As Três Formas de Parar Uma Corrida Print
Written by Administrator   
Thursday, 11 January 2018 17:06

Existem 3 maneiras de se parar uma corrida, “encerrando”, “interrompendo” ou “neutrali-zando”.

 

Sempre feitas através de bandeiras, a forma mais comum é a apresentação da bandeira quadriculada que indica o término da prova, mas mesmo sendo muito comum, existem algumas particularidades sobre essa bandeira, não é exatamente ela que encerra a prova, ela é apenas um sinal apresentado aos pilotos informando que a corrida terminou, porém o encerramento não é ao se passar pela bandeira e sim quando o veículo passa pela linha de cronometragem instalada na pista.

 

Para minimizar prejuízos em caso de erro de apresentação, existe uma regra sobre bandeira quadriculada que diz o seguinte: caso a bandeira não seja apresentada por algum motivo, como aconteceu com o Pelé na F1 ou com o Cacá em Ribeirão Preto, a corrida será considerada encerrada assim que o Líder da prova passar pela linha de cronometragem completando a distância da prova estabelecida no regulamento. E se por algum motivo ela for apresentada antecipadamente, nesse caso a prova será encerrada assim que o líder passar pela linha de cronometragem a partir da apresentação da mesma. Dessa forma entende-se que os erros do bandeirinha (ou do Pelé), minimizam os prejuízos que por ventura possam existir.

 

 

Outra forma de parar a prova é apresentando a bandeira vermelha. Essa bandeira é uma bandeira de alerta, “interrompe” a prova e diferentemente da quadriculada ela é apresentada em todos os postos de sinalização no mesmo momento, ou seja todo piloto que estiver na pista recebera essa informação ao mesmo tempo, cujo significado é: prova interrompida, todos devem desacelerar, se encaminhar para o grid de largada e aguardar orientação. As características dessa bandeira são as seguintes: para efeito de classificação da prova ou remontagem do grid para uma possível relargada, valerá a última volta da prova antes da apresentação da bandeira, assim sendo no momento em que o piloto vê a bandeira a corrida já está interrompida.

 

 

Isso é importante para evitar riscos, por exemplo, um piloto que estiver no meio de uma ultrapassagem ao ver a bandeira vermelha ele saberá que de nada adianta ele terminar essa ultrapassagem, já que a volta que valerá é aquela que ele fechou anteriormente. Como a prova foi “interrompida”, ela poderá ou não ser recomeçada, isso dependerá das condições de pista no momento, do tempo de prova já realizado, ou de algum outro fator importante na interpretação do Diretor de Prova, por isso é que os carros devem ir para o grid de largada, onde ficam em regime de parque fechado, até que o Diretor decida se ira relargar ou encerrar a prova.

 

A última forma de parar uma corrida é a bandeira amarela + a placa SC, safety car na pista. Essa bandeira não encerra nem interrompe a corrida, apenas “neutraliza” a prova, ou seja a corrida continua na sua contagem de voltas ou tempo, porém a “competição” está neutralizada. Geralmente é apresentada quando ocorre algum acidente onde o Diretor de Prova precisa de um tempo maior para retirar os veículos acidentados ou para fazer uma limpeza na pista, também pode ser apresentada em dias de chuva se na interpretação do Diretor existir um risco eminente acidentes.

 

 

Essa bandeira com a placa SC também é apresentada em todos os postos no mesmo momento, indica ao piloto que ele deverá reduzir a velocidade e manter-se em fila indiana seguindo o carro de safety car, obviamente todas as ultrapassagens são proibidas e essa neutralização sugere que a prova irá recomeçar em poucos instantes através de uma relargada, porém se o Diretor de Prova interpretar que não há condições de relargar ele poderá interromper com bandeira vermelha ou ainda  apresentar a bandeira quadriculada caso a prova já esteja em sua parte final (+ de 75% da corrida).

 

É isso!

 

Abraços.

 

Sergio Berti

 


Last Updated ( Monday, 15 January 2018 19:11 )