolas tubulares dos carros de turismo e “granturismo”. 

 

Augusto Farfus Jr. não conseguiu bons resultados em Imola e a luta pelo título ficou muito difícil, quase impossível. 

 

As coisas que vem acontecendo, etapa após etapa, no WTCC (World Tourism “Combat Cars”), ou o “Mundial de Carros de Combate” ultrapassam qualquer parâmetro de sanidade. Na última etapa a “carambola” foi além do imaginável... os 3 carros da SEAT saíram no tapa na chicane após a largada (se bem que, numa categoria em que já bateram até no safety car...). O pior foi que acabou sobrando para o brasileiro Augusto Farfus Jr, que agora tem sua ida bastante complicada, com uma desvantagem de 18 pontos para o líder do campeonato, o italiano Gabriele Tarquini. 

 

A BMW continua seu “namoro” com o DTM e esta pode ser mesma a última temporada dos alemães no “derby da demolição”. Talvez a conta da funilaria esteja muito alta! 

 

No DTM o pessoal pega mais leve... mas isso não é sinônimo de falta de disputa. Disputa essa que está bem próxima de ser definida em favor dos “senhores dos anéis”. Por mais que Gary Paffett e Paul di Resta se esforcem, a turma de Timo Scheider e Mattias Ekstrom tem aberto diferença e o título só escapará se acontecer uma tragédia! 

 

Joey Logano teve muita sorte: Saiu ileso daquele que foi o mais espetacular acidente da NASCAR em 2009.

 

Agora, se no WTCC o negócio é “bater em quantidade”, em matéria de “bater com qualidade” ninguém supera o pessoal da NASCAR. O tal do Joey Logano devia fazer teste para a equipe olímpica de ginástica do país... e poderia ser um adversário duríssimo para o nosso Diego Hipólito. Foram vários “saltos mortais”. Grupados, carpados e despedaçados! Além dele, vários pilotos envolveram-se no acidente que teve um final apoteótico, com o piloto saindo ileso, sem um arranhão e acenando para o público. E (não é prá rir nem é 1º de abril, afinal, estamos em outubro) após alguns anos sendo motivo de chacota na imprensa, não é que o Juan Pablo Montoya está em 3º lugar no campeonato e com grandes chances de ser campeão? Se isso acontece a Colômbia fecha por uma semana prá comemorar, 

 

Nos treinos para a etapa de "petit Le Mans", na American LeMans Series, Scott Sharp despedaçou o carro... e saiu inteiro!  

 

Outro que também andou fazendo teste de resistência de materiais nos Estados Unidos foi o Scott Sharp, na American Le Mans Series. Nos treinos de quinta-feira o americano destruiu o carro completamente... e saiu inteiro! Inteiro a ponto de ainda conseguir com seus companheiros um 6º lugar e conquistou o título com uma prova de antecedência, relegando Gil DeFerran ao vice campeonato. Quem andou muito bem foi Jaime Melo, vencendo mais uma prova. Contudo o 5º lugar da dupla Jorg Bergmeister e Patrick Long ficaram inalcançáveis na luta pelo título. Outro vice! O abandono na 2º etapa, em St. Petersburg fizeram falta... 

 

 

A F. Truck está nas mãos da equipe Volkswagen este ano e a disputa deve ir até a última etapa, em Brasília.

 

Na "parte de baixo" das Américas, a Fórmula Truck foi fazer sua primeira apresentação fora do país. O palco, o Autódromo Oscar Galvez em Buenos Aires, na Argentina, diante de um público de mais de 60 mil pessoas! Uma infelicidade tirou as chances de Roberval Andrade vencer a prova, abrindo caminho para que os pilotos Valmir Benavides e Felipe Giaffone fizessem a festa com uma dobradinha para a equipe Volkswagen, com Giaffone reduzindo um pouco a diferença para o Líder. Os brutos correram junto com a Top Race V6, que teve uma participação especialíssima: Não estou falando do Villeneuve... falo do nosso Alex Dias Ribeiro, que depois de anos e anos longe das pistas, aceitou participar de uma das baterias (baterias? Bater?) da categoria... terminou inteiro, mas com o carro todo amassado! O interessante é que era a “corrida dos aposentados”. 

 

 

A Toyota está indo buscar um campeonato dado como perdido. Tanto Norberto Fontana como Mariano Werner tem chances. 

 

Já na TC 2000, a “stock hermana”, Norberto Fontana, da Toyota, entrou de vez na briga pelo título que os pilotos da equipe Honda-Petrobras parecem ter decidido que vão perder, mesmo com Juan Manuel Silva e Jose Maria ‘pechito’ Lopez ainda na frente. Com quatro etapas a serem corridas, sendo uma de endurance, está tudo em aberto para os 6 primeiros colocados no campeonato. 

 

Sinceridade: Não podia ser sempre assim? 

 

Autódromo lotado. 40 mil pessoas nas arquibancadas, festa, corrida disputada em um campeonato disputado... e tudo isso em Jacarepaguá! Daniel Serra conquistou sua primeira vitória na categoria e deu um grande passo para ir para as quatro provas decisivas. Quem tomou o maior prejuízo foi o Antonio Pizzonia, que ficou a pé com a ausência da equipe Amir Nasr Racing, tradicionalíssima equipe do automobilismo nacional que anda passando por apertos financeiros. O amazonense continua no Top 10, mas a equipe não poderia ficar fora da etapa de Campo Grande. Contudo, como até o fechamento desta coluna a equipe da capital federal não deu retorno, o piloto amazonense seguiu para a Europa para assumir o cockpit do carro com as cores corinthianas na F. superleague.

 

Maior do que o show na pista e do que a festa de Daniel Serra por sua primeira vitória, 40 mil pessoas mostraram que carioca gosta de corrida!

 

O autódromo recebeu um tratamento digno de sua história, depois das duras fotos que publicamos 10 dias atrás na matéria sobre como estavam as condições nos meses em que ficou sem atividades. Um final de semana depois, Jacarepaguá recebeu a rodada tripla que envolve a GT3, o Trofeo Maserati e a Copa Clio. Se fizer um evento grande por mês e uma etapa dos regionais, dá para ter o autódromo ativo a cada 2 semanas. Cuidado, tratado, limpo e com público, ao contrário dos elefantes brancos que fizeram ao lado (de dentro). 

 

Infelizmente, por mais queiramos falar só de automobilismo, não tem como fecharmos os olhos e ouvidos... sexta-feira, dia 02 de outubro, será o dia em que pode vir a ser decretado o fim do que resta do autódromo de Jacarepaguá. Em Copenhagen, Dinamarca, será definida a sede das Olimpíadas de 2016 e – por incrível que pareça – o Rio de Janeiro está no páreo! Chamo a atenção de todos para o “desenho” abaixo (foto é coisa que tiramos de pessoas e lugares que realmente existem): 

 

É assim, com este projeto, que o COB e o Sr. Nuzman pretendem destruir o que resta no Autódromo do Rio de Janeiro...  

 

Como pessoa que gosta do esporte, acho fantástico a realização de uma olimpíada no Brasil... mas precisa mesmo destruir um autódromo para isso? Não consigo aceitar isso e assim como foi e é nestes dois anos “pós pan”, em que as instalações erguidas no autódromo estão às moscas, qual será o futuro deste “parque” após os jogos? Assim sendo, como pessoa que gosta de música, sou obrigado a cantar:  

 

“Chicago, Chicago
That toddlin' town
Chicago, Chicago
I'll show you around, I love it
Bet your bottom dollar
You'll lose the blues
In Chicago, Chicago
The town that Billy Sunday
Could not shut down
On State Street, that great street
 

 

 

Para “fechar o assunto na Terra Brasilis”, na F3 Sudam Leonardo Cordeiro voltou a fazer as pazes com a vitória, vencendo as duas etapas disputadas em Buenos Aires. Claudio Caparelli teve muitos problemas na Argentina e agora precisa que o piloto da Cesário Fórmula também passe por algumas dificuldades para que a diferença caia novamente.  E no “fechamento” da coluna, recebemos a notícia de que a equipe Hitech Racing está confirmando sua vinda para disputar o F3 Sudam e “garimpar” pilotos para ir correr na Europa!  

 

Aonde anda a sua cabeça? 

 

A do Sebastian Loeb acho que todo mundo sabe onde está! O Francês tinha o campeonato na mão, mas ficou duas provas sem marcar, já está a 5 provas andando atrás do finlandês Mikko Hirvonen e agora, a diferença é de 5 pontos entre eles.Faltam 2 etapas para o final do campeonato e ambas serão agora em outubro, na Espanha e na Inglaterra. A pergunta é: Será que o Loeb vai colocar a cabeça no lugar e recuperar a desvantagem ou vai concentrar-se em buscar um lugar na Fórmula 1? Em todo caso, para Hirvonen bastam 2 segundos lugares e Loeb precisará, caso vença, da ajuda de seu companheiro de equipe, Daniel Sordo... que só conseguiu esta “façanha” na primeira prova do campeonato. O negócio está complicado! 

 

Sebastian Loeb parece estar determinado a deixar os Rallies e entrar de cabeça na F1... e quem agradece é o Hirvonen. 

 

Mais complicado do que isso, só os meandros da Fórmula 1... de dentro e de fora das pistas! O Barrichello “achou a mão do carro”. Um pouco tarde, infelizmente. Em todo caso, ele está de franco atirador e toda a pressão do mundo está sobre a cabeça do Button, que deu uma sorte incrível na última etapa, com um safety car providencial e a necessária troca da caixa de câmbio do brasileiro, que poderia ter conquistado um segundo lugar (o que empurraria o Button para 6º e reduziria a diferença para 9 pontos) tranquilamente... alcançar o Hamilton seria impossível. 

 

Barrichello parece aquele "brasileiro que não desiste nunca"... e não é prá desistir mesmo: Só termina quando acaba! 

 

A parte boa do campeonato, pelo menos – digamos – da Espanha para cá, teve vários carros com possibilidades de vitória, alternâncias entre os favoritos prova a prova, 6 vencedores distintos em 10 provas e a classificação estaria com Button na liderança com 53 pontos, seguido de Barrichello (50), Webber (42), Vettel (41) e Raikkonen (37). Um campeonato de verdade, como nos bons tempos! 

 

As chances são remotas, mas o campeonato só termina quando acaba... e ainda não acabou. 

 

Quem ri por último... 

Faltando poucos meses para deixar o cargo, o presidente da FIA, Max Mosley, pode ter feito a maior "limpa" da história na F1.

 

E por falar em terminar, o futuro ex presidente da FIA, Mx Mosley, no final de seu mais conturbado ano à frente do órgão máximo do automobilismo mundial, conseguiu – com força de lei – banir um de seus maiores desafetos e um dos mais controversos personagens da história recente da Fórmula 1: Flavio Briatore. 

 

 

Dennis e Briatore: Mosley encontrou meios de "sumir" com dois de seus desafetos declarados da F1. Só faltou o Montezemolo. 

 

Assim sendo, poderá colocar na sua “sala de troféus” as cabeças de Ron Dennis e Flavio Briatore no final do ano e poderá desfrutar da companhia daquelas amiguinhas de uniforme despreocupadamente. 

 

O julgamento do tribunal da FIA deu o veredicto sobre o inacreditável, inimaginável caso da batida planejada de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008. condenou o engenheiro Pat Symonds a 5 anos de suspensão e a Renault a uma “liberdade vigiada” de 2 anos, sujeita ao banimento da categoria caso alguma irregularidade seja cometida pela equipe. 

 

Pat Symonds foi suspenso por 5 anos... no início, a negativa. Depois, a "sugestão" do piloto, por fim, o Conselho da FIA bateu o martelo. 

 

Foi explícito o receio de que a Renault, caso fosse punida ou simplesmente multada, fatalmente tomaria a situação como “aquilo que faltava para deixar a categoria”. Todos sabem (e foi o próprio quem disse) que o Presidente da Nissan – que é parte do grupo Renault – e, na época, presidente da Renault na França, o brasileiro Carlos Ghosn,  de que “no momento em que a Renault não achar mais interessante o retorno dado pela Fórmula 1, ela deixará a categoria”. Palavras textuais ditas após o primeiro título conquistado por Fernando Alonso e que possivelmente pesou na decisão do espanhol em assinar com a McLaren ainda no primeiro semestre de 2006.  

 

 

Para Carlos Ghosn, a Fórmula 1 é vista como um negócio: Se não estiver dando o retorno esperado, é só "largar de mão". 

 

O brasileiro nunca demonstrou “morrer de amores” pelo esporte a motor, voltando sua visão empresarial apenas para os gráficos de resultados da empresa e dos gastos na categoria. Assim sendo, a FIA certamente jamais daria este motivo para uma retirada, principalmente pelo fato de outra montadora – a Toyota – estar dando sinais claros de que está de malas prontas. Perder mais uma e totalizar uma baixa de três desistências (a BMW já foi!) certamente não estaria nos planos de Mosley, que apesar de já ter deixado claro, diversas vezes, sua repulsa pelas grandes fábricas, sabe muito bem que a saída em bloco teria um resultado desastroso para a categoria. No caso da Renault, além de uma equipe a menos, seriam outras duas sem motores: a Red Bull e a Williams, que está em negociações há algum tempo com os franceses. 

 

Como todo o processo só pode ser desencadeado pela “delação premiada” de Nelsinho Piquet, este acabou não sendo punido no tribunal... mas tudo aponta para uma punição ainda mais cruel, visto as declarações de seus colegas pilotos e de pessoas ligadas as áreas de marketing. Pode ser que esta “imunidade” se torne uma “impermeabilidade” e o brasileiro tenha fechado as portas da categoria para si. Mas ainda havia uma “ponta solta” na trama... 

 

O "Informante X" (deve ser de X-9) era o chefe de engenharia... Se a Renault apoiou Briatore, foi Premane quem puxou o tapete. 

 

Essa ponta solta foi o surgimento de um elemento no caso: o “informante X”. Essa parece ter saído de um mangá... uma pessoa de dentro da Renault, ligado à equipe, deu os subsídios que faltavam – se é que faltava algum – para que a tramóia fosse comprovada! Esta semana o “informante X” teve a sua identidade revelada... e não era o Rex Racer, irmão do Speed Racer que é primo do Scott Speed (putz, q viagem): Trata-se de Alan Premane, o chefe de engenharia da Renault! Foi ele quem confirmou toda a estória da que a armação havia sido combinada, mas que quando ele foi informado, posicionou-se contra (interessante estes posicionamentos... no começo da coisa toda, era uma acusação infame, uma calúnia do Nelsinho. A Renault apoiava seu staff e processaria a família Piquet. Depois, o Pat Symonds admitiu que a idéia surgiu, mas que o mentor era o "piloto-kamikase", Nelsinho Piquet. Briatore negou até a morte – profissional – e tentou desviar o caso até com acusações levianas... e no fim, bem... quem acha que esse rolo acabou, pode estar redondamente enganado) e disse que a idéia partira do piloto, corroborando com a segunda manifestação de Symonds. 

 

A Renault retirou o processo contra os Piquets no tribunal em Paris, contudo Premane continua na equipe e não será nada surpreendente que se tente atingir não apenas o piloto, mas também o pai, uma vez que foi revelado também por estes dias de que foi o tricampeão do mundo Nelson Piquet quem “botou a boca no trombone” junto a Charles Whitting e que desencadeou todo o processo de investigação por parte da FIA. 

 

Flavio ou Jason? 

 

E o Briatore... bem, o Briatore ganhou a pecha de “o responsável por todos os males”. Claro que de santo ele não tem sequer um daqueles fios grisalhos da cabeça, mas que a punição saiu com um toque de “megasena acumulada às avessas”, ah isso saiu!

Primeiro foi Bernie Ecclestone e depois foi Luca di Montezemolo. Ambos sairam em defesa de um abrandamento da pena de Briatore. 

 

O italiano pagou por todas e mais um pouco das coisas que cometeu em seus quase 20 anos de “interferência” na categoria. Mas, não se espantem se ainda houver uma reviravolta também nesta faceta do caso. Foi atribuída a Max Mosley uma declaração de que Bernie Ecclestone, o “ex amigo e traidor” teria votado contra o banimento de Briatore... posição confirmada pelo presidente da FOM. Depois foi o presidente da Ferrari, Luca de Montezemolo que declarou que a FIA deveria rever a punição de Briatore, parceiro de batalhas contra Mosley.

 

 

Com a provável eleição de Jean Todt, ex diretor da Ferrari para o cargo, abre-se uma enorme interrogação: Ele é apoiado por Mosley, irá “morder a mão que o alimenta”? ou fará “ouvidos de mercador” aos apelos do ex patrão e parceiro da casa de Maranelo? Se a pena de Briatore for abrandada, o maior punido será – no final das contas – aquele que é “apenas um brasileirinho”.

 

A "delação premiada" de Nelsinho não o eximiu de um banimento por parte do "meio da F1"... e isso pode ser só o início.

 

Em tempo:

1)      Faleceu no início de Setembro o ex presidente da CBA, Charles Naccache.

2)     Ainda encontra-se hospitalizado o nosso amigo e piloto dos Nobres do Grid, Bob Sharp. O quadro é bom e ele já está em tratamento para recuperação. Força Bob!

3)  Felipe Massa andou de Kart nos últimos dois dias... e sentiu-se bem. Uma boa notícia!

4) Será que ninguém viu, desde o ano passado, que Singapura se escreve com "S"?

 

Até novembro, 

 

CBM  

 

Last Updated ( Wednesday, 30 September 2009 18:35 )