Thiago Camilo inocentado? Até quando? Print
Written by Administrator   
Monday, 17 June 2019 20:44

Como já era esperado, olha eu aqui de volta para falar sobre a punição imposta a Thiago Camilo pela chamada queima de largada na primeira corrida disputada em Goiânia. Semana passada, na reunião do Tribunal Desportivo da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a punição ao piloto foi cancelada. No entanto, os comissários desportivos, que penalizaram Thiago, podem apelar da decisão e, mais uma vez, mudar o resultado, que neste momento leva Camilo à liderança da Stock Car. Eles querem que seja mantida a penalização de 20 segundos no tempo final, algo decidido cinco horas depois do final da corrida.

 

Como disse, não gosto de falar de cartolas de qualquer esporte, mas neste caso cabem umas palavrinhas. Em primeiro lugar vale lembrar, que o discutido no briefing da direção de prova com os pilotos tem valor de regulamento. Ou seja, nenhum dos juízes (acho que é assim que eles se chamam) que julgaram o caso participou e não têm a mínima ideia do que foi conversado ali. Além do mais, quase nenhum tem noções básicas sobre o automobilismo, um esporte bem diferente de futebol e outros a que estão mais habituados a acompanhar.

 

Uma vez ouvi uma conversa de comissários, num papo descontraído, um deles dizer sobre os julgadores dos pilotos e equipes: ``se algum piloto entrar no tribunal reclamando que foi ultrapassado pela direita, ganhará a causa, pois os juízes se baseiam no Código de Trânsito que é o único que eles conhecem”. Brincadeira à parte, essa frase tem muito de verdade, pois os julgadores não têm a menor ideia das particularidades do automobilismo. Os advogados de pilotos e equipes sabem muito bem disso e usam os mais variados artifícios e argumentos para ganhar as causas.

 

E aqui vai uma defesa aos comissários desportivos, pois a nomenclatura "queima de largada" é muito difícil de ser entendida pelo público em geral, pois como definir que o piloto queimou a largada quando está em movimento, como acontece nas corridas da Stock Car? Dificílimo, e esses detalhes de como serão as largadas são discutidos e decididos no briefing. Queima de largada é mais correto quando os carros largam parados, quando podem sair do lugar somente após as luzes se apagarem.

 

Curioso é que a queima de largada implica não somente em sair do lugar, mas em qualquer movimento, mesmo que não saia. E, heresia das heresias, queima de largada também pode ser para trás, pois, de acordo com a letra fria do regulamento, o carro não pode se movimentar. Um exemplo: em Interlagos, nas largadas paradas, uma parte do alinhamento é feita na descida e o piloto tem de segurar o carro no freio para não se mover. No caso de Thiago Camilo, em Goiânia, ele não queimou a largada, simplesmente estava mal posicionado. Muito provavelmente de forma intencional, pois a parte emborrachada da pista e a que dá mais aderência, fica justamente na linha do segundo colocado no grid. Isso acontece praticamente em todas as corridas e com todos os pilotos.

 

No segundo 12 (separado por décimos de segundo) o momento da largada em Goiânia e o posicionamento irregular de Camilo e Zonta

 

No caso específico de Goiânia, no briefing ficou decidido que, na largada, os pilotos de cada fila deveriam manter pelo menos uma roda do carro (ou um lado) sobre a linha do imaginário colchete da sua fila. Imaginário, pois os pilotos normalmente seguem o líder que usa de artimanhas legais para se manter na frente. Especificidades do automobilismo.

 

O resultado do tribunal deu a vitória a Thiago e ele está na liderança do campeonato da Stock Car. No entanto, o site da categoria, pelo menos até esta segunda-feira cedo (dia 17), quando escrevi a coluna, mantinha Daniel Serra como líder. Imagino que, como ainda cabe recurso, eles esperam o resultado final. Isso quer dizer que só mudarão se a decisão for confirmada pela instância superior. Como os juízes não se reúnem constantemente, vamos esperar para ver. Espero que não, mas talvez a decisão saia somente após a próxima etapa, dia 21 de julho em Santa Cruz do Sul.

 

Até lá, pilotos e equipes se mantêm sem saber quem ocupa oficialmente as primeiras posições do mais importante campeonato do automobilismo brasileiro. Lamentável!

 

Milton Alves 
Last Updated ( Monday, 17 June 2019 21:02 )