WRC Grécia: Rovanperä domina Acropolis, mas Ogier amplia vantagem Print
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Sunday, 12 September 2021 17:15

Chegamos!

 

O Campeonato Mundial de Rally chega à mitológica Grécia para mais uma etapa do “corra atrás do Ogier”. O Francês está na liderança do campeonato onde está fazendo sua despedida das competições e quer fechar com chave de ouro, conquistando seu oitavo título.

 

Voltando ao calendário desde sua última vez, em 2013, as estradas sinuosas nas montanhas rochosas combinam com altas temperaturas e poeira sufocante para fornecer um desafio feroz. As trilhas escolhidas estão mais suaves do que costumavam ser, mas ainda impõem exigências severas para pneus, carros, pilotos e navegadores.

 

História

O Rally da Acrópole foi realizado pela primeira vez em 1953 e foi membro fundador do Campeonato Mundial de Ralis da FIA em 1973. Na década de 1970, ele consistia regularmente em mais de 50 etapas e 850 quilômetros competitivos. 

Com exceção de 1974, quando foi cancelado devido a uma crise do petróleo, e de 1995, quando foi apenas uma rodada da Copa de Dois Litros da FIA, permaneceu no calendário até 2010. Ele voltou em 2011, mas foi retirado do WRC no final de 2013, após o qual se tornou uma rodada do Campeonato Europeu.

Em 2005, a Acrópole foi nomeada Rally do Ano após uma etapa super especial de enorme sucesso em um Estádio Olímpico lotado em Atenas.

Colin McRae é o mestre da Acrópole com cinco vitórias entre 1996 e 2002. Ele venceu duas vezes em um Subaru Impreza antes de um hat-trick de vitórias em 2000 em um Ford Focus.

Outros vencedores incluem o ex-campeão mundial Walter Röhrl, Björn Waldegård, Ari Vatanen, Miki Biasion, Juha Kankkunen, Carlos Sainz e Sébastien Loeb.

A Ford lidera o rol de honra dos fabricantes com 13 vitórias.

 

 

Estágios

Após a cerimônia de início da tarde de quinta-feira no sopé da icônica cidadela da Acrópole de Atenas, a ação começaria imediatamente com um palco de 1 km na rua do centro da cidade em torno da Praça Sintagma.

Depois de pernoitar em Atenas, os competidores seguem para oeste até a península do Peloponeso para uma corrida dupla por Aghii Theodori. É um sanduíche de uma única passagem de Loutraki e uma zona de montagem de pneus na cidade, perto do Canal de Corinto. Thiva e Elatia levam equipes para o serviço noturno em Lamia, após 89,40 km de competição.

Sábado a perna mais longa e difícil tem seu lugr, com 132,56 quilômetros competitivos ao sul da cidade. Longas etapas em Pavliani e Gravia levam a uma zona de montagem de pneus em Itea, após a qual as famosas Bauxitas e Eleftherohori precedem o serviço. O dia termina com a segunda passagem por Pavliani e Eleftherohori.

O final de domingo é a oeste de Lamia. Os lendários Tarzan e Pyrgos, em 33,20km o teste mais longo do rally, levam as equipes a uma zona de ajuste de pneus em Sperchiada, antes do fechamento do Wolf Power Stage através de uma versão reduzida de Tarzan.

Os 15 testes cobrem 292,19 km.

 

 

Desafio

Muitos pilotos e navegadores não têm experiência anterior na Acrópole e devem se aclimatar rapidamente às características exigentes das pistas de montanha.

Estradas de base dura e altas temperaturas são difíceis para pneus e carros.

As condições são especialmente complicadas em estágios repetidos, quando as rochas e o leito rochoso descobertos durante a primeira passagem podem ser especialmente prejudiciais.

 

Novo para 2021

Tudo – o rally não é realizado desde 2018 e não aparece no WRC desde 2013.

 

Servicepark

Localizado na Feira Comercial Nacional de Lamia, no centro da Grécia, 220 km ao norte de Atenas.

 

 

Destaques

O retorno ao WRC de etapas especiais icônicas, incluindo Bauxites, Aghi Theodori, Elatia, Pavliani e Tarzan.

O palco de abertura da noite de quinta-feira no centro de Atenas compreende algumas voltas em torno da Praça Syntagma, a praça mais importante da cidade. Ele passa em frente ao Antigo Palácio Real do século 19, que abriga o Parlamento grego desde 1934.

A zona de pneus de sexta-feira em Loutraki fica a apenas alguns quilômetros do espetacular Canal de Corinto, que separa o Peloponeso do continente. Paredes rochosas elevam-se quase 50 metros acima do estreito canal, proporcionando vistas dramáticas.

 

Shakedown

Kalle Rovanperä abriu caminho através de uma etapa de shakedown incomumente lamacenta no Rally da Grécia EKO Acropolis na manhã de quinta-feira para marcar o tempo mais rápido em seu Toyota Yaris World Rally Car. O finlandês foi o único piloto a usar os pneus Scorpion de compostos macios da Pirelli para o teste de 4,25 km perto de Lamia. Ele estabeleceu o tempo de referência em sua passagem de abertura, parando os relógios 2.7s mais rápido do que o Hyundai i20 World Rally Car de Thierry Neuville.

 

 Correndo pela primeira vez na vida na Grécia, Kylle Rovanperä se sentiu muito à vontade e foi o mais rápido no Shakedown.

 

Depois de vários dias de chuva, as estradas se assemelhavam às encontradas no Rally GB no inverno, em vez das tradicionais condições quentes e empoeiradas associadas ao evento grego, retornando ao Campeonato Mundial de Rally da FIA pela primeira vez desde 2013. Apesar de ter apenas os oito pneus macios regulamentares disponíveis para o evento, Rovanperä acertou um set para a primeira passagem. Ele trocou para compostos duros em suas duas corridas restantes, a escolha de seus rivais que optaram por manter seus macios para o rally em si. O jovem de 20 anos foi mais direto ao discutir a possibilidade de ter que usar borracha dura em pistas lamacentas.

 

Neuville liderou um trio dos i20s. O belga, que venceu em casa na última etapa, estava 0.5s à frente de Ott Tänak. O espanhol Dani Sordo, acompanhado pelo novo navegador Candido Carrera pela primeira vez, estava a mais 0.8s. Os seis primeiros foram completados pelos companheiros de equipe da Toyota Gazoo Racing Elfyn Evans e pelo líder do campeonato Sébastien Ogier. Eles foram divididos por 0.4s.

 

 Thierry Neuville continua 100% focado em tirar a diferença que o separa de Sébastien Ogier e mandou bem no Shakedown.

 

Uma curva em declive complicada no asfalto pouco antes do ponto médio apanhou Jourdan Serderidis na sua primeira passagem. O grego deslizou seu Ford Fiesta World Rally Car para a beira da estrada e predeu 15 segundos antes de reiniciar.

 

Sébastien Ogier estabeleceu um ritmo acelerado para vencer o estágio de velocidade de abertura na noite de quinta-feira no Rally da Acrópole EKO, quando uma grande multidão paralisou o centro de Atenas. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA liderou uma varredura limpa Toyota Gazoo Racing dos três primeiros lugares no Cosmote 5G Athens Stage de 0,98 km, uma explosão de emoções, rápida ao redor das ruas ao redor da Praça Syntagma.

 

 Na etapa festiva de abertura, o líder do campeonato, Sébastien Ogier foi o mais rápido entre os pilotos da categoria principal.

 

O francês, pilotando seu Yaris World Rally Car, parou os relógios 0.6s mais rápido do que Elfyn Evans. Kalle Rovanperä, que foi o mais rápido durante o aquecimento da manhã, foi o terceiro, a mais 0.2s de diferença. O evento retornou ao calendário do WRC pela primeira vez desde 2013 e sua tradicional cerimônia de início no sopé da imponente cidadela da Acrópole de Atenas lançou o rally.

 

A ação começou imediatamente no coração da normalmente movimentada cidade, passando em frente ao Antigo Palácio Real do século 19, que abriga o Parlamento Helênico desde 1934. Rovanperä e depois Evans lideraram os tempos antes de Ogier, o último carro de primeira linha a partir, ultrapassar os dois. Três Hyundai i20 World Rally Cars estavam atrás do trio Toyota. Thierry Neuville, vencedor da última vez em casa na Bélgica, ficou a um décimo de Rovanperä, enquanto Dani Sordo e Ott Tänak empataram em quinto lugar, um décimo atrás.

 

 Antes da abertura das competições, pilotos e navegadores tomaram parte da cerimônia de abertura em Acrópole.

 

Os pilotos da categoria de suporte preencheram o restante da tabela de classificação. Os líderes do WRC2 e os noruegueses Andreas Mikkelsen e Mads Østberg empataram em sétimo, com o líder do WRC3 Kajetan Kajetanowicz e Georg Linnamäe empatados em nono.

 

Após uma etapa relâmpago de abertura, pilotos e navegadores foram para o primeiro dia de disputa real do EKO Rally de Acrópole pelo campeonato mundial da FIA e quem acompanhou de perto não se decepcionou. Três pilotos diferentes lutaram pela supremacia durante o primeiro dia completo de competição. O trio foi coberto por apenas 3.9s após um dia cansativo em trilhas de montanhas rochosas de cascalho.

 

 Seguindo a pegada do Shakedownm Kylle Rovanperä continuou andando na frente e terminou a sexta-feira na liderança.

 

O finlandês Kylle Rovanperä, de apenas 20 anos, pilotando seu Toyota Yaris sem se intimidar com a pressão, terminou 3.7s à frente do Hyundai i20 de Ott Tänak, com o líder do campeonato Sébastien Ogier dois décimos atrás da dupla em outro Yaris. Rovanperä venceu duas das cinco especiais difíceis durante o rally que percorreu o país após o espetacular início de quinta-feira em Atenas. Depois de um estágio de abertura cauteloso, quando o estreante na Grécia se concentrou em entender o desgaste dos pneus nas estradas rochosas, ele superou Ogier e nunca mais  foi alcançado.

 

Foi um dia terrível para os rivais do título de Ogier. Elfyn Evans, segundo na classificação, teve um sério problema no sistema de câmbio do seu Yaris e perdeu quase cinco minutos ainda no estágio inicial da sexta-feira. Thierry Neuville, que chegou à Grécia empatado com Evans, perdeu quase seis minutos com direção hidráulica quebrada. Ambos ficaram praticamente sem chances nesta etapa dp campeonato mundial.

 

 Sébastien Ogier teve que abrir os trechos no primeiro dia e ficou no lucro com a segunda posição.

 

Tänak nunca se sentiu confortável ao longo do dia. O motor de seu carro morreu em várias ocasiões nas seções sinuosas da manhã e um amortecedor estourado acrescentou este desconforto à suas aflições. Ogier manteve-se brevemente para segundo, mas foi superado novamente no estágio final. O terceiro lugar no final do dia foi muito além das expectativas do francês, que depois de abrir as estradas e varrer o cascalho empoeirado da linha para deixar mais aderência para os que estavam atrás, normalmente perderia mais tempo do que perdeu.

 

Dani Sordo estava 20.0s atrás em seu i20. O espanhol sofreu uma penalidade de 10 segundos na largada, mas ainda assim impôs meio minuto sobre o Ford Fiesta de Adrien Fourmaux qie terminou o dia em quinto lugar. Gus Greensmith completou os seis primeiros depois de um dia conturbado que incluiu uma rodada, um furo de pneu e um vazamento no amortecedor da suspensão em seu Fiesta.

 

 Ott Tänak "brigou contra o carro" durante toda a sexta-feira, mas ainda assim, conseguiu terminar o dia em terceiro.

 

Foi um dia decepcionante para Pierre-Louis Loubet. Uma penalidade de início rápido e dois furos de pneu foram um pré-cursor para direção quebrada pouco antes do final da fase final. Ele arrastou-se até o final, mas não foi mais longe. Os pilotos e navegadores da categoria de suporte preencheram o restante da tabela de classificação. O líder do WRC2, Marco Bulacia, ficou em sétimo em um Skoda Fabia com o líder do campeonato Andreas Mikkelsen 5.4s atrás. O líder do WRC3, Chris Ingram, foi o nono com Kajetan Kajetanowicz o 10º.

 

No sábado estava programada a perna mais longa e difícil, cobrindo seis etapas e 132,56 quilômetros competitivos ao sul de Lamia, em estradas que estavam cobertas de lama durante o reconhecimento. Passagens duplas, antes e após a pausa para almoço e serviço por Pavliani e Eleftherohori serão especialmente difíceis.

 

 Kylle Rovanperä mostrou força e velocidade para ampliar sua vantagem sobre os seus adversários diretos.

 

O jovem finlandês, Kylle Rovanperä, de 20 anos, que conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Rally da FIA na Estônia há dois meses, estava a caminho de sua segunda vitória depois de uma curva de velocidade em estradas rochosas de montanha no centro da Grécia. A emocionante perna de abertura de sexta-feira deixou Rovanperä, Ott Tänak e Sébastien Ogier separados por 3.9s antes do justo descanso da noite.

 

Com os trabalhos retomados na manhã do sábado, o finlandês venceu os primeiros quatro dos seis estágios de velocidade do sábado nas montanhas Fthiotida ao sul de Lamia para construir uma vantagem de quase 40 segundos em seu Toyota Yaris. Ele diminuiu ligeiramente o ritmo nas duas etapas repetidas desta tarde, nas quais a superfície era mais áspera em alguns lugares e polida em outros, para terminar o dia mais longo desta nona rodada com uma vantagem de 30.8s sobre um atônito Tänak e 40.2 sobre seu companheiro na Toyota Gazoo Racing, Ogier.

 

Rovanperä, competindo na Grécia pela primeira vez, teve a sorte de escapar quando a traseira de seu Yaris escorregou em uma vala na etapa dos bauxitas da manhã. Tänak distanciou Ogier com o segundo tempo mais rápido em cada um dos três primeiros estágios, mas caiu de volta nas garras do francês com uma direção sem brilho no trecho seguinte.

 

 Ott Tänak continuava desconfortável com seu carro, mas lutava contra os problemas para andar na frente.

 

A diferença entre ambos caiu para 2.5s, mas as mudanças na configuração aliadas aos pneus Pirelli mais macios permitiram ao estoniano aumentar a diferença para 9.4s em seu Hyundai i20. Ogier não estava preocupado. Com os rivais pelo título mais próximos, Elfyn Evans e Thierry Neuville, ainda subindo na ordem após os problemas de ontem, o atual campeão sabe que um pódio em seu Yaris aumentaria ainda mais sua liderança de 38 pontos.

 

Dani Sordo foi um quarto solitário em um i20. O espanhol lutou para encontrar um acerto com a qual se sentisse confortável e um dia sem erros colocou-o quase 90 segundos à deriva de Ogier, mas quase 70 segundos à frente do Ford Fiesta de Adrien Fourmaux. O francês perdeu tempo depois de bater em uma barreira à beira da estrada, mas o francês se manteve à frente do companheiro de equipe Gus Greensmith, que sofreu alguns segundos com uma rodada. A margem entre a dupla M-Sport Ford era de 15.8s.

 

 Adrien Fourmaux estava se saindo muito bem e colocando o Ford Fiesta da M-Sport entre os cinco primeiros.

 

Evans subiu da 16ª para a sétima posição em seu Yaris após os problemas de transmissão de ontem. O galês superou o líder do WRC2, Marco Bulacia, que ultrapassou o companheiro de equipe do Skoda Fabia, Andreas Mikkelsen, na fase final. Eles estavam separados por apenas oito décimos. Neuville recuperou terreno após os problemas de direção hidráulica de ontem, subindo para 10º em seu i20.

 

O final de domingo totaliza 69,25 km a oeste de Lamia. Uma corrida dupla pelos lendários sanduíches de Tarzan em uma única passagem de Pyrgos, o estágio mais longo do rally. A segunda “Corrida de Tarzan” forma o Wolf Power Stage, com pontos de bônus oferecidos nas séries de pilotos e fabricantes.

 

 Kylle Rovanperä não tomou conhecimento dos adversários e ampliou a liderança ainda mais no domingo.

 

A gente costuma falar que o piloto que chega no domingo com uma boa vantagem sobre os adversários no WRC, sai do hotel depois do café da manhã com o regulamento debaixo do braço e o navegador o coloca no porta trecos do console. Restava saber se o jovem Kylle Rovanperä iria fazer isso ou iria, “no ímpeto da juventude”, enfiar o pé no porão.

 

O finlandês liderou praticamente todo o jogo de quatro dias em estradas de montanhas rochosas no centro da Grécia para vencer por 42.1s em seu Toyota Yaris. A vitória veio dois meses depois de ele se tornar o mais jovem vencedor do WRC da história na Estônia. Ott Tänak terminou em segundo comseu Hyundai i20 depois de um susto tardio, com o líder do campeonato Sébastien Ogier conduzindo um rally medido para terminar em terceiro em outro Yaris, completando o pódio, a mais 292s. O francês ampliou sua vantagem de pontos para 44 com três rodadas restantes.

 

 Ott Tänak conseguiu segurar o segundo lugar, apesar de uma fumaça em seu carro que parecia ser um princípio de incêndio.

 

A chuva nas etapas disputadas no domingo tornou as condições imprevisíveis no retorno do rally da Grécia ao WRC após uma ausência de oito anos. Os trechos de cascalho e bem acidentados foram intercalados com seções lamacentas que não secaram, garantindo uma direção imprevisível e escolhas difíceis de pneus.

 

Rovanperä assumiu a liderança no terceiro estágio de velocidade na manhã de sexta-feira e nunca foi alcançado. Ele, Tänak e Ogier estavam cobertos por 3,9s no final do primeiro dia de efetiva competição, mas uma incrível mudança de velocidade no sábado resultou em quatro vitórias consecutivas em etapas e o levou a mais de 30 segundos de vantagem.

 

Ele administrou sua vantagem nas etapas restantes e selou um fim de semana perfeito com o máximo de pontos de bônus por vencer o Wolf Power Stage. Rovanperä e Ogier aumentaram a liderança da Toyota Gazoo Racing no topo da classificação dos fabricantes para 57 pontos sobre a Hyundai Motorsport.

 

 Com os principais adversários longe das primeiras posições, Sébastien Ogier correu para o campeonato e aumentou a vantagem.

 

Tänak nunca se sentiu confortável, mas ficou feliz em aceitar questões elétricas do segundo dia após o último estágio. Ao menos seu carro se recusou a pegar fogo antes da fase final. Eventualmente começou, com fumaça claramente visível, mas ele completou o estágio sem dramas adicionais.

 

Com os rivais mais próximos ao título Thierry Neuville e Elfyn Evans caindo na ordem após problemas no primeiro dia, Ogier ficou contente com uma abordagem livre de riscos que fortaleceu ainda mais sua tentativa de garantir o oitavo título do WRC. Dani Sordo estava quase dois minutos mais atrás, em quarto em outro i20, o espanhol estava visivelmente frustrado por não estar no ritmo do pódio. Ele teve quase três minutos de vantagem sobre de Gus Greensmith, que passou à frente do companheiro de equipe do Ford Fiesta Adrien Fourmaux.

 

 Rovanperä subiu ao alto do pódio pela segunda vez este ano e a Toyota tinha muito a comemorar no campeonato de construtores.

 

O francês incorreu em uma penalidade de três minutos quando seu carro não deu partida antes da fase de abertura de domingo. Uma mudança na vela de ignição resolveu o problema e embora ele tenha passado à frente de Evans na penúltima etapa, um novo problema no estágio final o deixou novamente para trás, para sétimo. Evans conseguiu o sexto lugar após problemas de transmissão no dia da abertura em seu Yaris, com Neuville se recuperando para o oitavo lugar depois de perder tempo com direção hidráulica danificada. O vencedor do WRC2, Andreas Mikkelsen e Marco Bulacia, completaram a tabela de classificação em nono e décimo.

 

O campeonato viaja para a Finlândia no próximo mês para outro clássico do WRC na rodada mais rápida do calendário. O Secto Automotive Rally Finland tem sede em Jyväskylä de 1 a 3 de outubro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

 

  
Last Updated ( Sunday, 12 September 2021 19:50 )