O “Big Brother” da CBA Print
Written by Administrator   
Thursday, 08 November 2018 19:54

Desde a etapa da Stock Car no Velo Città em setembro de 2018 os Comissários Técnicos que trabalham na categoria estão usando câmeras instaladas no próprio corpo para registrar todas as atividades pertinentes a eles. Isto é uma evolução de procedimentos e estava prevista para 2019, porém, por conta de ocorrências entre os Comissários e o piloto Cacá Bueno nesta prova do Velo Città optou-se por antecipar a utilização das câmeras.

 

Na minha última coluna para o site dos Nobres do Grid, falamos exatamente sobre esta ocorrência, vamos relembrá-la aqui para entendermos melhor os fatos daquela corrida: - Por conta de uma falha na luz de freio do carro 00 de Cacá Bueno, os Comissários avisaram a equipe que o carro deveria vir aos boxes para efetuar o reparo. Assim foi feito. Porém a partir deste momento instaurou-se uma polêmica: o piloto, achando que o carro já havia sido reparado, retornou à pista sem autorização do Comissário. O Comissário alegando que o carro não estava vistoriado para poder retornar à prova, solicitou que a equipe chamasse novamente o carro para verificação da luz de freio. Porém quando a equipe chamou o piloto Cacá Bueno, este optou por desistir de continuar na prova, mas não sem antes reclamar da postura do Comissário. Diante de tudo isso, os repórteres que faziam a transmissão resgataram uma imagem que mostrava a luz de freio acesa e um Comissário observando (veja na foto abaixo), o que levantou uma polemica muito grande que só foi esclarecida após o término da prova, no parque fechado com a vistoria geral do veiculo.

 

 

Por precaução e para não levantar mais problemas os Comissários entendendo que o Piloto não retornaria à corrida, lacraram o carro, para que a vistoria fosse refeita ao final da prova com a presença do Piloto ou de algum representante de sua equipe. (Abaixo foto dos lacres).

 

 

Após a nova vistoria com a presença de representantes da equipe foi constatado que a luz de freio realmente não estava funcionando, a luz que todos vimos na TV, era intermitente e só acendia quando o mecânico tentava fazer o reparo, mas não acendia quando o pedal de freio era acionado.

 

Esta verificação foi filmada, e se algum leitor se interessar em vê-la, basta acessar o link abaixo, notem que apenas membros da equipe mexem no carro, os Comissários apenas observam e orientam:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4buyh6EeKdw

 

Voltando ao assunto “Big Brother” da Stock Car, esta é uma evolução natural do automobilismo, obviamente que as ocorrências relatadas anteciparam a inovação que estava prevista apenas para 2019.

 

Além das câmeras instaladas nos Comissários, também teremos câmeras na sala de briefing.

 

A imagem capturada da tela durante a transmissão da corrida pelo canal SporTV.

 

Tudo isso são sinais dos tempos, eu particularmente fico um pouco triste, pois toda esta evolução se faz por desconfianças, é Equipe que desconfia dos Comissários, são Comissários que desconfiam de Equipes, Equipes que desconfiam de outras Equipes, e esta sucessão de desconfianças faz com que os regulamentos sejam cada vez mais abrangentes e restritivos. Além das câmeras acima citadas, temos ainda as câmeras instaladas nos carros, que inicialmente eram opcionais e atualmente são obrigatórias, todas as equipes são obrigadas a entregar suas imagens da prova aos Comissários Desportivos para que reclamações futuras possam ser verificadas através destas imagens. Toda esta evolução será implantada inicialmente na Stock Car. Nas outras categorias deverão ser implantadas de acordo com a necessidade de cada uma.

 

As corridas estão ficando cada vez mais tecnológicas e burocráticas, lembro-me de quando iniciei minha carreira como Bandeirinha de Pista, nem rádio comunicador nós tínhamos, isso foi em 1974/75, nós descíamos para os postos apenas com o jogo de bandeiras e uma prancheta e ao final das corridas entregávamos os relatórios das ocorrências ao Diretor de Provas para as decisões sobre tudo que havia acontecido na pista. Imagens eram muito raras e quando as tínhamos dificilmente eram usadas para verificação de ocorrências. Hoje em dia, é exatamente ao contrário, os Comissários só usam os relatos (oficiais) dos Bandeirinhas quando não conseguem nenhuma imagem da ocorrência. Vejam abaixo 2 fotos da época que eu era bandeirinha.

 

Entrada da Curva do Sargento – 2 bandeirinhas no posto.

 

Andando pelo circuito ainda é possível encontrar postos de sinalização da minha época de bandeirinha. A foto abaixo mostra um antigo posto na antiga curva do Laranja. Era apenas uma base de alvenaria para ficarmos em cima. Sem grade, sem barreiras de proteção, sem cobertura, sem qualquer estrutura.

 

Curva do Laranja – este era o posto onde trabalhava o bandeirinha.

 

É isso!

 

Abraços,

 

Sergio Berti