WRC Polônia: Entre poeira e lágrimas Print
Written by Administrator   
Sunday, 10 July 2016 00:01

A etapa do WRC polônia finalizada no dia 03 de Julho trouxe um desfecho digno de enredo de novela mexicana. E o campeonato que tinha tudo para ser enfadonho com inúmeras vitórias de Sebastien Ogier, ganha  novos contornos, com o sexto vencedor diferente em sete etapas realizadas até o momento.

 

Após uma batalha épica com Ott Tanak da Ford, o norueguês Andréas Mikkelsen da VW conquistou sua segunda vitória no WRC, mas não por ser o mais rápido, e sim, por ser o piloto que conseguiu acompanhar mais de perto um imbatível Ott Tanak, aguardando um erro ou um imprevisto com o estoniano, e ele veio: Azar de Tanak, sorte de Mikkelsen.

 

Representantes de três marcas no pódio trazem uma nova emoção ao campeonato

 

Mas além do drama de Tanak, o que também fascinou os amantes de rally, foi o fato de ver três marcas diferentes no pódio, já que Hayden Paddon da Hyundai ficou com a terceira colocação, mostrando que a VW tem que abrir o olho, pois às demais equipes estão se aproximando, o que é ótimo para o campeonato, mas não para a VW.

 

O que mais surpreende é a evolução da Hyundai, que mais uma vez fez uma excelente prova com Paddon e Neuville, o qual acabou ficando de fora do pódio por menos de 1 segundo.

 

Após a vitória na Argentina Paddon volta ao pódio com a terceira colocação

 

Mas a etapa polonesa se encaminhava para ganhar um novo integrante ao lugar mais alto do pódio, até que um furo no pneu dianteiro direito na penúltima especial, tirou uma vitoria que seria mais do que merecida do estoniano Ott Tanak com seu Ford Fiesta.

 

Tanto que o fato mais marcante da etapa ficou com Mikkelsen, Ogier, e demais integrantes da equipe VW tentando o impossível, consolar um Tanak, inconsolável, pois liderava a etapa com mais de 18 segundos de vantagem, e havia feito uma prova perfeita, mesmo não possuindo o melhor equipamento.

 

Ogier tenta consolar Tanak que foi às lágrimas após perder a prova

 

Seria um prêmio merecido tanto para Tanak, quanto para a Ford, visto que há um longo tempo a equipe capitaneada por Malcolm Wilson não comemora um triunfo na competição.

 

A última  vitória da equipe M-Sport foi no rally da Grã Bretanha de 2012, ainda com Jari Matti Latvala.

 

Tanak em ação: Traído por um furo no pneu no penúltimo estágio

 

Enquanto  VW, Hyundai, e até mesmo a Citroen, que está participando esporádicamente de algumas provas nesta temporada  já conquistaram vitórias, a Ford permanece em jejum.

 

Chegando na metade do campeonato, tudo se encaminha para o tetracampeonato de Sebastien Ogier, visto que este possui uma vantagem de 51 pontos sobre o segundo colocado na classificação, seu companheiro de VW e vencedor da etapa, Andreas Mikkelsen.

 

Mas creio que nem mesmo Ogier esperava que seria tão difícil, pois mesmo estando com o melhor carro e na melhor equipe, somente venceu duas etapas este ano,  justamente as duas primeiras, Monte Carlo e Suécia.

 

Ogier teve um desempenho aquém do esperado ficando na sexta colocação na etapa

 

E na Polônia Ogier ficou apenas com a sexta colocação, distante 40 segundos do vencedor, e culpou o fato de ter que limpar a pista na Sexta e no Sábado pelo seu infortúnio. Mas esse é o preço que se paga por ser o líder do campeonato. Com a chegada de algumas etapas no asfalto, sua especialidade, o fato de ser o primeiro a largar não lhe será mais prejudicial , nem servirá de desculpa caso não obtenha um bom desempenho.

 

E a próxima etapa é também a mais aguardada pelos pilotos. No final de Julho teremos o Rally da Finlândia, templo do rally mundial e terra de lendários pilotos que ajudaram a construir a história da modalidade, caso de, Tommi Makinen, Marku Allen, Markus Gronholm, Juha Kankkunen, Henri Toivonen, Ari Vatanen, e mais recentemente, Mikko Hirvonen e Jari Mati Latvala.

 

Etapa da Finlândia: A mais aguardada por todos.

 

Vamos ver quem terá a honra de vencer esta que é a etapa mais rápida e eletrizante do campeonato, com um dos estágios mais famosos do mundo, o Ouninpohja com seus saltos alucinantes.

 

Apenas três pilotos não nórdicos tiveram a honra de vencer essa prova (Sainz, Loeb e Ogier) e, nos dois últimos anos, a vitória ficou com Jari Mati Latvala, para manter a escrita.

 

Creio que terei muito assunto para a próxima coluna.

 

Até a próxima,

 

Marcos Tokarski

 

 

 

 

 


Last Updated ( Tuesday, 26 July 2016 07:14 )