I Kart Vintage Print
Written by Administrator   
Sunday, 20 December 2009 22:26

 

Como havíamos divulgado, aconteceu no final de semana 16 e 17 de janeiro de 2010, de Janeiro no Kartódromo de Atibaia, o 1º Vintage Kart Race. Um encontro para reunir kartistas e karts de todas as épocas neste ano em que celebramos o cinquentenário da primeira corrida de karts realizada no Brasil. 

 

Fernando Nascimento, Henri Strasser e Marcelo Afornali. Além deles, mais de 1500 pessoas foram a Atibaia para o evento.

 

O Evento foi organizado por Fernando Nascimento – o “Boca” – e pelo antigo piloto da categoria, com título paranaense, Marcelo Afornali.  

 

O encontro reuniu alguns karts de época, a exemplo dois que foram trazidos de Curitiba, sendo eles um Kart Bug WASP americano de 1960 e um Mini Modelo MAXI-RM 1971 e a divulgação prévia levou a Atibaia alguns dos personagens que foram responsáveis pelas linhas registradas na história da categoria como o Sr. Lucío Pascual, o Tchê (preparador de diversos pilotos, entre eles Ayrton Senna), Henri Strasser (Campeão Paulista categoria Bimotor 1970). 

 

Henri Strasser não resistiu a tentação e levou seu capacete dos tempos de atividade e foi para a pista... arrebentou!

 

A mídia especializada (Portal KartOnline, Allkart, Revistas Quatro Rodas e Racing, Rede Globo-SP e outros) compareceu para cobrir o evento. Apesar de o número aquém do esperado de karts de época, o evento foi um total sucesso, com o comparecimento de um público nos dois dias acima de 1500 pessoas.  

 

De Curitiba para a história.  

 

A distância da cidade de Curitiba para Atibaia (475 Km), de certa forma foi um problema devido aos cuidados extras no transporte até o local do evento, feito pessoalmente pelo proprietário (Marcelo Afornali) de dois destes karts vintage, pois a delicadeza do trabalho realizado, necessitou muito empenho para o perfeito translado destes na longa e delicada viagem. Para a perfeita execução da recuperação dos karts, que nós chegamos a acompanhar desde sua fase inicial, Marcelo foi buscar ajuda de diversos especialistas, fotos e detalhes passados por pilotos, além de adquirir peças em todos os "cantos" do Brasil e do Mundo! 

 

O Kart Bug WASP 1960 restaurado, mostra na pista mostra uma puxada forte e encontra-se em perfeitas condições de uso. Ultiliza motor PASCO 175cc, derivado da Lambretta, mas em formato estacionário, sendo que estes motores foram usados em karts entre 1964-65 aqui no Brasil. A carburação é marca Dellorto original de 19mm e o sistema de embreagem, é o mesmo dos karts 13 hp, seguindo o modelo e padrão os karts americanos. Valor estimado de mercado R$ 14.000,00 - uma jóia em perfeito estado! 

 

O modelo Kart Mini MAXI-RM 1971, vem com eixo de 25mm e motor BX - V12 (20hp - 14 mil rpm's), escapamento copiado do Hartman americano e elétrica CEV italiana por magneto e platinado. Pode se dizer que este é o "Divisor de Águas" para a fábrica Mini, pois foi o primeiro modelo para categoria 100 FIA e o 1º kart desta fábrica na posição sentado. 

 

 

Na pista, os karts antigos disputaram - numa boa - curva a curva nos 860 metros da pista de Atibaia. 

 

A festa foi maravilhosa, os karts deram um show à parte nos 860 metros de pista do Kartódromo de Atibaia, durante o intervalo dos treinos de kart indoor, inclusive andando junto com diversos karts modernos e sem fazer feio. Um dos momentos que levantou a torcida na tribuna do kartódromo foi quando o Maxi-RM de 1971, com Marcelo ao volante, sobressaiu-se em cima de um Honda 13hp na reta de Atibaia, mostrando desenvoltura e muita velocidade para um kart de praticamente 40 anos. 

Outra presença marcante no encontro foi a ida do famoso preparador Lucio Pascoal, o Tchê, que dentre vários pilotos que teve possibilidade de iniciar na carreira estava o tricampeão Ayrton Senna. Tchê foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos motores Silpo, uma referência na categoria durante anos.

 

Lucio Pascoal - o Tchê - e o motor Silpo, uma das vedetes das pistas nos anos 70 e que foi obra de sua capacidade.

 

A reação positiva no meio do kartismo foi tamanha que o evento será matéria em algumas das publicações especializadas mais respeitadas do Brasil como Quatro Rodas e Racing, registrando como ocorreu o evento, com fotografias e uma reportagem sobre os karts, com dados técnicos e fotografias de antes/depois da restauração. 

 

Vem aí o campeonato de “Classic Karts”. 

 

Além da reportagem em si, foi demonstrado um grande interesse por parte deste seguimento de mídia para que seja realizado um campeonato de karts clássicos. Neste intuito, foi firmado com a revista Racing, um compromisso de realizar em Curitiba ou São Paulo, uma corrida com no mínimo 10 a 12 karts no Grid entre Julho e Agosto deste ano, tendo total apoio e mídia por esta, sendo a categoria chamada KART CLASSIC, visando o resgate histórico dos karts de época, bem como, uma volta ao passado romântico do kartismo nacional.  

 

 

Henri Strasser não fez feio, mostrou que ainda pode andar rápido mesmo depois de quase 30 anos passados do seu título. 

 

Os interessados devem entrar em contato com o Marcelo Afornali, responsável pelo site Museu do Kart (www.museudokart.com.br) para receber informações sobre como será o evento, os karts, os detalhes técnicos e o que será preciso para participar. Marcelo será o responsável pela conexão do Campeonato de Karts Classic com a revista Racing, que promoverá o evento. A TV Globo de São Paulo afirmou pelos profissionais lá presentes que irá cobrir o evento junto com outros portais relacionados ao kartismo e com os Nobres do Grid, pois este é um momento histórico para o esporte a motor no país.

 

 

 

Last Updated ( Thursday, 28 January 2010 21:23 )