Painel Luminoso x Bandeirinhas Print
Written by Administrator   
Monday, 12 March 2018 21:51

Até quando teremos Sinalizadores ou Bandeirinhas nas pistas?

 

Com a evolução tecnológica e com a batalha dos Promotores para diminuir custos, podemos imaginar que as carreiras dos Bandeirinhas estão com os dias contados, porém se avaliarmos tecnicamente, com uma visão profissional e de segurança, posso afirmar que jamais deveremos trocar os Bandeirinhas por painéis luminosos!

 

Replico aqui uma frase dita certa vez pelo piloto Xandi Negrão: “quando vejo uma bandeira amarela na pista, pela expressão do bandeirinha já sei se a ocorrência é grave ou não”.

 

Não apenas pela “expressão” dos Bandeirinhas, mas também por todas as informações imediatas que eles transmitem aos oficiais da Torre de Controle e ainda pelas ações que podem tomar no setor do seu posto, por exemplo: podem alertar sobre alguma peça caída na pista, se esta peça está no traçado ou não, alertar sobre óleo na pista e ainda podem informar sobre a gravidade ou não de um acidente, falam de imediato se o piloto já se manifestou ou está imóvel dentro do carro, ajudando diretamente na decisão do Diretor de Provas, além de tudo isso, também passam uma série de outras informações que ajudam nas decisões do Diretor de Provas, ações e informações que painel nenhum poderá fazer.

 

 

Nós, diretores de provas, precisamos do máximo de exatidão nas informações para decidirmos  se é realmente necessário interromper uma prova ou podemos resolver o problema apenas com bandeira amarela naquele setor. Algumas vezes, ainda podemos usar o Bandeirinha para retirada de algum objeto que tenha caído na pista, próximo ao seu posto, evitando assim a paralisação da prova com Sfety Car ou bandeira vermelha.

 

Por conta de tudo que foi dito acima, não acredito que os Sinalizadores ou Bandeirinhas sejam trocados efetivamente pelos painéis, porém acredito sim, que seja possível um trabalho associado, ou seja o Bandeirinha no posto acionando os painéis, nesse caso ganhamos em qualidade visual.

 

 

Hoje já é mais ou menos assim, os painéis eletrônicos são instalados na maioria das vezes, próximos aos postos de sinalização e são acionados por um Operador, este Operador tem autonomia em algumas sinalizações apenas, ficando por conta da Direção de Prova as sinalizações de Safety Car ou Bandeira Vermelha, assim como é também nos postos de bandeirinhas, existem sinalizações que são autônomas, principalmente as de acidentes, que devem ser imediatas e outras sinalizações que são orientadas pela torre de controle.

 

Vamos entender um pouco como funcionam os painéis luminosos  atualmente. Falarei agora apenas sobre os procedimentos usados pela FIA, pois nos Estados Unidos são criadas algumas sinalizações que não acompanham o código FIA de sinalização, a exemplo da bandeira branca que no código FIA significa “veículo lento a frente” e na América significa “última volta”, além disso, se imaginarmos corridas em circuito oval, pelas características das provas, talvez lá seja possível a troca do Bandeirinha por painel sem operador próximo a ele, pois as corridas são provas muito rápidas, a visão que a torre de controle tem do circuito (oval) é completa e as ocorrências de pistas serão sempre resolvidas com as provas neutralizadas ou interrompidas. Dessa forma é possível fazer uma prova utilizando apenas os painéis eletrônicos.

 

 

Nas provas da FIA onde se utilizam os painéis, estes são colocados na pista, normalmente próximos aos postos de sinalização dos bandeirinhas. A vantagem dos painéis sobre as bandeiras está principalmente nos dias de chuva, a visualização do painel é muito melhor e nas provas noturnas, obviamente que o painel substitui as luzes de sinalização noturna ou as placas refletivas. Atualmente os painéis são feitos de lâmpadas de led e necessitam de energia que é fornecida através de baterias ou geradores.

 

 

Existe um projeto (ou um estudo) na FIA para a Fórmula 1 fazer suas relargadas paradas e não em movimento como é hoje (no caso de safety car) e para isso, o semáforo seria substituído por um painel luminoso que além de ter as luzes verdes e vermelhas poderá passar outras informações ao piloto na hora do alinhamento no grid, algo muito fácil de se fazer e que facilitaria em muito a comunicação do Diretor de Provas com os Pilotos na hora da formação do grid para uma relargada.

 

É isso!

 

Abraços.

 

Sergio Berti