Anna Cambiaghi e o Rally do Brasil de 1979 Print
Written by Administrator   
Tuesday, 04 December 2018 21:18

Num período em que muitas empresas de automobilismo estão ligadas a sistemas de energia inovadores (a VW vence o Pikes Peak com o elétrico, estabelecendo o novo recorde e a Toyota com o híbrido domina Le Mans) no final dos anos 70 uma mulher italiana enfrentou um desafio em outro continente com um carro movido a álcool. Vamos contar esta incrível história.

 

O ano era 1979, no final de semana de 20 a 24 de junho foi disputado o Rally do Brasil, que, ambicionava sediar uma etapa do mundial da categoria (na verdade, levou apenas dois anos foi uma prova do Campeonato do Mundo em 1981 e 1982), por essa razão, nessa edição A Fiat inscreveu dois carros oficiais, os dois modelos 131 Abarth tinham as duplas Markku Alen e Ilkka Kiwimaki e o outro com Walter Rohrl e Christian Geistdorfer, que chegaram a uma conclusão precipitada.

 

Mas a competição contou ainda com a participação de três Fiat 147 movidos a álcool. O contrato foi assinado por Bob Neyret, proprietário da equipe francesa Aseptogyl, com a empresa de Turim. No Brasil, a Fiat local disponibilizou três 147 (conhecidos na Itália como 127), outra peculiaridade, além do álcool, foram as três navegadoras brasileiras combinadas com as pilotas europeias que tiveram que se concentrar apenas na direção e encontrar logo a afinidade que o rally exige.

 

Numa foto pouco convencional, no meio de um canavial, as duplas ítalo-brasileiras para Rally do Brasil de 1979.

 

Entre eles a italiana Anna Cambiaghi, que veio do sucesso da categoria com a Iveco na corrida extenuante "Transafricana":Uma aventura maravilhosa, segundo a pilota italiana, que disse lembrar-se com prazer da bela Ana Muhlen, que não era uma navegadora experiente, mas que naquela competição teve seu grande desempenho.

 

A aventura para os outros dois Fiat 147 não durou muito e Maurizia Baresi e Marianne Hoffner abandonaram precocemente devido a problemas com seus carros, mas aqueles que pensaram que o terceiro 147 iria abandonar tiveram que mudar de ideia.

 

"Nossos carros foram bem preparados no Brasil, os meninos da assistência eram talentosos e dispostos embora eles não estivessem no nível da Fiat oficial, devo dizer que, graças à superioridade do Alen e Rohrl, enquanto a corrida se aproximava do fim, a" A assistência "oficial" nos ajudou de maneira cada vez mais consistente, disse Anna.

 

O Rally do Brasil foi um grande desafio para todos os competidores.

 

O Brasil foi uma competição em trechos de terra e, para o reconhecimento, fizemos apenas uma volta nos estágios para escrever as notas. A navegadora, Dulce Doege era brasileira, então as notas eram pontuadas um pouco em português e um pouco em inglês, mesmo em muitas áreas que fomos ver, também porque a corrida acontecia apenas durante o dia. As situações mais particulares e, infelizmente, mais difíceis eram abastecer o carro com álcool.

 

Em alguns pontos da rota, de fato, a ajuda nos fez encontrar as latas de combustível que tínhamos que usar para abastecer nosso Fiat... continuar em alguns estágios foi uma verdadeira tragédia. Outro episódio curioso ocorreu no final da corrida. Como não tínhamos muito tempo disponível, mesmo na transferência, superamos o limite permitido e no último dia a polícia nos parou. Estávamos atrasados ​​e absolutamente queríamos evitar mais tempo perdido e até a possível multa. “Eu fiz o roteiro clássico mais ou menos com lágrimas, Ana que não conheceu medo explicou a situação e nos fez começar de novo sem mais demoras."

 

Anna Cambiaghi em um evento recente na Itália, onde é muito respeitada.

 

"A corrida foi um sucesso e, nossa, quarto lugar foi absolutamente prestigiado e inesperado. Na reunião de campo eu poderia comparar com o 2º lugar do Rally Europeu em Lugano, 1974, quando eu vim 2 º lugar geral atrás do Walter Röhrl alemão. Graças a esse resultado, a Fiat Brasil, também com modelo 147 à álcool, montou uma equipe para competir no rally nacional para o ano seguinte "

 

"A viagem ao Brasil foi agradável, aconchegante pessoas que nos convidou e a equipe mecânica nos manteve seu profissionalismo de grande maneira. O pódio foi composto Alen, Röhrl e Torres. Chegar em quarto, na frente de todos os pilotos locais, incluindo Wilson Fittipaldi, que correu em Alfa Romeo foi incrível.

 

Entre os brasileiros que Anna superou estava Wilson Fittipaldi Jr.

 

A dureza da corrida pode ser contada com o nosso tempo total em estágios cronometrados: quase 9 horas! Aquele foi um ano muito intenso mesmo o retorno foi uma série de compromissos. Depois do Brasil Anna voou para Paris e depois para Dijon para o Grand Prix F1, onde antes da corrida fez junto com Bruno Giacomelli testes em carros de estrada Alfa Romeo em nome de uma famosa publicação de testes automobilísticos.

 

Arivederci,

 

Marco Bonini – Rally.it