A Reversão do Drive Through da Copa Truck Print
Written by Administrator   
Saturday, 12 August 2017 18:28

Sobre a legislação desportiva, muitas vezes os amigos me questionam alguns fatos que ocorrem nas corridas e eu tenho o cuidado de responder que, por mais clara que possa ser a legislação, só quem está na Torre de Direção de Provas poderá responder sobre tal fato, pois além da legislação existem as interpretações que são relevantes à alguns fatores previamente combinados (no briefing) ou ainda podem ser experiências que cada Oficial de Competição traga consigo.

 

Sobre “combinações no briefing”, cito o exemplo do Felipe Massa que em 2013 em Interlagos, quando foi penalizado por queimar a faixa branca de entrada de box. Primeiro vamos entender a regra dessa faixa branca:

 

Todo piloto que entrar ou sair dos boxes deve respeitar a faixa branca sem passar sobre ela em nenhum ponto. Todo piloto que estiver na pista tem liberdade de passar sobre a faixa branca desde que não esteja entrando nos boxes”. Essa é uma regra de segurança.

 

Em Interlagos, até 2013 (antes da reforma da entrada de box) o traçado ideal para quem não iria acessar aos boxes, era passar sobre a faixa branca de entrada, “cortando” a reta e passando próximo ao muro dos boxes, porém na F1 de 2013, por Charlie Whiting entender que era perigosa a proximidade do muro, determinou no briefing (decisões no briefing tem força de regulamento no quesito segurança), que todos poderiam passar sobre a faixa branca até um certo ponto (que foi demarcado) e o Felipe ultrapassou esse ponto. Portanto, aos que me perguntaram naquela época se a punição era correta, obviamente que eu só podia dizer sobre a regra e jamais sobre o que havia sido combinado no briefing, já que eu não estava  lá, na Torre, mas depois dos fatos divulgados, é obvio que a punição foi correta.

 

 

 

Quanto a Copa Truck e a reversão de uma penalização de “drive through”? Tenho certeza que nada havia sido combinado no briefing, mas como eu digo, só quem estava na torre sabe o porquê da decisão de retirar a penalização e a forma como fizeram.

 

Relembrando os fatos: O piloto Andre Marques, na prova de Fortaleza 2017, foi penalizado com drive through por queima de velocidade, e após o cumprimento da penalização os Comissários reconheceram que haviam errado, então, acredito que na melhor das intenções  querendo corrigir o erro, solucionaram o problema com a “reversão” da penalização,  considerando que o tempo perdido no drive through seria reposto fazendo-se a média entre a volta anterior e a posterior à penalização e inserindo no mapa da cronometragem esse tempo de volta, desta forma o piloto seria recolocado na provável posição que estaria caso não fosse penalizado.

 

 

 

Vejo tudo isso como a melhor das intenções dos Comissários de se redimirem de um erro. Agora, se formos ao CDA (Código Desportivo do Automobilismo), notaremos que algumas penalizações são irreversíveis e nem cabem recursos, vejam abaixo:

 

“Art. 138 - ...

I - Drive-through – Passagem obrigatória pelopit-lane”, respeitando a velocidade máxima permitida no box, regulamentada para a prova.

 

SEÇÃO X – DA PENALIZAÇÃO EM PONTOS NA CÉDULA DESPORTIVA   Art. 141 – ...

I – As penalizações de Drive-Through, Stop and GO, Time Penalty e advertência verbal não estão sujeitas à pontuação e nem dão margem a quaisquer recursos.  Ou seja, são irreversíveis.

 

Agora por que é dessa forma? O entendimento é que a penalização não pode ser observada apenas do ponto de vista do penalizado, pois todos os outros pilotos da corrida são influenciados pela penalização e podem estabelecer ou mudar suas estratégias de acordo com a situação atual da prova. Podemos dar como exemplo um piloto que para ser campeão precisaria apenas de um 3º lugar e que estivesse em 4º na corrida, obviamente ele faria de tudo para ultrapassar o piloto à sua frente. De repente um dos pilotos à sua frente é penalizado com drive through, então o piloto que precisava fazer uma ultrapassagem já não precisa mais e resolve apenas administrar a sua corrida, pois herdou essa posição por conta da penalização do outro piloto. Ao final da prova este piloto que seria campeão,  perderia o campeonato pela retirada da penalização.

É isso!!!

Abraços,

Sérgio Berti