Copa Truck, Stock Car e o casamento da viúva Porcina em Cascavel Print
Written by Administrator   
Monday, 28 September 2020 20:08

 

E aê Galera... agora é comigo!

 

Desde que a categoria dos caminhões mudou de nome e de dono, uma das piores coisas que acontecia no automobilismo brasileiro parou de acontecer: a “canibalização do asfalto”.

 

Explico: apesar do ano ter 52 finais de semana (as vezes tem 53) e desses pelo menos 20 ficam “ocupados” pela Fórmula 1 (mas tem umas corridas de madrugada, então a gente diminui pra 18) o resto estava liberado para que as categorias do automobilismo no Brasil, as da VICAR principalmente, que também passam no canal da Fórmula 1, fazerem suas corridas, assim com as outras categorias.

 

Mas todos os anos, a Stock Car com 12 corridas e a então Fórmula Truck com 10, tinham 4, as vezes 5, corridas no mesmo dia. Uma estupidez, que prejudicava o fã de automobilismo que frequentava autódromo. Que ia para a pista, perdia a outra corrida na televisão.

 

 

 

Isso acabou depois que a Fórmula virou Copa, passou a ser transmitida pelo mesmo canal que transmite a Stock Car e depois que Carlos Col passou a ser o promotor da categoria. Só estava falando fazer “o casamento da viúva Porcina” (quem assistiu novela ou mesmo não, sabe do personagem), com os caminhões e os carrões da Stock Car correndo juntos no mesmo evento, no mesmo dia, no mesmo autódromo.

 

A janela entre duas “rodadas triplas” da F1 no próximo final de semana se mostrou como a data perfeita para isso acontecer, mas faltava definir o local da corrida. Para a Stock Car, que teve a ida para Cascavel, que deveria acontecer depois da abertura da Copa Truck, cancelada por causa da pandemia, a ida seria lógica.

 

 

 

Lá em Cascavel sempre tem corrida com emoção com aquelas características de “pista raiz” dos anos 70 e a Truck, foi no pacote. Era lá ou não era em outro lugar no tratamento de “contrapeso” que a gente está vendo faz tempo com a Truck e que a história, os pilotos e os fãs dos brutos não merecem... mas é o que temos pra hoje. Ruim assim, pior sem isso!

 

Um dos desafios para a Stock (para os caminhões isso não vai fazer diferença), vai ser o estado que a pista vai ficar com os tipos de borracha que vão ficar no asfalto. Antes que os coleguinhas que adoram criticar minhas colunas venham falar bobagem (o advérbio na é bem esse...) e falar que carros correram com os Trucks nos últimos anos, tudo bem, mas nenhuma categoria com a relação de peso/potência que a Stock tem. O comportamento é, hoje, uma incógnita. Além disso, caminhão deixa rastro na pista... e isso pode ser problema.

 

 

 

No caso dos Trucks, a Mercedes levou vantagem sobre os Volkswagen na abertura da temporada. Será que isso vai se repetir? No caso da Stock, depois dos “puxadinhos” 1 e 2 que os Cruze receberam, será que em Cascavel isso vai tirar a vantagem dos Corolla? São perguntas interessantes que veremos ao longo deste final de semana. Beto Monteiro e Rubens Barrichello estão liderando os respectivos campeonatos, mas a concorrência é grande e eles não podem vacilar.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- A gente vai ter um alívio na transmissão do próximo final de semana: como Dr. Smith vai estar na pista, ele não deve estar na transmissão do próximo final de semana, que ficará com o Ligadíssimo Caprichoso, o Tradutor e o Nhonho.

- Dica importante para o pessoal da transmissão: os caminhões tem 6 (SEIS) pneus! Não são 4 e nem 8. Vamos prestar atenção.

- Pra quem lembra daquele programa de humor, que eu achava uma porcaria (o advérbio não era bem esse...) “sob nova direção”, quem sabe não colocam uma faixa com essa frase nos boxes da Stock Car...

- Será que o novo “Mecenas” (O termo se origina do nome Caio Cílnio Mecenas – em Latim Gaius Cilnius Maecenas – que foi protetor das artes e das letras do século I antes de Cristo... Shrek também é cultura!) vai aparecer em Cascavel, mandando mais que urubu no aterro sanitário?

- Quem eu gostaria de ver lá no autódromo, mesmo que não seja para correr, mas mesmo que seja só pra dá um alô pra galera, é o Renato Martins.

- E aê, assessoria, a gente continua clicando no “Notícias” lá no site e mesmo com notícias de 2020, aparece no título: “Notícias Copa Truck 2019”. Arruma isso que tá feio.

- Um recado para os coleguinhas: a minha Editora Chefe (que eu só não vou colocar o seu apelido aqui pra ela não ficar azul de raiva) avisou que minha coluna na semana passada teve mais de 21 mil leituras (até a noite do domingo). Essa pílula em particular também pode ser encarada como supositório!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Fotos: Copa Truck / VICAR e Reprodução do Youtube 

Last Updated ( Tuesday, 29 September 2020 09:12 )