Entendendo e desmistificando a Bandeira Azul. Print
Written by Administrator   
Friday, 10 January 2020 22:32

Primeiro devemos deixar bem claro que a bandeira azul não é uma bandeira para “retardatários”, ela é uma bandeira para “carros lentos”, que muitas vezes são os retardatários, mas não é uma bandeira exclusiva para retardatários. É muito comum escutarmos reclamações de alguns chefes de equipe e coachs, além de  algumas narrações esportivas dizendo que o carro X é retardatário em relação ao carro Y e deverá receber bandeira azul. Na verdade, mesmo o carro X sendo retardatário, ele não precisará receber bandeira azul se estiver andando rápido, muitas vezes ele pode “estar” retardatário por uma condição de corrida, por ter feito uma manutenção no box ou por uma rodada na pista, mas se estiver rápido, no ritmo de corrida, jamais deverá receber uma bandeira azul mesmo que a tela da cronometragem o apresente como retardatário, se fosse assim, se todos que estão atrasados em relação ao líder tivessem que receber bandeira azul, nenhum piloto conseguiria recuperar voltas caso tivesse tido algum problema ou pit durante a prova. Outra situação esquisita também pode acontecer, de formos obrigados a apresentar uma bandeira azul para o líder da prova, basta ele “ficar lento”. Imaginem em uma corrida o líder tem  algum problema no carro e de repente ele fica lento.... então, nada mais lógico do que ser apresentada a ele a bandeira azul caso um veículo mais rápido esteja se aproximando (uma situação desta daria uma confusão até explicar para todo mundo o motivo da bandeira azul para o líder da prova).

 

Resumindo, conforme o CDA – Código Brasileiro de Automobilismo, a bandeira azul deverá ser apresentada a um competidor toda vez que um veículo mais rápido que ele estiver se aproximando. Quando a bandeira for apresentada “parada” é apenas um aviso de veículo mais rápido se aproximando, mas se for apresentada “agitada”, é quase uma ordem, é a informação de que um veículo mais rápido já está prestes a ultrapassá-lo e ele “deverá” facilitar a ultrapassagem. (aqui, serei obrigado a expressar uma opinião minha: eu não concordo com esta bandeira, por mim as ultrapassagens deveriam ser “negociadas” na pista, em qualquer situação, sem nenhuma interferência da direção de prova. A bandeira azul deveria ser utilizada apenas em caso de carros lentos por quebras ou defeito). Não concordo, mas nas minhas provas cumpro o regulamento, porém tento interferir o menos possível com a apresentação de bandeira azul!

 

   

Já no CDI – Código Desportivo Internacional, o item que fala sobre a bandeira azul, está pior redigido que no CDA, pois diz que a bandeira azul deve ser apresentada apenas quando um veículo estiver prestes a se tornar retardatário, ....., vejam abaixo a reprodução do CDI: (Anexo H – artigo 2.4.5.1-d)  (traduzido para o português com auxílio eletrônico).

 

“d) Bandeira azul clara 

Esta bandeira é normalmente agitada para indicar ao piloto que ele está prestes a ser ultrapassado...

Durante a corrida: Esta bandeira deverá ser normalmente apresentada a um competidor que esteja prestes a ser ultrapassado por um outro, que, através dessa manobra, passará a dispor no mínimo de uma volta de avanço sobre esse competidor se o piloto não fizer pleno uso dos espelhos retrovisores. Quando mostrada, o competidor em questão deverá permitir que o competidor que se encontra atrás de si o ultrapasse, logo que possível.” (escrever “logo que possível” em um regulamento é deixar margem para várias interpretações e confusões...).

 

Já nos Estados Unidos, eles tem um código de sinalização diferente do restante do mundo que utiliza o CDI como base, é semelhante, mas tem características particulares, imagino que por conta das provas que também tem muitas características particulares, a começar pelos circuitos ovais e os pit stops, porém pelo que eu entendi lendo o regulamento da Indy, a bandeira azul tem o mesmo objetivo, mas com uma redação que informa a chegada de um carro mais rápido e orienta que deve deixa-lo ultrapassar em 1 volta.

 

Abaixo o regulamento da Indy, traduzido com auxílio eletrônico:

 

7.2.5. Azul

7.2.5.1. Uma bandeira azul informativa notifica um piloto que um carro em aproximação está tentando ultrapassar.

7.2.5.2. Nos eventos de pista/rua, um comando de bandeira azul apresentado diretamente pela direção de prova (INDYCAR) e exibido a partir do estande de partida, indica que um carro lento deverá dar lugar ao carro que pretende ultrapassá-lo em uma volta (1).

7.2.5.3. Nos Eventos em Ovais, a bandeira azul informativa será exibida no estande de partida, conforme a Regra 7.2.5.1.

 

Vejam que se este regulamento da Indy fosse aqui no Brasil, daria muita confusão, já que, em um item fala que a bandeira é informativa, mas no item seguinte diz que o piloto lento deve deixar o rápido ultrapassá-lo em 1 volta.    Acredito que a tradução Google não tenha expressado corretamente o teor, mas de toda forma, tenho certeza que os Comissários Americanos têm procedimentos para ações com relação à bandeira azul.

 

Na prática a bandeira azul é realmente informativa, mas os Comissários poderão penalizar se após ser apresentada a bandeira azul a um Piloto e este fizer algum tipo de obstrução ao Piloto mais rápido que se aproxima.

 

   No início das provas, logo após a largada, não se apresenta a bandeira azul, será apresentada somente após o “assentamento” de posições. (reprodução de vídeo do site da F1)

 

No Brasil, por conta da forma em que o texto é apresentado no CDA (vejam abaixo), fica mais fácil uma penalização já que a redação fala que o Piloto “DEVERÁ” dar passagem.

 

VI – Bandeira azul:

a) Indica ao piloto que ele será ultrapassado por um ou por vários veículos mais rápidos;

b) Quando apresentada imóvel, indicará que um veículo mais rápido se aproxima, e ele deverá estar atento para a iminente ultrapassagem;

c) Quando apresentada agitada, indicará que um veículo mais rápido está a ponto de proceder à ultrapassagem e o piloto, para quem a bandeira azul tiver sido mostrada, “DEVERÁ” dar passagem imediatamente, sob pena de ser punido pelos comissários desportivos.

 

   Todos os anos a CBA reúne Diretores e Comissários em um Simpósio para atualização do CDA e estudo de procedimentos – São Paulo, 2019.

 

Sobre este tema, a minha editora chefe, Catarina Soares, perguntou-me sobre o ocorrido na prova de F. Indy, em Mid Ohio de 2019, vejam abaixo:

 

-  O líder, Scott Dixon, estava sendo alcançado pelo 2° colocado, Felix Rosenqvist. Para atrapalhar a vida do adversário, ele foi juntando retardatários atrás de si, chegou a ter 4 carros, que estavam brigando por posição. 

 

Como na Indy até o mecânico marca pontos no campeonato (risos), a briga sempre vale alguma coisa, mesmo uma volta atrás. Daí veio o problema:

 

Em uma situação dessas, em qualquer categoria que seja, até onde os comissários, devem, podem ou vão punir quem não respeitar a bandeira azul?

 

   Foto imagem copiada da NTT IndyCar Series

 

Em uma situação como esta, o procedimento deve ser o seguinte:

 

- Toda vez que 2 ou mais pilotos estão disputando uma posição e um outro piloto mais rápido se aproxima em condição de colocar uma volta sobre os que estão na disputa, então deve se observar que, enquanto 2 ou mais pilotos estão disputando posições entre sí, não são obrigados a respeitar a bandeira azul caso esta represente prejuízo para sua disputa, e foi exatamente isto que observei na corrida da Indy, haviam 4 pilotos retardatários entre o Scott Dixon e o Felix Rosenqvist  que disputavam intensamente entre eles próprios, então ninguém era obrigado a respeitar a bandeira azul (caso ela tenha sido apresentada), se isso representasse prejuízo à sua própria corrida.

 

No meu entendimento, não apenas para esta corrida, mas de uma maneira geral, os Comissários só devem interferir se houver alguma atitude antidesportiva no procedimento, ou se o piloto da frente estiver visivelmente mais lento e “trancando” a passagem de pilotos mais rápidos, o que já seria uma atitude antidesportiva, agora se o ponteiro, apesar de estar sendo alcançado por outro piloto, porém o ritmo de corrida dele é normal, então parabéns pra ele que soube usar de estratégia na prova para defender sua posição.

 

Algo semelhante aconteceu com o piloto brasileiro Felipe Massa. Quando ainda corria na Fórmula Renault Italiana ou Fórmula 3000, não me lembro bem, segundo seu próprio relato, em uma conversa de box,  para ele ganhar o campeonato, precisava vencer a prova e seu concorrente direto não poderia chegar em segundo. Após a largada o Massa era o líder, seu concorrente era o segundo e o terceiro estava longe, então o Massa diminui seu ritmo, até o 3º se aproximar dos 2 e o 3º conseguiu ultrapassar o concorrente do Massa, ficando este em 3º e o Massa conseguiu o campeonato desta forma, não sei se houve apresentação de bandeira azul, espero que não.

 

   Felipe Massa – Fórmula 3 Italiana em 2000 – foto do site: racecar.com

 

Já disse algumas vezes e repito: quanto menos interferência da Direção de Prova em corridas, mais pura estas corridas serão. Hoje as corridas estão tendo muita interferência, não por vontade do Diretor de Provas ou dos Comissários, mas por conta dos regulamentos, a própria bandeira azul é um exemplo disso, ela manda um piloto dar passagem para outro, seria muito melhor se estas ultrapassagens fossem “negociadas” entre eles e caso houvesse desrespeito ao esporte, então sim, os Comissários deveriam agir.

 

É isso!

 

Abraço,

 

Sergio Berti 
Last Updated ( Friday, 10 January 2020 22:42 )