Serrinha fica com o tri ou Thiago quebra o jejum? Print
Written by Administrator   
Monday, 24 June 2019 23:03

Apesar de ainda estarmos com menos da metade da temporada disputada, me arrisco a dizer que o título deste ano ficará nas mãos de Thiago Camilo ou de Daniel Serra, que, entendo serem neste momento, os candidatos mais fortes à conquista. Thiago seria campeão pela primeira vez e Daniel igualaria seu pai, Chico Serra, com três títulos consecutivos. Mas é claro que ainda faltam 14 corridas até o final do ano e muita água pode rolar por baixo da ponte, mas esses primeiros meses mostraram os dois um pouco acima dos demais. Sem dúvida que Rubens Barrichello, Ricardo Maurício, Felipe Fraga e até Julio Campos podem virar o jogo.

 

Em sete provas disputadas até agora Thiago fez quatro poles, ou seja, todas as disputadas na pista, pois as das segundas corridas das rodadas duplas são computadas nas estatísticas, mas somente são asseguradas com o décimo lugar na prova de abertura. Isso já aconteceu na Stock Car em épocas passadas e até mesmo Bel Camilo, pai de Thiago, um piloto bem abaixo do que é o filho, tem computada em seu currículo uma única pole obtida com um décimo lugar.

 

Um ponto tem me impressionado bastante nestas primeiras corridas do ano: a competitividade dos pilotos, pelo menos nos treinos livres, o que me remete à categoria, especialmente nos anos de 2003 e 2004, quando cerca de 40 pilotos ficavam no mesmo segundo nos treinos - especialmente nos traçados externos, que desse lado do equador passamos, indevidamente, a chamar de ovais - e em algumas oportunidades foi necessário se fazer um pré-classificatório para ver qual deles ficaria fora do grid. Para explicar existe uma regra da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que através de uma fórmula calcula a largura e o tamanho dos carros e das pistas e define quantos carros podem correr. Por isso acontecia esse pré.

 

 

 

A próxima corrida será na gloriosa Santa Cruz do Sul, cidade que abraça a Stock Car desde 2005, quando foi a segunda categoria a correr no então recém-inaugurado autódromo, que primeiro recebeu os carros da extinta Fórmula Renault. Dia 17 de julho teremos um pouco mais definida a posição dos pilotos, pois até lá continuamos a não saber quem, de fato, lidera a tabela de classificação, pois Thiago Camilo ganhou recurso contra a punição de 20 segundos imposta a ele em Goiânia e, com isso, assumiria a ponta. Caso a apelação contrária não seja aceita ela retoma, oficialmente, a frente.

 

Continuo a esperar que os julgadores do Tribunal Desportivo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) coloquem logo em pauta esse julgamento para que antes da corrida em Santa Cruz saibamos quem é o líder.

 

Milton Alves