Muito trabalho em Indianápolis Print
Written by Administrator   
Tuesday, 16 May 2017 22:35

Olá pessoal, tudo bem? Depois de um muito proveitoso Indianapolis Grand Prix, corrida no misto de Indianapolis que me permitiu subir de 6º para o 4º posto no campeonato, desde ontem estou aqui dedicado aos treinos preparatórios para a 101ª Indy 500, prova especialíssima que será disputada no domingo, 28, e que contará pontos para a sexta etapa do 2017 Verizon IndyCar Series.

 

Por falar em pontos, dentre tantas coisas especiais que só a Indy 500 tem, uma delas é justamente a pontuação. Aqui é dobrada e o Qualifying vale quase uma corrida normal. Isso significa dizer que o vencedor, ao invés de somar 50 pontos, ganha 100. Se o mesmo piloto liderar o maior número de voltas, soma mais dois. Quer dizer, só na corrida dá para fazer até 103 pontos, considerando o ponto extra para quem lidera. Mas tem mais!

 

Todo Qualifying dá bônus de um ponto para o pole position, só que na Indy 500 a gente multiplica isso por 42. O piloto que conquista a posição de honra no grid de largada alinha para a grande corrida do ano já com 42 pontinhos no bolso. Assim como na corrida, todos os 33 pilotos que garantem posição no grid também somam pontos.

 

Ninguém sai de mãos abanando. Se o vencedor pode somar até 145 pontos, sobram pelo menos 11 para alguém que, eventualmente, largue em 33º e termine a corrida na mesma posição. Isso, claro, sem contar a premiação. É comum, mesmo aquele piloto que termine em último, sair com um cheque de pouco mais de duzentos mil dólares.

 

A importância dos treinamentos é que a gente tem a chance de experimentar acertos. O carro precisa estar bom para o Qualifying, mas é nesse período também que são executados acertos de corrida. Então, quando o carro já está bom para as quatro voltas cronometradas que formam o Qualifying, é já trabalhar nas condições para a corrida.

 

Depois de treinar até sexta, sempre do meio dia até seis da tarde, o bicho começa a pegar, mesmo, no sábado, quando começa o Qualifying. É quando todo mundo vai para a pista e, ao final do dia, estarão formados dois grupos. O maior deles é dos classificados entre a 10ª e a 33ª posições, postos definitivos para a corrida. Os nove mais rápidos do sábado voltarão à pista no domingo para disputar o Fast Nine. É daí que sairão o pole e as três primeiras filas. 

 

Então, quando voltar com a coluna da semana que vem, quero poder contar para vocês sobre uma boa posição de largada e mais da nossa preparação para a prova mais importante do ano. É isso aí. Abração e vamos que vamos!​

 

Helio Castroneves

 

Esta Coluna é uma reprodução autorizada da coluna publicada no Jornal Metro.

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

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